quarta-feira, 15 de junho de 2016

2016 foi um dos dez anos mais secos da história; mas há sinais positivos para 2017, aponta Funceme


Os próximos meses serão de mais escassez hídrica para o Ceará. Quando o assunto é chuva, o segundo semestre é o mais crítico para o Estado. As precipitações que ainda acontecem são causadas por instabilidades meteorológicas e não devem impactar no cenário de estiagem.
Em coletiva de imprensa ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que, de 2012 para cá, a estiagem deste ano é a segunda pior. Em algumas regiões não choveu nem metade do esperado. O cenário faz de 2016 um dos dez anos mais secos da história.
Contudo, monitoramento do Oceano Pacífico indica que águas estão resfriando. É um sinal de que precipitações podem aumentar no próximo ano. O aquecimento oceânico, fenômeno conhecido como El Niño, impacta na formação da Zona de Convergência Intertropical, principal responsável pelas chuvas na costa cearense. Quando parte do Pacífico está aquecida, as nuvens tendem a se formar e precipitar no mar.
De acordo com Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme, ainda é cedo para garantir boa quadra chuvosa para 2017. “É um aspecto positivo, mas temos de aguardar como vai ser o padrão desse resfriamento”, pondera. (Do O Povo Online)

Temer sanciona relatório de Eunício e 1,5 milhões de agricultores terão dívidas abatidas

Uma vitória para o Nordeste. Assim definiu o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira a publicação da Medida Provisória que define novas condições de parcelamento e abatimento de até 95% de dívida adquirida por pequeno e médio produtor agrícola.
“É uma importante vitória e uma sinalização positiva do atual governo com o Nordeste. Temos consciência da crise financeira e dos ajustes que precisam ser feitos, mas estamos atravessando o quinto ano de seca e os pequenos agricultores estão sufocados sem condições de pagar suas dívidas e de manter suas propriedades”, disse.
A medida foi publicada nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU), e a previsão é que mais de um milhão de agricultores procurem a fonte financiadora para oficializar os descontos.
No Congresso o texto foi debatido através da Medida Provisória 707/15, relatada pelo senador Eunício Oliveira (CE), que em ampla negociação com a equipe econômica do governo conseguiu incluir esses avanços na proposta original. Até ontem à noite, Eunício fazia articulação junto ao presidente da República em exercício, Michel Temer, para que todos os pontos relacionados aos abatimentos à dívida dos produtores rurais fossem mantidos.
O texto publicado hoje, altera a Lei nº10.177 autorizando a concessão de rebate para liquidação, até 29 de dezembro de 2017, das operações de crédito rural referentes a uma ou mais operações do mesmo mutuário, contratadas junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) até 31 de dezembro de 2011, com recursos oriundos do Fundo Constitucional do Nordeste FNE e com recursos mistos do FNE com outras fontes, relativas a empreendimentos localizados na área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
De acordo com Eunício, a nova Lei traz condições favoráveis para que esse agricultor saia definitivamente da lista de devedores da instituição financeira. Os descontos vão de 35% até 95% dependendo do valor contratado originalmente. Temos a garantia do Banco do Nordeste de que eles já vão iniciar a formalização desses descontos imediatamente.
Informações da própria instituição indicam que as dívidas dos pequenos e médios agricultores somam R$ 30,9 bilhões e que o Banco estará devidamente estruturado para atender todos os produtores que façam a adesão para liquidação ou renegociação de suas dívidas com base na nova Lei.
Além dos descontos, também ficarão suspensos o encaminhamento para cobrança judicial, as execuções judiciais e os respectivos prazos processuais até 31 de dezembro de 2017.
Além da nova Lei, Eunício defendeu também uma ampla política de convivência com a seca através de medidas de longo prazo. “Nós trabalhamos e lutamos por uma política pública ampla para tirar o Ceará e o Nordeste desse sofrimento permanente em relação a seca. Mas não podemos deixar de atuar por medidas de curto prazo que possam garantir a sobrevivência e continuidade da produção desses pequenos e médios trabalhadores rurais”, defendeu.

Ênio Carlos é diagnosticado com tumor cerebral; Família divulga nota


Através da rede social Instagram a família do radialista e apresentador de TV cearense, Ênio Carlos, divulgou uma nota oficial explicando o motivo de seu afastamento do trabalho. Segundo a nota, o comunicador foi diagnosticado com tumor cerebral e passa por tratamento.

Acompanhe na íntegra:

"Nos últimos dias, muitos boatos surgiram acerca do motivo do afastamento do nosso querido Ênio Carlos. Portanto, decidimos esclarecer alguns fatos.

Desde o final de fevereiro, ele foi diagnosticado com uma grave condição médica, tumor cerebral, caracterizando um tipo de CA. A equipe de médicos que o acompanha recomendou o seu afastamento para que o tratamento tivesse a eficácia necessária e, desde então, ele vem se tratando para que em breve retorne aos programas de rádio e TV.

Agradecemos de coração a todos os fãs que manifestaram carinho e preocupação com o Ênio. Pedimos que todos orem pela restauração de sua saúde, pois nesse momento, a fé é o nosso alicerce. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses, 4:13)

Família Ênio Carlos"

Grupo explode banco em Capistrano; ataque é o 37º no Ceará em 2016


Bandidos explodiram na madrugada desta quarta-feira (15) uma agência bancária em Capistrano, no Maciço de Baturité. De acordo com a Polícia Militar, a ação contou com a participação de cerca de dez homens armados de pistolas e escopetas. A polícia informou também que a agência ficou destruída. Eles invadiram a agência e detonaram o cofre com os explosivos. A quantia levada não foi divulgada.

A Polícia informou que durante a ação os bandidos atiraram várias vezes conta o destacamento da Polícia Militar do município. Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e Comando Tático Rural (Cotar) de cidades vizinhas trabalham em diligências para encontrar pistas que levem aos suspeitos. Até a manhã desta quarta-feira, ninguém foi preso.

O Sindicato dos Bancários do Estado informou que, com essa ação em Capistrano, sobe para 37 o número de ataques a banco aqui no Ceará só este ano. (Do G1-CE)