quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Construção da Adutora de Solonópole é aprovada

Foto: Ilustrativa
A problemática envolvendo a crise no abastecimento de água em decorrência da falta de chuva tem deixado a população de municípios como Solonópole, no Sertão Central, bastante preocupada. Nesta cidade a principal preocupação é com relação a qualidade da água captada no Açude Riacho do Sangue, conhecido por “Boqueirão”.

Em entrevista a reportagem nesta quarta-feira, 10, o assessor da presidência da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Marcos Paulo Pinheiro, informou que a obra de construção de uma adutora para melhorar a qualidade da água já foi aprovada.

“Nós temos o projeto desta adutora que vinha sendo trabalhado há dois meses e a notícia que todos estavam esperando é que realmente a adutora foi aprovada pelo governador há poucos dias no MAPP (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários). Essa adutora ampliará o sistema de captação, é de pouco menos de 6 quilômetros, mas vai possibilitar que a qualidade de água de captação do sistema de abastecimento do SAAE de Solonópole seja bem superior a que está tendo agora. Vamos levar a captação para onde se chama de ‘pé da barragem’”, disse.

De acordo com Marcos Paulo, a adutora será de 200 milímetros, em aço cortén e com uma tecnologia de engate rápido: “É uma obra que pode ser feita em uma semana e no máximo em dez dias, ficando dependendo apenas de bombas que nem sempre temos esse tipo de bomba na prateleira dos fornecedores, mas tendo a possibilidade de comprar a bomba o mais rápido possível, estaremos fazendo a obra. É uma obra orçada em pouco menos de R$ 1,9 milhão”, disse.

O entrevistado lembrou que está em estudo de viabilidade outra adutora para o município de Jaguaretama, que também capta água do Açude Bouqueirão: “A adutora sendo construída já seria uma economia de água para Solonópole. Essa adutora seria construída partindo do Castanhão”.

Indagado sobre a possibilidade de construção de adutora de engate rápido do Açude Pedras Brancas, em Quixadá, para a estação de tratamento de água de Quixeramobim, tendo em vista os baixos níveis do Fogareiro, principal reservatório do município, Marcos Paulo afirmou que o projeto está no MAPP e em comparação ao de Solonópole, estaria um passo atrás: “A de Solonópole já foi estudada e aprovada e a de Quixeramobim está proposta e sendo analisada. Posso dizer que é uma adutora emergencial da mesma forma: De aço cortén, 400mm, com 60 km de tubulação. Estariam trabalhando seis bombas, quatro em operação e duas de reserva para o trecho que liga o Açude Pedras Brancas à Juatama, e de Juatama até a estação de tratamento de água de Quixeramobim”, finalizou.
ornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário :

Estado de Putrefação: Corpo de mulher é encontrado em terreno baldio em Pedra Branca




                                                           Foto: Ilustrativa   
   
A polícia de Pedra Branca investiga a morte de uma mulher naquele município. O corpo da mesma foi encontrado abandonado na noite desta terça-feira, 09, em um terreno baldio, na periferia da cidade.

Segundo informações da polícia, a vítima foi encontrada dentro de um matagal, num terreno no bairro Francisco Leandro. O corpo da mulher foi reconhecido por familiares como sendo de Maria Severina de Sousa, 30 anos. Ela estava desaparecida desde o último domingo, dia 7. A polícia não conseguiu identificar se a mesma foi vítima de violência devido o corpo já está em estado de putrefação. Um laudo deverá ser emitido pelo IML de Quixeramobim com a causa da morte.

