sábado, 22 de agosto de 2015

"Uma Criança, Uma árvore": Para cada criança que nascer no Hospital de Quixeramobim uma árvore será plantada pelo município, garante Lei


O Prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, sancionou a Lei 2.767/2015,de proposição da Vereadora Liduína Leite, que propõe que o município de Quixeramobim plante uma árvore para cada criança que nascer no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, Maternidades, domicílio e/ou outros lugares que compreendam o território do município.

Segundo a Lei aprovada, a unidade em que a criança nasceu deverá informar a Secretaria de Agricultura sobre o nascimento e caberá ao órgão o plantio das árvores. Uma muda de árvore será entregue aos pais da criança logo após o seu retorno ao lar, devendo ser plantada no local onde o bebê deve residir.

A Secretaria de Agricultura deverá acompanhar o plantio, documentar e semestralmente apresentar um relatório com a quantidade de árvores plantadas à Câmara Municipal de Quixeramobim. A árvore receberá uma placa com o nome da criança e a data do seu nascimento e será entregue aos pais um certificado com os dizeres: “Criança amiga da natureza”.

Na rede social Facebook, a vereadora Liduína Leite, informou sobre a sanção da Lei e comemorou: “Uma grande conquista para o nosso meio ambiente”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Governo decide pagar primeira parte do 13º dos aposentados em duas vezes


O Ministério da Fazenda decidiu que vai pagar a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS em duas vezes, segundo o jornal O Globo. A primeira metade será creditada em setembro e a restante em outubro. A proposta ainda será apresentada para aval da presidente Dilma.
O crédito deve ser feito, possivelmente, junto com o pagamento dos benefícios, que acontece entre os últimos cinco dias úteis de cada mês e os primeiros do mês seguinte. A última parte do abono sairá normalmente na folha do mês de dezembro.
A estimativa do Ministério da Previdência é que a antecipação gera gasto de R$ 15 bilhões. O INSS antecipa metade do benefício em agosto desde 2006, mas este ano a Fazenda era contra por conta de falta de recursos para custear essa despesa agora.
Houve pressão das pastas das áreas sociais, que entendiam que prejudicaria o governo não pagar a antecipação para aposentados e pensionistas. Assim, o governo resolveu manter o pagamento antecipado.
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical chegou a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira pedindo que o governo fosse obrigado a antecipar a primeira parcela.
EBC

Construção de duplicação de ponte vira atração em Quixeramobim


A construção de uma duplicação da ponte que interligando o bairro da Maravilha e Jaime Lopes ao centro da cidade, vem virando atração em Quixeramobim.

Segundo informações repassadas por funcionários da obra, é comum moradores se deslocarem para o local e tirarem fotos para divulgarem nas redes sociais. “Muita gente para o seu trajeto e fica observando a construção, estamos nos sentindo parte de um sonho, pois a muito tempo que essa população sonhava com a duplicação dessa ponte”, comentou um dos funcionários.

A obra que teve inicio em outubro de 2014 está avaliada em R$ 11.062.466,49 milhões e é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Infraestrutura, Departamento Estadual de Rodovias (DER) com a Prefeitura Municipal de Quixeramobim. O site O SERTÃO É NOTÍCIA