segunda-feira, 20 de maio de 2013

Nelson Martins garante construção de 1.815 cistern as em Quixeramobim

 
O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou na tarde desta segunda-feira, 20, do Programa Repórter Ceará da Rádio Campo Maior AM 840, e destacou as ações da pasta na Região.

O titular da SDA cumpriu agenda nesta segunda-feira no Sertão Central, onde inaugurou 1000 cisternas que beneficiarão 130 comunidades de Boa Viagem e mais 600 cisternas de placas beneficiando 79 comunidades de Itatira, também na região.  Os novos equipamentos foram construídos pelo Instituto Vida Melhor e fazem parte de convênio entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ao todo foram construídas 3.524 cisternas de placas, cujo investimento total foi de aproximadamente R$ 6,08 milhões, beneficiando também os municípios de Madalena (400), Caridade (524), Maranguape (200), Paramoti (400) e Santa Quitéria (400). 

Ainda sobre construção de cisternas, o secretário revelou que já firmou convênio e que deve ser encaminhada nesta segunda-feira, 20, para publicação no Diário Oficial do Estado, a construção de pouco mais de 1.800 cisternas de placas em Quixeramobim: “Serão 1.815 cisternas de placas para universalizar o município. Teremos ainda para outros municípios do Sertão Central, que inclusive, alguns já estão construindo cisternas de produção”.

Durante a entrevista, o secretário destacou a chegada do milho ao Ceará, que está prevista para o mês de junho: “A presidente, quando esteve aqui, se comprometeu em mandar 19.100 mil toneladas por caminhões até o final deste mês e 30 mil de navio. Das 19.100, já chegaram ao Ceará 13 mil toneladas e esta quantidade foi ampliada para 53 mil”, disse.

Quanto a demora na chegada do milho pelo transporte marítimo, Nelson afirmou que a culpa não foi do Governo Federal. Segundo ele, foram realizados três leilões para que, enfim, uma empresa apresentasse proposta. “Este milho deve chegar no mês de junho e por orientação do governador (Cid Gomes) estamos montando toda uma logística no Porto do Pecém”. Serão disponibilizados três armazéns no Porto, que receberão o milho após o descarregamento dos contêineres, sendo dois infláveis com 3 mil metros quadrados de área cada, e um estrutural, com área de 10 mil metros quadrados. Em seguida, o grão será ensacado no próprio terminal portuário e seguirá nos trens das linhas Norte e Sul da Ferrovia Transnordestina, para 20 estações ferroviárias, de onde partirá para armazéns apontados pelas respectivas prefeituras municipais e daí prossegue, por via rodoviária, para os demais municípios criadores no Interior do Ceará.

Questionado ainda sobre os compromissos firmados pela presidente Dilma Rousseff, quando da sua vinda ao Ceará, Martins ressaltou que os mesmos estão sendo cumpridos, como a ampliação da operação carros pipas, ampliação do garantia safra e o bolsa estiagem: “E agora para 2013 já cadastramos 304 mil agricultores que a partir de agosto deverão passar a receber o garantia safra”. O secretário reuniu-se com membros Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), e prometeu antecipar os boletos até final deste mês de maio.

No próximo dia 24, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, deve promover o governo itinerante em Fortaleza, com a presença de outros ministros e discutir inúmeras ações do Governo Federal, como as iniciativas de convivência com seca e a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Sobre o encontro, Nelson Martins afirmou que devem ser entregues 78 máquinas, sendo 38 retroescavadeiras (completando a totalidade dos municípios, tendo em vista que já foram entregues 141 e os outros municípios já tem os equipamentos), além da entrega de 34 máquinas motoniveladoras: “E para junho nós chegaremos ao total de 115 de motoniveladoras”, garantiu o secretário.

O titular da SDA aproveitou o espaço e conclamou os criadores de bovinos que vacinem seu rebanho. Segundo ele, o Ceará só registrou até agora, 21% de vacinação contra a febre aftosa. Sobre a distribuição de água por carros pipas, Nelson revelou que está trabalhando para adquirir estações de tratamento de água móveis e que é importante que as pessoas filtrem a água, ou fervam antes de consumir, para evitar uma série de doenças.
Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário