quinta-feira, 15 de março de 2018

Três mulheres são assassinadas nas últimas 24 horas no Ceará; em 2018, já são 124 vítimas





No bairro Atlântico, em Paracuru, a adolescente Joyce Nascimento, 15, foi morta a golpes de foice.
Subiu para 124 o número de mulheres assassinadas no Ceará em apenas dois meses e 14 dias de 2018. 
Nas últimas 24 horas, a Polícia registrou mais três crimes do gênero Entre as vítimas está uma adolescente de 15 anos, supostamente vítima de um caso de feminicídio na cidade de Paracuru, no Litoral Oeste do estado (a 100Km da Capital). Em Fortaleza, foram dois casos ainda sob investigação. O primeiro assassinato ocorreu ainda na manhã de quarta-feira (14), por volta de 8h10, no bairro Atlântico, em Paracuru, quando a adolescente identificada como Joyce Gomes do Nascimento, 15, foi atingida por vários golpes de foice. As investigações iniciais apontam como suspeito um ex-namorado da garota, que está sendo procurado. No começo da tarde, por volta de 13h19, aconteceu o segundo assassinato. Duas mulheres foram baleadas em plena Avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra, na zona Oeste de Fortaleza, logo após terem desembarcado de um carro, ao lado do viaduto. Uma delas, identificada por Maria Josilene Pereira da Rocha, 25 anos, sofreu tiros na cabeça e teve morte instantânea. A outra, identificada como Francisca Neuba Rodrigues Trajano, foi ferida com disparos nas pernas, e atendida na Emergência do “Frotinha”, no mesmo bairro. Ela não corre risco de morte, segundo a equipe médica de plantão, mas está sob proteção da Polícia. Suspeitos caçados Dois suspeitos já foram identificados pela Polícia. Seriam bandidos moradores da favela Buraco da Jia, localizada próxima do local do crime. A princípio, houve a suspeita de se tratar de um assalto, mas logo a Polícia descartou essa hipótese e descobriu que as duas mulheres estavam sendo ameaçadas pelos criminosos conhecidos por “Paolo” e “Lourinho”, que estão foragidos. Era por volta de 20h46 quando ocorreu o terceiro assassinato contra mulher nesta quarta-feira. O crime aconteceu na esquina das ruas Mirtes Cordeiro e Três Corações, no bairro Bom Jardim, na zona Sul da Capital. Segundo a Polícia, a vítima foi identificada como Tâmara Batista da Silva, 33 anos, mãe de duas crianças. Ela foi sumariamente executada a tiros quando seguia à pé para casa. Os suspeitos teriam fugido do local em uma motocicleta. 

 FONTE: Jornalista Fernando Ribeiro

Juazeiro do Norte emplacará carroças para ajudar na organização do trânsito



O meio de transporte é fonte de renda para diversas pessoas, mas também causa incômodo, aumentando o congestionamento.


A carroça é um meio de transporte ainda muito comum em diversas regiões do interior do Brasil, entre elas Juazeiro do Norte, a 491 km de Fortaleza. Para tentar organizar melhor o trânsito, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos da Cidade (Semasp) propõe que as carroças de tração animal sejam emplacadas e autuadas caso comentam infração.

O meio de transporte é fonte de renda para diversas pessoas, mas também causa incômodo, aumentando o congestionamento, já que a presença desse tipo de transporte é grande no centro da cidade.

Os donos de carroça deverão realizar um cadastro. Ele servirá para fiscalizar pontos de descarga e também de recolhimento de entulho em pequenas reformas. Ainda de acordo com a Semasp, a prefeitura vai instalar ecopontos para receber o material, além do lixo que for recolhido pelos carroceiros, direcionado a coleta seletiva e a reciclagem.

Luiz Ivan Bezerra, secretário da pasta, se reuniu com a categoria na última segunda-feira (12) para orientar e discutir as normas para a atividade na cidade. “Cadastrar e emplacar é uma forma de legalizar a profissão. Queremos o que é bom para os carroceiros e o que é bom para a cidade”, afirmou o secretário.

Durante a conversa, foram definidos os locais de descarga de materiais, os ecopontos, além das obrigações com as leis de proteção animal, ambiental e de trânsito. O emplacamento vai servir para fiscalizar e autuar os carroceiros que estiverem em desacordo com as normas. Os emplacamentos devem começar em 1º de maio. 

