segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Acidente grave em Russas


Acidente grave em RUSSAS na avenida Coronel Antonio Cordeiro, em frente a Conab, um rapaz por nome de Francisco e uma jovem menor de idade de iniciais J. S . 16 anos , vinha em uma moto , segundo informações de populares atropelaram uma ovelha e perderam o controle da moto vindo a colidir com um caminhão.....a jovem foi levada para Fortaleza, e o rapaz foi levado para a U.P.A de Russas....O acidente aconteceu por volta das 11:30hs desta segunda feira dia 01-12-2014.

Informações e imagens Josimar Nascimento








Agora pouco: Homem sofre vários tiros na cidade de Quixadá


O 9º Batalhão da Polícia Militar confirmou uma tentativa de homicídio agora pouco no bairro Carrascal. A vítima está no hospital Dr. Eudásio Barroso.
Detalhes logo mais! 

Internada às pressas, Andressa Urach está em estado grave


6
Internada às pressas, Andressa Urach está em estado grave
A modelo e ex-vice MissBumbum Andressa Urach foi internada às pressas na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, neste domingo (30), após sofrer complicações por uma outra cirurgia que havia feito nas pernas para retirar resquícios de hidrogel. Segundo o assessor do hospital, Alexandre Costa, o estado de Andressa é grave.
“Andressa deu entrada no hospital ontem (domingo) com dores nas pernas e em estado grave. Passou por uma cirurgia durante a noite e agora está na UTI”, informou Alexandre.
O assessor fez questão de ressaltar que o procedimento cirúrgico realizado no domingo foi a primeira intervenção do hospital no caso de Andressa. “Não fazemos esse tipo de cirurgia aqui (lipoaspiração)”, disse ele, que rechaçou os boatos de que Urach teria passado por duas operações no hospital, sendo a segunda resultado da complicação de uma primeira. Segundo ele, o assessor de Andressa, Cacau Oliver, passou informações equivocadas para a imprensa. “Parece até má fé”, reclamou.
A primeira infecção pela aplicação de hidrogel nas pernas de Andressa aconteceu há cinco meses. Na época, com febre, a modelo foi internada e retirou parte do produto. Urach admitiu que aplicou cerca de 500ml em cada perna no passado.

Colisão entre moto e caminhão deixa duas pessoas feridas em Iguatu


O trânsito ficou parado na Perimetral após o acidente-foto: Alex Santana/Iguatu.net
O trânsito ficou parado na Perimetral após o acidente-foto: Alex Santana/Iguatu.net
Um acidente de trânsito aconteceu na manhã desta segunda-feira,01, por volta das 09h em Iguatu onde deixou duas pessoas feridas.
Uma moto YBR de placa OCO 4431 de Quixelô foi colhida por um caminhão baú de placa KKE 9982 de Serra Talhada – Pernambuco. Segundo informações repassadas para o portal Iguatu.net, o motorista do caminhão afirmou que o motoqueiro passou na sua frente no momento em que ia passar em um cruzamento da Avenida Perimetral.
A nossa reportagem falou com as duas vítimas, Francisco Alves Mourão e seu filho, Fernandes Alves Courreia, ambos afirmaram que o caminhão parou na via para que ambos passassem e quando fizeram isto colidiu com a moto que pilotavam.
A PM esteve no local e as vítimas foram socorridas pelo SAMU para o Hospital Regional de Iguatu com várias escoriações pelo corpo. Ambos não correm risco de morte.
Vejas as imagens da TV Iguatu.net:

Campeão de boxe espanca assaltante em casa no Centro de Fortaleza e grava vídeo; veja


"Ele estava dentro da minha casa com uma faca no pescoço da minha filha de 15 anos", disse o boxeador Flávio Leal


