quinta-feira, 13 de março de 2014

Avião enviou 'sinais' após desaparecer, dizem fontes


Satélites captaram fracos pulsos eletrônicos do voo 370 da Malaysia Airlines, depois que o Boeing 777 desapareceu no sábado, mas os sinais não dão nenhuma informação sobre o local para onde o jato estava se dirigindo, e menos ainda sobre o que aconteceu com ele, disseram nesta quinta-feira (13) duas fontes a par da investigação.

Mas os "silvos" indicam que os sistemas de solução de problemas de manutenção da aeronave estavam ligados e prontos para se comunicar com os satélites, o que mostra que o avião, com 239 pessoas a bordo, era pelo menos capaz de estabelecer comunicação depois que perdeu o contato com os controladores de tráfego aéreo da Malásia.

O sistema transmite os pulsos cerca de uma vez por hora, de acordo com as fontes, que disseram que cinco ou seis foram captados. No entanto, os silvos por si só não provam que o Boeing 777 estivesse no ar ou no solo, disseram as fontes.

Uma busca internacional está em curso sobre uma vasta área no Golfo da Tailândia, no Mar de Andaman e em ambos os lados da península de Malaia. 

Os Estados Unidos, que enviaram navios e aviões, disseram que a área de busca pode estar se expandindo para o Oceano Índico.

Filha viu mãe grávida ser levada pelas águas de córrego na Zona Sul de SP


Filha observa córrego onde a mãe caiu na tarde de quarta-feira (Foto: Letícia Macedo/G1)
São Paulo disse ter visto a mãe ser carregada pelas águas na tarde de quarta-feira (12). A adolescente Emily Marcelle da Silva, de 16 anos, contou que a mãe pisou em falso e caiu no córrego Água Espraiada.
Emily disse que a dona de casa Isabel Cristina da Silva, de 36 anos, estava em casa com ela e outros filhos quando começou a chover. “Ela estava cantando umas músicas e dançando com a gente”, contou. A grávida de 8 meses já tinha sete filhos, sendo cinco menores.
Com a forte chuva, o nível do córrego Água Espraiada subiu muito e ela decidiu buscar o marido, que não estava em casa. O barraco de madeira, construído às margens do córrego, é ligado a uma viela por uma pequena passagem de madeira. “Ela estava voltando para casa. Foi aí que ela pisou em falso. Ela ainda tentou se agarrar em uns matos, mas não deu”, disse.
Um irmão de Emily foi quem deu o alerta sobre o acidente. “Eu até pensei que ele estava brincando, mas, assim que eu saí, já vi minha mãe dentro do córrego. Bateu um desespero. Eu não sabia se eu pulava na água ou se pedia ajuda. Eu chamei o meu vizinho. Eu não sei nadar, mas do jeito que água estava ela levava qualquer um.”
Rapidamente, a dona de casa foi carregada pelas águas. “Deixei meus irmãos com a vizinha e fui andando pela beira do córrego para ver onde ela estava. Os bombeiros vieram para cá, para a Rua Alba, mas o certo era ir direto para o piscinão”, disse.
A grávida chegou ao hospital com parada cardiorrespiratória às 17h43, mas morreu logo depois. Uma cesariana emergencial retirou da mulher um menino prematuro, que foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O bebê, que se chamaria Everton Luan, também não resistiu.
Paramédicos tentaram reanimar grávida com massagem cardíaca após ela ter sido retirada do córrego (Foto: Alexandre Serpa/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Essa não foi a primeira história triste vivida pela família. “Já passei muita humilhação nesse lugar. Agora eu sinto um pouco de revolta, sim, mas tenho que enfrentar a realidade. Agora é levantar a cabeça e tirar meus irmãos pequenos daqui”, afirmou Emily.
Sem vínculo empregatício, Isabel vendia cosméticos ou revistas nas ruas da cidade. Ela, que sempre morou na região, já havia enfrentado enchente e incêndio. “Em uma enchente, a gente perdeu todos os nossos documentos. Minha mãe conseguiu tirar os meus e da minha irmã. Pouco tempo depois, foi o incêndio. Aí perdemos tudo de novo”, lembrou Emily. Atualmente, nem todas as crianças tem documentação. “A gente precisava de ajuda para tirar os documentos”, disse Ellen, irmã de Emily, que acompanhava a entrevista.
Na viela onde mora, os vizinhos prestavam solidariedade e organizavam uma “caixinha” para alugar um ônibus para levar os moradores para o enterro. Afilhada de Isabel, Rita de Cássia, de 31 anos, levou os filhos da madrinha para casa. “Eles estão lá com os meus filhos. Ninguém sabe de nada do que aconteceu. Eu não deixei ligar a televisão. Eu não quero contar, porque eu não vou aguentar”, afirmou.
A irmã Regiane Auxiliadora da Silva, de 33 anos, que é vizinha de Isabel, não presenciou o acidente. “Ela andava preocupada. É muito problema que a gente enfrenta. Ela era minha irmã mais velha. Ela cuidava da gente. A cada vez que ela me encontrava perguntava se eu já tinha comido”, contou.
G1


