quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

FORTE CHUVA DEIXA FAMÍLIAS DESALOJADAS EM JUAZEIRO DO NORTE




Duas famílias ficaram desalojadas em Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, por causa das fortes chuvas ocorridas no sábado (10). As casas estão localizadas na Rua Carolina Sobreira, no Bairro Limoeiro. Por causa dos alagamentos, a Defesa Civil do município interditou as casas e os moradores se abrigaram na casa de parentes.

O entregador Wesslley Sousa dos Santos estava em casa, comemorado o aniversário, quando a chuva começou. Estava todo mundo aqui. A chuva foi muito forte e começou a juntar água. O carro do meu cunhado e algumas motos foram arrastadas pela água. Quem tentou ajudar também foi arrastado. A casa ficou inundada”, conta.

Quando a chuva passou, os prejuízos ficaram bem evidentes: móveis levados pela água, paredes e o teto das casas rachados. Como não havia condições de as famílias permanecerem no local, devido ao risco de desabamento, a Defesa Civil decidiu interditar os locais.

Outras quatro famílias foram prejudicadas pela chuva. A Ana Paula mora na mesma casa há três anos e nunca tinha visto nada parecido. “Aqui entrou água para todos canto e ficou no meio da perna. A gente precisou sair de casa, que estava cheia de água.

Todo o transtorno ocorreram depois da chuva registrada na noite do último sábado em Juazeiro do Norte. No total, dez bairros foram atingidos e muitas ruas ficaram destruídas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), o volume de chuva foi de 56mm.


Por G1 CE

Pelo menos 52 pessoas são mortas no Carnaval em todo o Estado do Ceará.




Diversão para alguns, tristeza para outros. O Carnaval de 2018 deixa um rastro de sangue no Ceará. Entre às18h de sexta-feira-feira (9) e às 22h de ontem, foram registrados, pelo menos, 52 assassinatos em todo o Estado. Somente em Fortaleza, 20 pessoas foram executadas. O balanço parcial do feriadão foi feito com base em relatórios da PM, mas os números consolidados ainda serão divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O total de homicídios registrado na época festiva, neste ano, ultrapassou o número de igual período de 2017, quando aconteceram 46 mortes violentas. De acordo com informações repassadas nos locais de crime, a maioria dos casos registradas nesse ano têm relação com a disputa entre as facções.
Esta é, inclusive, a principal suspeita da Polícia Civil acerca de um atentado, ocorrido ontem, em uma casa alugada, no Município de Aracati (a 150Km de Fortaleza), um dos principais polos do Carnaval do Estado. Um homem foi executado e uma mulher baleada. Segundo a Polícia, o objetivo da quadrilha era cometer uma chacina no local.
Um veículo Toyota Hilux chegou à residência, na Vila Rafael, por volta de 11h30. Alguns criminosos desceram do veículo e efetuaram vários disparos. Áquila Alves de Oliveira foi alvejado e chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Uma mulher foi atingida por um tiro nas nádegas e também foi socorrida. Ela passou por uma cirurgia para a retirada do projétil e foi liberada em seguida.
Após os disparos, as outras pessoas no local abandonaram a casa e não foram mais localizadas pelos policiais. Segundo a PM, o grupo mora em Fortaleza e tinha ido a Aracati para curtir o Carnaval. Diligências foram realizadas nas proximidades, mas nenhum suspeito foi preso até o fechamento desta edição.
Fortaleza - Na Capital, dois primos foram executados no bairro Conjunto Palmeiras, em um curto intervalo de tempo, ontem. O primeiro crime vitimou Gladyson Alves da Silva, 20, na Rua Serra Azul, durante a manhã.
De acordo com informações obtidas pela TV Diário nos locais de crime, a vítima conversava com amigos, no momento em que os suspeitos chegaram a pé, abordaram o rapaz e começaram a atirar contra ele.
Poucas horas depois, a prima de Gladyson, Suely da Silva Farias Morais, foi assassinada na Travessa Santa Tereza, no mesmo bairro. Ela estava indo visitar uma familiar, quando foi surpreendida por um homem que estava em uma bicicleta e disparou cinco tiros contra a vítima, que morreu no local. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá investigar se há relação entre os crimes.
Dias violentos - Os dias mais violentos do feriadão de Carnaval foram sábado (10) e domingo (11), quando a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) registrou 16 e 18 homicídios, respectivamente.
Além de Fortaleza e Aracati, os assassinatos aconteceram em Caucaia (seis), Maracanaú (dois), Tabuleiro do Norte (dois), Pindoretama (dois), Horizonte, Itaitinga, Guaiuba, Canindé, Chaval, Acaraú, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Saboeiro, Jaguaruana, Jijoca, Miraíma, Paracuru, Acaraú, Guaraciaba do Norte, Tauá, Ibicuitinga, Mauriti, Itatira e Quixeré.

