sábado, 28 de abril de 2012


Violinos de colecionador ajudam a contar histórias do Holocausto

Após anúncio em rádio, israelense conseguiu reunir 36 instrumentos.
Filho de sobreviventes, ele diz que violinos são como lápides para mortos.

Giovana SanchezDo G1, em São Paulo
7
Violino com cinco estrelas de Davi é exibido na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA (Foto: Chuck Burton/AP)Violino com cinco estrelas de Davi é exibido na
Universidade da Carolina do Norte, nos EUA
(Foto: Chuck Burton/AP)
Todos os dias, eles tocavam para os companheiros nos campos de concentração nazistas espalhados pela Europa da época da Segunda Guerra Mundial. Muitos dos músicos, geralmente amadores, que compunham as orquestras dos campos foram salvos por sua habilidade - e pelos seus instrumentos, que guardam até hoje a história do massacre de 6 milhões de judeus pelo regime de Adolf Hitler na Alemanha.
Um pouco dessa história está nas mãos de um israelense chamado Amnon Weinstein. Fabricante de violinos, Amnon tem uma loja-ateliê em Tel Aviv onde guarda 36 violinos de músicos judeus que viveram na Alemanha na época do genocídio nazista, inclusive de sua família.
Em entrevista ao G1 por telefone dos Estados Unidos, onde expôs em abril os violinos pela primeira vez no continente americano - na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte -, o simpático senhor de 73 anos contou como começou o projeto "Violinos da Esperança" e falou sobre a importância de manter a memória do que aconteceu. "Eles [os violinos] são como lápides para todos os músicos mortos no Holocausto, centenas deles, milhares, minha família."
G1 - Como tudo começou?
Amnon - 
O começo é muito prosaico, eu sempre digo. Eu tinha um aluno que veio do leste alemão trabalhar como fabricante de arcos em Israel, estamos falando de 15 anos atrás, e no momento em que ele apendeu sobre o Holocausto, ele tentou me convencer a dar uma palestra sobre violinos que vieram para Israel em 1936 [vou explicar depois o porquê, tenho uma coleção deles], na associação de produtores de arcos e violinos da Alemanha. Levou dois anos para eu dizer sim e depois foi como uma bola de neve. Desse tempo em diante, eu tenho trabalhado no projeto 'Violinos da Esperança'.
Amnon segura violino da coleção (Foto: Ken Lambla)Amnon segura violino da coleção (Foto: Ken Lambla)
E por que 1936? É muito especial e importante. Em 1936, Bronisław Huberman, um grande violinista judeu, e o maestro italiano Arturo Toscanini, na época número um do mundo, criaram a orquestra filarmônica de Israel atual. E Huberman trouxe os melhores músicos da Europa para Israel, judeus. Porque ele viveu em Berlim e entendeu o que os alemães tinham planejado fazer com os judeus mais para frente. Então ele convenceu os músicos a vir para Israel formar essa orquestra e salvou cem músicos e as pessoas ao redor - o que dava cerca de 300 pessoas salvas dos nazistas.
A maioria desses músicos que vieram de Alemanha, França, Suíça ou Polônia tocava em instrumentos de fabricação alemã. Para eles, naquela época não havia problema em usar um violino feito na Alemanha e ser um músico judeu. E eles sabiam que em Israel não havia nada, nenhum fazedor de violino, não se podia nem comprar cordas. Então cada um trouxe consigo ao menos três violinos, violas e violoncelos, pois em caso de quebrar eles tinham que mandar para a Europa de barco para arrumar e demorava muito tempo.
