quarta-feira, 4 de maio de 2016

Violência: Homem é executado com vários tiros na cidade de Quixadá

Violência: Homem é executado com vários tiros na cidade de Quixadá
O motivo ainda é desconhecido, mas uma linha de investigação já de conhecimento da polícia.
A violência na cidade de Quixadá, na região Central do Ceará, vem preocupando os moradores. Diante do clima de insegurança, o governador Camilo Santana não tem promovido nenhum esforço para conter os crimes de homicídios e roubos, deixando todos refém dos criminosos.
Durante o inicio da tarde desta quarta-feira, 04, um homem foi assassinado a tiros na Rua 7, no bairro Renascer, na cidade de Quixadá.  Conforme as informações iniciais, a vítima trata-se de Narciso Júnior.
Ainda de acordo com a polícia, dois homens teriam abordado a vítima e efetuado vários tiros, acertando-o por varias vezes. Sem qualquer chance de defesa, Narciso Júnior, caiu sem vida.
Equipes da Delegacia regional de Polícia Civil de Quixadá e da Polícia Militar estão em buscas dos assassinos. O motivo ainda é desconhecido, mas uma linha de investigação já de conhecimento da polícia, poderá ajudar na captura dos autores ou mandantes.

Serviço:Revista Central: 

Idoso é encontrado morto dentro de casa no Bairro Carrascal 2, em Quixadá

20160504180113
Um idoso conhecido pelo nome de Zequinha foi encontrado morto, na noite desta quarta-feira, 04, no Bairro Carrascal 2, em Quixadá. Ele morava sozinho. O vizinho do idoso sentiu falta, chamou, não conseguiu contato e resolveu entrar na casa. O corpo foi encontrado dentro do banheiro da residência. A causa da morte não foi divulgada ainda pelas autoridades.por  | Destaque HomeNotícias

Chuvas no CE ficam 21,6% abaixo da média nos 4 primeiros meses do ano

De 1° de janeiro a 30 de abril choveu 477,6 milímetros em todo o Ceará. A média histórica para esses quatro primeiros meses do ano é de 608,8 milímetros, o que significa dizer que choveu neste ano 21,6% abaixo da média. Nos quatro primeiros meses do ano, janeiro foi o único mês onde as chuvas ficaram acima da média: choveu 192 milímetros, quando a média histórica do mês é 98,7mm, representando um desvio positivo de 95,4%.

Os dados, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), confirmam a previsão realizada em janeiro de que o Estado teria 65% de chance de ter chuva abaixo da média histórica no período. No Ceará, a quadra chuvosa é concentrada nos meses de fevereiro, março, abril e maio. Se considerar meses da quadra chuvosa, ou seja, os meses de fevereiro, março e abril, o desvio negativo chega a 44%. (Do G1-CE)

Polícia prende dupla acusada de praticar assaltos em Quixeramobim e divulga foto

A Polícia Militar conseguiu na manhã de hoje, 04, através do moto patrulhamento, prender dois homens acusados de praticarem ao menos três assaltos contra postos de combustíveis em Quixeramobim nos últimos dias.
Segundo informou a PM, no momento da abordagem os acusados, identificados por Antônio Jardel Oliveira dos Santos, 18 anos, e Rafael Silva de Aquino, 20 anos, estavam transitando em uma moto Honda FAN, de cor preta, de placa HWY4243, com um revólver calibre 32 municiado.

Um detalhe chamou atenção da Polícia, a placa do veículo estava dobrada para dificultar a identificação da mesma. Os dois homens, conforme lembrou o sargento Cleonor Cruz e Capitão Humberto, confessaram a prática de ao menos três assaltos contra postos de combustíveis no município.
A PM acredita que eles sejam autores de outros assaltos e por este motivo divulgou a foto dos dois para que outras supostas vítimas possam reconhecê-los.

Escute a entrevista concedida pelo sargento Cleonor Cruz, com exclusividade, à Rádio Campo Maior AM 840:

Dilma diz que "está do lado certo da história" e que não vai renunciar

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (3) que recebeu pedidos para que renunciasse, mas que a “injustiça” que sofre com o processo de impeachment vai continuar visível. Ela voltou a dizer que está em curso um “golpe” no país, que é vítima de uma fraude e que não vai renunciar a seu mandato. Mais uma vez, a presidenta declarou estar “do lado certo da história”, que é a democracia.

