quinta-feira, 25 de junho de 2015

Estudantes criam camisinha que muda a cor ao detectar doenças sexualmente transmissíveis


Estudantes criam camisinha que muda a cor ao detectar doenças sexualmente transmissíveisUm preservativo que muda de cor quando entra em contato com doenças sexualmente transmissíveis foi inventado por um grupo de jovens estudantes da Academia Isaac Newton, em Ilford, Essex. A invenção, que recebeu o nome de S.T.EYE, contém um indicador embutido capaz de identificar infecções como clamídia e sífilis, mudando de cor de acordo com o a bactéria detectada no indivíduo.
Daanyaal Ali, de 14 anos, Muaz Nawaz, de 13, e Chirag Shah, 14, são os responsáveis pela criação que recebeu o prêmio de melhor inovação em saúde, concedido pelo TeenTech — dedicado a trabalhos de adolescentes nas áreas de ciências, engenharia e tecnologia. Como premiação, os estudantes receberam uma quantia em dinheiro e ainda tiveram a oportunidade de visitar o Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglarerra.
A ideia do projeto, que não tem perspectiva de chegar ao mercado, era fazer com que doenças venéreas fossem identificadas da forma mais segura possível, sem a necessidade de testes invasivos.
— Nós criamos o S.T.EYE também para ajudar as gerações futuras e acreditamos que, assim, as pessoas possam se tornar mais responsáveis do que nunca — afirma Daanyall.
Maggie Philbin, fundador do TeenTech, afirma que o projeto pretende incentivar os alunos a levar suas ideias para fora da sala de aula, encorajando-os a expor suas ideias para profissionais do mercado, o que pode abrir os olhos para seus verdadeiros potenciais.
As informações são do The Independent.

Primeiro pivô central de irrigação é instalado em Iguatu


São quatro pivôs instalados na empresa e que mudaram todo o panorama. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
São quatro pivôs instalados na empresa e que mudaram todo o panorama. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Foi instalado em Iguatu o primeiro pivô central de irrigação, o equipamento pode ser visto para quem passa pela CE 282 que liga Iguatu/Icó, precisamente nas terras da Agropecuária Chapada do Moura.
Com uma mega estrutura que chama a atenção de todos os empresários Elmo e seu filho Marcos Moreno são os primeiros a implantar este sistema de irrigação na cidade e região Centro-Sul.
A reportagem do portal Iguatu.net foi convidada para conhecer as instalações deste novo equipamento e o resultado de meses de trabalho utilizando a nova estrutura, algo que impressiona e demonstra que mesmo vivendo um período de seca, a união da tecnologia, água e vontade são determinantes para o agricultor obter sucesso em pleno sertão cearense.
Extraoficialmente, mas com um investimento de quase R$ 12 milhões os empresários adquiriram os pivôs centrais que podem chegar a mais de 800 metros de extensão.
A primeira medida foi construir uma adutora que capta a água do rio Trussu, são quase 8 km de extensão por onde percorrem cerca de 300l de água por segundo é o que informa Anderson Virgílio, “ os empresários Elmo Moreno e seu filho Marcos tiveram esta visão e percebendo que atravessamos uma grande seca precisávamos de tecnologia que fizesse o bom uso da água que ainda existe na região, e foi decidido construir esta adutora para abastecer o sistema de pivôs”, disse.
A água é captada diariamente e taxas são pagas, além de possuírem a autorização da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-COGERH.
Momento em que as máquinas colhem o milho e produzem a silagem. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Momento em que as máquinas colhem o milho e produzem a silagem. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Com a aquisição do sistema de irrigação, cerca de 120 hectares estão sendo irrigado, o administrador da empresa apresentou um sistema inteligente que evita o desperdício de água, “ acompanhamos diariamente a necessidade da nossa colheita por água, o sistema acompanha a evaporação e através de dados computadorizados enviamos para os quatro pivôs instalados e apenas o que é necessário será colocado nas plantações, evitando o desperdício da água e o excesso que prejudicaria as nossas culturas”, destacou Anderson Virgílio.
A primeira colheita teve início, e o sucesso é bem perceptível, pés de milho com quase 3 metros de altura, espigas que chegam a 600 gramas e uma colheita da silagem de milho que chega a 50 toneladas por hectare.
“ É um sucesso, o milharal impressiona pela qualidade e quantidade, o sistema de irrigação ajuda e muito, esta silagem produzida irá ajudar na manutenção dos nossos animais durante o período seco, e antes disto tínhamos que importar a silagem de Limoeiro, algo que não existe mais”.
O administrador da Agropecuária Chapada do Moura, adianta que a cultura da soja será plantada em Iguatu, “ temos na programação que na terceira colheita, iremos mudar o plantio e com certeza vamos utilizar a soja para que seja produzida em Iguatu”, adiantou.
Um dos mais animados com o resultado da colheita através da irrigação dos pivôs é o delegado Agenor Freitas de Queiróz, um amigo da família e que acompanhou todo o processo de instalação, “ sabia que daria certo, eles possuem as condições financeiras para obter a tecnologia, sabem utilizar corretamente, tem água e a força de trabalho, tudo isto junto tem como resultado uma colheita como esta de milho em plena seca. Esta é a mensagem para nossos governantes, acreditem no Nordeste, se eles conseguem fazer isto no Sertão Cearense, o governo também poderia fazer, e mudar a vida do nosso povo sertanejo que precisa de apoio, apenas isto”, finalizou.

Detentos tentam fugir e guarda da Cadeia Pública de Quixadá encontra burac

Cadeia_quixada_2015
Um grupo de detentos tentou fugir, mas foi interceptado pelos agentes penitenciário e policiais militares de plantão

Um grupo de detentos tentou fugir na madrugada dessa quinta-feira, 25, da Cadeia Pública da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense.
Por volta das 03h00, a composição de serviço na guarda da Cadeia Pública de Quixadá, percebeu um barulho vindo da cela L2, que dá acesso ao Corpo da Guarda daquela unidade prisional e a Escola Terra dos Monólitos. Ao verificar a situação, foi percebido que já havia um buraco.
De imediato foi solicitado apoio das composições do 9º Batalhão da Polícia Militar, evitando assim uma possível fuga em massa.
Clique na opção "Curtir" em nossa página do facebook www.facebook.com
Serviços: 
9º Batalhão da Polícia Militar em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Presidente Vargas - Campo Novo
Tel. (88) 3445-1047

Carro com integrante da banda Forró da Pegação capotou 2 vezes. Ocupantes do veículos estão bem http://svmar.es/1FCP9go Via Diário do Nordeste


t
Reprodução/Facebook

Divulgação
Na manhã de hoje, ocorreram várias especulações em grupos do WhatsApp sobre um suposto acidente com o carro do cantor Pedrinho Pegação. Viemos através desta nota esclarecer os fatos. Na madrugada desta quarta (24), a banda se apresentou na cidade de Paudalho/PE. No caminho para o segundo show da noite, nas proximidades de Bezerros/PE, o pneu do veículo do cantor estourou e o mesmo capotou cerca de duas vezes. Nele se encontrava apenas seu motorista, Madson, e o baterista da banda, Valfran. Pedrinho se encontrava em um outro veículo, junto com seu empresário, Leonardo Martins. O restante da banda seguia viagem em duas vans. A SAMU logo chegou ao local do acidente e prestou os devidos socorros às vítimas que se encontravam no carro, modelo Amarok. Queremos deixar bem claro que está tudo bem, graças a Deus, e o episódio não passou de um susto. Todas as providências foram tomadas e, mesmo com o ocorrido, a banda realizou o show na cidade de Caruaru/PE. Agradecemos a solidariedade dos fãs e amigos. Vamos em frente, afinal, o show tem que continu

Centenas de peixes aparecem mortos no Açude Castanhão, no Cear



Peixes morreram depois que as comportas foram abertas, dizem moradores. Cogerh vai ao local para realizar uma investigação mais detalhada.

Milhares de peixes morreram no último fim de semana, no Açude Castanhão, em Jaguaribara, a 254 km de Fortaleza. De acordo com um piscicultor da cidade, Anderson Oliveira, os peixes morreram depois que as comportas do açude foram abertas.

De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), na maioria das vezes, a mortandade de peixes está associada com a baixa concentração de oxigênio dissolvido na coluna de água.

O oxigênio, conforme a Cogerh, dissolvido na água, tanto pode ser oriundo da incorporação do ar à coluna de água, pela ação dos ventos, quanto pelo oxigênio produzido pela fotossíntese das algas, sendo que esta concentração de oxigênio dissolvido é variável de acordo com a profundidade da coluna de água.

A Cogerh ressalta que não procede a alegação de que a operação da válvula pode ter sido a ocasionadora da mortandade. Uma equipe da Cogerh vai ao local para realizar uma investigação mais detalhada no local.

Açude Castanhão
O Açude Castanhão localizado na Região Hidrográfica do Médio Jaguaribe, no município de 
Alto Santo, tem capacidade de acumulação de água de 6,7 bilhões m³, atualmente com 1,34 bilhão m³ (20%), sendo responsável pelo abastecimento de vários municípios e atendimento de múltiplos usos das sub-bacias hidrográficas do médio e Baixo Jaguaribe, do Banabuiú e ainda por parte do abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza onde inclui-se o Complexo Industrial Porto do Pecém (Cipp).

