terça-feira, 14 de julho de 2015

Açude Lima Campos receberá recarga do Açude Orós até final de setembro, prevê Cogerh


13

Durante a realização da Reunião da Alocação Negociada do Açude Lima Campos, realizada na última sexta-feira [10], foi destacada a situação do manancial icoense e até quando ele irá receber recarga do Açude Orós, localizado no município de Orós.
De acordo com o gerente regional da Cogerh na Bacia do Salgado, Alberto Medeiros de Brito, e reafirmado pelo coordenador técnico da Cogerh na Bacia do Alto Jaguaribe, Mardônio Mapurunga, o nível do Açude Orós está baixando constantemente e estimaram a data de 29 de setembro como data limite que ainda haverá a ligação entre os reservatórios.
A previsão é a de que no penúltimo dia de setembro, o açude Orós atingirá em sua capacidade de cota de 742.000.000 m³, e assim, não poderá mais repassar água por gravidade até o Açude Lima Campos.
A transferência de água entre os açudes acontece através de um canal por gravidade que auxilia na manutenção do reservatório localizado no distrito de Lima Campos. Sem auxílio do Orós, o nível do Açude Lima Campos deverá cair de forma maior, o que deverá ser acompanhado do uso racional da água pela população icoense. Em 13 de julho, o Orós encontrava-se com 42,76% ou 829.550.000 m³ acumulados.
*Icoénoticia

Igreja é roubada em plena festa da Padroeira no Bairro Recreio em Mombaça


Foto Reprodução do Google Maps
Foto Reprodução do Google Maps
Segundo informações de um leitor do Portal de Notícia CE, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que fica no bairro Recreio na cidade de Mombaça, foi arrombada de onde foi levado aparelhos de som entre outros pertence, segundo informações um prejuízo de aproximadamente de R$ 7 mil.
O Bairro está no meio da festa da padroeira, que teve início na última terça-feira (07) e segue até o dia (16). O furto só foi percebido por volta das 17 horas desta segunda(13), quando uma equipe abriu a igreja para dá início aos preparativos de mais uma noite de novena. A polícia foi acionada, o caso vai ser investigado pela Delicia de Polícia Civil da Cidade.  A nossa Redação entrou em contado com a polícia militar da cidade que confirmou o caso. As forças policias de Mombaça pede a colaboração da sociedade, com informações que possa levar aos autores do delito.
Basta ligar para (88) 3583 2999, Polícia Militar , Ou (88) 3583 3438 da Polícia Civil ou ainda 190, não precisa se identificar.
Fonte:Portal de Noticias Ce

ELEIÇÕES 2016: FALTA MENOS DE UM ANO PARA AS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS


As convenções partidárias de caráter não eleitoral ocorrem a qualquer tempo. Já as convenções para a escolha de candidatos e a formação de coligações devem ser realizadas de 10 a 30 de junho do ano da eleição, de acordo com o artigo 8º da Lei 9.504.

Neste caso, estamos há menos de um ano das convenções. No próximo ano, serão escolhidos durante as convenções os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Perdas agrícolas em Acopiara chegam a mais de 90%



A chegada do segundo do semestre trouxe preocupação para quem enfrenta a falta de água. Esse período costuma ser ainda mais difícil. Em Acopiara, no Centro-Sul cearense, a situação é preocupante, principalmente na zona rural. 

O roçado reflete a triste situação das áreas produtivas. A falta de chuva fez com as plantações não vingassem. De acordo com segundo a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, as perdas agrícolas deste ano chegaram a mais de 90%. Um cenário crítico e alarmante que se repete em todas as comunidades rurais do município.

Pouca água

Na localidade de Baixio da Roça, que fica a 6 Km da sede de Acopiara, as cisternas da agricultora Maria Alves foram abastecidas há pouco mais de um mês e já estão com nível baixo.

A comunidade é grande, são mais de 70 famílias que contam com 49 cisternas para armazenamento de água. O problema é que são disponibilizados apenas 21 tíquetes para recebimento de água através dos carros-pipa. Um revezamento na distribuição é realizado.

Outra moradora da região, Elieuda Viana afirma que a situação, que já é ruim, tende a piorar nos próximos meses. É que nesse período, as chuvas ficam ainda mais escassas e a população acaba utilizando a água das cisternas para outros usos, além do consumo humano.

Os criadores de animais também estão passando por dificuldades. As poucas chuvas que caíram na região não foram suficientes para fazer pasto. As cabras buscam alimentos em roças abandonadas.

No final de junho, Acopiara teve o decreto de estado de emergência reconhecido, junto com outras 43 cidades cearense.

Fonte: TV Diário

Incêndio em matagal ameaça atingir casas em Quixeramobim e Corpo de Bombeiros é acionado

Quixeramobim - Policia 02

O Corpo de Bombeiros de Quixeramobim, no sertão central cearense, trabalha monto para controlar um incêndio no matagal localizado entre o Hospital Regional Dr. Pontes Neto e a Rua “Loquinha do Amor”, no Bairro Monteiro de MoraesAs chamas estariam avançado rumo às casas localizadas naquele bairro e também com destino a Estação de Tratamento de Água, próximo ao Hospital. Os bombeiros estão tentando controlar o incêndio desde o início da tarde de hoje, dia 13.
Há suspeitas que um dos moradores tenha tentando queimar um lixo e acabou atingindo o matagal. Populares estão bastante preocupados com o incêndio, devido a intensidade das chamas. Todos os moradores do local tiveram que evacuar suas residências até que as chamas sejam debeladas.

Fonte: Quixeramobim Agora

Câmeras de segurança e alarme estavam desligados na agência dos correios de Choró



Um fato estranho chamou a atenção da polícia durante o início das investigações relacionadas com o ataque de um bando fortemente armado a agência dos Correios do município de Choró, no Sertão Central do Estado.
Estranhamente, as câmeras de segurança e o alarme contra roubos estavam desligados. A polícia vai ouvir o gerente da agência, Roberto Araújo Abrunhose, sobre o assunto.
O ATAQUE 
O ataque a agência aconteceu na madrugada desta terça-feira, 14. Explosivos foram usados e danificaram toda a estrutura do prédio e casas vizinhas. Segundo a PM, cerca de R$ 200 mil foram levados pelo bando. Veja matéria AQUI.
Imagens de Paulo Simião

Baterista de banda de forró morre em acidente de carro. Polícia suspeita de suicídio


O baterista Adriano Sousa da Silva, 29 anos, faleceu após colidir com um poste na BR116, município de Horizonte na noite de domingo, 12. No bolso do baterista foi encontrado um bilhete com o nome e telefone de uma mulher e um pedido para avisá-la do acidente.

A última mensagem do baterista na rede social trazia a seguinte mensagem: "Adeus amigos essa é pra vocês lembrarem de mim", reforçando a suspeita de suicídio.

A banda emitiu uma nota pública sobre o ocorrido:

"Luto. Com imensa tristeza informamos que perdemos o nosso baterista. Adriano faleceu ontem (12) no início da noite em decorrência de um acidente de carro. Nós da família Somzoom estamos de luto e deixamos essa imagem homenageando o grande músico que fez parte do Cavalo de Pau, contagiando todos com sua alegria." , dizia a nota publicada junto à última imagem postada pelo jovem em sua rede social.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação