segunda-feira, 20 de maio de 2013

Feiras livres passarão por mudanças em Canindé


A Prefeitura Municipal de Canindé, através das Secretarias de Infraestrutura e Agricultura, está realizando o reordenamento das Feiras Livres, que se realizam na cidade todas as quartas-feiras.


De acordo com a Secretária de Infraestrutura do município, Fábia Sales, as principais mudanças acontecerão com os camelôs da rua Gervásio Martins, que agora só poderão comercializar os que estiverem com espaço em galpões; quem não tiver este espaço vai pagar um valor simbólico para poder colocar a barraca nas proximidades da Quadra Paroquial ou próximo à Igreja das Dores, sob a orientação dos fiscais da secretaria.


Já os agricultores da Feira de Agricultura Familiar, deste o dia 15 de maio, estão agora com sua feira localizada na Travessa Mercedes Santos, próximo à Casa do Povo.

O Secretário de Agricultura, Valdenir Amâncio, informou que a partir da próxima quarta-feira, dia 22 de maio, os permissionários do Mercado e os feirantes de outros municípios que comercializavam frutas juntos com os agricultores da Feira da Agricultura Familiar, na Praça Azul, irão agora ter um espaço disponível na feira livre da Travessa Maciel de Andrade, localizada por trás do Mercado Novo, observando o devido cadastro feito na Secretaria de Infraestrutura do Município.

Com essas mudanças, a Prefeitura de Canindé pretende deixar a Praza Azul livre para o acesso das pessoas, sem nenhum tipo de comercialização, como também realocar as feiras livres, mas em ruas que tenham pouco movimento de veículos







Fotos: Everton Félix

Água distribuída em carros-pipa está contaminada em quatros municípios da região

carro_pipa
No Ceará, parte de água distribuída em carros-pipa está contaminada em 28 Municípios, diz relatório

 e, em 42% delas, foram encontrados coliformes fecais e parasitas que causam infecções.

De acordo com o relatório da Sesa, "o abastecimento ocorre sem um plano mínimo de amostragem com análise de cloro residual livre em cada carga e uma análise, na fonte de fornecimento, de cor, turbidez, pH, e coliformes totais".
Segundo o relatório, 152 municípios utilizam carro-pipa no Ceará. Mas, deste total, apenas 28 usam veículos cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), programa que monitora a qualidade da água para uso humano. Como os caminhões fazem uso de bomba de sucção nos mananciais, sedimento e impurezas vão para dentro do tanque. A água é distribuída às comunidades sem passar por nenhum processo de filtragem, acaba se revelando imprópria para o consumo humano.
Os dados foram divulgados na tarde de quinta-feira (16) durante reunião entre a Sesa e o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). As informações foram pedidas pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Alexandre Meireles Marques, que preside um inquérito civil público que apura como vem sendo feito o abastecimento de populações em municípios afetados pela seca. Atualmente, 858 carros-pipa atendem os municípios cearenses.
De acordo com a Sesa, o trabalho de atualização e acompanhamento da qualidade da água esbarra em dificuldades, como a falta de dados por parte dos municípios, Defesa Civil e Exército. Mas as informações já disponibilizadas pela secretaria relativas às 381 amostras dão uma noção da gravidade do problema.
O relatório da Sesa aponta, ainda, algumas ações efetivas para garantir a qualidade da água distribuída pelos carros-pipa. Entre as ações está a adoção, por parte da Operação Carro Pipa, da ordem prioritária para abastecimento dos veículos: sistema de abastecimento público: mananciais subterrâneos (com desinfecção) e por último, mananciais superficiais (com filtração e desinfecção prévios); e a aquisição de estações de tratamento móvel ou compactas capazes de garantir o objetivo da operação que é distribuir água potável para as comunidades afetadas pela seca.
Municípios com água analisada na região do Sertão Central cearense:  Canindé, Caridade, Deputado Irapuan Pinheiro e Itatira

Mulher cola vagina com super bonder



Mulher cola vagina com Super Bonder para voltar a ser virgem A estudante de publicidade Marcela Mariana (19) realizou um processo pouco usual: Na manhã deste domingo, a estudante resolveu colar sua própria vagina com Super Bonder para voltar a ser virgem.

