quinta-feira, 26 de julho de 2012

Policiais do CPI, FTA e Ronda do Quarteirão deflagram Operação em Quixadá
Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Uma operação foi desencadeada por policiais do CPI, FTA, e Ronda do Quarteirão no município de Quixadá. Visando reprimir ações delituosas no município, policiais deflagraram operação no intuito de coibir furtos, roubos e saidinhas bancarias, principalmente na zona comercial da cidade.

A operação iniciou nesta terça-feira (24), com intensidade de saturações, blitzs, busca de arma, abordagens e apreensões de veículos e pessoas suspeitas.

De janeiro de 2011 a julho/2012, já foram presas 47 pessoas envolvidas no trafico de drogas, o cumprimento de 31 mandados judiciais, 38 pessoas presas por porte ilegal de arma de fogo, 25 veículos recuperados.

Em 2011 não houve no município de Quixadá, assaltos a bancos, carros fortes, ônibus e cargas. Em 2012, de janeiro até a presente data, não houve no município de Quixadá, assaltos a bancos, ônibus, e carga.

Para as autoridades policiais militares o desafio se constitui na diminuição de furtos e roubos que acontecem no município. E para conter esta onda de ações delituosas policiais do CPI, Policia Civil, FTA e Ronda do Quarteirão estão percorrendo todos os bairros de Quixadá para reprimir estas ações.

O Comandante do Ronda do Quarteirão, Capitão Antônio George Vidal disse que estar disponibilizando todo o efetivo do Ronda para a realização de busca e apreensões de veículos e pessoas suspeitas. Disse ainda que os furtos e roubos a pessoas, residência e comercio precisam ser encarados com maior seriedade pela população, no que diz respeito à observação das dicas de segurança e o apoio da policia militar. Afinal “Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Importante: Os dados estatísticos são relacionados apenas ao município de Quixadá.

Asssoria de Comunicação do Ronda de Quixadá




Fonte: Revista Central
Fotos  Valmir
Ex-affair de Neymar posa de biquíni e conta que vai apresentar reality show
Carol Abranches revelou que vai comandar um programa em Miami.

Carol Abranches, ex-affair de Neymar(aquela que curtiu um passeio de iate no Guarujá ao lado do jogador), está seguindo novos caminhos. Após fazer um teste para apresentar um programa no canal pago Multishow- no formato do "Papo Calcinha", no Brasil, e não conseguir a vaga, a morena não abandonou os planos e agora vai comandar um reality show em Miami.
Ela posou de biquíni no apartamento onde será gravado o reality show. "Estou em Miami e adorando as novas experiências. Fui chamada para comandar um reality show e aceitei. Agora vou investir nessa carreira", disse ela.



Carol Abranches (Foto: Edgar Velasquez / Divulgação)
Fotos  Valmir
 


CABRAS PRODUZEM LEITE QUE COMBATE A DIARREIA!


Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade". A mesma sensação do astronauta Niel Armstrong ao pronunciar essa frase, em 1969, quando se tornou o primeiro homem a pisar na lua, pode ser sentida entre os pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor) com o nascimento de duas cabras transgênicas. Os animais são os primeiros no Brasil frutos do projeto da Rede de Caprino-Ovinocultura e Diarreia Infantil do Semiárido (Recodisa) e foram apresentados na manhã da última segunda-feira, no aprisco da instituição.

As cabras poderão produzir leite com a proteína lisozima, componente presente no leite materno humano, que age como fonte extranutricional de resistência a infecções e um importante aliado no combate à desnutrição e mortalidade infantil. O chanceler Airton Queiroz qualifica a pesquisa como um bem imensurável para a humanidade. "Existem projetos em outros centros do País, mas a Unifor é a primeira instituição a obter resultados expressivos e de alcance mundial", ressalta.

O chanceler também destacou o empenho da equipe de pesquisadores, composta por 20 membros do Ceará e de várias partes do Brasil, incluindo pós-doutorandos, doutorandos da Renorbio e de alunos de Farmácia, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem da Unifor. "Isso é fazer ciência em favor da melhoria da qualidade de vida da população sertaneja e mundial", avalia.

Uma das coordenadoras do projeto, a doutora em Genética Luciana Relly Bertolini, diz que a ideia é também proteger imunologicamente, por via passiva, a criança que não mamou. "Pesquisas recentes mostram, por exemplo, que as mães cearenses amamentam seus filhos, em média, apenas um mês. Isso é muito pouco para uma população carente", analisa a pesquisadora.

Clones

O trabalho, em parceria com as universidades Federal do Ceará (UFC), Estadual do Ceará (Uece) e da Califórnia, em Davis, também aguarda em breve o nascimento dos primeiros clones transgênicos de cabras. Os clones caprinos transgênicos para a lisozima serão os primeiros da América Latina e deverão carregar o gene de outra proteína, a lactoferrina humana. "O objetivo final é utilizar o leite de cabra como alimento e para prevenção e tratamento de diarreia em crianças", resume o doutor em Fisiologia, Marcelo Bertolini.

Segundo ele, que coordena o estudo junto com a esposa, Luciana, no semiárido rural, a taxa de mortalidade das crianças até dois anos de idade por diarreia é três vezes maior do que a média nacional. "O que com esse leite de cabra, animal tão característico da região nordestina, poderemos ajudar a vencer", acredita.

O projeto é realizado em várias etapas, que compreendem o estudo etiológico (das causas) da diarreia no semiárido - a cargo da UFC - sob a supervisão do professor Aldo Lima; desenvolvimento do caprino transgênico; análise proteômica e processamento do leite e estudos pré-clínicos e clínicos desta substância. Com o entusiasmo de quem faz um projeto para alterar a qualidade de vida da população mais carente, principalmente do semiárido brasileiro e da África, Bertolini destaca que a Unifor utiliza uma técnica inovadora de clonagem manual de caprino.

Quanto à utilização de cabras na pesquisa, ele explica que o leite destes animais é ideal porque a lisozima não é afetada no processo de industrialização. "Com seus derivados, é possível fazer alimentos mais saudáveis, como iogurtes e queijos, ricos em proteínas que reduzem infecções e diarreias", acrescenta.

Conforme os pesquisadores, a estimativa é de que, em poucos anos, o leite já possa ser distribuído para a população, por meio do Ministério da Saúde. "É uma pesquisa de vanguarda tecnológica", ressalta Bertolini.

Antes de o leite modificado tornar-se disponível para a prevenção e tratamento da diarreia infantil, informa ele, outras etapas estão na frente, de acordo com as premissas básicas de biossegurança e ética que norteiam as ações dos pesquisadores envolvidos no projeto. "Depois dos testes, o leite será fornecido a populações mais acometidas pela desnutrição e doenças diarreicas no País para a avaliação global de sua eficácia", conclui.

Resultado ajuda a reduzir mortalidade
A combinação entre desnutrição e diarreia, por muito tempo, tem sido uma preocupação nos países em desenvolvimento. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil deve atingir, neste ano, uma das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) no documento "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", graças à redução de 59% na mortalidade infantil no período de 1990 a 2007, em que o número de mortes, a cada mil bebês nascidos, caiu de 47,1 para 19,3.


De acordo com os indicadores registrados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Ceará acompanhou essa tendência e reduziu a mortalidade infantil em 50,5% na década. A taxa, que era de 26,5 por mil nascidos vivos em 2000, caiu para 13,1 em 2010. Em 2011, a mortalidade infantil diminuiu ainda mais no Estado e ficou em 12,3 óbitos por mil nascidos vivos.

Pelo Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as taxas de mortalidade infantil eram de 12,6 na região Sul, 13,1 no Sudeste, 14,2 no Centro-Oeste, 18,1 no Norte e 18,5 no Nordeste.

A diminuição das desigualdades sociais e regionais contribuiu para a formação do quadro atual de baixa na mortalidade infantil e de maior convergência entre as regiões. No entanto, ainda é pouco, reconhece o Ministério da Saúde, e destaca que projetos como o desenvolvido pela Unifor com as cabras transgênicas vão contribuir e muito para a redução das mortes até os cinco anos de idade.

Para especialistas, embora já existam vacinas efetivas contra alguns tipos de diarreias, a proteção conferida não persiste por muito tempo; para uma proteção efetiva, é preciso que as crianças sejam continuamente expostas a substâncias que produzam anticorpos específicos no combate à diarreia infantil. "Existe uma variedade de agentes infecciosos causadores de diarreia infantil, para os quais não existem vacinas para ação preventiva", indica o pediatra José Sales Pereira Diniz Júnior.

Investimentos

Mesmo nos casos em que a diarreia não resulta em óbitos, aponta, a doença, muita vezes, persiste no organismo por longos períodos tendo um efeito devastador no desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Daí a importância e a necessidade de investimentos em medidas específicas para combater a diarreia e mortalidade infantil, que incluem amamentação, alimentação suplementar, higiene pessoal, imunização e desenvolvimento de novos fármacos.

Conforme o pediatra, para combater a subnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil com êxito no Nordeste do Brasil é necessário investir em estratégias e modelos que sejam mais adequados à base agrícola. "Para isso, a caprinocultura é sabidamente uma base importante da agricultura familiar do semiárido do Nordeste brasileiro. O uso do leite e da carne de caprinos pode e deve ser incentivado como uma forma de combater a desnutrição".

FIQUE POR DENTRO
Técnica permite modificar DNA dos animais
A lisozima e a lactoferrina são substâncias imunomoduladoras e antibióticos naturais que conferem proteção pelo leite, promovendo a saúde e o crescimento do lactente.

O animal transgênico é aquele com moléculas de DNA recombinante exógenas introduzidas em seu genoma por intervenção humana. A técnica foi desenvolvida na década de 1970 em camundongos, o mamífero cujo genoma é, até hoje, o mais facilmente manipulável.

Atualmente, a transgenia permite tanto a transferência de DNA exógeno para o animal, através da técnica de microinjeção pronuclear, quanto a alteração de DNA já existente no animal, através da recombinação homóloga em células-tronco embrionárias. 
CRISANTO DIAS TEIXERA – HISTORIADOR – JORNALISTA E RADIALISTA.

Hotos  Valmir


Aniversário 
Quixeramobim prepara comemorações 


De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, deve sair na pró

xima semana a programação oficial alusiva ao aniversário de 156 anos de cidade e 223 de município. As comemorações acontecerão de 1º a 14 de agosto.

A coordenação do evento garante que apesar de ser um ano em que o município encontra-se em situação de emergência, devido a estiagem e ainda, ano eleitoral, a programação obedecerá aos aspectos legais das duas circunstâncias, ‘no entanto não será empobrecida, ela será dinâmica’, assegura a comissão organizadora que vem procurando agregar eventos a programação de comemoração histórica de aniversário da cidade. Assinatura de ordens de serviços e inaugurações também marcarão o transcurso de aniversário, além da tradicional partilha do bolo gigante feita na manhã do dia 14 de agosto na Praça da Prefeitura.
Postado por: Jornalismo - SMC







Fotos  Valmir

 


Polícia Civil continua investigações sobre recentes crimes de morte em Quixeramobim 


A Polícia Civil do município de Quixeramobim, no Sertão Central, continua a investigar dois crimes que chocaram a população em menos de um mês. O primeiro deles aconteceu no dia 12 de julho, na Rua Anísio Mendes de Oliveira, no Centro, quando a jovem Jéssica Taís Norberto da Silva, 19 anos, foi assassinada com um tiro no peito. O segundo aconteceu no último dia 19 de julho, quando cães acharam o corpo de um recém-nascido às margens do Açude da Comissão, no Bairro da Vila Betânia.

Em entrevista à equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação, o delegado de Quixeramobim, Bruno Varela, revelou que, em relação ao crime contra a jovem de 19 anos, várias pessoas já foram ouvidas: “Nós estamos ainda buscando informações, já ouvimos várias pessoas, mas não chegamos ainda à autoria do crime”, disse.