Mariana Ximenes (Foto: Parceiros do Vidiga/Facebook)
Mariana Ximenes subiu o Morro do Vidigal para ser fotografada para um editorial de uma revista na quarta-feira, 13, no Rio de Janerio. Em fotos compartilhadas na página do facebook Parceiros do Vidiga, a atriz platinada apareceu de biquíni nos bastidores do ensaio fotográfico, realizado nas ruas da comunidade. Mariana Ximenes também fez algumas fotos no Mirante do Arvrão e pareceu estar encantada com a vista do local.
Mariana Ximenes (Foto: Parceiros do Vidiga/Facebook)
EGO

Dilma recebe Tinga e o árbitro Márcio Chagas no Palácio do Planalto


A presidente Dilma Rousseff ganhou uma camiseta de presente do jogador Tinga, do Cruzeiro. Ela recebeu o atleta e o árbitro gaúcho Márcio Chagas no Palácio do Planalto (Foto: Presidência da República)

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, o jogador do Cruzeiro Paulo César Nascimento, o Tinga, e o árbitro gaúcho Márcio Chagas. Ambos foram vítimas recentes de racismo no futebol.

O encontro da chefe do Executivo com os dois profissionais do futebol começou às 16h03. Os ministros Aldo Rebelo (Esporte), Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) também participaram da audiência.

Torcedora do Atlético-MG, Dilma foi presenteada por Tinga com uma camiseta número 7 do Cruzeiro. Ao receber o presente, a presidente brincou: "O povo do Atlético vai me matar".

G1

Descarga elétrica mata mestre de obras em Iguatu



O mestre de obras Francisco Alves da Silva, 45 anos, morador da Cohab em Iguatu, morreu na tarde de ontem (12) vítima de uma descarga elétrica. 

Ele trabalhava na construção de uma casa na rua Coronel José Jucá, bairro Alto do Jucá, quando em determinado momento veio a pegar em uma barra de ferro, no segundo andar da obra, onde iria transferi-la para outro local. Nesse momento a barra de ferro tocou na rede elétrica de alta tensão, vindo a jogá-lo de uma altura de seis metros. 


Após a queda Francisco foi socorrido por populares para o hospital Regional de Iguatu, porém não resistiu aos ferimentos. Ele sofreu queimaduras na face e na região do peitoral. A descarga elétrica foi tamanha ao ponto de queimar a roupa do pedreiro que residia na rua José Custódio. Francisco era casado e deixa duas filhas.

Pinheirinho.net

Um ano de Pontificado de Francisco

Há um ano era eleito o primeiro papa sul-americano, o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, que adotou o nome de Francisco.

Morre Ator Paulo Goulart


O ator Paulo Goulart morreu nesta quinta-feira (13), às 13h15, aos 81 anos, devido a complicações em decorrência de um câncer renal avançado, contra o qual lutava havia cerca de cinco anos. Ele estava internado no Hospital São José, em São Paulo. Ator com extensa carreira no teatro, na televisão e no cinema, ele era casado com a atriz Nicette Bruno e tinha três filhos, as atrizes Beth Goulart e Bárbara Bruno e o ator Paulo Goulart Filho.

