segunda-feira, 11 de julho de 2016

DOENÇAS CARDIOVASCULARES ACOMETEM OS ADOLESCENTES NO CEARÁ


Falta de exercício físico, alimentação inadequada, consumo precoce de álcool e drogas. Por esses e outros motivos, adolescentes e pré-adolescentes aparecem com mais frequência nos consultórios de cardiologistas do que alguns anos atrás. Meninas e meninos com idades entre 10 e 19 anos já sofrem de problemas cardiovasculares que, na maioria das vezes, deveriam surgir apenas em estágios mais avançados da vida.

No ano passado, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), 45 pessoas nessa faixa etária morreram no Ceará em virtude de doenças do aparelho circulatório. O número tem oscilado nos últimos anos, mas, em relação a 2014, houve aumento de seis óbitos. Em 2015, os garotos foram os mais afetados, representando 62% do total de vítimas. Entre as garotas, devido ao alto nível hormonal, que previne contra agravos do tipo, as fatalidades foram menores.

Fatores de risco

A cardiologista Ana Lúcia de Sá, ex-presidente da Sociedade Cearense de Cardiologia, explica que fatores de risco para doenças cardiovasculares, como obesidade, sedentarismo, diabetes e pressão alta, são cada vez comuns entre crianças e adolescentes. Com isso, os problemas podem começar a se manifestar mais cedo. "Eles estão se tornando mais obesos, mais sedentários e, por isso, tem aumentado a incidência de diabetes tipo 2 e de hipertensão, que são fatores de risco", afirma.

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou o Estudo de Riscos Vasculares para Adolescentes (Erica), mostrando hábitos que têm influenciado de forma negativa na saúde de meninos e meninas em todo o Brasil. Segundo a pesquisa, 17,1% dos adolescentes estão com excesso de peso e 8,4% estão obesos. Além da alimentação pobre, com poucas frutas e verduras, e a baixa ingestão de água, eles também pecam pela pequenas quantidade de atividade física. Segundo o estudo, 73,5% passam duas ou mais horas por dia em frente à TV, ao computador ou ao videogame.

A médica ainda destaca que o uso de drogas e outras substâncias tóxicas, o tabagismo e o consumo de álcool, que, embora não tão recorrentes, já fazem parte da realidade de alguns meninos e meninas, também tiveram impacto no desenvolvimento de problemas ainda na infância e na adolescência. Ainda conforme o Erica, 18,5% dos adolescentes brasileiros já experimentaram cigarro.

"A cocaína, por exemplo, pode causar infarto. Os próprios anabolizantes, também, usados para a academia, e o consumo de álcool, que às vezes se inicia já nessa época, aumentam a chances de ter doenças", acrescenta Ana Lúcia.

A cardiologista também alerta que esses fatores ainda podem se somar a predisposições genéticas, gerando casos de ainda maior risco. "Quando esse estilo de vida não saudável se soma à história familiar, pode ser um desastre", diz. "O tempo que os sintomas demoram para se manifestar vai depender dessa carga de fatores", completa.

Prevenção

Segundo Ana Lúcia Sá, a prevenção contra doenças cardiovasculares na adolescência começa ainda na infância. Os pais devem estimular a alimentação saudável e a prática de atividades.

Para aqueles com histórico familiar de problemas de saúde, a atenção deve ser ainda maior. "A partir dos três anos, é preciso medir a pressão arterial e o colesterol dessas crianças e, desde cedo, acompanhar peso e alimentação. Elas precisam ser acompanhadas de perto por médicos para se tornem adolescentes e adultos saudáveis", ressalta.


Fonte: Diário do Nordeste

Bando tenta roubar armas do Fórum de Boa Viagem


Foto: Ilustrativa
A Polícia Militar conseguiu evitar o roubo de armas do Fórum de Boa Viagem por volta de 1h30min de hoje, 11.

Segundo informações, cerca de cinco homens arrombaram os cadeados da garagem do prédio e renderam o vigia, exigindo que o mesmo apontasse onde se encontrava o armamento apreendido no Fórum.

No mesmo momento, a Polícia realizava uma patrulha nas proximidades do Fórum. Ao perceberem a aproximação da Polícia, o bando abandonou o local sem levar nada, deixando para trás duas bolsas, que seriam supostamente utilizadas para carregar as armas. A Polícia Civil de Boa Viagem investiga o caso.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com Sertnews

Homem é preso após incendiar casa com filhos dentro no interior do Ceará


Um homem foi preso na madrugada de domingo (10) suspeito de incendiar a própria casa com os quatro filhos dentro no município do Crato, interior do Ceará. As crianças foram retiradas do local a tempo e não se feriram. O incêndio ocorreu após uma discussão entre o homem e a mulher.

Os objetos que estavam no interior da residência ficaram destruídos, incluindo fogão, armários e roupas. As chamas atingiram até o teto.

O casal morava na casa com quatro filhos. As crianças estavam dormindo no momento do incêndio. Elas foram retiradas da casa por vizinhos e parentes logo que o fogo começou. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. "Foi um sufoco. Ninguém conseguiu dormir nessa noite com esse homem. Começou cedo e foi até a polícia chegar para prender ele", disse a bisavó das crianças.

Uma equipe da Polícia Militar foi chamada para o local e prendeu o suspeito. O homem foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher do Crato, onde foi autuado em flagrante. "Ele foi preso em flagrante e ficará detido. Um inquérito foi aberto e no prazo de até 10 dias será remetido à justiça. Contra ele já tinha um procedimento pelo crime de furto e outro de homicídio", relatou a delegada Kamila Lima. (Do G1-CE)

Final de Semana: Autarquia de Trânsito registra duas colisões com motocicletas em Quixeramobim

A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim registrou duas colisões com motocicletas durante o final de semana. A primeira ocorreu no final da tarde deste sábado, 09, por volta das 17h30min na CE 060, km 204, próximo ao Terminal Rodoviário.  Segundo informações da AMTQ, duas motocicletas Honda 125, de placas OCP 9688 e PMX 2638, todas com inscrição de Quixeramobim, colidiram frontalmente. Os condutores foram socorridos por populares para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto.
Ainda em Quixeramobim, por volta das 13 horas deste domingo, 10, uma colisão traseira foi registrada na CE 060, km 204, no semáforo do bairro Pompéia.  Segundo informações da AMTQ, o condutor de um automóvel Voyage de placas PMD 9365, com inscrição de Fortaleza, disse que estava parado aguardando o sinal verde quando foi colhido por trás por uma motocicleta Honda de placa PMD 9365, com inscrição de Iguatu. O condutor da motocicleta sofreu uma forte pancada no corpo e foi socorrido pelo Samu para o hospital local. 
. O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Enfermeira é morta dentro de casa em ibicuitinga

O município de Ibicuitinga, no Sertão Central, ficou abalado na noite deste domingo, 10, após a morte da enfermeira Sandra Helena Sampaio de Lima, 39 anos. A enfermeira foi morta dentro de sua casa com disparos de arma de fogo.

A profissional de saúde trabalhava no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), mas morava em Ibicuitinga.  O crime tem características de "pistolagem". A Polícia investiga o caso. Não foram divulgados mais detalhes.