Quanto ao caso do bebê encontrado morto, o delegado revelou que está buscando apoio de vários seguimentos na tentativa de solucionar o crime: “A Polícia tem trabalhado, não elucidamos ainda este caso, estamos buscando apoio em vários seguimentos. Fizemos um contato com a Secretaria de Saúde, já que a pessoa que sofreu este momento infeliz deve ter tido algum problema de saúde. Estamos trabalhando, tentando buscar respostas para este caso”.

Durante as últimas semanas o fato foi destaque nos programas policiais de emissoras de TV da capital cearense, além de jornais e sites de informação de toda a região. O assunto também foi bastante comentado nas redes sociais.
Postado por: Jornalismo - SMC
Fotos   Valmir

Assassinos de jovem em Quixadá obrigam técnico em telecomunicações a fazer fuga


E-mail
Segundo informou a vítima os indivíduos ao lhe abordarem obrigaram que o mesmo desse fuga.
Um técnico em telecomunicaçõespassou momentos difíceis na noite dessa quarta-feira, 25, entre os municípios de Quixadá a Quixeramobim, isso devido ter em sua cabeça armas apontadas e ainda ter que dirigir para assassinos.
Na CE-060 denominada Rodovia do Algodão, nas proximidades do distrito de Uruquê, um motorista de uma ambulância ouviu vários disparos de arma de fogo. O mesmo acionou a Polícia Militar ao local onde localizou o Fiat Siena de placas HYO-1586 CE – Quixadá, abandonado as margens da rodovia, quando a patrulha realizava uma vistoria no veículo chegou ao local um técnico em telecomunicações de 44 anos de idade, o qual informou ser o proprietário do veículo e que ao chegar a sua residência foi abordado por dois indivíduos desconhecidos que o obrigaram a seguir em direção à cidade de Quixeramobim.
Segundo informou a vítima os indivíduos ao lhe abordarem obrigaram que o mesmo desse fuga, já que haviam matado um indivíduo em Quixadá e precisavam fugir. Disse ainda que ao chegar ao local onde o veículo foi encontrado mandaram que o mesmo parasse e fugiram tomando rumo ignorado. Informou também que ao tentar parar um motorista para pedir socorro os indivíduos passaram a atirar para cima para que o mesmo não fosse socorrido pelo motorista que tentava parar.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.Mais Informações:Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Fotos  Valmir

REBANHOS PODEM RECEBER ÁGUA DOS CARROS PIPAS
















Já chamado pelos pecuaristas como "pipa-boi", a medida vai amenizar os efeitos da seca na pecuária
Quixadá Pecuaristas do Ceará têm direito a um programa emergencial de abastecimento d´água para seus animais. A alternativa de assistência aos rebanhos em situação crítica de sobrevivência no semiárido acaba de chegar ao conhecimento do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya.

Foi apresentada pelo coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Hélcio de Queiroz, no último encontro do Comitê Integrado de Combate à Seca. As reuniões são realizadas, semanalmente, em Fortaleza, para avaliar, discutir e aplicar estratégias de convívio em estiagem acentuada.

Conforme o oficial militar, titular da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o Ceará está cadastrado junto ao Ministério da Integração Nacional para receber recursos destinados ao abastecimento de água para os animais em período de emergência. Resta, porém, os criadores oficializarem suas demandas de necessidades. O processo é similar ao abastecimento de água potável para humanos, o Operação Pipa.

Os interessados podem registrar a situação de seus rebanhos nas secretarias municipais de Agricultura e Pecuária. Outra alternativa é apresentar os relatórios à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). "Até agora, nenhum Município do Ceará solicitou o abastecimento especial", disse o coordenador.

Os recursos, da ordem de R$ 10 milhões, foram liberados pelo Ministério, para o Governo do Ceará prestar assistência de água na seca. A verba será suficiente para atender às necessidades até fevereiro do próximo ano. A verba especial pode ser destinada ao abastecimento humano e também animal.