Entretanto o que poderia se tornar alegria para ela, tornou-se um caso de emergência. A estudante mostrou suas partes íntimas para o namorado Marcelo Mariano (21) e que rapidamente a levou para o pronto-socorro, não acreditando que ela tenha cometido tamanha besteira.

Segundo Marcelo, ele ainda não entende por que as mulheres ainda querem voltar a serem virgens: “Ela já é Virgem no sígno e não se contentou não ser mais virgem na vida. Ela falou que queria fazer que nem a Ângela Bismarchi para a reconstrução do hímem, mas ela não tem grana pra isso[...] e sabe como é o brasileiro – e ainda mais ela fazendo publicidade – brasileiro gosta de inventar moda”, disse o namorado. Os médicos levaram 4 horas para remover todo o Super Bonder da vagina da garota para que ela voltasse a urinar. cogumelo chapado.

Fonte: web

Shampoo de piolho destruiu o rosto da menina.



Jodie O’Donohoe, uma menina inglesa descrita por sua mãe como “linda e perfeita”, sofreu queimaduras gravíssimas na cabeça quando tomava banho e ficou desfigurada.

A informação foi publicada nesta sexta-feira 10 de maio, segundo a família, a causa do acidente foi o xampu contra piolhos que a menina usava, da marca Prioderm, comercializada na Europa. Conheça a história a seguir: A mãe de Jodie, Nichola, alega que a cabeça da menina “explodiu” e começou a “pegar fogo” poucos minutos após a aplicação do cosmético. A menina teve cabelos, sobrancelhas, cílios, lábios, orelhas e nariz escaldados, mas, ainda assim, sobreviveu às queimaduras. Agora, os pais de Jodie adotaram medidas legais e decidiram processar o fabricante do xampu.

“Foi como estar no inferno”, conta a mãe, que se diz traumatizada. — Era minha bebezinha. Ela deixava as pessoas impressionadas de tão linda que era. Hoje, com dez anos, Jodie ainda faz tratamento para aplacar as sequelas das queimaduras. Embora as cicatrizes diminuam com o tempo, ela continua traumatizada com o acontecido. Seu pai Phil havia decidido combater os piolhos que infestavam os cabelos dela que tinha cinco anos na época e de sua irmã, que tinha 12 anos de idade.

Ao ouvir os gritos da filha, Phil tentou freneticamente apagar as chamas, desesperado, ele enfiou a cabeça de Jodie debaixo da torneira aberta. “Ele não me contava o que tinha acontecido, mas eu podia ouvir Jodie gritando ao fundo, então soube que alguma coisa estava errada”, conta Nichola, que estava fora de casa no momento do acidente, lembrando o telefonema que recebeu do marido pedindo a ela que fosse rápido para casa.

— Eu não fazia ideia do que ia encontrar quando chegasse lá. Quando chegou, Nichola conta que sentiu um “cheiro horrível de queimado”, e viu os cabelos da filha no chão. Segundo ela, a menina estava tremendo e havia entrado em choque. Após uma espera de uma hora pela ambulância, Jodie foi levada para o hospital, onde ficou por seis semanas. Os médicos, então, avisaram aos pais que apenas enxertos de pele ajudariam a resolver o problema.

Nove semanas depois do acidente, Jodie retornou às aulas, mas teve que enfrentar os olhares e piadas dos colegas. “O rosto dela era como cera derretida”, lembra a mãe. “Todas as vezes que saíamos na rua, as pessoas riam dela e eu sentia uma pontada no coração”. Até hoje não se sabe o porquê de o fogo ter acontecido. Ainda assim, mesmo tendo passado anos do acidente, a família optou por processar o fabricante.

— Quero que eles se responsabilizem por fabricar um produto tão perigoso, e que nos compensem pelos custos do tratamento e pelo trauma de Jodie. (Postado por O Controle das Mente – Fonte: noticiasdarede.com)

Você já ouviu falar em bicicleta funerária?


Um empresário de Eugene (Oregon, EUA) decidiu investir em um negócio insólito e ecologicamente correto: bicicleta funerária.
Foto: Divulgação/Sunset Hills Funeral Home

"Quando o corpo do cliente está lá, é delicado de se ver", diz Wade Lind, dono da Sunset Hills Funeral Home. "Quando as pessoas a veem elas dão uma segunda olhada para conferir. Isso expande a percepção, tira o medo da morte", acrescentou o empresário à emissora KVAL.

A bicicleta funerária demorou duas semanas para ser construída. Ela compõe um pacote que a empresa de Wade chama de "enterro natural" - uma alternativa à cremação.

A empresa é a única a oferecer esse tipo de serviço nos EUA. Mas, para os mais tradicionalistas, há opções clássicas motorizadas.



Fonte: PNF

MULHER COM DOENÇA RARA EM CUITÉ, ASSISTA



A senhora Marizete Alves da Silva, moradora da zona rural do município de Cuité - PB, tem uma doença rara que atinge a pele formando espécies de 'bolhas'. Mais especificamente no rosto, a pessoa que tem a doença fica 'desfigurada'.

Geraldo Batista foi entrevistar essa senhora e você pode conferir o vídeo abaixo para entender o caso.


Creditos: Ascom Creative Web TV
CuitéPBOnline


Leia a máteria complete: http://www.cuite24horas.com/2013/05/Doenca-rara-cuite.html#ixzz2TrlyqT76
PORTAL CUITÉ 24 HORAS 

Inácio Arruda e o projeto de combate a seca



Uma proposta que poderá ser votada pelos deputados federais nesta semana é o Projeto de Lei 2447/07, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB), que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Para o senador, a região do Polígono das Secas precisa ter um instrumento e recursos financeiros para conviver com o clima semiárido. O projeto foi recomendado na comissão geral, que debateu a seca no Semiárido nordestino, e, portanto, tem prioridade.

Seca e abandono: 800 jumentos são recolhidos mensalmente das estradas do Ceará


Jumentos são flagrados na Avenida Abolição, em Fortaleza (Foto: Arquivo/TV Jangadeiro)
Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), apontam que uma média mensal de 800 jumentos têm sido recolhidos pelo órgão, nas rodovias estuais, em situação de abandono.

Esses animais soltos às margens das estradas apresentam grande risco de acidentes, por isso são recolhidos a uma fazenda, no município de Santa Quitéria, um equipamento pertencente ao Estado e administrado pelo Detran. Segundo o órgão, atualmente, 4 mil jumentos estão recolhidos no local, gerando um custo de R$ 300 mil por mês pela sua manutenção.

O Detran informou que o aumento no índice de abandono de jumentos no estado está associado à seca prolongada e à falta de condição dos proprietários em manter os animais. Outro fator que justificaria isso, seria a cultura existente no interior de se criar esses bichos soltos, à procura de pasto.

Em 2012, as Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF) registraram cerca de 240 acidentes causados por animais na pista. Nessas ocorrências, 12 pessoas morreram e 120 ficaram feridas. Os pontos considerados mais críticos no Ceará são: BR-116, BR-220, BR-020, BR-304 e CE-065.
Internacional

A representação da União Internacional de Proteção aos Animais (Uipa) no Ceará conseguiu ajuda de uma Ong francesa e mensalmente recebe valores para a compra de alimentos destinados aos jumentos recolhidos em Santa Quitéria. Lucas Moreira, colaborador da Uipa, informou que, também, que no ano passado, a organização mobilizou protestos contra a possibilidade de exportação desses animais para consumo humano na China          . 

A melhor musica de Gustavo Lima


Nelson Martins garante construção de 1.815 cistern as em Quixeramobim

 
O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou na tarde desta segunda-feira, 20, do Programa Repórter Ceará da Rádio Campo Maior AM 840, e destacou as ações da pasta na Região.

O titular da SDA cumpriu agenda nesta segunda-feira no Sertão Central, onde inaugurou 1000 cisternas que beneficiarão 130 comunidades de Boa Viagem e mais 600 cisternas de placas beneficiando 79 comunidades de Itatira, também na região.  Os novos equipamentos foram construídos pelo Instituto Vida Melhor e fazem parte de convênio entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ao todo foram construídas 3.524 cisternas de placas, cujo investimento total foi de aproximadamente R$ 6,08 milhões, beneficiando também os municípios de Madalena (400), Caridade (524), Maranguape (200), Paramoti (400) e Santa Quitéria (400). 

Ainda sobre construção de cisternas, o secretário revelou que já firmou convênio e que deve ser encaminhada nesta segunda-feira, 20, para publicação no Diário Oficial do Estado, a construção de pouco mais de 1.800 cisternas de placas em Quixeramobim: “Serão 1.815 cisternas de placas para universalizar o município. Teremos ainda para outros municípios do Sertão Central, que inclusive, alguns já estão construindo cisternas de produção”.