O reservatório é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e é operado, em parceria, com a Cogerh. O Açude Castanhão pereniza o Vale do Jaguaribe pela válvula dispersora com vazões que variam de acordo com as necessidades da operação, respeitando as médias estabelecidas pela alocação negociada, procurando o atendimento eficiente dos usos múltiplos.

Do G1 CE

Crueldade: Jovem esquarteja namorada e diz que repetiria o crime com outra


Lucas Alves dos Santos, de 19 anos, confessou ter esquartejado a ex-namorada após uma suposta traição no Espírto Santo. O corpo da adolescente Mayara Silva de Jesus, de 16 anos, ficou escondido embaixo do colchão por um dia. O suspeito afirmou que faria o mesmo com a próxima namorada.Eles chegaram a morar com a família da adolescente. Porém, como Santos não gostava de trabalhar, o relacionamento não durou. Segundo os peritos, a adolescente foi espancada até a morte e esquartejada.

O suspeito confessou o crime e disse à polícia que matou a garota sozinho e sem premeditar. Ele ainda afirmou que, depois de usar facão e serrinha, escondeu o corpo embaixo de um colchão por um dia. Ele disse que a jovem negou a traição, mas ele não acreditou nela.

Fonte: R7



LÍDER DIZ QUE DILMA VETARÁ REGRA DE REAJUSTE PARA APOSENTADORIAS ACIMA DE UM SALÁRIO


O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a presidente Dilma Rousseff vetará a proposta que estende a política de valorização do salário mínimo para as aposentadorias e pensões acima de um salário. A medida foi aprovada na noite desta quarta-feira por meio de emenda à Medida Provisória 672/15 e prevê reajuste de acordo com a reposição da inflação e a taxa de crescimento da economia nos dois anos anteriores.
Segundo o líder, o dispositivo será vetado caso seja aprovado pelo Senado e siga para sanção da presidente. “É muito fácil vir aqui fazer um discurso em defesa do aposentado, sem ter minimamente responsabilidade com as contas da Previdência. Querem quebrar a Previdência? Não pode ser desse jeito, eu tenho responsabilidade com o País, com o equilíbrio das contas públicas e, principalmente, com a Previdência. Da forma que essa emenda foi aprovada, não há outro caminho a não ser o veto”, disse Guimarães.

Sob forte emoção, corpo do cantor Cristiano Araújo é enterrado em GO Cristiano Araújo é enterrado no Cemiterio Jardim das Palmeiras Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Cristiano Araújo é enterrado no Cemiterio Jardim das Palmeiras Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)
O corpo do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, que morreu após um acidente de carro na BR-153, em Goiás, foi enterrado por volta das 12h desta quinta-feira (25), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Mais de 1.500 pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles fizeram uma salva de palmas para se despedir do músico.

O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro dos bombeiros, que partiu do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas, até o local.

O pai de Cristiano Araújo, João Reis de Araújo, estava muito emocionado durante o enterro, assim como a mãe, Zenaide Melo, que chegou a passar mal. Outros parentes do cantor também estavam presentes, assim como os colegas de banda. Cristiano Araújo deixou dois filhos, João Gabriel e Bernardo.

Diferente do previsto inicialmente, o corpo da namorada do músico, Allana Moraes, de 19, que também morreu no acidente, não foi enterrado ao mesmo tempo que o de Cristiano. O sepultamento dela ocorreu antes, por volta das 10h30, no mesmo local.

G1

Miss Quixeramobim disputará concurso estadual neste domingo


                                                                                         foto SERTÃO É NOTÍCIA 

Após Saulo Melo, Mister Quixeramobim 2014, ser eleito Mister Ceará 2015, versão Turismo, chegou a vez da bela Viviane Nogueira representar o município de Quixeramobim em um concurso estadual.

A Miss Quixeramobim, que foi eleita em agosto de 2014, vem há vários meses se preparando para representar a “Terra de Antônio Conselheiro” em um dos maiores concurso de beleza do estado do Ceará, o Miss Ceará Latina. O concurso acontecerá no próximo domingo, 28, a partir das 20 horas, no Centro de Eventos do Ceará. Além de Viviane, outras 14 garotas disputarão o título.

A representante de Quixeramobim tem 19 anos, e atualmente mora na cidade de Fortaleza, onde é estudante de Fisioterapia. A bela quixeramobinense irá mais uma vez mostrar que sua terra natal tem tradição em participar de concursos, se destacando nas passarelas da moda sempre com belas garotas que elevam o nome da cidade em concursos estaduais e nacionais. O site O SERTÃO É NOTÍCIA