Agora pulemos para 1945, após a guerra. Em Israel, todos sabem sobre as atrocidades que os alemães fizeram na Europa. E pode-se dizer que em Israel, nessa época, a maioria das pessoas tinha família entre os 6 milhões de pessoas [mortas no Holocausto]. Então houve um boicote completo de qualquer produto de origem germânica, de vacas até qualquer produto de casa, incluindo, claro, violinos. Os músicos chegavam e diziam 'não vamos mais tocar nesse instrumento'. Alguns quebraram os violinos e outros chegaram pro meu pai e disseram 'se você não comprar o violino, eu vou queimá-lo'. Então meu pai...
G1 - Seu pai também fazia violinos?
Amnon - 
Sim, claro! Então sem mencionar nada - ou sentindo algo - meu pai adquiriu uma enorme coleção de instrumentos de origem alemã. Portanto aquele fabricante de arcos de que lhe falei me convenceu a fazer uma palestra sobre isso em Dresden (Alemanha). Depois, num programa de rádio em Israel, eu perguntei ao público quem tinha violinos relacionados ao Holocausto e hoje tenho uma coleção de 36 violinos assim divididos em quatro categorias: a primeira é de violinos que estiveram no Holocausto e de que sabemos o nome da pessoa que tocava, e às vezes até temos fotos dos donos; a segunda categoria é de instrumentos que estiveram no Holocausto, mas de que não sabemos nada de seus donos. Porque, para essas pessoas, os violinos sobreviveram à vida, à guerra, os alemães precisavam de todos esses músicos para tocar e enganar os judeus para ir para a câmara de gás.
Os violinos da coleção de Amnon (Foto: Ziv Shenhav)Os violinos da coleção de Amnon (Foto: Ziv Shenhav)
Após a guerra, nenhum deles tocou violino nunca mais na vida, só algumas mulheres que não viram tantas das atrocidades e mortes que os homens viram durante a guerra. Muitos deles escaparam da Europa e foram para os EUA, muitos não quiseram vir para Israel, que estava em guerra, e acredito que 99% guardaram os violinos e nunca mais falaram sobre o assunto. É um fato que muitos sobreviventes não falavam uma palavra sobre o Holocausto. Era como um tabu para eles, um assunto proibido.
A terceira categoria da coleção são violinos de membros da orquestra, tenho muitos no ateliê, e só um deles está pronto para ser tocado. A quarta categoria é de violinos usados por músicos populares, que tocam em casamentos e bar mitzvahs [cerimônia judaica que insere o jovem na comunidade adulta], e muitos deles tocavam em violinos com a Estrela de Davi. Os alemães confiscaram milhares de instrumentos pertencentes a judeus e é impossível rastrear quem são os donos por causa da falta de documentação.
Todo esse trabalho feito com os violinos é porque estamos deixando de volta em condições de serem tocados quase todos os instrumentos. Eles são como lápides para todos os músicos mortos no Holocausto, centena deles, milhares, minha família. Minha irmã uma vez fez a conta, e quase 400 pessoas da nossa família morreram no Holocausto.
G1 - Só da sua família?
Amnon - 
Sim! As famílias judias daquela época eram muito grandes. Só o meu pai tinha 11 irmãos, imagina quanta gente. Ele e um outro irmão sobreviveram, mais ninguém.
G1 - Quando seu pai chegou a Israel?
Amnon - 
Em 1938. Meu pai decidiu emigrar para Israel, ele era um músico profissional e também um fabricante de violinos.
G1 - O senhor aprendeu a profissão com ele?
Amnon - 
Sim, primeiro com ele, depois fui para a Itália e a França, esse é meu currículo como fabricante de violinos. Ganhei prêmios em competições, e depois todo meu tempo é dedicado para o 'Violinos da Esperança'.
Amnon trabalha em seu ateliê  (Foto: Ken Lambla)
Fotos   Valmir

