quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Posse de Bolsonaro será às 15h de 1º de janeiro, diz Eunício


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), confirmou que a solenidade de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro foi antecipada em duas horas e ocorrerá às 15h, em 1º de janeiro. Segundo ele, a mudança foi para atender a um pedido do próprio Bolsonaro.

A cerimônia está sendo organizada por uma equipe multidisciplinar com integrantes do Congresso Nacional, da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores. Há solenidades nos três locais.

Orçamento
Eunício disse ainda que pretende se reunir com os integrantes da área econômica do governo eleito. De acordo com ele, na pauta está a possibilidade de mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.

O senador afirmou que está à disposição para colaborar com a nova equipe. Segundo ele, é importante que o governo eleito tenha ciência do orçamento que vai implementar. (Da Agência Brasil com Agência Senado)

Lei aprovada no Ceará obriga comércio a dar troco exato ou arredondado para mais


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que obriga os estabelecimentos comercias do estado a devolverem, de forma integral, o troco aos consumidores em moeda corrente. De acordo com a lei aprovada, o fornecedor do produto ou serviço que não tiver cédulas ou moedas para garantir troco exato deverá arredondar o valor sempre em benefício do consumidor.

Na prática, muitos estabelecimentos comerciais, atualmente, não devolvem o troco na íntegra, quando o valor é referente a apenas centavos. Por isso, também está proibido a substituição do troco em dinheiro por bombons ou outros produtos, uma vez não consentidos previamente pelo consumidor.

Os estabelecimentos comerciais deverão ainda fixar placa informativa, em local visível do caixa ou onde ocorram os recebimentos em dinheiro, a seguinte frase: "É direito do consumidor receber o troco na forma integral". (Do G1-CE)

Projeto São José III conclui os primeiros 47 projetos produtivos e atende a 1.268 famílias


O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), já concluiu os primeiros 47 projetos produtivos do Projeto São José III. As obras já se encontram em pleno funcionamento e atendem a 1.268 famílias, em 32 municípios cearenses. Ao todo, os projetos produtivos representam um investimento superior a R$ 14,1 milhões.

Concluíram a implantação dos projetos produtivos, até 31 de outubro deste ano, os seguintes municípios: Acaraú, Amontada, Aracati, Ararendá, Beberibe, Canindé, Cascavel, Caucaia, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Graça, Icapuí, Icó, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Lavra da Mangabeira, Maranguape, Mombaça, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Pindoretama, Poranga, Quiterianópolis, Quixeramobim, Russas, Senador Pompeu, Trairi e Tururu.

O Governo do Ceará prevê entregar ainda mais 220 projetos produtivos até março de 2019 por meio do Projeto São José III. Além da aquisição de equipamentos e maquinário, os projetos promovem capacitações voltadas a setores como modelo de gestão e controle, comercialização, marketing e identidade visual.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Diassis Diniz, a iniciativa promove o desenvolvimento da agricultura familiar como atividade econômica para as comunidades beneficiadas.

Ceará sofre gol nos acréscimos, perde para o Bahia fora de casa e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento

Foi com atuação apática, passiva, pouco criativa e preocupante que o Ceará acumulou seu terceiro jogo seguido sem vitória no Campeonato Brasileiro, e justamente no momento em que a competição se afunila. A derrota por 2 a 1 para o Bahia, ontem, na Fonte Nova, foi merecida. Não porque o time baiano teve atuação brilhante, mas o pobre futebol apresentado pela equipe de Lisca não poderia apontar para resultado diferente do que aconteceu.

Na maior parte dos 90 minutos, o Bahia foi o time que se mostrou disposto a vencer o jogo, enquanto o Ceará apresentou aparente satisfação com o empate, que, de fato, não seria um mau resultado. Sobretudo pelo contexto do jogo.

O time da casa teve muito mais posse de bola (61% x 39%), passes trocados (458 x 268) e finalizações (23 x 7). Foram 11 chutes a gol contra apenas 3 do Ceará, que até chegou a ter o placar nas mãos, mas não conseguiu segurar o resultado.

Isso porque saiu na frente logo aos sete minutos, quando Samuel Xavier recebeu excelente lançamento de Ricardinho e cruzou na medida para Calyson empurrar para a meta.

Acontece que após o gol marcado, o Alvinegro recuou demais e sucumbiu à pressão imposta pelo Bahia, que sufocou o Vovô e criou várias oportunidades ainda no primeiro tempo.

Tamanha pressão resultou no empate do time da casa. Aos 43 minutos, Elton cruzou na medida para Zé Rafael subir nas costas de Samuel Xavier e, de cabeça, mandar para as redes.

Na sequência o Ceará encaixou um raro contra-ataque, em que Arthur foi  lançado por Everson e finalizou para defesa do goleiro Douglas naquele que foi, aos 48 do primeiro tempo, o último chute que o Alvinegro acertou na direção do gol. A equipe não teve sequer uma finalização na meta adversária em toda a etapa final.

A ineficácia ofensiva evidencia a carência que o ataque do Ceará tem pela ausência de um meia-armador capaz de garantir criatividade, intensidade, dribles objetivos e improvisação para vencer duelos 1x1 contra os adversários. Tais características se esvaíram com a saída de Juninho Quixadá, que não tem substituto similar no elenco.

Ricardinho não tem apresentado mais que lampejos. Pouco para quem tem tem a missão de ser o cérebro da equipe. Por outro lado, o Bahia insistiu com repertório de ataques por todos os lados, e foi premiado aos 47 minutos, com golaço de Edigar Junio, de calcanhar.

Agora, o Ceará corre sérios riscos de voltar para a zona de rebaixamento já ao fim da 34ª rodada. Para isso, basta que a Chapecoense vença o Botafogo, hoje, às 16 horas (horário de Fortaleza), em jogo que os torcedores alvinegros torcerão bastante por vitória Alvinegra. Independente do resultado em Chapecó, o sinal vermelho está ligado em Porangabuçu. (Do O Povo Online)