“Muitas vezes, não foi uma nem duas, pediram que eu renunciasse, porque assim se esconde para debaixo do tapete esse impeachment sem base legal, portanto esse golpe. É extremamente confortável para os golpistas que a vítima desapareça, que a injustiça não seja visível. Eu quero dizer uma coisa para vocês: a injustiça vai continuar visível. Bem visível”, disse.

Dilma voltou a dizer que não há causa para o impeachment e que a “democracia brasileira sofre um assalto porque querem encurtar o caminho”. “Se eu for comparar com todos os presidentes que me antecederam, pelo menos os dois últimos, a situação é extremamente estranha. Eu fiz seis decretos. Quem mais fez foi FHC [Fernando Henrique Cardozo] que fez 101 decretos. Falaram que eu não estava cumprindo a meta fiscal. Foram feitos por demanda minha? Não, não fui eu que pedi”, disse, em referência a solicitações de edição dos decretos de crédito suplementar feitas por diferentes órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral.

A presidenta fez as declarações ao participar do lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar 2016/2017, que vai fornecer R$ 30 bilhões em créditos para financiamento da produção orgânica e agroecológica de alimentos. (Da Agência Brasil)

Assembleia debate aumento da tarifa de energia elétrica

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (04/05), a partir das 14h30, audiência pública para discutir o aumento da na tarifa de energia elétrica praticada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce). A iniciativa atende a requerimento do deputado Odilon Aguiar (PMB), presidente do Colegiado. O reajuste começou a vigorar em 22 de abril, quando foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com Odilon Aguiar, o aumento autorizado para a Coelce foi o maior do Nordeste e o quarto mais alto do País, atingindo 13,64% para os consumidores residenciais e  11,51% para as indústrias. “Em 2015, as contas de energia do Ceará sofreram dois acréscimos – 10,3% em março e 11,69% em abril, somando 21,99% de reajuste", observou.

Na avaliação do parlamentar, esse aumento vai trazer consequências danosas para todos. "Como se não bastasse a crise econômica, o desemprego, o cearense terá que arcar com mais esse aumento, porque essa alta gera um aumento em cadeia de tudo o que é produzido e consumido", acrescentou Odilon Aguiar.  No Ceará, conforme o parlamentar,  3,4 milhões de unidades consumidoras serão apenadas com impacto de R$ 138 milhões.

Foram convidados para a audiência representantes da Coelce, Aneel,  Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Defesa do Consumidor do Ceará (Decon), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), universidades e entidades ligadas aos direitos dos consumidores e associações populares.

Microcefalia: Governo do Estado inaugura 2º Núcleo de Estimulação Precoce nas Policlínicas Regionais



O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (3), o segundo Núcleo de Estimulação Precoce implantado nas Policlínicas Regionais do Ceará para atender crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia. Inaugurado na Policlínica Regional de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e pelo secretário da Saúde, Henrique Javi, o núcleo composto por equipe multidisciplinar atende, atualmente, 12 crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, sendo seis com microcefalia e seis prematuras ou com atraso psicomotor.

A dona de casa Andressa Helen Rocha, de 19 anos, moradora de Caucaia, teve zika aos quatros meses de gestação, e viu sua vida mudar quando o descobriu que o filho havia sido diagnosticado com microcefalia. "Quando Bryan nasceu eu tive muito medo, até mesmo pela falta de informação, e como seria o atendimento ao meu filho. Quando cheguei aqui na policlínica nossas vidas mudaram para melhor. Ele é bem atendido e teve uma evolução rápida. Está mais calmo, não chora tanto, e até brinca no berço”, afirmou.

Idealizadora da implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado, Onélia visitou o equipamento para conferir o atendimento às crianças. Ela explica como surgiu a ideia da criação dos núcleos, articulada por ela com a Secretaria da Saúde e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC). "Identificamos, na nossa visita ao Nutep, que a demanda (das crianças atendidas) era muito do Interior. A gente criou o Núcleo de Estimulação Precoce para que o pediatra, o neuropediatra faça o diagnóstico e os encaminhamentos para que essa família e essa criança tenham o atendimento adequado para o desenvolvimento infantil, que está dentro do Programa Mais Infância Ceará", completou.

Segundo o secretário da Saúde, é importante destacar a descentralização do atendimento no Ceará. “A maioria dessas famílias tinham que se deslocar do Interior, de longas distâncias, para vir buscar terapia especializada em Fortaleza. E com essa possibilidade, a gente está trazendo para mais próximo das famílias essa garantia de adesão ao tratamento. Devido à distância, o que ocorria é que as famílias não tinham condições de manter a constância desse tratamento e as crianças sofriam com isso. A grande novidade da policlínica é realmente esse Núcleo de Estimulação Precoce”, pontuou.