Paulo Afonso Miessa nasceu em 9 de janeiro de 1933 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Seu sobrenome artístico --Goulart-- veio de seu tio, o radialista Airton Goulart. Mudou-se para São Paulo para estudar química industrial. "Cheguei até o segundo ano [do curso] e descobri minha verdadeira vocação. Graças a Deus, o teatro me tirou da química", disse ele em entrevista, em 2010.
Na capital, fez teste para locutor na Rádio Tupi --anteriormente, havia trabalhado como operador de som e locutor de uma rádio fundada por seu pai no interior. Apesar de não ter passado no teste, foi contratado como ator de rádio por Oduvaldo Vianna. Logo começou a aparecer também na televisão, na TV Tupi. Em 1952, foi contratado pela TV Paulista para fazer parte da novela "Helena", de Manoel Carlos. No mesmo ano, fez sua estreia no teatro, na peça "Senhorita Minha Mãe".

Em 1953, fundou com a atriz Nicette Bruno, que conheceu no período e com quem veio a se casar em 1954, a companhia Teatro Íntimo Nicette Bruno. Três anos depois, o casal se mudou para o Rio de Janeiro. Os dois passaram ainda por Curitiba, até que voltaram a São Paulo na década de 1960.

Ator tinha vasto currículo na TV

Em 1969, Goulart estreou na Globo, em "A Cabana do Pai Tomás". No canal, atuou também em produções como "Verão Vermelho", "Uma Rosa com Amor", "Plumas e Paetês", "Jogo da Vida", "Transas e Caretas", "Roda de Fogo" e "Fera Radical".

Teve também passagens pela TV Tupi --lá atuou em "Éramos Seis" e "Gaivotas"-- e Bandeirantes --fez, por exemplo, "Chapadão do Bugre"--, voltando à Globo.

Na década de 1990, fez "O Dono do Mundo" --interpretou o pai de Antonio Fagundes--, "Mulheres de Areia", "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Zazá". Na década seguinte, manteve a produtividade e participou de "Esperança", "América", "Duas Caras", "Cama de Gato" e "Morde e Assopra". Goulart teve atuações marcantes também em minisséries, como "O Auto da Compadecida" e "Aquarela do Brasil".

"Talvez porque, na vida real, eu seja um paizão e me orgulho disso", disse o ator sobre os filhos
paulogoulart

Sobre o fato de todos os seus filhos terem seguido a carreira artística, ele disse: "Eu estou sempre fazendo o papel de pai de atores que têm quase a minha idade. Eu comecei muito cedo a fazer personagens que são pais, talvez porque, na vida real, eu seja um paizão e me orgulho disso!".

Agências




Vai com Desus 

Polícia Militar realiza ‘blitz barreira’ nas ruas de Iguatu


Veículo e animais silvestres foram apreendidos (Foto: Paulo Ricardo/Iguatu.Net)
Com o intuito de dar uma maior segurança para a população Iguatuense, fazendo um trabalho preventivo contra a criminalidade, o 10° Batalhão de Polícia Militar de Iguatu com apoio do comando ambiental de Juazeiro do Norte,  realizou na manhã desta quinta-feira, 13, uma ‘Blitz Barreira’ nas principais ruas desta cidade.
A ação cotou com a presença de militares da capital Fortaleza ambos comandados pelo Tem. Medeiros, “as abordagens a pessoas e veículos serão intensificadas de maneira estratégica nos horários e comunidades que apresentaram os maiores índices de criminalidade”, enfatizou o tenente.
Em  Iguatu a ‘Blitz Barreira’ deu início no centro da cidade e seguiu a Vila Moura, até o momento foram apreendidos animais silvestres e cinco motocicletas, as informações e as devidas restrições contra as mesmas ainda não foram divulgadas à imprensa.
A operação que vai dá continuidade no decorrer do dia ainda tem por objetivo reduzir os índices de criminalidade registrados na cidade, o comandante do 10º BPM, Major definiu através de Diretriz Operacional o efetivo, horários e locais em que as ações de policiamento que serão executadas com sigilo necessário.
A blitz é uma determinação do Comando de Policiamento da Região Sul, também vem sendo desencadeada em cidades circunvizinhas. Nos outros municípios a mesma será realizada em conjunto com outros órgãos da área da segurança pública no decorrer do final de semana. “A operação seguirá em toda a região até a próxima terça-feira” adiantou Major Herman.

Casal é assaltado na Praça do Memorial

Por volta das 20h35min desta quarta-feira, 12, compareceu a Unidade de Segurança Integrada (USI), de Quixeramobim, o vendedor Antonio Junior da Silva, 23 anos, e sua namorada Carla Michele Paiva da Silva, 25 anos.

De acordo com as vítimas, elas estavam sentados no banco da Praça do Memorial Antonio Conselheiro, no Centro, quando três indivíduos, aparentemente menores, anunciaram o assalto, levando dois aparelhos celulares e um capacete de cor preta. A Polícia realizou diligências, mas não obteve êxito na recuperação dos objetos roubados e captura dos assaltantes.

 Sistema Maior de Comunicação

Iguatu: Chove pela 10ª vez em Março e volumes acumulados chegam a 227,2 milímetros


O tempo na cidade ficou parcialmente nublado (Foto Arquivo Iguatu.Net)
Com o volume registrado entre a noite desta quarta-feira (12) e manhã de hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) a cidade de Iguatu já soma 227,2 milímetros no acumulado em Março.
A soma ainda está aquém dos 321 mm registrados no mesmo período do mês passado, no entanto, a constância da chuva tem agradado a população e gerado esperança àqueles que torcem por uma estiagem menos abrasiva conforme foi em 2013. Nos 13 primeiros dias de Março, independente da intensidade da chuva, somente em três deles o órgão não registrou pluviosidade.
No restante do Estado, a FUNCEME apontou chuvas em 94 dos 184 municípios cearenses, porém, somente Quixeré (58 mm) teve volume superior aos 50 mm. Completam a lista das cinco localidades com maior volume: Amontada (50 mm); Pentecoste (50 mm); Ibaretama (49 mm) e Irauçuba (48 mm).
A atuação do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste brasileiro e a proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deixam as condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas, ao longo do dia, sobre todo o Ceará. O mesmo está previsto para amanhã.
Redação Iguatu.Net

Chove em 95 municípios nesta quinta-feira no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 95 municípios no Ceará na manhã desta quinta-feira (13), até 11h40. A maior precipitação foi de apenas 58 mm, em Quixeré, a cerca de 175 km de Fortaleza.

Desde o dia 9 deste mês (março), quando choveu 55 mm em Brejo Santo, o mais alto índice pluviométrico do dia no Ceará não é tão baixo. No dia 10, Barro registrou 125,2 mm; no dia 11, Fortim registrou 100mm; e no dia 12, choveu 82mm em Cedro.

Na Capital, o índice pluviométrico alcançou 19 mm. A chuva é a maior de Fortaleza desde o dia 19 de fevereiro, quando a Funceme registrou 31 mm.

Em outros 24 municípios choveu entre 25,1 mm e 50 mm nesta quinta. Pentecoste e Amontada registraram 50 mm; Ibaretama, 49; Iraucuba, 48; São Gonçalo do Amarante, 47; e Trairi, 45.

A Funceme identificou a formação de nuvens sobre praticamente todo o Estado, o que torna favorável à chuva, em imagem do satélite de 7h15 desta manhã. O prognóstico para a sexta-feira (14) é de precipitação em todas as áreas do Ceará, principalmente entre a tarde e a noite.

DN Online



Policiais de Ibaretama são recebidos a bala e Comando articula operação com CIOPAER

Pirangi_placa
Foram acionadas todas as viaturas da área e um helicóptero do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas - CIOPAER.
Uma barreira policial montada na CE-359, na localidade de Pirangi, no município de Ibaretama, quase terminou com a prisão de cinco elementos que estavam um Fiat Siena, de cor bege, com placas clonadas.
De acordo com o 9º Batalhão de Policia Militar de Quixadá, no interior do automovel estavam cinco bandidos. Eles furaram uma barreira policial que era realizada pelo policiamento de Ibaretama, iniciando uma perseguição aos indivíduos, os quais abandonaram o veículo e dispararam tiros contra a patrulha. Os PM’s revidram .
No confronto os criminosos embrenharam-se no matagal, abandonando o carro na CE, sendo constatado que tinha placas clonadas.
Por determinação do comandante do Comandante de  Policiamento Sul-CPI SUL, Cel. Macedo e do Comandante do 9º BPM Tenente-Cel. Calixto foram acionadas todas as viaturas da área, um helicóptero do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas - CIOPAER - e as viaturas da PRE de Quixadá e Ocara, para um cerco aos bandidos no local, porem até o momento sem exito.
Serviços:
9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

Destacamento Policial de Ibaretama
Rua Vereador Armando Queiroz, 34 - Centro
(088) 3439.1102