Flávio
Flávio Leal tem 32 anos e mora no Ceará desde 2009. O post com o vídeo que gravou minutos depois de bater no assaltante que invadiu sua casa já tem mais de 30 mil compartilhamentos
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
O campeão brasileiro de boxe na categoria meio-médio ligeiro, Flávio Leal, espancou um assaltante que invadiu a sua casa na tarde do último sábado (29), no Centro. Durante a luta, o boxeador machucou o braço e precisou passar por uma cirurgia. O assaltante foi socorrido no Instituto Dr. José Frota  (IJF).
Identificado como João Carlos de Sousa Nascimento, o assaltante já havia prestado serviços no condomínio onde o boxeador morava, na Rua 25 de Março, mas voltava com frequência ao local para reclamar dadispensa do serviço. 
Ao chegar ao condomínio, por volta de 15h30 do sábado (29), o boxeador baiano, radicado no Ceará, viu que a bicicleta do rapaz estava parada na entrada do imóvel e, ao entrar, percebeu que a sua casa havia sido invadida. "Ele estava dentro da minha casa com umafaca no pescoço da minha filha de 15 anos", comentou, afirmando que depois o criminoso mandou que ele, a esposa e a filha entrassem no quarto.
"Quando a gente estava dentro do quarto ele partiu pra cima do berço do meu filho, que é um bebê, mas minha mulher segurou a criança e eu pulei em cima dele", disse o campeão de boxe.

Os dois entraram em um embate corporal por alguns minutos dentro da casa do boxeador, que levou três facadas, fraturou o antebraço e teve uma perfuração leve no peito. "Eu arrastei ele até a parte de fora de casa e os populares, ainda revoltados com a ação dele, continuaram batendo", disse.
O assaltante foi levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), que não forneceu mais informações sobre o estado de saúde dele. Flávio Leal passou por procedimento cirúgico no braço e levou 2 pontos no peito, mas passa bem. Um boletim de ocorrência foi registrado pelo boxeador contra o assaltante na delegacia da região.
Luta adiada
O boxeador estava com uma luta marcada para a noite do último sábado, dia em que aconteceu o incidente, na academia Team Nogueira. O duelo principal da noite reservava o confronto entre Flávio Leal, campeão brasileiro pela Associação Nacional de Boxe (ANB), em 2012, e o gaúcho de Uruguaiana, Eduardo Milder, 34 anos, valendo pelo cinturão sul-americano da categoria meio-médio ligeiro. A luta teve que ser adiada devido aos ferimentos de Leal, que é conhecido nos ringues como "Victor Cara de Águia".
A disputa do cinturão sul-americano será realizada em uma nova data ainda não definida pela ANB.

Polícia procura falsa enfermeira que pretende contaminar pessoas com o HIV



                                              Quixadá   Polícia procura falsa enfermeira

Começou a circular nesta cidade do Centro do Estado um alerta acerca de uma suposta enfermeira, a qual está oferecendo às pessoas que circulam pelas ruas para realizarem a medição de glicose. Quando realiza o exame ela infecta o paciente com o vírus HIV, o da aids.
As equipes da Polícia Militar de Quixadá já foram orientadas a abordarem e deterem a mulher vestida como enfermeira. Uma equipe da PM inclusive já se deslocou a uma escola pública da cidade, para averiguar uma denúncia, mas nenhuma suspeita foi encontrada.
A Secretaria de Saúde de Quixadá também está em alerta. Os servidores públicos estão orientando os pacientes que procuram os postos de saúde do Município sobre a suposta enfermeira, mas por enquanto não foi registrado nenhum caso dessa natureza, informaram funcionários.

Irmãs são transferidas para cadeia após lesionarem outra irmã a facadas

Irmãs presas 01.12.14 2

                                  Quixadá Irmãs são transferidas para cadeia
As irmãs Maria Inês da Silva, 28 anos e Marineide da Silva, 27, foram transferidas na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, para a cadeia pública de Quixadá. Segundo a Polícia elas lesionaram outra irmã, de 43 anos, a golpes de faca. O crime ocorreu por volta das 23 horas deste domingo, 30 de novembro, na Travessa Dom Lucas, no bairro Alto São Francisco, nesta cidade.
Ainda de acordo com a Polícia , foi Maria Inês foi quem agrediu a vítima com diversos golpes de faca. Marineide auxiliou no crime, segurando a irmã mais velha. Enquanto ela era socorrida por populares ao Hospital Municipal Eudásio Barroso, uma equipe da Polícia Militar perseguia e prendia as outras duas num matagal. Os motivos do crime não foram revelados.