(Com informações do portal Tribuna do Ceará)

Cenas fortes: Homem quebra o pescoço e morre ao tentar abrir portão de casa e ficar preso; vídeo




Um guarda municipal quebrou o pescoço e morreu ao tentar abrir e ficar preso no portão de casa no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.
Segundo a delegada Flávia Monteiro, titular da 132ª Delegacia de Polícia, o homem de 44 anos estava alcoolizado. “Fizemos oitivas com testemunhas e a linha de investigação, a princípio, é de suicídio acidental”, explica a delegada. A principal hipótese é que o guarda municipal se pendurou no portão para tentar abrir pelo lado de fora.
De acordo com secretário de segurança pública do município, Márcio Galo, ele chegou à residência no início da manhã e moradores que passavam pelo local estranharam o tempo em que ele estava na mesma posição.
“Tudo indica que ele tentou abrir o portão, estava bêbado e ficou agarrado. Não conseguiu se desprender e acabou morrendo”, disse Márcio Galo. A perícia da Polícia Civil fez a remoção do corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Araruama.

 Informações com: Portal CM7
.
 Assista com cautela . Cenas fortes:

Vereadora do PSOL é assassinada a tiros no centro do Rio


A vereadora pelo Rio de Janeiro Marielle Franco, do PSOL, foi morta a tiros no bairro do Estácio, região central da capital carioca, na noite desta quarta-feira (14). Ela estava dentro de um carro acompanhada de um motorista, que também foi morto, e de uma assessora, quando teria sido abordada por outro veículo.

Uma ambulância do quartel central do Corpo de Bombeiros foi acionada para o local e constatou a morte da parlamentar e do motorista. A vereadora estava indo para casa no bairro da Tijuca, zona norte do Rio, voltando de um evento ligado ao movimento negro, na Lapa.

A Delegacia de Homicídios está no local fazendo a perícia no carro da vítima, atingido por vários tiros.  Segundo informações preliminares da Polícia Militar do RJ, que atendeu a ocorrência, a parlamentar e o motorista, que não teve a identidade informada, foram baleados e morreram no local. A assessora Fernanda Chaves sobreviveu ao ataque e não teria sofrido nenhum tiro, segundo o Corpo de Bombeiros.

Marielle voltava de um evento chamado “Jovens negras movendo as estruturas”, na Lapa, quando, de acordo com testemunhas, teve o carro emparelhado por outro veículo, de onde partiram os tiros.

Em nota, a Executiva Nacional do PSOL manifestou pesar pelo assassinato da vereadora e destacou sua atuação política. “A atuação de Marielle como vereadora e ativista dos direitos humanos orgulha toda a militância do PSOL e será honrada na continuidade de sua luta”, diz um trecho. O partido também exigiu apuração “imediata e rigorosa” sobre as circunstâncias do crime.

Há duas semanas, Marielle havia assumido relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Ela vinha se posicionando publicamente contra a medida.

A parlamentar também chegou a denunciar, em suas redes sociais, no fim de semana, uma ação de policiais militares na favela do Acari. “O 41º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari. (…) Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, escreveu.

A PMERJ confirmou a operação e argumentou que criminosos atiraram contra os policiais e houve confronto. Durante vasculhamento na comunidade, dois homens foram presos e houve apreensão de um fuzil calibre 7,62 mm e oito rádios comunicadores, segundo nota da corporação. (Da Agência Brasil)

Paróquia de Nenelândia lança projeto “Unidos pela Paz”


Movidos pelo espírito de solidariedade e sensibilizados pela realidade de violência que cerca os países, estados e municípios, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no distrito de Nenelândia, em Quixeramobim, criou o projeto “Unidos pela Paz”, iniciativa que tem como objetivo desenvolver a temática da campanha da fraternidade e promover a cultura da paz no Distrito.    
O projeto é uma parceria entre a Paróquia N. Senhora do Perpétuo Socorro e a Escola Francisco Carneiro Sobrinho, e teve seu lançamento marcado com uma "Caminhada pela Paz", que ocorreu na manhã deste sábado, dia 10. Segundo o Pe. Felipe Costa, Pároco de Nenelândia, a cada mês haverá um encontro que falará sobre um tema. Em novembro, um seminário marcará o encerramento das atividades do ano.