Bandidos armados explodem caixa eletrônico do Bradesco em Paramoti


Uma quadrilha fortemente armada explodiu o caixa eletrônico da agência bancária do Bradesco, na cidade de Paramoti. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (13/03).
Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os suspeitos chegaram à cidade em um veículo Hyundai HB-20 branco e logo seguiram à agência, no Centro do município. Os homens instalaram os explosivos, explodiram o caixa eletrônico e fugiram em direção à localidade de Carrapato, na zona rural do município.
Durante a ação, os homens efetuaram disparos em direção a vários pontos da cidade. Ninguém ficou ferido.
Inicialmente, a Polícia pensou que haviam apenas quatro homens envolvidos, mas durante a perseguição, foram constatados mais suspeitos. Todos os homens estavam encapuzados e não foram reconhecidos.
A quantia levada ainda não foi informada e ninguém foi preso.
Mais informações com o correspondente deste Site e do Jornal Alerta Geral, Roberto Silva.


Ouça o áudio completo no player abaixo.

Mulheres solteiras têm mais risco de morrer de problemas cardíacos



As mulheres solteiras têm 28% mais risco de morrer por problemas cardíacos do que as casadas, revela um estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford.
A pesquisa, publicada nesta quarta-feira (12) pela revista “BMC Medicine”, foi realizada com base no acompanhamento de 735 mil mulheres britânicas, as quais apresentavam uma média de idade de 60 anos, não tinham um histórico prévio de problemas cardiovasculares e que foram acompanhadas durante oito anos.
Após oito anos de análises, os cientistas concluíram que as mulheres casadas – 81% do total – contraíam as mesmas cardiopatias isquêmicas que as mulheres solteiras, viúvas ou divorciadas, mas sua taxa de mortalidade era consideravelmente mais baixa.
Ao término do estudo, três em cada 100 mulheres casadas morreram por problemas cardíacos, enquanto, no outro grupo, essa média era de quatro em cada 100.
Os especialistas da Universidade de Oxford consideram que as diferenças entre os grupos pode estar relacionada, principalmente, a fatores socioeconômicos e de estilo de vida.
Embora os cientistas tenham mencionado que essas conclusões não são definitivas, eles acreditam que as mulheres casadas poderiam ter mais segurança financeira e mais apoio por parte de seu parceiro na hora de seguir um estilo de vida mais saudável.
O estudo explica, entre outros fatores, que as mulheres solteiras são mais propensas a viver em zonas desfavorecidas, fazer menos exercício físico, consumir mais tabaco e ter mais níveis de depressão, frente a um maior nível de ingestão de álcool entre as casadas.
Esta pesquisa faz parte de uma série de estudos da Universidade de Oxford sobre fatores que relacionam o estilo de vida com doenças, como o câncer de mama, sob o título de “The Million Women Study”.
Fonte: Bem Estar, com agência EFE

Letícia Spiller e família são feitas reféns por trio em casa


Três bandidos invadiram a casa de Letícia Spiller e fizeram a atriz e a família dela reféns, na madrugada desta quarta-feira. O imóvel fica em um condomínio no Itanhangá, na Zona Oeste, com guarita de segurança, o que não foi suficiente para impedir a invasão. A polícia fez perícia no imóvel ontem à tarde e ouviu depoimento das vítimas e de vizinhos para tentar identificar os ladrões.
Passava das 2h e a família dormia na casa, quando os criminosos entraram. Eles anunciaram o assalto e retiraram dos quartos a atriz, a filha de 3 anos, o marido, a babá e uma empregada. Todos foram trancados em um outro cômodo e ficaram sob a mira de armas. Apesar do pânico imposto pelos bandidos, nenhuma pessoa foi ferida na ação.
Segundo policiais que estiveram no local, os bandidos tomaram cuidado para não serem identificados, usando máscaras e roupas pretas. Eles também retiraram o HD das câmeras de segurança, onde ficam armazenadas as imagens capturadas pelos aparelhos instalados no imóvel. Os bandidos ainda cortaram os fios do telefone, para evitar que alguém acionasse a polícia.
Eletrônicos e joias
Os criminosos levaram dezenas de objetos, como celulares, câmeras, iPad, iPhone, além de joias e dinheiro. As quantias não foram divulgadas, assim como os valores totais dos pertences roubados. A polícia esteve na casa à tarde, coletando vestígios como impressões digitais ou marcas deixadas pelos assaltantes.
O caso está sendo investigado pela 16ª DP (Barra da Tijuca) e policiais do 31º BPM (Recreio) também estiveram no local. Os agentes ainda não sabem se os criminosos receberam informações sobre a rotina ou acesso à casa e ao condomínio. A atriz Letícia Spiller está no ar atualmente como a ‘Lola’, da novela ‘Joia Rara’. Segundo a polícia, até a noite de ontem, ela não havia prestado depoimento na delegacia. Procurada, a assessoria da atriz disse que não tinha informações sobre o ocorrido e que não havia conseguido contato com a artista.