"Caberá ao Comitê de Combate à Seca definir suas prioridades e de qual forma haverá a distribuição", justificou o coordenador do Núcleo de Minimização de Desastres da Cedec, tenente Aluízio Freitas. O mesmo valor foi disponibilizado no mês passado para os outros Estados do Nordeste. "O objetivo é atender os Municípios não incluídos na Operação Pipa, coordenado pelo Exército Brasileiro", falou.

A opção é vista pelo representante da Faec como saída para manutenção dos animais. Agora está sendo levada ao conhecimento dos sindicatos patronais espalhados pelo Estado. Poderão articular associados e orientar as gestões municipais. A novidade deverá minimizar os efeitos da seca. Associada à venda de milho subsidiado pela Conab, vai atenuar os impactos. "Será um apoio a mais para pequenos pecuaristas, principalmente, para quem está enquadrado nos padrões da agricultura familiar", avalia Saboya.

Gargalos
Todavia, ele aponta outros três fatores como principais gargalos na pecuária do Estado. A burocracia para liberação dos recursos emergenciais de R$ 20 milhões para o Nordeste é o principal deles. Dos R$ 1,1 milhão disponibilizado a partir de maio para o Ceará, somente 20% chegaram aos pecuaristas. "As exigências são muitas. Quem precisa é obrigado a apresentar projeto, atestado de situação crítica, análise de capacidade de pagamento. As exigências são as mesmas dos períodos de bom inverno. Não há como atendê-las num período tão crítico".

Associado ao primeiro entrave está a necessidade de suspensão imediata das execuções financeiras acionadas pelas instituições oficiais de crédito. A cobrança está sendo feita exatamente no pior período para os criadores. As perdas no Estado por conta da seca são superiores aos 80%, reconhecidas pelos governos Estadual e Federal. Quem está inadimplente não tem acesso ao crédito emergencial disponibilizado pelo Governo Federal. "Como o produtor poderá saldar sua dívida, se ela surgiu em razão da seca?", questiona o presidente da Faec.

O terceiro ponto prejudicial está relacionado ao milho da Conab. Segundo Saboya, além do órgão federal exigir cadastro para os caminhoneiros, muitos deles preferem efetuar o transporte de soja do Mato Grosso e de Goiás para os portos de Santos e Paranaguá. Não retornam "batidos", sem carga, ao ponto de origem. O desinteresse está atrasando a entrega do insumo alimentar a ser transportados daquelas regiões para o Ceará. A Faec aguarda solução. "A Conab pretende regularizar a situação na próxima semana", pontua ele.

Proprietária da Fazenda Russinho, Antônia Araújo da Silva, mais conhecida por Bitonha, ainda não está sofrendo com a falta de ração para seus animais. Ela já demonstra preocupação, mas recebeu com surpresa e alegria a notícia do abastecimento através dos carros-pipa para animais. Ela possui 84 cabeças de gado e outros 87 ovinos.

O açude da fazenda está seco. O jeito foi recorrer a um poço profundo, mas não sabe quanto tempo a vazão vai aguentar. "Havendo possibilidade de fornecer água para o bichos, o sofrimento será menor. Afinal, a sede costuma castigar mais do que a fome. Um animal aguenta até três dias sem comida, mas sem água não passa de um", acrescentou.

O "pipa-boi", como alguns pequenos pecuaristas estão denominado o abastecimento emergencial para os rebanhos, já está se tornando o tema principal das rodas de conversa em sindicatos de trabalhadores rurais e secretárias Municipais do Interior, principalmente, onde a situação é mais grave. De acordo com o vice-presidente da Faec, Paulo Helder Braga, uma das regiões mais afetadas é o Sertão dos Inhamuns. O secretário de Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Marques, concorda. Muitos criadores estão transferindo seus animais para o Piauí. Quem não tem essa opção, está vendendo para evitar prejuízos maiores.

A reportagem solicitou detalhes do "pipa-boi" junto ao Ministério da Integração. Até o encerramento desta edição, o pedido não foi atendido.

Mais informações:Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec)
Rua Oto de Alencar, 215
Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.4571

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Fotos   Valmir
COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE