quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PM recaptura foragido da Cadeia Pública de Pedra Branca com uma espingarda calibre 12

Pedra_b_Adriel_Soares

Tanto o presidiário recapturado como o que conseguiu escapar, fugiram da Cadeia de Pedra Branca.
A Polícia Militar recapturou um foragido da Cadeia Pública de Pedra Branca, no Sertão Central cearense.  A prisão ocorreu quando populares denunciaram que duas pessoas suspeitas estariam em uma residência, abandonada a margem da estrada vicinal, de acesso ao Sitio Trapiá, ao lado do cemitério público do município. 
Dois elementos tentaram fuga quando observaram a chegada da composição da Polícia Militar. Adriel Soares Ferreira se embrenhou no matagal, mas foi capturado. Francisco Walter Paiva, vulgo “Canindé” conseguiu fugir. 
Adriel Soares Ferreira estava em posse de uma espingarda Calibre 12, com três munições intactas. O capturado foi conduzido até Delegacia de Polícia Civil, em seguida retornou para o presidio. 
Tanto o presidiário recapturado como o que conseguiu escapar, fugiram da Cadeia de Pedra Branca, no último dia 19 de agosto.

Com informações do portal de Noticia CE

Em Boa Viagem, água da torneira tem cheiro, gosto e cor incomuns

O desmatamento da mata ciliar, utilização de agrotóxicos e o despejo de esgoto já aumentaram o nível de poluição do reservatório.
Em tempos de estiagem, a população de Boa Viagem tem de se acostumar a usar uma água que não agrada: tem cheiro forte, é turva e deixa gosto desagradável na comida. “Até para tomar banho a gente tem que tampar o nariz”, reclama a agricultora Jaqueline da Silva Nunes. Ela aponta a água esverdeada armazenada em tambores para garantir os dois dias em que as torneiras não carregam água. “Faz tempo que está assim”.
Ainda que a sensação seja desagradável, assegura Regina do Vale, diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a água é própria para o consumo humano. “O caso de Boa Viagem não é isolado. Todas as fontes de captação superficial que estão em reservatórios com volume morto estão com muito acúmulo de resíduos, cita”.
De acordo com Eudásio Alves, químico do Saae, a Estação de Tratamento do município foi projetada, em 2000, para um nível de eutrofização bem inferior. O desmatamento da mata ciliar, utilização de agrotóxicos e o despejo de esgoto já aumentaram o nível de poluição do reservatório. Sem recarga, a situação piora.
Vez por outra, conta a cabeleireira Nilde Oliveira, 42, é necessário cancelar atendimentos por conta do cheiro. “O negócio está feio”, resume. “Dá é um constrangimento”. E para cozinhar, afirma Elisanete de Paiva, 43, não adianta usar o que sai da torneira. “O arroz fica roxo, tudo estraga muito rápido”. Para fazer comida, ela indica, a saída é comprar água engarrafada.
Eudásio afirma que o nível de cloragem no tratamento aumentou quatro vezes para garantir a qualidade da água. “O que é entregue não tem odor, mas, como tem um nível de matéria orgânica maior, quando ela é armazenada, isso entra em decomposição e gera o odor”, explica. Segundo a diretora do Saae, é priorizado, no tratamento, o padrão bacteriológico, que depende da desinfecção. “O padrão físico não tem como a gente corrigir, mas a água não tem bactérias”, ela garante.(Mariana Freire)

Cursos de medicina serão avaliados in loco em 2016, diz ministro


Ministro Janine
O ministro da Educação (MEC), Renato Janine Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira, 26, mudanças na avaliação dos cursos e estudantes de medicina. De acordo com o ministro, todos os cursos da área serão avaliados in loco em 2016. A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, explicou que mesmo os cursos que tenham histórico de boas notas não serão dispensados da avaliação.

O ministério anunciou também mudanças na avaliação dos estudantes de medicina. As avaliações serão feitas anualmente, com os alunos do segundo, quarto e sexto ano (o último do curso). “Dada a relevância da medicina, dado que ela está lidando com a vida das pessoas, decidimos avaliar três vezes ao longo do curso. A nossa rigidez em termos de qualidade dos cursos de medicina vai ser muito grande”, afirmou o ministro Renato Janine.

Residência

Outra novidade é que para cada aluno que se formar, a instituição de ensino terá que disponibilizar uma vaga de residência. “Se temos uma faculdade com 50 vagas e a residência é de dois anos, precisaremos ter, na verdade, 100 vagas de residência – metade para o primeiro ano e metade para o segundo ano”, disse o ministro. A intenção do governo, segundo o ministro, é que todos os alunos tenham acesso à residência.

Homem que matou repórter e cinegrafista nos EUA pratica suicídio


O acusado atirou contra ele mesmo
O homem que assassinou friamente nesta quarta-feira, 26, nos Estados Unidos dois jornalistas de um canal de televisão durante uma transmissão ao vivo, não resistiu ao ferimento a bala causado por ele mesmo, informaram as autoridades locais.

"O suspeito deste tiroteio morreu no hospital de Fairfax Inova, no norte da Virgínia, em decorrência de um ferimento a bala causado por ele mesmo", declarou o xerife do condado de Franklin (leste) durante uma coletiva de imprensa.

O suspeito é Vester Lee Flanagan, de 41 anos, também conhecido como Bryce Williams. Ele chegou a ser detido e encaminhado para o hospital, onde veio a falecer. "Policiais se aproximaram do veículo e encontraram o motorista sofrendo com um ferimento provocado por um tiro. Ele foi transportado para um hospital para tratar dos ferimentos, que representam um risco para sua vida", informou a polícia em um comunicado.

Flanagan, de 41 anos, estava sendo perseguido pela polícia após ter supostamente atirado em dois jornalistas em frente às câmeras - a repórter Alison Parker e o cinegrafista Adam Ward. A ação, que aconteceu durante uma reportagem em um shopping center em Moneta, região sul de Virgínia, foi capturada pelo cinegrafista.

O suposto autor dos disparos é um ex-funcionário da WDBJ-TV, filiada da CBS. De acordo com o gerente-geral da emissora, Jeff Marks, Flanagan foi desligado da empresa há dois anos.

Repórter e cinegrafista são mortos durante entrevista ao vivo


Uma repórter e um cinegrafista foram baleados e mortos durante uma entrevista ao vivo na Virginia, nos Estados Unidos. Alison Parker, da WDBJ, uma emissora afiliada da CBS, e seu cinegrafista, Adam Ward, foram surpreendidos por um atirador que efetuou pelo menos seis disparos contra a dupla. Uma entrevistada que participava da matéria também ficou ferida.

No momento da transmissão, ouviu-se o barulho dos tiros e o cinegrafista, imediatamente, desabou no chão. Alison tentou fugir e a cena foi cortada, mostrando a apresentadora do programa perplexa com o ocorrido. Pouco tempo depois, a própria emissora anunciou a morte dos dois profissionais.

As escolas nas proximidades do local do crime fecharam suas portas e as investigações sobre o que motivou o episódio já iniciaram, porém, até o momento, não há nenhuma pista.

Lei quer liberar diesel para carros de passeio


Alternativa a gasolina, o diesel que é altamente difundido em uso de carros de passeio na Europa, é proibido para esse tipo de veículo no Brasil, mas um projeto de lei quer acabar com isso.

O projeto de lei 84/2015 do senador Benedito de Lira, quer derrubar a portaria 23/1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), que veta o uso do diesel em carros de passeio e o libera apenas para veículos de transporte coletivo, carga ou off-road com capacidade acima de 1.000 kg. No Brasil, para esse uso o diesel é subsidiado pelo governo.

No texto do projeto, o senador levanta as vantagens dos motores a diesel com os avanços dos últimos anos, que os tornaram mais econômicos, silenciosos e menos poluentes, fatores que vão ao encontro das leis de emissões mais restritivas a cada ano.

Outro ponto abordado é que a liberação do diesel para carros de passeio, ajudaria a alavancar o desenvolvimento do biodiesel, tecnologia que cria o combustível a partir de óleos vegetais, como o da mamona, tornando-o uma alternativa ao diesel derivado do petróleo, reduzindo a dependência do combustível fóssil no País.

Polícia apreende arsenal com 10 armas de grosso calibre e prende dois homens

A Polícia Militar (PM), por meio de policiais do Batalhão Policial Militar Ambiental, prendeu dois homens e apreendeu uma arsenal com 10 armas de fogo, nas localidades de Boqueirão e São Felix, no município de Assaré, distante 466 km de Fortaleza. Os policiais chegaram ao local após denúncias anônimas delatando a existência do material.

Ao todo, os militares apreenderam dez espingardas, sendo uma de pressão, duas de calibre 20, três de calibre 32 e quatro de calibre 28. Ainda foram encontradas diversas munições intactas e deflagradas de diversos calibres.

O arsenal estava nos imóveis de Fernando de Sousa Batista (30) e José Patrício da Silva (67). Os homens foram detidos e encaminhados à Delegacia Regional do Crato, onde foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

DN Online

Dilma visita o Ceará e assina o ordem de serviço da Transnordestina interligando os municípios de Acopiara e Piquet Carneiro, no Ceará

A presidente Dilma visita na próxima sexta-feira (28) o Estado do Ceará, onde cumpre agenda na capital e no interior. O primeiro evento ocorre em Lavras da Mangabeira, a 443 km de distância de Fortaleza. No Centro-Sul cearense, Dilma assina a ordem de serviço do Lote 4 da Ferrovia Transnordestina, que interliga os municípios de Piquet Carneiro e Acopiara.

Em seguida, viaja para Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde participa da entrega de 480 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Residencial José Lino da Silveira. A agenda da presidente no estado termina em Fortaleza, onde participa de um evento sobre o ''Dialoga Ceará”.

Quando estiver concluída, a Ferrovia Transnordestina cumprirá os objetivos estratégicos de desafogar os portos de Santos, Vitória e Itaguaí, no Sudeste brasileiro, e permitir a integração econômica da região Nordeste. A obra em infraestrutura logística atravessa os estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Piauí e interliga os portos de Pecém e Suape ao município de Eliseu Martins (PI).

“[A Transnordestina] Vai garantir não só a ligação entre essas quatro áreas importantes, como também uma integração econômica decisiva para o Nordeste”, argumenta o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

A Transnordestina está com 51% das obras concluídas, com cerca de 650 km instalados do total de 1.753 previstos e em torno de seis mil operários e 2.300 máquinas pesadas em atividade. Segundo dados da Transnordestina Logística S/A, 2.500 trabalhadores se concentram no trecho entre Missão Velha e Acopiara.
Postado por Lindomar Rodrigues

Paróquia não assinou TAC com Ministério Público

Todos os anos, milhares de pessoas visitam o município no cumprimento de promessas a São Francisco. Para assessoria Jurídica da paróquia, uso de paus de arara é um costume religioso e cultural ( FOTO: HONÓRIO BARBOSA ) Canindé. A Paróquia ( Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé) não assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) elaborado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por meio dos promotores de Justiça da comarca de Canindé e de Itatira, Paulo de Queiroz Nobre e Maria Carolina Steindorfer. O esclarecimento foi dado pela assessora jurídica, advogada Hildevânia Soares. >Programação reunirá 100 missas O posicionamento foi tomado em razão dos religiosos não concordarem com a proibição da utilização dos paus-de-arara como meio de transporte pelos romeiros que chegam ao município. Conforme a advogada da Paróquia o posicionamento estabelecido no TAC não representa o anseio dos romeiros que viajam todos os anos para a festividade religiosa Franciscana realizada em Canindé. Apesar da resolução Nº 82/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a qual autorizava em caráter excepcional os caminhões adaptados para transporte de passageiros, ter sido revogada em razão de nova norma do Contran, a de Nº 508/2014, a qual proíbe a circulação dos paus-de-arara entre os estados, eles querem a aplicação de alternativas para as viagens continuarem sendo realizadas. Alternativa "Todos os caminhões que transportavam os romeiros foram adaptados às exigências do Contran. Com a nova resolução o transporte entre os estados foi praticamente inviabilizado. Infelizmente os Poderes Públicos, tanto a nível Estadual como Federal, estão mais preocupados em proibir, fiscalizar rigorosamente e multar do que atenderem o anseio de milhares e milhares de devotos que viajam todos os anos para as festividades em Canindé. Uma alternativa para evitar riscos para os romeiros é a formação de comboios, acompanhados pela Polícia Rodoviária Federal", ressaltou. A assessora jurídica da Paróquia de Canindé ainda esclareceu que a visita a Codó, no Maranhão, de onde partia tradicionalmente a "Romaria das Carretas", foi para a realização de celebrações religiosas. Nesse aspecto ela acrescentou que as viagens nos paus de arara é um costume religioso e cultural. Os riscos só são lembrados e a fiscalização mais rigorosa só ocorre na época da festa. Quando esse tipo de veículo é utilizado para transportar os eleitores o tratamento não é o mesmo. Na reunião do TAC, O Ministério Público alertou que serão apreendidos todos os veículos de carga que estiverem transportando passageiros em desacordo com a legislação de trânsito, em especial com a Resolução Nº 508/2014 do Contran, nos termos determinados pelo artigo 230, II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e penalidades consequentes. Nesse aspecto, o CTB tolera o transporte nos paus-de-arara, desde que não exista outro meio de locomoção motorizado, entretanto, os veículos devem estar devidamente adaptados. Mais informações: Paróquia de São Francisco das Chagas Telefone: (85) 3343-9950 Prefeitura de Canindé Telefone: (85) 3343-0675
Estátua de São Francisco
Estátua de São Francisco
A Festa de São Francisco das Chagas traz no seu conteúdo uma história de misticismo e fé.
De todas as estradas eles partem em busca de algo que justifique a existência e a própria esperança nordestina. Maltrapilhos, sofridos pela luta diária e árdua com a terra, cansados da longa jornada levam no coração, uma só riqueza: a fé. São os romeiros na eterna travessia dos Sertões, onde a sobrevivência às vezes está além de qualquer força.
Anualmente eles se preparam para enfrentar o caminho que leva a uma cidade onde tudo é religiosidade: Canindé. Não importa o sofrimento, nem qualquer lágrima atual. Apenas o coração sincero ao santo protetor, São Francisco. Eles chegam ao santuário com a certeza de que algo de justo pode ser conquistado sob o céu nordestino. Às vezes, com o único poder que um povo à margem da vida encontra pela frente: a devoção divina.
È uma forma de devoção popular que não pertence à essência da fé cristã. È um chão santo onde os devotos falam a divindade com os pés. É nesses espaços de uma cidade simples de um povo acolhedor, que o peregrino entra em comunhão íntima com Deus, com o próximo, com a realidade e com a natureza.
Exposição (1)Canindé é uma cidade do interior cearense que exemplifica como poucas em todo País, a persistência da devoção em São Francisco das Chagas, como um exemplo para o povo. Localizada a 126 quilômetros de Fortaleza, o Município de Canindé recebe anualmente, milhares de romeiros vindos do Brasil. Eles se caracterizam com trajes simples, e que lembram os mesmos usados por São Francisco, além de viajarem muitos quilômetros para prestar sua homenagem a um dos santos mais populares no Nordeste.
O santo do milênio morreu aos 44 anos, Nasceu em 1182 na Itália e morreu no dia 03 de outubro de 1226. A igreja católica mantém a data dos festejos, que começam no dia 24 de setembro com o levantamento da bandeira e se encerra no dia 04 de outubro com a procissão da imagem do padroeiro às 16 horas pelas principais ruas da cidade.
O tema da romaria é; “São Francisco, alegria de viver o Evangelho”. Este ano, o Município de Canindé comemora 257 anos de fé e devoção ao “Santo do Sertão”, o homem que imitou Cristo e se tornou o espírita mais evoluído do planeta. As primeiras romarias datam do ano de 1758.
A Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil irá realizar uma série de homenagens para marcar datas importantes no Santuário. Na abertura dos festejos que serão presididos pelo Pároco e Reitor frei Marconi Lins, as atenções estarão voltadas para os 100 anos do novo Santuário, os 100 anos da Arquidiocese, os 125 anos do Painel de São Francisco que todas as noites deixam a Basílica com destino a Praça dos Romeiros, 100 anos da Igreja de Cristo Rei, local onde ocorrem as promessas na Via Sacra e os 10 anos da construção da Estátua de São Francisco.
A reforma completa do antigo santuário, transformado no atual templo foi feita pelos arquitetos, o italiano Antônio Mazzini e o brasileiro Thomaz Barbosa, entre 1910 e 1915. No dia 05 de maio de 1915 ela foi benta. É a Matriz do povo de Canindé e o Centro da Romaria de milhares de devotos do milagroso São Francisco.
Em 1925, a Santa Sé apostólica eleva o Santuário de São Francisco das Chagas à dignidade de Basílica Menor. Esta solenidade aconteceu por ocasião do 7º Centenário da Morte de São Francisco.
A publicação foi assinada por Dom Manuel da Silva Gomes as letras apostólicas de Pio IX.
O Painel de São Francisco completa 125 anos. Foi criado no dia 10 de julho de 1890 pelo Padre Manoel Cordeiro da Cruz. Um orgulho para os romeiros e uma relíquia para a Igreja Católica. Pesa meia tonelada.
A Igreja do Monte foi construída entre 1910 e 1915 e benta no dia 29 de junho de 1917, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1937 o Apostolado da Oração de Canindé pediu mudanças do orago para o Cristo Rei, uma vez que o papa tinha instituído essa festa. A imagem de Cristo Rei veio de Porto Alegre.
Já a Estátua do santo que mede 30 metros e 25 centímetros tem 2 milhões e 250 mil pastilhas de revestimento e uma fé incalculável. Foi inaugurada no dia 04 de outubro de 2005, com a presença do Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi.
A Arquidiocese de Fortaleza também comemora o seu centenário. De acordo com o coordenador de Liturgia do Santuário, Cirano Alisson, que completa 10 anos de romaria, na madrugada do dia 24 de setembro, no hasteamento da bandeira, será feita menção aos 100 anos do Novo Santuário, com a participação dos frades franciscanos.
Dentro dos festejos alusivos ao santo do milênio, no dia 26 de setembro, a noite da novena será dedicada a Juventude da Arquidiocese. Nessa data, homenagens ao dia Nacional da Juventude que será comemorado em Canindé.
No dia 28 de setembro, a novena será dedicada ao Centenário da Arquidiocese de Fortaleza. Frei Marconi Lins, diz que não se pode mais imaginar o Ceará sem Canindé e sua história.
Um fato curioso é que neste período serão celebradas 100 missas. “Não foi proposital pelas comemorações centenárias, mas é interessante”, reconhece Cirano.
Exposição (2)Canindé é ASSIS BRASILEIRA, diz frei Marconi em referência à Terra Natal do santo. “Canindé não pode existir sem o santuário e nem o santuário existe sem o povo que dar o seu significado verdadeiro: lugar de encontro com Deus, de valorização da vida como dom sagrado, de fortalecimento da fé, e consequentemente, de compromisso com os valores do Evangelho tal qual viveu São Francisco no século XIII”, explica frei Marconi que faz aniversário no dia 04 de outubro, data de encerramento da romaria.
Para muitos estudiosos à aproximação do romeiro com São Francisco é algo que muita das vezes o nordestino pobre não conhece a história. Alguns fiéis acabam imaginando até mesmo situações utópicas com o pobrezinho de Assis, como o mito que o santo foi escondido pelos frades e vive até hoje no Convento de Santo Antônio, ou que o santo era um mendigo que fazia bondades em Canindé.
Nem imaginam que São Francisco em vida nunca veio ao Ceará. “É a liberdade criativa e a fé na proximidade do santo, Não é um ente distante, mas próximo, sujeito até mesmo a mitos e lendas”, observa o historiador e frei Joãozinho Sannig, da Ordem dos Frades Menores.
Frei Joãozinho lembra que a história das peregrinações remonta a época em que os judeus piedosos iam a Jerusalém, como aquela que Jesus participou aos 12 anos. “Os cristãos realizam suas peregrinações a Roma para visitar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, o que deu origem à palavra romaria”, frisa o frade.
“Em todas as religiões existem santuários, lugares e templos sagrados, para onde se dirigem os devotos em busca de participar do sagrado, de suas bênçãos, de suas graças, de seus milagres”, coloca frei Joãozinho.
A crença na religiosidade é um testemunho da marca do nosso povo, da nossa gente, que ficará definitivamente como um guia que orientará a caminhada de homens e mulheres de fibra e coragem, de corações generosos e de esperança no futuro. Sob as bênçãos do São Francisco de Canindé, o santo do sertão, a cidade caminha célere para o progresso e o desenvolvimento. Essa trajetória jamais poderá ser interrompida por interesses próprios.


Fotos e Texto: Antônio Carlos Alves

Interditada: Feirantes se aglomeram na entrada da Feira dos Bichos, em Quixadá

A Feira dos Animais no município de Quixadá foi interditada pela Agencia de Agropecuária do Ceará(Adagri) na última segunda-feira, 24. Com o fechamento súbito do espaço, os feirantes tiveram que colocar animais e produtos nas calçadas na manhã de hoje, como mostram as fotos da galeria acima.
Ainda nesta quarta-feira, 26, a Adagri e a Prefeitura Municipal de Quixadá pretendem celebrar um Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público para viabilizar a reabertura da feira. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) – documento necessário para a regularização do transporte dos bichos nas vias estaduais -, está suspensa quando o destino é Quixadá.
Mais cedo, o diretor da Adagri, Dr. Augusto de Souza, concedeu entrevista à Rádio Monólitos para defender a decisão da interdição que, segundo ele, foi baseada apenas em critérios técnicos,                                                                                                           | Destaque HomeNotícias