terça-feira, 29 de maio de 2012


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou nesta segunda-feira (28), em entrevista à TV Globo, que conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de abril sobre a possibilidade de adiar o julgamento do processo do mensalão, suposto esquema de compra de apoio político no Congresso descoberto em 2005, início do governo Lula.

"Claro que houve a conversa sobre o mensalão e o ministro [Nelson] Jobim sabe disso", disse. Segundo reportagem deste final de semana da revista "Veja", o encontro ocorreu no dia 26 de abril no escritório do ex-ministro do STF Nelson Jobim. Na ocasião, segundo a revista, Lula teria feito pressão sobre Mendes, lhe oferecendo "blindagem" na CPI que investiga as relações políticas do bicheiro Carlinhos Cachoeira, em troca do adiamento do julgamento do mensalão.
Ele teria então mencionado uma viagem do ministro Gilmar Mendes a Berlim em que teria se encontrado com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), supostamente paga pelo bicheiro - o que foi negado por Mendes.
Na entrevista, Mendes também confirmou que Lula teria lhe dito que o governo tinha "domínio" sobre a CPI. O assunto do mensalão, disse, começou quando falavam sobre futuras reposições de vagas do STF e sobre a PEC da Bengala, proposta que estende a idade de aposentadoria dos ministros.

"O presidente disse da importância do julgamento do mensalão de que, se possível, não se julgasse esse ano, que não haveria objetividade. Eu objetei então que não me parecia possível adiar esse julgamento, dada a repercussão, dada a possibilidade de dois colegas não mais participassem, colegas que participaram do recebimento da denúncia", afirmou, em referência aos ministros Cesar Peluzo e Ayres Britto, que devem se aposentar neste ano.

'Blindagem'

Questionado se Lula teria lhe oferecido "blindagem" na CPI, Mendes disse que "a questão não se coloca dessa forma". Ele disse que Lula falou sobre o "domínio que governo tinha sobre a CPMI". "Aí eu entendi, depreendi dessa conversa que ele estava inferindo que eu tinha algo a dever nessa matéria de CPMI".

Mendes disse que, nesse momento, falou ao ex-presidente que a relação com Demóstenes era de conhecimento e funcional. "Aí ele um pouco ficou assustado e disse: 'E não tem? E essa viagem de Berlim?". Mendes teria então esclarecido o encontro, dizendo que estava na cidade para visitar a filha, como relatado pela revista "Veja".

Mendes disse que se sentiu perplexo pela possibilidade de Lula usar informação, que classificou de "falsa" sobre suposta ligação com Cachoeira. "Eu me senti perplexo, porque a relação com o ex-presidente sempre foi muito franca, muito cordial", disse.

Com informação do G1. Foto Web
Crisanto Teixeira 

COMUNIDADES RECEBEM TRATORES EM QUIXERAMOBIM




Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 25, na cidade de Quixeramobim, a entrega de cinco tratores a comunidades do município.

Os tratores são do Projeto São José, que é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. A entrega foi realizada em frente ao escritório da EMATERCE. Foram beneficiado a Associação dos Trabalhadores da Comunidade de Camará,  Associação Comunitária Fazenda Jupira Lages do Trapiá,  Associação Comunitária de Jardim,Associação Comunitária Boa Esperança da Telha Velha e a Associação Comunitária de Várzea da Russa. Segundo o vereador Rômulo Filho, os tratores chegaram em uma boa hora para colaborar com o homem do campo. O Vereador Claudio Nunes, responsável pelo pedido de um trator para a Associação da localidade de Telha Velha, disse que graças ao Governador Cid Gomes e ao seu irmão Ivo Gomes, estas comunidades terão uma nova ferramenta para desenvolver o trabalho na agricultura.

O presidente da Associação Comunitária de Várzea da Russa, Carlos Alberto, disse a nossa reportagem que o trator servirá para mais de 50 famílias. “Nessa época de seca, ser beneficiado com este trator servirá para amenizar o sofrimento de todos que fazem a nossa comunidade, pois servira para a realização de vários serviços dentro da associação”, completou.

Está previsto para a próxima semana a chegada de mais um trator para a Associação Comunitária de Consórcio, o mesmo não veio junto aos demais devido o veiculo que realizou o transporte ter espaço apenas para cinco tratores.

POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com