Além da primeira-dama do Estado e do secretário estadual da Saúde, os prefeitos de Caucaia, Pentecoste, General Sampaio, São Luís do Curu e Apuiarés; Washington Góis, Ivoneide Carneiro, Ediene Monteiro, Daniele Nunes e Francisco José Barbosa Gois, respectivamente, também estavam presentes no evento. O deputado estadual Naumi Amorim; o presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Silvio Nascimento; a diretora da Policlínica, Josefa Cavalcante; o diretor do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), Lucivan Miranda; o presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota; a especialista em Programas do Unicef, Tati Andrade; e lideranças da região, como Lia Gomes, participaram da inauguração.

O prefeito de Caucaia, Washington Góis, reconheceu a importância da implantação do serviço de atendimento especializado. “Temos um público grande com microcefalia e esse público precisa de um atendimento especial. E o Núcleo de Estimulação Precoce vai dar assistência a essas pessoas. É muito importante a implantação desse Núcleo e é por isso que temos que enaltecer o dr. Lucivan Miranda, do Nutep; a nossa primeira-dama Onélia Santana, o governador do Estado, Camilo Santana; e todos que estão participando para a implantação desse Núcleo na Policlínica aqui de Caucaia”, disse.

No último dia 20, a primeira-dama inaugurou o Núcleo de Estimulação Precoce de Barbalha, que fica na 21ª Região de Saúde e abrange os seguintes municípios: Barbalha, Juazeiro do Norte, Granjeiro, Caririaçu, Jardim e Missão Velha. Além da Policlínica de Caucaia e Barbalha, as unidades de Russas e Sobral também estão acolhendo e atendendo as crianças.

Capacitação pelo Nutep

O Nutep capacitará profissionais de equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros de 19 policlínicas regionais do Estado este ano. O objetivo é implementar serviços de estimulação de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, ou seja, com atraso no desenvolvimento, como microcefalia, crianças prematuras, com síndrome de Down, síndrome de Edwards e paralisia cerebral. Três turmas de profissionais receberão o treinamento e a consultoria técnica. A primeira, composta pelas policlínicas de Pacajus, Caucaia, Baturité, Russas, Limoeiro, Sobral, Tianguá, Crateús, Camocim e Barbalha, está em treinamento, e os atendimentos já acontecem nessas regiões.

O diretor do Nutep afirma que as equipes que são treinadas na instituição estão aptas para atuarem nas diversas policlínicas, como já está acontecendo em Caucaia. “Cada criança tem seu plano de atendimento individual. Mas o atendimento não é só a criança. Envolve a família como um todo. São mães, são famílias muito sofridas e comumente se destrói esse lar. Esse aspecto é muito importante. O serviço social e a psicologia, que também dão apoio a essas famílias. O tratamento não é imediato, vislumbra-se um longo caminho a ser percorrido”, ressaltou Lucivan Miranda.

Governador anuncia liberação de recursos para abertura do Hospital Regional do Sertão Central

Na tarde desta terça-feira, 03, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou através de sua página no Facebook a liberação de recursos pelo Ministério da Saúde que possibilitarão a abertura do Hospital Regional do Sertão Central.
Segundo Camilo, o repasse extra de R$ 36.000.000,00 (trinta e seis milhões de reais), vai ser incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidades do Estado do Ceará. Camilo também divulgou que agora garantidos os recursos, iniciara o planejamento que definirá o cronograma de instalação de cada serviço para a população.
Confira a Postagem:
Daqui de Brasília, trago mais uma grande notícia para o nosso Ceará. Após muita luta conseguimos, finalmente, a liberação de recursos pelo Ministério da Saúde que possibilitarão a abertura do Hospital Regional do Sertão Central. Já foi publicada a portaria que garante o repasse extra de R$ 36.000.000,00 (trinta e seis milhões de reais) ao ano para ser incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidades do Estado do Ceará. Dessa forma, também com aporte de recursos do tesouro do estado, poderemos iniciar a prestação de serviços tão sonhada por toda a região. Garantidos os recursos, iniciaremos o planejamento que definirá o cronograma de instalação de cada serviço para a população. Agradeço ao Governo Federal pela parceria.
Mais uma conquista do povo cearense.