Despedida a Roberto Bolaños reúne 40 mil no Estádio Azteca


Caixão com corpo de Roberto Bolaños chega ao estádio Azteca rodeado de pessoas vestidas de 'Cahpolin' (Foto: Alfredo Estella/AFP)O corpo de Roberto Bolaños, criador de personagens emblemáticos, como Chaves e Chapolim deixou por volta das 16h15 (local, 20h15 de Brasília) deste domingo o estádio Azteca, rumo a sede da Televisa, na Cidade do México. A família não divulgou qual o destino do corpo de Bolaños.

Muitos fantasiados como as famosas personagens criadas por Roberto Gómez Bolaños, o Chaves', uma multidão de mexicanos aguardou por horas em uma longa fila para poder participar das homenagens que o comediante falecido recebeu este domingo no Estádio Azteca.

"Era como um irmão, como um tio, como um pai. Por isso viemos aqui para nos despedir dele", declarou Esteban Chávez, um dos muitos fãs de Bolaños que não escondia sua tristeza.

30/11/2014 – Caixão de Roberto Bolaños pouco antes da missa de corpo presente no estádio Azteca (Foto: Alfredo Estrella/AFP)O caixão com os restos de Bolanos foi levado para o estádio, que pertence à rede Televisa, para onde o comediante trabalhou boa parte de sua carreira.

No estádio do América, o time de coração de Bolaños, foi colocada uma grande cruz de madeira entre duas enormes fotos do comediante.

A cerimônia religiosa foi transmitida ao vivo pela tv mexicana, assim como para outros países onde o programa criado por Bolaños conquistou legiões de fãs.

Pombas brancas foram soltas e o caixão deu uma última volta pelo estádio, ao fim da cerimônia religiosa realizada na presença de familiares, amigos, políticos e artistas.

30/11/2014 – Fãs de Roberto Bolaños lotam as arquibancadas do estádio Azteca para o velório do criador de Chaves e Chapolin (Foto: Marco Ugarte/AP)O corpo de Bolaños foi velado no sábado nos estúdios da Televisa, e estiveram presentes, além de sua segunda esposa, a atriz Florinda Meza - a dona Florinda - e seus seis filhos, atores como Edgar Vivar (Seu Barriga) e Carlos Villagrán (Quico), que, apesar de ter mantido uma delicada disputa judicial com o comediante falecido, não deixou de reconhecer sua genialidade.

"Se foi um gênio, um mestre (...) Devo a ele tudo que sei e serei eternamente agradecido", declarou Villagrán que, junto com María Antonieta de las Nievas (Chiquinha) disputaram com Bolaños os direitos autorais de suas personagens.

No sábado, Bolaños também recebeu um minuto de aplausos no Estádio Azteca por parte dos torcedores que foram ver a partida entre o América e o Pumas.

No trajeto do caixão entre sua residência em Cancún e a Televisa, também foi ovacionado pelas pessoas nas ruas.O legendário comediante morreu na sexta-feira, aos 85 anos, de causas ainda não divulgadas.Em suas últimas aparições públicas, Bolaños sempre se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Piloto sobrevive após avião cair sobre rodovia nos EUA


Piloto de avião sobreviveu após aeronave cair em rodovia neste sábado (29) nos EUA (Foto: NBC Connecticut News, Gregg Monte/AP)
Um piloto de um avião monomotor sobreviveu após a aeronave cair em uma rodovia em construção em Connecticut, nos Estados Unidos, neste fim de semana. Foi o segundo acidente aéreo do piloto, que agora considera parar de voar.

Danny Hall, de 48 anos, conseguiu escapar quase sem ferimentos e saiu andando do local do acidente. O avião que ele pilotava caiu em uma rodovia exclusiva para ônibus em West Hartford.

A queda ocorreu após o avião ter problemas no motor e perder potência. Danny procurou algum lugar para realizar um pouso de emergência, e acabou caindo sobre a rodovia.  Nenhum outro veículo foi atingido.

Em 2008, Danny sobreviveu após o avião que ele pilotava cair em um rio em Rhode Island. Na época, uma investigação apontou que ratos haviam feito um ninho no avião e foram sugados pelo carburador durante o voo, causando uma falha no motor.

