sábado, 12 de janeiro de 2013

JOVEM É MORTO APÓS TENTATIVA DE ASSALTO EM SOLONÓPOLE



O jovem agricultor Francisco Mirton Brito Pinheiro, 22 anos, residente no Sítio Algodões, no município de Solonópole,  se deslocava para sua residência em uma motocicleta de placa HYP-6940, juntamente com o adolescente de 15 anos, quando estavam na BR-226, os mesmos foram abordados por um homem às margens da rodovia, momento que a vítima acelerou o seu veículo, instante em que o elemento efetuou vários disparos, vindo  um acertar à altura do peito esquerdo da vítima que conseguiu seguir destino, mas morreu minutos depois.

A testemunha assumiu o controle da moto e a levou até sua residência onde informou aos familiares que socorreram a vítima ao hospital local, em seguida vindo a óbito. O menor não soube informar nenhuma característica do atirador nem tampouco a direção tomada pelo mesmo. A PEFOCE e o IML de Quixeramobim recolheram o corpo.

MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL REVISTA CENTRAL

TERRA do LEITE > Hospital e secretarias de Milhã podem ficar sem água e sem luz



Milhã >
 A Prefeitura de Milhã, uma pequena cidade do Sertão Central vocacionada à pecuária leiteira, poderia ficar sem energia elétrica e também teria sua água cortada até este fim de semana. Segundo o assessor jurídico da Prefeitura, advogado Sigeval Pinheiro, o corte só não ocorreu porque ele ingressou com mandado de segurança  para garantir os serviços essenciais. O Hospital Municipal e as Secretarias, de Saúde e de Educação também poderiam ficar as escuras sem a medida judicial.
Para agravar ainda mais o problema, ontem, dia 10, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para Milhã foi bloqueado, em razão de dívidas com o INSS.
O radialista Antônio Elânio acompanha a situação do Município. Na avaliação dele está totalmente sucateado. Os transportes não funcionam; as obras estão paralisadas; os salários dos funcionários estão atrasados, falta inclusive material de limpeza. Embora o trabalho seja intensivo na limpeza da cidade, ainda resta muito lixo para ser recolhido. Os carros-pipas também ameaçam parar temendo não serem pagos. O Município se encontra totalmente descapitalizado. Diante desses obstáculos o prefeito Otacílio Pinheiro Macedo pensa em decretar o fechamento de toda máquina administrativa por 30 dias, deixando apenas os serviços essenciais, acrescentou.
Veja mais acessando www.solonopole.blogspot.com
Participe do Diário Sertão Central informando e sugerindo reportagens através dos fones (88) 9970.5161 ou (88) 8865.6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.comr  

Operação rural - Preso bando que agia no Interior


Um cerco policial realizado na madrugada de ontem na zona rural de Jaguaribe (300Km de Fortaleza) resultou na prisão de uma quadrilha composta por cinco homens. O bando, conforme as autoridades, vinha promovendo uma sequência de assaltos e crimes de morte em diversos Municípios das regiões do Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.

O grupo foi cercado por volta de 4h30 no Sítio Catolé, distante cerca de 45 quilômetros da sede municipal. A operação foi comandada pelos capitães Rodrigues e Rafael Sidrim, da 3ª Companhia do 1º BPM (Jaguaribe) e do Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), respectivamente, com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Pistoleiro

O homem apontado como chefe da quadrilha foi identificado como João Miguel Laurindo Ferreira, 34, conhecido por ´João Bala´, tido como assaltante e pistoleiro e que havia fugido, no ano passado, da Cadeia Pública de Jaguaribe. Ele é acusado de vários assassinatos naquela região.

Além de ´João Bala´, a Polícia deteve quatro comparsas dele, identificados como Alexandre Lima da Cunha, 30; Emídio Nilson da Silva, 33; José Igor da Silva Alves, 23; e Luís Cândido da Silva, 45. Os dois primeiros já possuem antecedentes criminais por porte ilegal de arma.

Segundo a Polícia, nas últimas semanas, os bandidos vinham praticando diversos assaltos nos Municípios de Orós, Iguatu, Jaguaribe, Solonópole e Jaguaretama. "Eles agiam principalmente na zona rural, em distritos e localidades onde não há Policiamento. Sitiavam as localidades e atacam mercadinhos, armazéns, residências e sítios", afirma o capitão Rodrigues, comandante da 3ªCia. do 1º BPM. O oficial informou ainda que o grupo planejava sitiar o distrito de Feiticeiro, em Jaguaribe.

Com o bando foram apreendidas quatro armas de fogo, duas motos, dinheiro e drogas.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA

Ceará ocupa a quarta posição em mortes durante assaltos à bancos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), divulgou, nesta quinta-feira (10), que o Ceará é o quarto estado do País com o maior número de mortos em assaltos à bancos.

Segundo os dados, em 2011, uma pessoa morreu no Estado em assalto contra banco. Já em 2012, o número passou para cinco. A alta é de 400% em um ano e representa a segunda maior variação do País.

Em todo o País, o número de mortes envolvendo violência em bancos ou correspondentes bancários chegou a 57 em 2012, enquanto em 2011 foi 49 e no ano anterior 23.