Durante a entrevista, o secretário destacou a chegada do milho ao Ceará, que está prevista para o mês de junho: “A presidente, quando esteve aqui, se comprometeu em mandar 19.100 mil toneladas por caminhões até o final deste mês e 30 mil de navio. Das 19.100, já chegaram ao Ceará 13 mil toneladas e esta quantidade foi ampliada para 53 mil”, disse.

Quanto a demora na chegada do milho pelo transporte marítimo, Nelson afirmou que a culpa não foi do Governo Federal. Segundo ele, foram realizados três leilões para que, enfim, uma empresa apresentasse proposta. “Este milho deve chegar no mês de junho e por orientação do governador (Cid Gomes) estamos montando toda uma logística no Porto do Pecém”. Serão disponibilizados três armazéns no Porto, que receberão o milho após o descarregamento dos contêineres, sendo dois infláveis com 3 mil metros quadrados de área cada, e um estrutural, com área de 10 mil metros quadrados. Em seguida, o grão será ensacado no próprio terminal portuário e seguirá nos trens das linhas Norte e Sul da Ferrovia Transnordestina, para 20 estações ferroviárias, de onde partirá para armazéns apontados pelas respectivas prefeituras municipais e daí prossegue, por via rodoviária, para os demais municípios criadores no Interior do Ceará.

Questionado ainda sobre os compromissos firmados pela presidente Dilma Rousseff, quando da sua vinda ao Ceará, Martins ressaltou que os mesmos estão sendo cumpridos, como a ampliação da operação carros pipas, ampliação do garantia safra e o bolsa estiagem: “E agora para 2013 já cadastramos 304 mil agricultores que a partir de agosto deverão passar a receber o garantia safra”. O secretário reuniu-se com membros Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), e prometeu antecipar os boletos até final deste mês de maio.

No próximo dia 24, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, deve promover o governo itinerante em Fortaleza, com a presença de outros ministros e discutir inúmeras ações do Governo Federal, como as iniciativas de convivência com seca e a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Sobre o encontro, Nelson Martins afirmou que devem ser entregues 78 máquinas, sendo 38 retroescavadeiras (completando a totalidade dos municípios, tendo em vista que já foram entregues 141 e os outros municípios já tem os equipamentos), além da entrega de 34 máquinas motoniveladoras: “E para junho nós chegaremos ao total de 115 de motoniveladoras”, garantiu o secretário.

O titular da SDA aproveitou o espaço e conclamou os criadores de bovinos que vacinem seu rebanho. Segundo ele, o Ceará só registrou até agora, 21% de vacinação contra a febre aftosa. Sobre a distribuição de água por carros pipas, Nelson revelou que está trabalhando para adquirir estações de tratamento de água móveis e que é importante que as pessoas filtrem a água, ou fervam antes de consumir, para evitar uma série de doenças.
Postado por: Jornalismo - SMC

MENOR DE 13 ANOS É ACUSADO DE LESIONAR DUAS PESSOAS A FACA NO INTERIOR DE QUIXERAMOBIM



A polícia registrou uma tentativa de homicídio no interior de Quixeramobim, durante o final de semana.


O caso ocorreu por volta das 19h55min, de sábado, 18, na localidade de Forquilha, distrito de Manituba. Segundo informações da polícia um menor de 13 anos é acusado de ter praticado as lesões. O mesmo se envolveu numa briga contra um agricultor de 37 anos vindo a lesioná-lo com quatro perfurações a faca, sendo duas nas costas e duas nos braços. Durante a briga, o irmão do acusado tentou separar os mesmos e também veio a ser lesionado em um dos braços. O menor foi localizado, apreendido e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim, onde foi entregue para adoção das medidas cabíveis.