Habitação terá investimento de R$ 1 bilhão até 2016


1Um total de 30 mil unidades habitacionais deverão ser construídas em Fortaleza até 2016, envolvendo um investimento previsto de cerca de R$ 1 bilhão, valor que inclui também gastos com infraestrutura dos condomínios e equipamentos sociais. A informação é da presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Eliana Gomes. De acordo com ela, a proposta da gestão municipal de transformar o órgão em secretaria dará mais força na hora de buscar financiamentos para a área.
Segundo a gestora, a Prefeitura tem 23 projetos de conjuntos habitacionais, que totalizam 20 mil unidades residenciais. Dois desses conjuntos, o Alameda dos Palmeiras e a Cidade Jardim II, já estão em execução; o Alto da Paz está em fase de terraplanagem e o restante está em análise no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.
A presidente do Habitafor informa que estes conjuntos somam um investimento de R$ 527 milhões do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para isso, a Prefeitura assinou uma contrapartida de R$ 109 milhões, em gastos com a infraestrutura a ser montada para esses condomínios e na instalação de equipamentos sociais.
Além desses, Eliana adianta que existem outras dez mil unidades habitacionais a serem implantadas por meio do Governo do Estado, o que, juntando com os investimentos municipais e federais, chegaria a um montante aproximado de R$ 1 bilhão.
De acordo com ela, existem 115 mil famílias cadastradas no Habitafor, para serem beneficiadas através dos programas habitacionais. “Nós, entretanto, ainda vamos verificar se todas elas estão dentro dos critérios nacionais”, pontua.
Secretaria
A presidente da fundação acredita que o projeto de transformar a Habitafor em secretaria municipal, de acordo com a reforma administrativa proposta pelo prefeito Roberto Cláudio, dará mais força e credibilidade às políticas habitacionais de Fortaleza. “Isso vai possibilitar mais articulação e mais firmeza. É um grande avanço, uma demanda de anos dos movimentos sociais e uma deliberação tirada da Conferência das Cidades, em 2013″, destaca o prefeito.
Eliana explica ainda que, com a estrutura de secretaria, será possível a criação de um fundo habitacional, o que não era permitido com a condição de fundação do Habitafor. “Esse fundo concentrará os recursos para habitação de interesse social, dando maior sustentação para viabilizar as políticas dessa área”.
Além do fundo, ela destaca a possibilidade de reativação do Conselho de Habitação, que vai discutir as políticas da pasta, atendendo às demandas dos movimentos sociais. Para isso, deverá ser realizada, em 2015, uma conferência para debater e determinar sobre a sua criação.
Desenvolvimento
Outra mudança na reforma administrativa em discussão na Prefeitura de Fortaleza é a criação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Econômico. De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, Phillipe Nottingham, a fundação terá a função de captar e gerenciar negócios, especialmente os ligados à inovação, como é o caso do Parque Tecnológico de Fortaleza, que deverá ser fruto de uma Parceria Público-Privada. Ele disse que ainda não está definido quem irá presidir a fundação.
“Será uma estrutura pequena, com um presidente, dois diretores e um assessor jurídico. A ideia é de que ela cresça de acordo com os negócios que captar”, explica. Nottingham defende que as mudanças são com o intuito de dar maior racionalidade à estrutura administrativa da Prefeitura, sem aumentar custos. “O objetivo maior é ter mais eficácia”, argumenta.
Diário do Nordseste

Geopark passa por avaliação para revalidar o ‘Selo Verde’


1Uma nova avaliação do Geopark Araripe começa a ser feita para revalidaçã0 do Selo Verde, ofertado aos territórios em melhores condições de infraestrutura e projetos na área educacional e de turismo sustentável. A própria equipe do projeto realiza inicialmente uma autoavaliação das ações implementadas, já que, no próximo ano, passará por análise técnica por membros da Global Geopark Network (GGN).
Com isso, o projeto, que em 2006 recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o selo da Rede Global de Geoparks, vem sendo avaliado positivamente desde 2006. Em 2011, teve anunciada a sua primeira avaliação de forma positiva, desde que recebeu a chancela, em evento na Conferência Europeia de Geoparks, na Noruega. O Geopark Araripe detém o pioneirismo por ser o único das Américas.
Projetos relacionados à infraestrutura dos nove geossítios vêm sendo debatidas. No momento, quatro prioritários, em relação à sua estrutura atual, estão recebendo melhorias, incluindo o Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; Riacho do Meio, em Barbalha, que conta com projeto mais complexo, um trabalho mais amplo; além do Pontal da Santa Cruz e Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri; e Cachoeira de Missão Velha. Neste município, está sendo finalizado o acesso, por meio do projeto do Governo do Estado. Os investimentos estão sendo realizados por meio do Banco Mundial. A região recebeu recentemente visita técnica para avaliar as obras e destacou que a meta é dinamizar os projetos no próximo ano.
Crivo
A Universidade Regional do Cariri (Urca), detentora do Projeto do Geopark Araripe, deu início, nesta semana, ao processo de avaliação para revalidar o Selo da Unesco. O projeto, que se encontra com várias ações em andamento, em diversas áreas, realizou um seminário de autoavaliação, já que posteriormente passará pelo crivo da Rede Global de Geoparks.
Os integrantes do Geopark Araripe estiveram reunidos com o presidente do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da Unesco, Artur Agostinho Abreu Sá, e a coordenadora do Fórum Português de Geoparks e membro do Comitê Português para o Programa Internacional de Geociências da Unesco (IGCP), Elizabeth Maria Rocha da Silva.
O evento de compartilhamento de experiências entre o grupo de técnicos e coordenação do Geopark Araripe contou com a presença da reitora da Urca, professora Otonite Cortez, o vice-reitor, Patrício Melo, e os pró-reitores. Na ocasião, foram apresentados os projetos que vêm sendo desenvolvidos nas áreas específicas de desenvolvimento territorial, geoeducação, geoconservação, além do turismo, e ações na por meio da infraestrutura dos geossítios, que vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cidades e Banco Mundial. A nova infraestrutura compreende sala para recepção de grupos de estudo, ambientação rústica do espaço, com lixeiras, bancos, escadas, melhorando também acesso a alguns desses locais. O Riacho do Meio, no município de Barbalha, terá uma infraestrutura mais ampla e contará com um núcleo que irá auxiliar no processo de gestão, com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Floresta Nacional do Araripe (Flona Araripe).
Potencial
Outros aspectos relacionados às áreas com potenciais de geossítios foram ressaltados, como o Sítio Santa Fé, com inscrições rupestres pouco estudadas, além do Sítio Caldeirão do beato José Lourenço, ambos na cidade do Crato.
Aliadas a essas questões, é considerado o contexto geológico e cultural. Segundo o coordenador do Geopark, Idalécio Freitas, são 26 áreas na região com potencial de geossítios, levando-se em conta diversos aspectos, inclusive culturais e geológicos.
Exposições importantes, como a recente realizada no Cariri Garden Shopping, sobre o Geopark Araripe, com mais de 10 mil visitantes, além do projeto Jovens Paleontólogos, com mais de 2.700 fósseis recuperados, projetos educativos e de capacitação de professores dos seis municípios que compõem o Geopark, entre outros aspectos, foram abordados durante a reunião regional.
Incentivo
Outras propostas de geoparks do Brasil já foram encaminhadas, a exemplo do Estado de Minas Gerais, na área do Quadrilátero Ferrífero, que já que era considerado um dos projetos mais avançados. O Geopark Araripe passou a ser um dos grandes incentivadores do processo de criação de novos projetos do gênero e chegou, inclusive, a realizar encontros nacionais e internacionais com o propósito de incentivar novas candidaturas no País.
O projeto tem sido responsável por ampla divulgação dos potenciais nas áreas de geoturismo, geoeducação e geoconservação na área da Chapada do Araripe, com criação de um Centro de Interpretação Ambiental, em Crato, e tem realizado diversas exposições no Brasil, para promover estudos e divulgar suas riquezas geológicas e paleontológicas. (E.S.)
Diário do Nordeste

Carol Muniz afirma: ‘Não gosto de usar sutiã e nem calcinha’