Chuvas atingem mais de 100 municípios cearenses; Barroquinha é o maior destaque, com 96,6 mm

Outro destaque positivo foi Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte, onde choveu 80 mm entre terça (13) e quarta-feira (14)
Após as fortes chuvas que caíram no Ceará entre a segunda (12) e a terça-feira (13) de Carnaval, atingindo volumes de até 132 mm, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a registrar precipitações em todo o Estado no período das 7h de terça às 7h desta Quarta-feira de Cinzas (14), mesmo em intensidade um pouco menor.

Pelo menos 116 cidades apresentaram chuvas no período, sendo o principal destaque o município de Barroquinha, no Litoral Norte do Estado, com um volume de 96,6 mm.

Como tem ocorrido neste mês, a região Norte do Estado foi a que mais concentrou volume de chuvas no atual período analisado pela Funceme, tendo em vista que quatro municípios registraram precipitações acima de 70 mm. São eles:

- Barroquinha (96.6 mm)
- Granja (91.0 mm);
- Jijoca de Jericoacoara (80.0 mm);
- Marco (74.6 mm).

Outro destaque positivo foi o município de Icapuí, na região Jaguaribana, onde choveu 67 mm entre esta terça e quarta-feira. Além dele, Russas também registrou bom volume de chuvas na região, com 55.8 mm.

Na Capital cearense, a Funceme não registrou precipitações até às 7h desta quarta-feira. Ainda na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Maracanaú registrou o maior volume de chuva, com 69 mm.

Para esta quinta-feira (15), quando os festejos do Carnaval estarão efetivamente encerrados em todo o Estado, a expectativa é de céu nublado com chuva no Centro-sul. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuva. Já para a sexta-feira (16), a Funceme informa que "ao longo do dia, nebulosidade variável com chuva em todas as regiões".

As maiores chuvas registradas nesta quarta-feira (14):

Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 96.6 mm

Granja (Posto: Granja) : 91.0 mm

Granja (Posto: Timonha) : 83.0 mm

Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 80.0 mm

Marco (Posto: Marco) : 74.6 mm

Maracanaú (Posto: Maracanau) : 69.0 mm

Icapuí (Posto: Icapui) : 67.0 mm

Moraújo (Posto: Moraujo) : 63.0 mm

Porteiras (Posto: Porteiras) : 62.0 mm

Tauá (Posto: Carrapateiras) : 57.4 mm

(Diário do Nordeste)


CARNAVAL: BEIJA-FLOR É A GRANDE CAMPEÃ DE 2018

A Beija-Flor abordou temas como desigualdade social, a falta de respeito e a de amor, no segundo dia de desfiles do Carnaval do Rio – 13/02/2018
Beija-Flor é a grande campeã do Carnaval do Rio em 2018. Última escola a desfilar pelo Grupo Especial do Rio, a escola fechou o “Carnaval dos protestos” com ativismo do começo ao fim. Com o enredo Monstro É Aquele que Não Sabe Amar – Os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu, a escola propôs um paralelo entre a obra Frankenstein, de Mary Shelley, que está completando dois séculos, e a história do Brasil. 
O grêmio de Nilópolis cantou contra a corrupção, a violência, a intolerância religiosa, e outros problemas sociais com participação de estrelas como Pabllo Vittar e Jojo Todynho. O desfile contou com foliões vestidos de vampiro para representar o governo – a Paraíso do Tuiuti, a segunda colocada na classificação geral, associou a figura mitológica ao presidente Michel Temer -, além de ratos e “lobos em pele de cordeiro” no papel de políticos. A escola também reproduziu cenas de violência nas favelas cariocas e as constantes mortes de moradores e policiais.
Este foi o 14º título da Beija-Flor no Carnaval do Rio de Janeiro – a escola só fica atrás da Portela e da Mangueira como agremiação que mais venceu no Grupo Especial. A última vitória da Beija-Flor havia acontecido em 2015.