POR REDAÇÃO 

ACESSIBILIDADE: DESNÍVEIS E OCUPAÇÕES INDEVIDAS EM CALÇADAS DIFICULTAM A VIDA DE PEDESTRES EM QUIXERAMOBIM



O município de Quixeramobim convive com um problema que muitas cidades, principalmente do interior do Estado enfrentam: a falta de acessibilidade e espaço nas calçadas. A equipe do Sistema Maior de Comunicação percorreu na última semana os principais pontos da cidade para mostrar o problema.
Os locais onde deveriam transitar os pedestres e cadeirantes estão em péssimas condições. Desníveis, buracos, entulhos, lixo e até mesmo exposição de mercadorias. A situação é mais grave nas principais ruas do centro, onde o fluxo de pessoas é maior. Comerciantes utilizam os espaços livres para expor seus produtos. Além dá utilização das calçadas pelos comerciantes, pedestres e motoristas enfrentam a falta de orientação e sinalização das vias.
Acidentes já aconteceram na principal rua da cidade, a Monsenhor Salviano Pinto, no Centro, quando, por falta de espaço,  pedestres tiveram que abandonar as calçadas para se arriscar em meio a carros e motos. Na maioria das vezes as vítimas são idosos.
Saiba mais

Em setembro de 2011, o Ministério Público do Ceará, através da 2ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim encaminhou à Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Procuradoria Geral do Município uma recomendação ministerial sobre a ocupação ilegal das calçadas por dois quiosques na Rua Abílio Silva, bem como nas praças do Memorial Antonio Conselheiro e da Igreja Matriz.

A recomendação determinava por meio de ato administrativo formal com comunicação à Secretaria de Infraestrutura e demais unidades administrativas, que fossem realizadas diligências no sentido de retirar imediatamente e coibir o uso do espaço e via pública por particulares (comerciantes, mototaxistas e etc.), para fins privados e à margem da legislação, que impediam ou dificultavam a passagem de pedestres e colocando em risco a vida e a integridade física, assim como aplicação de multa administrativa diante do descumprimento da determinação.

Todos os créditos para Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação


Novo cantor "pop": Deinha Holanda.





2

CID GOMES TORCEDOR DO GUARANY


O posicionamento do governador Cid Gomes (PSB) como torcedor do Guarany de Sobral, no jogo da Final de Cearense, mostra bem sua personalidade. Vestiu a camisa do Cacique do Vale e disparou em entrevista ao locutor Gomes Faris: “Estou vestindo uma camisa do Guarany. Tem político que esconde o time dizendo que torce Ferroviário. Eu sou Guarany”.O ex-prefeito de Sobral e Ministro Leônidas Cristino (Portos) que muito ajudou o Guarany quando prefeito, é um dos políticos de Sobral apaixonado e torcedor ardoroso do Ceará Sporting Clube.

OS "DO CONTRA" CONTINUAM NA GESTÃO DE VEVEU ARRUDA


Enquanto muitos da administração sobralense trabalham contra a própria casa, outros dão um duro danado para realizar. No jogo de ontem (19) da final do Cearense em que a Prefeitura de Sobral montou uma estrutura para abrigar os torcedores na Boulevard do Arco, se não fosse o trabalho do Nazion Albuquerque a coisa não tinha andado. Ainda tem muita gente dentro da gestão veveuzista conspirando. Isso serve de alerta...(Foto: Veríssimo Barroso)

Novo Papa será responsável pelo processo de reabilitação do Padre Cícero




O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, solicitou ao Vaticano que o papa Francisco conceda uma audiência a uma comitiva de políticos cearenses durante sua visita ao Brasil.

Eles querem pedir a abertura do processo de reabilitação do Padre Cícero, suspenso pela Igreja Católica em 1916 por desobediência e heresia. O padre apontou como milagre a suposta transformação de uma hóstia em sangue na boca de uma fiel, o que foi considerado um embuste pela Igreja.

Desde 2006, a diocese do Crato tenta reverter a decisão, mas o processo foi suspenso no papado de Bento XVI.

Panorama Holofote - Veja

Trágico Morre mais uma vítima de atropelamento na CE Quixeramobim/Madalena



Familiares de Severo Sousa Lima, 47 anos, informaram na manhã desta segunda-feira, 20, ao Sistema Maior de Comunicação, o falecimento do trabalhador rural, ocorrido na noite deste domingo, 19 de maio. O fato se deu sete dias após o acidente de trânsito registrado na CE 166/265, na localidade de Flores, que envolveu mais 10 pessoas, uma delas faleceu no local: Maria Francisca Cirino, 46 anos, conhecida como “Mocinha”.