Curso de Ed. Física da Faculdade Católica firma parceria com Petrobras Biodiesel


 
Pesquisas mostram que nas instituições que há atividades físicas os trabalhadores tem melhor desempenho.
Os alunos do Curso de Educação Física realizaram diversas atividades na Usina de Biodiesel da Petrobras, no Distrito de Juatama. Essas atividades fizeram parte da Semana da Saúde que anualmente é realizada naquela como forma de conscientizar seus funcionários da importância dos cuidados com a saúde.
O profissional de Educação Física Matheus Apolônio desenvolveu aulas de Ginástica Laboral no início das manhãs, juntamente com acadêmicos do Curso de Educação Física. O professor Cristiano Sousa, Coordenador do Curso de Educação Física ministrou uma palestra sobre Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Os acadêmicos fizeram avaliação da composição corporal e das capacidades físicas dos funcionários.
A participação da Faculdade Católica Rainha do Sertão-FCRS através do Curso de Educação Física foi um sucesso, tanto que as instituições estão estudando um mecanismo de como realizar essas atividades de forma permanente.
Mais Informações:Faculdades Católica Rainha do Sertão 
Avenida Plácido Castelo
Fone: (88) 3412 6700
www.fcrs.edu.br
Fotos  Valmir
                                   

Leão ganha mais uma do Horizonte e está na final do Estadual 2012


No meio da semana o Tricolor de Aço tem outro grande desafio, quando enfrenta o Grêmio de Porto Alegre, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo será 4ª feira (02), às 19h30min, no Estádio Presidente Vargas. O jogo de volta será dia 09, às 22 horas, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre  
O Fortaleza voltou a vencer a equipe do Horizonte neste domingo. 1 a 0 foi o placar, gol do zagueiro Ciro Sena no segundo tempo de jogo. Com o resultado, o Tricolor de Aço garantiu presença na final do Campeonato Cearense 2012. Leão agora aguarda o outro finalista, que sai nesse domingo, para decidir o título Estadual em dois jogos, com o primeiro dia 6 e o segundo dia 13 de maio. 
Fotos   Valmir
Morre Barros Pinho, ex-prefeito de Fortaleza
Pinho lutava contra um câncer e sofria de insuficiência renal. Ele morreu na manhã deste sábado.

     
 

Prefeito de Fortaleza na década de 80, Barros Pinho também foi poeta, vereador, deputado estadual, secretário de culturO ex-prefeito de Fortaleza Barros Pinho morreu na manhã deste sábado (28) no hospital Gastroclínica, em Fortaleza. Pinho tratava um câncer e seu estado de saúde piorou nos últimos dias por insuficiência renal. O ex-prefeito, 72 anos, não resistiu a uma parada cardíaca nesta manhã.
a e exercia o cargo de presidente da Fundação Cultural de Maracanaú. O velório ocorre a partir de 11h deste sábado na AsseAssembleia Legislativa do Ceará.

Fotos  Valmir
mbleia Lgislativa do Ceará.

Sertão Central 
DETRAN atende candidatos de Solonópole para CNH popular 


O Departamento de Trânsito do Estado do Ceará (DETRAN-CE), atende neste sábado, 28 e domingo, 29, 716 candidatos selecionados do programa Carteira de Motorista Popular, (CNH – categoria A, para conduzir motos), no município de Solonópole, no Sertão Central. Na primeira fase, serão realizados captura da imagem e da digital e exames médico e psicotécnico dos candidatos.

O atendimento ocorre das 8 às 17 horas, na Escola Fenelon Rodrigues Pinheiro na Avenida Prefeito José Sinfredo Pinheiro, 212 – Bairro Domingos Sales. O DETRAN atenderá, no domingo, os candidatos do município de Solonópole que se inscreveram diretamente nos Centro de Formação de Condutores (CFC), pagando os custos para obter o documento.

Desde que foi criado, o Programa Carteira de Motorista Popular já beneficiou mais de 90 mil pessoas de baixa renda, das quais 35 mil já estão de posse da CNH, após aprovação em todas as fases do processo. O programa continua recebendo inscrições que podem ser feitas somente pela internet (www.detran.ce.gov.br).

Para ser selecionado, o candidato tem de saber ler e escrever, ter 18  anos ou mais e atender a apenas um dos seguintes critérios:  beneficiário do Programa Bolsa Família; ou estar estudando há seis meses na escola pública ou ter estudando há 12 meses na escola  pública;  ou ser portador de necessidade especial (em condições de  pilotar uma moto) ou ser egresso do sistema penitenciário.
Postado por: Jornalismo - SMC 
Fotos  Valmir



Quixeramobim 
Palco Giratório apresenta espetáculo neste sábado 


O SESC Ler do município de Quixeramobim promove neste sábado, 28, às 20 horas, na Praça da Matriz, o Festival Palco Giratório, com a peça “Este Lado Para Cima”, da Bravia Companhia. No domingo, 29, o grupo realiza uma oficina de teatro, de 8h às 12h, no SESC Ler, na Rua 14 de Agosto, no Centro da cidade. A programação é gratuita.

