sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Professor morre atropelado por caminhão em Iguatu


O corpo da vítima na Avenida Perimetral. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
O corpo da vítima na Avenida Perimetral. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Um acidente envolvendo um caminhão Scania e uma motocicleta Honda Bros vitimou fatalmente um professor no final da tarde desta sexta-feira (07), na Avenida Perimetral, em Iguatu. Segundo informações, o motociclista passava na Avenida quando foi colhido pelo caminhão, que seguia no sentido Acopiara-Iguatu.
O caminhoneiro não percebeu o acidente e ainda seguiu por alguns metros até ser avisado por outro condutor. Ele mesmo teria acionado a Polícia Militar, resgate e o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo da chegada do resgate médico.
Apesar de ter sido atropelado , o corpo de José Thiago Albuquerque de Almeida que segundo informações lecionava em uma escola de Iguatu e residia em Acopiara, não apresentava marcas mais graves. 
Segundo o motorista Damião Pereira de Almeida em entrevista ao portal Iguatu.net, ele não percebeu que tinha atropelado o professor, “ não senti nada, foi algo muito rápido, fui avisado por motoristas que acenaram para mim e disseram que tinha acontecido, então parei e não fugi do local, quero assumir toda responsabilidade e ajudar no que for preciso”, disse.
O condutor do caminhão de placas OVG – 5226/Rio Branco, Acre foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para prestar esclarecimentos. A moto Bros de cor amarela e placa ORP – 6153 /Acopiara também foi levada a DP. A perícia do Instituto Médico Legal ainda se encontra no local. 
Atualizado as 18h25min.Iguatu.net

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Quixeramobim não realize gastos com festa do município



O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Gustavo Pereira Jansen de Mello, expediu na manhã desta sexta-feira, 07, uma recomendação para o prefeito municipal de Quixeramobim, Cirilo Pimenta. Segundo informações do site do Ministério Público, o documento orienta que a Prefeitura se abstenha de realizar despesas com o evento festivo em comemoração ao aniversário de emancipação política do município, a ser realizado no próximo dia 13. Essas despesas incluem a contratação dos artistas, montagens de estruturas de palco e de som e qualquer outro evento assemelhado, enquanto durar a crise hídrica e de desabastecimento de água pela qual passa a cidade.

Na nota divulga a imprensa, o MP relata que o Governo do Estado do Ceará, através do Decreto nº 31.717 de 29/4/2015, declarou “a existência de situação anormal, provocada por desastre crônico, gradual e previsível, caracterizada como situação de emergência” em 67 municípios do Ceará, entre os quais, Quixeramobim, em razão da crise hídrica suportada pelo Estado, comprometendo o abastecimento de água para consumo humano e animal.

Dessa forma o MPCE ressalta que, ao Poder Público compete a preservação do bem-estar da população e a implementação de políticas públicas e de medidas necessárias para minimizar os efeitos causados pelo desastre da seca. Para isso, ele deve racionalizar e canalizar os recursos públicos prioritariamente para esse fim. Os gastos na contratação de bandas ou na realização de festas, ainda que seja para a comemoração de datas tradicionais do município, é incompatível com o atual cenário de desastre causado pela seca. É também violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, além de ato de improbidade administrativa disposto no artigo 11 da Lei Federal nº 8.429/92.

O documento estabelece o prazo de 48 horas para que a Prefeitura de Quixeramobim possa encaminhar informações ao Ministério Público sobre as medidas que foram tomadas para o devido cumprimento, sob pena de adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.


Site MP-CE

Com um dos piores cenários do Estado, Boa Viagem depende de poços


Do local onde, há alguns anos, já era margem do açude Vieirão, que abastece a cidade, hoje é possível andar 100 metros, no mato e em terreno ressecado, até encontrar água. A capacidade do açude é de 20 milhões de m³, mas disso resta apenas 0,58%, e a previsão da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) é de que, no próximo dia 15, o reservatório esteja seco (sem possibilidade de sucção). Torneiras só têm água a cada três dias. (Do O Povo)

Que absurdo! Policiais Civis da cidade de Massapê vão a local de crime a pé, pois a cidade não tem viatura da Polícia Civil




Policiais Civis da cidade de Massapê se deslocaram a pé para realizar um local de crime no bairro Rodagem, crime ocorrido na manhã desta quinta-feira (06). Quatro indivíduos em duas motocicletas efetuaram vários disparos e mataram dos jovens. Os Policiais Civis realizaram os trabalhos policiais a pé. Aproximadamente quatro meses que a cidade está sem viatura da Polícia Civil, dificultando os trabalhos investigativos.

Detalhe

Vale ressaltar que Massapê é a Terra Natal do Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque.

Fonte: Sobral 24 horas

SUPREMO DECIDE QUE GUARDA MUNICIPAL PODE APLICAR MULTAS DE TRÂNSITO





O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (6) que guardas municipais podem impor multas e fiscalizar o trânsito das cidades. A atribuição foi questionada pelo Ministério Público, que entrou com ação contra uma norma de Belo Horizonte que autoriza a aplicação das multas.

A decisão tomada pela Corte nesta quinta-feira tem efeitos em 24 processos que estavam parados em todo o Judiciário e aguardavam o pronunciamento do STF.

Por 5 votos a 1, a maioria dos ministros entendeu que o poder de polícia pode ser exercido pelos guardas, mesmo não sendo expresso na Constituição. Com a decisão, a lei municipal da capital mineira que regulamentou a competência para aplicação de multas de trânsito fica mantida.

A decisão da Corte deverá ser aplicada aos demais  casos em que a atuação das guardas municipais é questionada.

Distrito de aquicultura pode ser criado no Ceará


O Ceará pode ter papel importante no Plano Nacional de Aquicultura preparado para o período entre 2015 e 2020. O projeto está pronto e ainda será aprovado pela presidente Dilma Rousseff, devendo estabelecer distritos industriais de pesca. O Ceará ficaria com o distrito do camarão e fortaleceria a piscicultura na região do semi-árido.

O secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, João Felipe Nogueira Matias, explica que o plano tem sete programas que contemplam o aumento da produção brasileira de pescado para dois milhões de toneladas, através da aquicultura. A proposta colocaria o País entre os cinco maiores produtores do mundo, o que seria muito bom, principalmente em um ano de pessimismo. (Do O Povo)