Reportagem: REDAÇÃO

Facebook estuda criar posts autodestrutíveis



O Facebook está experimentando uma nova modalidade de posts na rede social. Eles seriam os posts autodestrutíveis. Os testes foram vistos por alguns usuários no aplicativo da rede para iOS.
A informação foi publicada pelo site The Next Web, que também procurou o Facebook para falar sobre o assunto. “Estamos rodando um pequeno piloto até um recurso para iOS que permite que os usuários agendem o tempo para que um post se apague automaticamente”, disse um porta-voz da rede social.
Capturas de tela do novo recurso (veja imagem na galeria acima) mostram que poderá ser possível configurar uma postagem para ficar no ar entre uma hora e sete dias. Não existe previsão para que a configuração seja disponibilizada a todos os usuários.
O novo recurso será mais uma tentativa do Facebook de atacar o Snapchat. O Snapchat é um aplicativo para compartilhamento de fotos. Uma de suas principais características é que o usuário escolhe quanto tempo o outro poderá ver a foto antes que ela se apague. Mark Zuckerberg, cofundador e CEO do Facebook, tentou comprar a empresa por três bilhões de dólares, mas ouviu um doloroso não.
Desde então, o Facebook tem investido em maneiras de bater de frente com o Snapchat.
Em junho deste ano, a rede social anunciou o lançamento de um novo app: o Slingshot. Ele é um aplicativo para compartilhamento de imagens (assim como o Snapchat). Aparentemente, não houve grande sucesso de downloads do Slingshot.
Agora, o Facebook tenta adicionar a questão de efemeridade que é tão própria do Snapchat em sua rede social.
Fonte: Exame.com

Fernanda Lacerda, a Mendigata: “Adoro me satisfazer sozinha”


Fernanda Lacerda se apresenta de forma tímida. Nem parece a mesma pessoa que dá vida à personagem do humorístico Pânico na Band, a Mendigata. Em contrapartida, o seu jeito conquista à primeira vista. “Falo de tudo”, avisa à revista QUEM, logo depois de uma sessão de fotos em uma academia de Santo André, na região do ABC de São Paulo, onde reside. E ela realmente iria falar…
Seus dias, geralmente, são livres para cuidar do corpo. As gravações acontecem durante, pelo menos, um dia da semana. “Sou psicopata [com meu corpo]. Nunca estou satisfeita”, comenta Fernanda sobre os seus treinos diários. “As pessoas falam que estou bem, mas sempre procuro a evolução. Toda mulher tem um pouco disso”, confessa.
Dona de uma silhueta escultural, ela foge ao estilo bombada – ostentado por algumas famosas. Isso se deve a sua alimentação saudável. Fernanda evita o trivial: sal, refrigerantes, frituras e carboidratos à noite. No entanto, garante que não passa vontade. “Se estiver em algum lugar em que as pessoas estão comendo pizza, não vou ser a chata que não vai comer.”
Seu jeito – bem feminino – contrasta com os dreads que teve de colocar para dar um tom mais rústico à sua aparência. Ela, inclusive, vai ter de raspar a cabeça quando quiser tirá-los. Segundo a modelo, vale tudo pela profissão, apesar de considerar as madeixas um dos “acessórios” mais importantes na vida de uma mulher. “Muda até o humor. Fico estressada. Foi bem difícil, mas já coloquei sabendo que vou ter de raspar. Gosto de ter essas sensações. Mas só no futuro. A Mendigata tem muita história para contar.”
Se ela parece confiante com o sucesso de sua personagem, na prática não é bem assim. Fernanda reconhece que ainda falta um pouco para ser considerada uma atriz e diz que está  “em processo de formação”. “Sou muito autocrítica. Sei que posso melhorar. Meu quadro é um dos que mais tem audiência e procuro sempre me superar. As pessoas gostarem de você é fácil, o maior desafio mesmo é manter.”
Quem

Vereador cobra audiência para debater falta de médicos peritos no INSS


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Clébio Pavone, anunciou o encaminhamento de um ofício solicitando da Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma audiência para debater a falta de médicos peritos na agência local de Quixeramobim.

O transtorno se arrasta há alguns meses e tem sido alvo de muitas reclamações de usuários, que recorreram a Câmara Municipal para tentar solucionar o problema.

Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Polícia realiza apreensão de pássaros silvestres em Iguatu

(Foto Ilustração)
Nesta segunda-feira, 08, por volta das 11h a Polícia  Militar, em ação conjunto com  o Instituto Brasileiro Meio Ambiente  IBAMA, realizou a preensão de pássaros silvestres. A ação aconteceu na Rua Joaquim Mano, Bairro Cajazeiras em Iguatu.
Cerca de sete “canários da terra” foram apreendidos em posse de José Joaquim de Lucena Neto. Os pássaros foram encontrados em várias gaiolas,  Joaquim foi  conduzido pelos a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu.
Contra o acusado onde foi lavrado o fragrante e assinado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pelo crime ambiental e logo em seguida liberado.
As polícias estaduais, militar e civil, podem e devem realizar a apreensão de pássaros silvestres que estejam sendo criados em cativeiro – mesmo aqueles domesticados, tratados por seu “dono” afetivamente. A conduta é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais onde prever pena com detenção de seis meses a um ano, ou multa.
FURTO 
Ainda na cidade de Iguatu só que por volta das 12h, um adolescente de 14 anos, foi flagrado  pelo proprietário de uma loja confecção no centro comercial da cidade subtraindo três calças. Vítima e acusado foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil onde foi realizado um ato infracional contra o jovem.

Futura primeira dama da CBF foi capa da Sexy: conheça


Idade parece não ser um problema para os relacionamentos de Marco Polo Del Nero, futuro presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Após terminar uma relação com Carol Galan, 29 anos, Del Nero, que hoje está com 73, está envolvido em um romance com Katherine Fontenele, 50 anos mais nova que o dirigente. Em uma das fotos de seu Instagram, a garota aparece no que parece ser uma lancha, beijando a bocheca do cartola e uma descrição: “amor incondicional”.
Foto do Instagram
Katherine, que era conhecida como a mulher mais sexy da internet, já foi uma das “coelhinhas da Playboy” e estampou a capa da edição de março deste ano da revista Sexy. Além de trabalhar como modelo, a musa também trabalha como apresentadora da Federação Paulista de Futebol, entidade em que Del Nero é presidente.
Foto do Instagram
A futura primeira dama da CBF, já que o mandatário assume a confederação apenas em abril de 2015, já está se familizarizando com o que terá que conviver. Katherine está seguindo a Seleção Brasileira nos Estados Unidos e registra todos os momentos nas redes sociais.
Foto do Instagram
Terra

Trechos de ruas do Centro viram mão única


A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim vem adotando desde segunda-feira, 08, medidas de efetivação do plano urbanístico “Quixeramobim 2020”, como alteração de tráfego em trechos de duas ruas no Centro da cidade, que passaram a ter sentido único.
Travessa Cônego Pinto
As alterações foram feitas nos trechos da Travessa Cônego Pinto e Rua Tabelião Lafaiete, compreendidos entre as ruas Monsenhor Salviano Pinto e Abílio Silva. Na Travessa Cônego Pinto, nas proximidades da Praça da Matriz, o trafégo se dará no sentido Semáforo - Correios. Já na Rua Tabelião Lafaiete os veículos só poderão trafegar no sentido Abílio Silva - Monsenhor Salviano Pinto.
Rua Tabelião Lafaiete
A AMTQ sinalizou os dois locais com placas e cones e agentes de trânsito devem permanecer diariamente por cerca de 60 dias como forma de educar e lembrar os motoristas sobre as alterações. O órgão informou ainda que como houve alteração de sentido na Travessa Cônego Pinto, um dos três semáforos da Monsenhor Salviano Pinto será desligado, tendo em vista que será necessário apenas um sinal para quem segue na Monsenhor Salviano Pinto, e outro para quem transita na Avenida Dr. Joaquim Fernandes sentido Correios.

 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Ciclovias se transformam em depósito em Quixeramobim




                                                       Foto: osertaoenoticia.com   
   
A cidade de Quixeramobim deverá passar por várias mudanças através do projeto “Quixeramobim 2020” elaborado pelo poder público onde pretende tornar a cidade um exemplo de convivência urbana. Nesta segunda-feira, 08, o primeiro passo do projeto foi colocado em prática com a desobstrução das calçadas ocasionada pelo comércio no centro da cidade.

O problema se estende muito mais, e deve ser debatido de forma consistente com todos os amparos da sociedade. Em uma pequena volta é possível notar a invasão de espaços destinados para pedestre e ciclistas sendo tomado por materiais de construção. Uma equipe do site “O Sertão é Notícia” conseguiu flagrar o total desrespeito aos ciclistas. Por várias vezes a ciclovia é usada para depósito, obrigando quem a utiliza se arriscar pela rodovia

Reportagem: REDAÇÃO        osertaoenoticia.com