Resultado de uma pesquisa sobre o “mundo de imagens e de aparências”, o espetáculo “Este Lado Para Cima”, retrata a sociedade moderna atordoada pela rotina de produção e de consumo, que transforma o próprio homem em mercadoria.

O Palco Giratório é uma das mais bem sucedidas iniciativas culturais do país e chegou a sua 15ª edição. Por intermédio do Palco Giratório, o SESC promove o acesso a espetáculos de qualidade a um público amplo e diversificado, além de divulgar o trabalho de profissionais provenientes de diversos Estados brasileiros.
Postado por: Jornalismo - SMC
Fotos   Valmir

Banco do Nordeste destinará R$ 1 bilhão para setores prejudicados pela seca

O Banco do Nordeste vai conceder crédito emergencial para produtores rurais, comerciantes e setores da indústria prejudicados pela estiagem na Região, que pode ser a pior seca dos últimos 40 anos. As agências do Banco estão preparadas para atender esses clientes a partir desta segunda-feira, dia 30 de abril.

Foram disponibilizados R$ 1 bilhão para empreendimentos de municípios com decreto de situação de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O limite de crédito varia de R$ 12 mil a R$ 100 mil, com juros de até 3,5%.

“A iniciativa faz parte de plano de enfrentamento à seca, lançado pelo Governo Federal, que envolve montante de R$ 2,7 bilhões e deve beneficiar 1.100 municípios”, informa o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar Júnior. Segundo ele, o plano prevê a instalação de 32 mil cisternas, 2.400 sistemas simplificados de abastecimento, 1.199 barreiros e 2.400 poços, além do fortalecimento da Operação Carro Pipa.

Também foram disponibilizados recursos no âmbito dos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem, bem como investimentos em obras de segurança hídrica e de infraestrutura no abastecimento de água.

Além disso, nestes mesmos municípios, o Banco do Nordeste vai prorrogar as dívidas dos produtores rurais por cinco anos, caso fique comprovado que a perda da safra foi superior a 30%. Durante o primeiro ano da prorrogação, o produtor não pagará nada, em função da carência da operação. 

Com informações da assessoria de imprensa do BNB
Postado por Chico Almir 


Fotos  Valmir

                                    Quixadá 

Professores Colégio Padre Vicente de Quixadá estão recebendo ameaça de morte de alunos


Educadores relatam que alunos chegam em sala de aula bêbados e as vezes drogados.

Professores da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente Gonçalves Albuquerque, localizada no Campo Velho, bairro considerado como o maior centro de drogadição da cidade de Quixadá, estão sendo ameaçados de morte, muitos temem pela sua própria vida e não sabem mais o que fazerem diante de tantos casos na unidade. No dia 14 de Fevereiro de 2012 na mesma unidade escolar, um estudante de apenas 15 anos de idade tentou matar um porteiro com vários tiros, agora a unidade é novamente inserida no rol das ocorrências policiais.
A composição da Força Tática de Apoio – FTA foi acionada para o Colégio Padre Vicente, pois funcionários daquele estabelecimento de ensino presenciaram um aluno de 13 anos recebendo um objeto por cima do muro da escola. A composição conseguiu identificar o objeto, que se tratava de uma arma de plástico, modelo pistola, que estava jogada no telhado do colégio.
Na ocasião o adolescente estava acompanhado de dois outros alunos, sendo um de 13 e o outro de 14 anos. Todos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá-DRPC acompanhados de um conselheiro tutelar.
Segundo a Polícia, na terça-feira, 25, os alunos haviam ameaçado um professor da escola. Na DRPC, em razão do professor que foi ameaçado não ter registrado denúncia, todos foram liberados.
A polícia agora quer saber os verdadeiros motivos que os alunos queriam a arma. Tudo indica que o objetivo era pra ameaçar ainda mais o educador. Professores da instituição trabalham assustados, são constantemente ameaçados. Alguns relatam que menores chegam em sala de aula bêbados e outros com sintomas claro de uso de droga como crack.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
 (88) 3445-1047          
                           
Fotos  Valmir