Severo foi transferido e estava hospitalizado no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Ele sofreu traumatismo craniano encefálico. Ainda encontram-se em tratamento médico a esposa de Severo, Maria do Socorro Silva Lima, 49 anos, e sua filha Renata Sousa Lima, de 13 anos. Segundo familiares, Renata teria sido transferida recentemente para o Hospital Infantil Albert Sabin para atendimento neurológico e Maria do Socorro permanece no IJF onde deverá passar por procedimentos de plástica.

Relembre
Segundo o radiograma do Policiamento Ostensivo Geral, Camila Batista Silva, 20, conduzia o veículo Siena, cor prata, placas HXM 7884, quando acabou capotando após colidir com seis pessoas que estavam no acostamento da rodovia Quixeramobim/Madalena. Maria Francisca Cirino, 46 anos, conhecida como “Mocinha”, faleceu no local após ter sido colhida pelo veículo. As outras cinco pessoas que estavam com “Mocinha”, Maria do Socorro Silva Lima, 49 anos, Severo Sousa Lima, 47 anos, Renata Sousa Lima, 13 anos, Ramon Nobre Pinho, 12 anos e Ana Cláudia Alves Nobre, 35 anos, ficaram feridas.
Além de Camila, estavam no veículo: Maria Cleonice da Costa, 63 anos, Rosa Maria Pessoa, 42 anos, Eronilça Viana de Oliveira, 23, e João Paulo Facundo da Costa, 31. As vítimas foram socorridas para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto.
Postado por: Jornalismo - SMC

Colisão entre caminhões mata condutor


Dois caminhões colidiram na noite deste domingo (19) na CE-282, na altura do distrito de Lima Campos em Icó

O acidente vitimou um dos motoristas, José Antônio de Souza da Silva, de 55 anos, que ficou preso às ferragens do veículo.

O caminhão que José Antônio conduzia se chocou na traseira do outro veículo. Os dois carros transportavam pedras de mármore e se dirigiam em comboio à Fortaleza.

A vítima foi socorrida no Hospital Regional de Icó, passou por cirurgia, mas acabou falecendo. O corpo foi encaminhado para ser necropsiado no IML de Iguatu. 

Com informações do colaborador Richard Lopes

Guimarães cola em Cid e tenta herdar a vaga de Inácio Arruda



O líder do PT na Câmara Federal, José Nobre Guimarães, faz o dever de casa e tem criado canais de maior aproximação com os aliados da base política do Governador Cid Gomes (PSB), para viabilizar a sua candidatura ao Senado em 2014. Guimarães sempre teve (e tem) um bom diálogo com Cid e foi interlocutor nas últimas eleições para a união entre PSB e PT.

Guimarães tem acompanhado viagens de Cid Gomes a muitas cidades do Interior e, na última sexta-feira (17), estava na Região do Cariri, onde participou da solenidade de lançamento de obras e inauguração de outras obras do Governo Estadual.

Colado em Cid, Guimarães fortalece os laços de manutenção da aliança PSB-PT. Trabalha, ao mesmo tempo, para sair candidato ao Senado, herdando, assim, a vaga de Inácio Arruda.

Como obstáculos, as resistências internas no PT que partem, principalmente, da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que ainda não assimilou a derrota para o PSB nas eleições de 2012.

Fonte: Portal Ceará Agora

A Polícia Federal já está investigando de onde surgiu o boato sobre o Programa Bolsa Família.




A Polícia Federal já está investigando de onde surgiu o boato sobre o Programa Bolsa Família. Ao ler essa notícia lembrei-me da recente onda de boataria e de terrorismo praticando em Quixeramobim, onde foram plantadas infirmações sobre a saída da fábrica da cidade, a demissão em massa de funcionários contratados, o atraso no pagamento do transporte escolar, a falta de merenda escolar dentre outras informações mentirosas e levianas, que tinham com o objetivo apenas trazer o pânico para a cidade. É bom ver essa ação da PF, quem sabe isso que aconteceu em Quixeramobim, também não pode ser o motivo para novas ações judiciais e investigações?

Matéria publicada Vereador Paulo Ferreira
PT

Boato leva centenas de beneficiários do Bolsa Família a agência da Caixa Econômica de Quixadá

lotacao-caxixa_familiaaa
A agência da Caixa Econômica Federal ficou lotada de beneficiários, tomos temerosos pelo fim do programa.