Fonte: Ig

Vietnã não encontra destroços de avião em área apontada por satélite


Vídeo da rede americana CNN mostra imagem de satélite chinês com manchas que poderiam indicar localização do avião desaparecido (Foto: Reprodução/CNN)
Autoridades do Vietnã anunciaram nesta quinta-feira (13) que seus aviões não encontraram eventuais destroços do avião malaio desaparecido, na região apontada por um satélite chinês por conter grandes “objetos flutuantes” que poderiam corresponder ao Boeing 777 da Malaysia Airlines. As buscas pela aeronave entraram no sexto dia.
“Esta manhã enviamos dois aviões AN-26 para inspecionar as zonas marítimas próximas da ilha de Con Dao, onde três objetos ‘suspeitos’ foram detectados por um satélite chinês. As aeronaves retornaram sem ter encontrado nada”, declarou Dinh Viet Thang, vice-diretor da Aviação Civil vietnamita.
A China anunciou que um de seus satélites de observação havia detectado três grandes “objetos flutuantes” em uma zona marítima na qual o Boeing poderia ter caído.
A China anunciou na quarta-feira que um de seus satélites detectou três “objetos flutuantes” de certo volume em uma zona marítima na qual poderia ter desaparecido o Boeing da Malaysia Airlines.
Os objetos flutuantes foram detectados em alto mar, a 105,63 graus de longitude leste, e 6,7 graus de latitude norte, segundo o site da agência chinesa.
As autoridades também enviaram um avião de reconhecimento para a zona, mas por enquanto não declararam ter encontrado nada.
Horas de voo
Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, o avião da Malaysia Airlines pode ter voado por cerca de quatro horas depois do de ter perdido contato com os radares, informaram investigadores americanos.
A estimativa se baseia em “informações enviadas automaticamente do motor do Boeing 777-200″, explicaram as fontes à publicação.
O ministro do Transporte da Malásia, Hishamuddin Hussein, disse nesta quinta que os relatos não são verdadeiros.
Segundo o jornal americano, o fabricante do motor do avião, a Rolls-Royce, recebe automaticamente os dados de altitude e velocidade das aeronaves como parte de seus acordos de manutenção com a companhia aérea.
Os investigadores analisam agora esses dados para determinar para onde se dirigiu o avião depois que foi perdido o contato com ele, de acordo com as fontes consultadas pelo “WSJ”.
Segundo suas estimativas, se o avião voou por mais quatro horas depois que sumiu dos radares, pode ter percorrido uma distância adicional de 2,2 mil milhas náuticas, o que lhe permitiria alcançar pontos como o Oceano Índico, a fronteira com o Paquistão ou o Mar Arábico.
Uma das hipóteses ventiladas pelos investigadores é que uma ou várias das pessoas que estavam a bordo pudessem mudar o rumo do avião “com a intenção de usá-lo para outro propósito”, explicaram as mesmas fontes.
Oficiais americanos informaram nesta quarta que os satélites espiões dos Estados Unidos não detectaram sinais de explosão em voo por ocasião do desaparecimento do Boeing da Malaysia Airlines.
O governo dos EUA já utilizou sua rede de satélites para detectar sinais de calor relacionados a explosões de aviões, mas desta vez não encontrou qualquer vestígio térmico, informaram os oficiais, que pediram para não ser identificados.
A ausência de vestígios de explosão só aumenta o mistério sobre o que ocorreu com o voo MH370.
O Boeing 777, com 239 pessoas a bordo, de várias nacionalidades, a maioria chinesas, viajava entre Kuala Lumpur e Pequim quando desapareceu dos radares na madrugada de sábado (tarde de sexta-feira no horário de Brasília).
As buscas cobrem atualmente 27.000 milhas náuticas (quase 90.000 quilômetros quadrados, o que praticamente equivale à superfície de Portugal). Doze países, incluindo Estados Unidos, China e Japão, participam nas operações, com navios, aviões e satélites.
Fonte: Globo.com