1Carol Muniz resolveu provocar seus seguidores no Instagram na madrugada desta segunda-feira, 1º. A modelo postou em seu perfil na rede social fotos em que aparece de costas sem a parte de cima do biquíni no quarto de um hotel no Rio.
Carol aproveitou para falar sobre a sua intimidade: “Eu não estava com a parte de cima porque não gosto de dormir de sutiã! Aliás, não gosto de usar sutiã e nem calcinha, mas eu uso, viu galera (risos) Mas para dormir não! Detalhe do cabelão mais uma vez me ofuscando, ninguém vai olhar pra meu ‘corpitcho’ (risos)!”, disse ela.
Carol Muniz está curtindo a solteirice como pode. Recém-separada de Marco Polo Del Nero, a modelo baiana passou o fim de semana no Rio de Janeiro, foi a baile funk, e na madrugada deste domingo, 30, encontrou-se com Veridiana Freitas.

Cientistas testam remédio que pode prolongar a vida até 120 anos

RemédioUm grupo de cientistas russos está testando uma espécie de remédio que prolonga a vida. Eles esperam que o comprimido, que está sendo testado em ratos, peixes e cachorros, ajude as pessoas a viverem até 120 anos.

"A mitocôndria é a culpada pelo ataque cardíaco e impacta também nas doenças de alzheimer e parkinson", explicou o pesquisador Maxim Skulachev, da Universidade de Moscou, onde a droga está sendo testada, ao jornal "Daily Mail". E é nessa parte da célula, responsável pela produção de energia, que os pesquisadores pretendem atuar com o medicamento.

"Não acredito que viveremos até os 800 [anos]. Muitos provavelmente morrerão de novas doenças que surgirão, como uma típica enfermidade para quem tem 120 anos. É o mesmo caso com o câncer, que era raro quando os antepassados morriam mais jovens", destacou o pesquisador.

Os testes feitos em animais não aumentaram significantemente o tempo de vida, mas a droga conseguiu retardar o início do envelhecimento. "Se for verificado que doenças se desenvolvem mais lentamente, nossa ideia de combater o envelhecimento por meio da mitocôndria será a correta", concluiu.

Habilitação 23,8% mais cara a partir de hoj

Quem conseguiu iniciar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até sábado, escapou de pagar mais caro para obter o documento. Isso porque, uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou, a partir de hoje, de 20 para 25 o número de horas/aulas para a primeira habilitação categoria B, deixando-a 23,8% mais cara. No Ceará, de acordo com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado (Sindcfcs), a mudança representa uma alta de R$ 225.

A resolução do Contran também aumentou de 15 para 20 o número de horas/aulas para quem for adicionar categoria. Assim, o cearense que já tiver habilitação para dirigir automóveis e quiser incluir uma para motocicletas, por exemplo, também terá que arcar com um custo adicional de R$ 225, posto que a hora/aula no Estado é de R$ 45. "O impacto no bolso da pessoa será considerável e não é bom para as 350 autoescolas do Ceará", disse o presidente do Sindcfcs, Welligton dos Santos.

Ainda segundo Santos, em valores reais, o custo da CNH para os cearenses passou de R$ 945 para R$ 1.170, por conta da adição de mais tempo. O Departamento Estadual de Trânsito no Ceará (Detran/CE) explica, inclusive, que a principal mudança foi mesmo na carga horária de aulas práticas para obtenção da CNH categoria B.

Carteira Popular

Para as pessoas de baixa renda que pretendem tirar a primeira habilitação, uma opção é o programa Carteira de Motorista Popular, que possibilita o acesso do público de menor poder aquisitivo, gratuitamente, à CNH. Para tanto, o candidato deve obedecer uma série de critérios, dos quais inclui: ser maior de 18 anos, alfabetizado, possuir CPF, não estar judicialmente impedido de tirar a CNH e comprovar domicílio no Ceará. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Detran: (www.detran.ce.gov.br).

Em mais de quatro anos de vigência do programa Carteira de Motorista Popular, aliás, o Detran-CE emitiu aproximadamente 100 mil documentos no Estado, cerca de 20% das habilitações liberadas. O benefício contempla a CNH apenas na categoria A (motos) e tem como objetivo reduzir o número de condutores não habilitados conduzindo veículos de duas rodas.