39 anos, ficou sabendo do boato pela vizinha, “eu não pensei duas vezes, peguei a mulher (Solange de Araújo Gomes, 33), coloquei na garupa da minha bicicleta e vim pra caixa”. O casal mora no bairro Campo Velho, tem dois filhos, chegou por volta das 9 horas e às 14 h ainda peregrinava na fila.

A agência da Caixa Econômica Federal ficou lotada de beneficiários, tomos temerosos pelo fim do programa, que para muitos é o único meio de comprar alimentos. O maior problema foi devido à falta de conhecimento dos clientes que não sabem usar o seu cartão magnético, como não havia funcionários, a demora aumentou, “como eu sei, vou ajudar os meus colegas”, disse Carmélia de Queiroz, 29 anos, também assistida.
Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em agências de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. A Polícia Federal vai instaurar inquérito para investigar de onde partiu o boato, que foi disseminando boca a boca e também e pela internet. No Ceará 34 agências registraram tumultos de beneficiários do Bolsa Família
A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que esse domingo,19, seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O governo federal garante que o programa vai continuar e que tudo foi mentira.

Faec lista sugestões para enfrentar a seca


Principal preocupação diz respeito à falta de condições dos produtores rurais de pagarem suas dívidas


Crateús. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) está divulgando um relatório nominado "Propostas e Estratégias de Enfrentamento da Seca, com Ênfase no Ceará". O documento apresenta sugestões de políticas de enfrentamento - elaboradas pelo órgão - aos efeitos da estiagem que assola o Estado, considerada como a maior dos últimos 50 anos. Traz de forma ampla propostas de âmbito emergencial e de médio e longo prazo para serem desenvolvidas por órgãos da esfera federal e estadual, como forma de assistir os agropecuaristas e amenizar os efeitos da seca no Ceará.

O documento apresenta sugestões de políticas de enfrentamento - elaboradas pelo órgão - aos efeitos da estiagem que assola o Estado. Cisternas continuam sendo alternativa para moradores de municípios do Interior FOTO: ALEX PIMENTEL


As novas propostas de enfrentamento à seca apontam ações voltadas para os recursos hídricos, crédito e endividamento rural, segurança alimentar animal, cultivos de culturas, educação rural e seguro alimentar animal (como o seguro safra), para resguardar o produtor de prejuízos decorrentes da situação climática desfavorável que ciclicamente acomete o sertão cearense.

Endividamento
"As propostas mais importantes são as que tratam do endividamento rural sofrido pelo produtor rural, que trabalha no campo, castigado por duas secas sucessivas e a segurança alimentar animal, com ênfase na produção de forragem" destaca o presidente do órgão, Flávio Saboya, ressaltando que a produção de forragem demanda em torno de 90 dias e, em virtude disso a ação tem que ser iniciada com a maior brevidade possível.

Na última quinta-feira, o presidente da Faec apresentou o documento aos parlamentares cearenses na Assembleia Legislativa, durante audiência da Comissão Especial da Seca. Na sua explanação, Saboya apresentou à Comissão propostas como: reestruturação e ampliação da Defesa Civil do Estado, a implantação de unidades operacionais em diversos pontos do Estado e a reestruturação e ampliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Destacou também como medida urgente a implantação do Programa Emergencial de Segurança Alimentar Animal, objetivando a produção de forragem para alimento dos rebanhos para que não haja perdas significativas em períodos de seca.

Saboya disse que a dívida dos produtores rurais nordestinos é da ordem de R$ 14 bilhões, e que a indústria automobilística teve um perdão de R$ 30 bilhões. Para ele, o pagamento da dívida como está sendo proposto pelos agentes financeiros é impagável, pois produtor rural vive um segundo ano de seca, perdeu grande parte de seu rebanho, de sua renda, e a economia terá sérios reflexos. Pediu a Assembleia Legislativa do Ceará que se una às demais Assembleias do Nordeste em torno desta e de outras demandas a fim de amenizar os efeitos da seca.

O deputado Wellington Landim, relator da Comissão, disse que pretende encaminhar ao executivo relatório de ações e sugestões da Comissão até o fim do mês de junho e o deputado Manoel Duca da Silveira, sugeriu implantar na segunda etapa do projeto de irrigação Baixo Acaraú, programa de forragem sugerido pela Faec, e culturas de produção rápida como feijão, mandioca, milho.