Os dados apontam que a saidinha bancária é o tipo de crime mais comum. No entanto, de 2011 a 2012, o número de crimes passou de 32 para 30, respectivamente. Na sequencia, os assaltos a correspondentes bancários, passaram de cinco para nove no mesmo período.

Já as mortes em assaltos nas agências foram cinco em 2011 e oito no ano passado. E as mortes de responsáveis pelo transporte de valores passaram de duas em 2011 para cinco em 2012.

Durante o abastecimento de caixas eletrônicos, três pessoas foram mortas em 2012 e duas em 2011. Após arrombamentos a caixas eletrônicos, duas pessoas morreram em cada ano, e em postos de atendimento bancário, uma pessoa morreu em 2011.

Acidente entre ônibus e carreta deixa duas pessoas mortas em Crateús

Ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns
Um acidente grave envolvendo um ônibus da empresa Princesa do Inhamuns e uma carreta deixou duas pessoas mortas e várias feridas na noite desta sexta-feira, 11, na CE-187, que liga Sucesso ao município de Crateús.

O ônibus, que seguia de Fortaleza com destino a Crateús, se chocou com uma carreta que estava fazendo um desvio de uma moto, o que teria motivado o acidente. O cobrador e o motoristas do ônibus faleceram no local.

Segundo informações de testemunhas, acredita-se que cerca de 40 pessoas tenham ficado feridas e todas já foram socorridas e encaminhadas para o Hospital São Lucas de Cratéus. A princípio, o estado das vítimas não é muito grave.

Foi realizada uma força tarefa na cidade envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e todos os médicos de Cratéus no intuito de socorrer os feridos.

A empresa de ônibus Princesa do Inhamuns não divulgou a lista de passageiros da viagem nem o nome das vítimas.
 
Caso semelhante
Há menos de duas semanas, outro acidente envolvendo a mesma empresa de ônibus, Princesa do Inhamuns, deixou 15 pessoas feridas na cidade de Maraguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Os feridos em estado grave foram encaminhados para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Fonte: O Povo

Seu sangue pode prever o dia de sua morte


Seu sangue pode prever o dia de sua morte





Em um cromossomo existe uma estrutura denominada telômero, que serve como uma barreira evitando a replicação do cromossomo além do pré-determinado geneticamente.

Quando o cromossomo se duplica, o telômero vai diminuindo e encurtando, ficando cada vez mais próximo da extremidade do cromossomo. Sendo assim, à medida que o telômero fica mais curto, dificulta cada vez mais a duplicação celular, até que a célula morre.

Assista o vídeo para entender melhor:


Concluiu-se que, sabendo a localização correta dos telômeros em relação ao cromossomo, pode-se ter uma estimativa de quanto tempo de vida  ainda resta, de acordo com testes que foram realizados com o sangue de animais.
Uma empresa espanhola, a Life Length, está divulgando um teste, através de uma leitura do DNA humano, com a finalidade de prever quanto tempo de vida a pessoa ainda terá pela frente. O teste consiste em coletar uma certa quantidade de sangue, em torno de 5 ml, para mensurar a porcentagem de células com o telômero encurtado. O resultado é confidencial e não demora muito para ficar pronto.

Em contrapartida, Carol Greider, professora que recebeu um Nobel em 2009, pelo seu estudo com telômeros, afirma que o teste não é fidedigno, pois ela explica que alguns indivíduos com predisposição genética para algumas doenças, tais como falência medular e fibrose pulmonar, possuem um encurtamento dos telômeros.

O teste custa em torno de R$ 2.188,00, mas até 2017, a empresa afirma que possa ter um custo até dez vezes menor. Muitas pessoas já realizaram o teste e para 2013, há mais de mil clientes esperando para fazer.




Fonte: esquisiticealheia.blogspot.com.br

12ª Motorromaria de Canindé a Juazeiro do Norte: Homens e Máquinas numa Jornada de Fé



No próximo dia 18 de janeiro de 2013, acontecerá a 12ª edição da Motorromaria de Canindé a Juazeiro do Norte. 

O local de concentração para a saída das motos está marcado para às 5 horas da manhã, em frente a Igreja das Dores, no Centro de Canindé. 

O retorno de Juazeiro do Norte está marcado para o dia 20 de janeiro, com saída às 6 horas da manhã.

LÍDER COMUNITÁRIO É EXECUTADO A TIROS EM IBICUITINGA







O ex-candidato a vereador Francisco Erismar Freitas Silva, mais conhecido como “Mar”, 43 anos, foi assassinado na noite desta quinta-feira, dia 10, na localidade de Canindezinho, na zona rural de Ibicuitinga. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) de Quixadá “Mar” foi atingido por quatro disparos de arma de fogo. O crime foi praticado por dois indivíduos, numa motocicleta preta. Ambos estavam armados. Efetuaram vários disparos.

Moradores da localidade de Canindezinho informaram ao Diário Sertão Central que o crime pode ter conotação política. No período das últimas eleições, a vítima, considerada um líder comunitário, teve seu carro incendiado. Ninguém quer se identificar com receio de represálias, mas “Mar” teria inclusive apontado seus inimigos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Morada Nova. 

MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG DIÁRIO SERTÃO CENTRAL