quarta-feira, 22 de março de 2017

Chuvas garantem abastecimento para 22 municípios cearenses até 2018

No Dia Mundial da Água a boa notícia é que 22 municípios e quatro localidades receberam recargas seguras para garantir o abastecimento hídrico até 2018, devido às chuvas registradas nos últimos meses no Ceará, conforme acompanhamento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Isso significa que os mananciais desses locais conseguiram armazenamento de água suficiente para abastecer plenamente os municípios e distritos até janeiro de 2018.

Integram a lista desses municípios: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópoles, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Já os distritos são: Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça).

Apesar das precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns municípios ainda encontram-se com os açudes abaixo de sua capacidade mínima de armazenamento. Nesses locais, a Cagece tem empreendido diversos esforços para garantir a captação, qualidade e abastecimento da água.

Detalhe - No Sertão Central, além de Canindé, o município de Madalena superou essa estimativa. Segundo a COGERH, a expectativa é o Açude Umari forneça água até 2019.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação


Foragido da comarca de Quixadá é preso em Maracanaú

Largartão
Policiais militares do 14º Batalhão de Polícia Militar capturaram, na manhã de hoje (21), um homem foragido da Justiça que estava com mandado de prisão em aberto oriundo do município de Quixadá, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.
Francisco Carlos da Silva (34), que já responde procedimentos policiais por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, foi capturado na Rua 16, no bairro Santo Sátiro em Maracanaú. No momento da abordagem, ele ainda tentou fugir, mas foi capturado pelos policiais militares.
Conforme as investigações, realizadas pela delegacia Regional de Quixadá, o homem é responsável pelo tráfico de drogas no bairro Campo Novo. O preso será recambiado de Maracanaú para Quixadá onde ficará à disposição da Justiça.
Fonte: SSPDS

Município de Quixeramobim deverá ser beneficiado com a construção de uma areninha esportiva

THAUZER PARENTE 3
O município de Quixeramobim deverá muito em breve receber uma areninha esportiva, importante equipamento que vai incentivar a prática do esporte na cidade. O Prefeito Clebio Pavone e o Secretário de Esportes, José Wilson Paulino, estarão nesta quinta-feira (23) em Fortaleza na solenidade de lançamento do “Projeto Areninhas”. A obra está orçada em R$ 1,5 milhão e deverá ter início muito em breve.
O projeto pioneiro da Prefeitura de Fortaleza, na construção das areninhas, deve ser estendido a diversas cidades do interior do estado, e representa uma forma de reinserção social ao tempo em que serve como um instrumento de fortalecimento e incentivo ao esporte.
O anúncio foi feito através das redes sociais da Prefeitura de Quixeramobim, e deixou muitos jovens bastante entusiasmados com a novidade.

No Dia Mundial da Água, ONU critica desperdício e pede ações de reaproveitamento

=

A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Ao mesmo tempo, mais de 80% do esgoto produzido pelas pessoas volta à natureza sem ser tratado. Diante desse cenário, neste Dia Mundial da Água, lembrado hoje (22), a organização mobiliza governos, setor privado e sociedade civil contra o desperdício, por melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e pelo reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas. (Da Agência Brasil)

Polícia Civil prende suspeito de planejar ataques a bancos no interior e apreende dois fuzis

Ceará -Polícia 01
Uma ação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), na tarde de ontem (20), resultou na prisão de um homem envolvido em diversos roubos a instituições financeiras e na apreensão de dois fuzis de calibre 5.56, de fabricação norte-americana.
Os policiais civis da especializada capturaram Marcos Fernando Monteiro Marques (30), o “Chicó”, que já responde a dez procedimentos policiais por roubo, associação criminosa, receptação, posse e porte ilegal de arma de fogo. O homem foi abordado na Avenida José Bastos, no bairro Damas, em Fortaleza. Contra ele, existia um mandado de prisão em aberto por roubo a banco.
Após a captura de “Chicó”, os policiais foram até a residência dele, na Rua Dionízio Cerqueira, no Conjunto Esperança, onde foram apreendidos dois fuzis calibre 5.56 – de fabricação norte-americana -, 124 munições, além de uma mira holográfica, um laser pointer e quatro carregadores para fuzil.
Conforme Raphael Vilarinho, titular da DRF, o homem estava com mandado de prisão em aberto por conta de três roubos com restrição de liberdade das vítimas, crime ocorridos em São Gonçalo do Amarante.
“O “Chicó” é bastante conhecido aqui pela DRF, de 2014 a 2015, quando o prendemos, ele tinha cometido mais de dez assaltos a banco aqui no Ceará, na modalidade sapatinho, na qual ele é especialista. A modalidade consiste em sequestrar o gerente do banco e seus familiares para conseguir entrar no banco e retirar todo o dinheiro do cofre”, revelou Vilarinho.
Ainda segundo Vilarinho, as investigações apontam que desde quando foi posto em liberdade, em 2016, “Chicó” já realizou diversos assaltos em Pernambuco e, em fevereiro deste ano, cometeu roubos em agências bancárias dos municípios de Tejuçuoca e Tamboril, no Ceará.
Além de ter dado cumprimento ao mandado de prisão em aberto, os policiais civis conduziram Marcos Fernando á sede da DRF, onde ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.