Participaram ainda da reunião, o presidente da Associação de Criadores do Ceará e vice-presidente da Faec, Paulo Hélder de Alencar Braga; o coordenador técnico do Senar-CE, Eduardo Queiroz; técnico da CNA, Edvaldo Brito; presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel; presidente da Ematerce, José Maria Pimenta; membros da Defesa Civil, Aprece, dentre outras instituições com atuação na área.

Segundo Flávio Saboya, da Faec, o endividamento rural é decorrente de uma política creditícia incompatível com a realidade do semiárido.

Mais informaçõesFaec
Rua Edite Braga, 50
Jardim América, Fortaleza
Telefone: (85) 3535.8000

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER Diário do Nordeste

Chove em 74 municípios no Interior

Fotos Valmir Holanda



Voltou a chover no Estado nesse fim de semana, em praticamente todas as regiões. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia do Ceará (Funceme) choveu em 74 municípios, no domingo, 19, e em 46 municípios, no sábado, 18. No domingo, a maior chuva do Estado foi em Itapipoca, no Litoral do Pecém, onde choveu 144 milímetros na Praia da Baleia. Em Trairi, foram 112 milímetros, na Fazenda Lajes. No Litoral Norte, o município de Amontada também registrou intensa precipitação, de 142 milímetros, em Icaraí de Amontada e 91,6 milímetros na sede.

Ainda no domingo, as precipitações ocorreram de forma intensa em várias regiões. Ainda no Litoral do Pecém, as chuvas foram fortes em São Gonçalo do Amarante, que registrou 100mm, Pentecoste com 82,4mm, Itapagé registrou precipitação de 79mm, Pentecoste de 77,4mm, Apuiarés 71mm, Paracuru 69mm, Irauçuba 62mm, 51mm no município de São Luís do Curu e Umirim 38,7mm.

Outros municípios do litoral Norte receberam boas chuvas, como na localidade de Prata, em Bela Cruz, que choveu 74 milímetros, Carvoeiro, em Itarema 71 milímetros, em Morrinhos 65mm, 58mm em Granja (localidade de Adrianopólis), Miraíma 57mm e 56mm em Camocim.

Outras regiões
Em outros municípios do litoral Norte, a Funceme registrou precipitações, como Acaraú (51mm), Meruoca com 49mm, 37mm em Marco, 30mm em Chaval e Uruoca, Alcântaras 23mm, Santana do Acaraú 22mm e 21mm em Senador Sá.

O litoral de Fortaleza também registrou boas precipitações, sendo a maior em Pacatuba, como 57mm, seguido de 55m em Maranguape, 38mm em Maracanaú, em Itaitinga 36mm, 30mm em Pacajus, 25mm no Eusébio, 18mm em Fortaleza e 11mm em Pindoretama.

Na região do Maciço de Baturité, as precipitações ocorreram em vários municípios: Pacoti registrou 76mm, Mulungu 74mm, Aracoiaba 72mm, em Itapiúna choveu 57mm, em Palmácia 50mm, em Guaiuba 42mm, Redenção registrou 40mm e por último Acarape, com 35mm.

Nos municípios de Ibiapina, Viçosa, São Benedito, Mucambo, Graça e Ubajara, na Serra da Ibiapaba também ocorreram precipitações, sendo 45mm, 43mm, 38mm, 35mm, 32mm e 28mm, respectivamente. Chuvas de menor intensidade, entre 20mm e 5mm ocorreram em outros municípios da Ibiapaba.

O Sertão Central e o dos Inhamuns também receberam boas chuvas, sendo a maior de 51mm em Mombaça, 50mm em Santa Quitéria, 41mm em Caridade, 39mm em Crateús, 23mm em Piquet Carneiro, Canindé e Ibaretama choveram 20mm, Tamboril 18mm.

Na região Jaguaribana, as chuvas foram as menores do Estado, com a maior ocorrendo em Morada Nova, com 21mm seguido de Potiretama e Tabuleiro do Norte, com 16mm e 15mm, respectivamente.

No sábado, as maiores precipitações ocorreram no Cariri, em Ipaumirim, com 100 milímetros, 75milímetros em Lavras da Mangabeira e 66 em Baixio.

Segundo os meteorologistas, o mês de maio deve permanecer como os anteriores e apresentar déficit de chuvas. A previsão é de maior probabilidade de precipitações abaixo da média. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)