Risco de faltar energia no Brasil vai de ‘baixíssimo’ para ‘baixo



O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) divulgou nota nesta quarta-feira (12) em que avalia como “baixa” a probabilidade de ocorrerem dificuldades no fornecimento de energia em 2014 que podem levar a um novo racionamento. Em nota divulgada após a reunião anterior do grupo, ocorrida em 13 de fevereiro, esse risco era considerado “baixíssimo”.
“Portanto, a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixa probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia elétrica no país em 2014”, diz a nota do CMSE. O documento foi lido pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.
Questionado pela imprensa sobre o significado da mudança, de baixíssimo para baixo, nas avaliações feitas pelo comitê, Grüdtner se negou a fazer comentários e disse que se ateria apenas à leitura da nota.
Pior nível desde 2001
Devido à falta de chuvas, os reservatórios das hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste registram, desde fevereiro, o mais baixo nível de armazenamento de água desde 2001, ano em que foi decretado racionamento de energia. O problema ocorre justamente no verão, quando essas represas deveriam encher.
A preocupação é maior com a situação do sistema Sudeste e Centro-Oeste por que os lagos que ficam naquelas regiões respondem por cerca de 70% da capacidade do país de gerar energia.
Na semana passada, representantes de 15 associações do setor elétrico entregaram uma carta ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em que classificam como “delicada” a situação dos principais reservatórios de hidrelétricas do país. No documento, eles pedem para as entidades serem ouvidas pelo governo nas discussões sobre medidas a serem adotadas para enfrentar o problema.
O governo tem minimizado a gravidade da situação. Entretanto, o ministro Edison Lobão, que já havia dito que o risco de faltar energia no país era “zero”, mais recentemente mudou o tom do discurso e admitiu que essa possibilidade existe, mas é mínima.
Usinas termelétricas
A justificativa do governo para evitar o tom alarmista é que o sistema elétrico do país apresenta, até este momento, “equilíbrio estrutural”. Isso quer dizer que ainda há uma sobra de energia, avaliada em 6,2 mil megawatts médios ou 9% da carga prevista para o ano, apesar da queda no nível dos reservatórios. Também aponta que novos empreendimentos de geração vão entrar em operação ao longo de 2014 e reforçar o fornecimento.
Outro ponto destacado pelo governo é o crescimento do parque de usinas termelétricas – que geram energia por meio da queima de combustíveis como óleo, gás, carvão e biomassa. Essas usinas vêm sendo acionadas com mais intensidade nos últimos meses justamente para ajudar a poupar água dos reservatórios das hidrelétricas e têm capacidade para atender a cerca de 20% da demanda do país.
Entretanto, a energia das termelétricas é mais cara e esse custo extra deve ser repassado aos consumidores brasileiros via conta de luz.
Armazenamento precisa melhorar
Mesmo assim, o próprio Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que o armazenamento de água nos reservatórios precisa aumentar até o final de abril, quando termina o período de chuvas, para evitar dificuldades no fornecimento de energia.
De acordo com o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste precisam chegar ao final de abril com nível mínimo de 43% da capacidade total, em média. De acordo com ele, esse índice garante o fornecimento de energia no país ao longo de 2014 e também 2015 mesmo com chuvas durante o inverno abaixo da média histórica. Na terça (11), dado mais recente, o armazenamento médio das represas daquelas regiões era de 35,69%.
Segundo Chipp, o índice de 43% deve ser alcançado se chegarem aos reservatórios, entre os meses de março e abril, pelo menos 76% da quantidade média de água registrada historicamente nesse período.
Previsão de chuvas
Relatório do ONS divulgado na semana passada prevê que o armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste deve chegar ao final de março com nível médio de 40,7%.
O ONS espera que chegue a essas represas, ao longo de março, uma quantidade de água equivalente a 77% da média histórica para o mês. Nos meses de janeiro e fevereiro, a afluência nessas represas ficou, respectivamente, em 54% e 39% da média histórica. O índice de fevereiro é o segundo pior para o mês em 84 anos. O de janeiro foi o terceiro pior em igual período.
Fonte: G1