domingo, 4 de novembro de 2012


A CONFRARIA BIGODEANA


Bar do bigode - Filhos ilustres de quixeramobim - e outros nem tanto - costumam se reunir no bar do bigode, na cidade 2000, ponto que "nunca dá razão ao freguês"

POR FELIPE ARAUJO
felipearaujo@opovo.com.br

Ali não há mesuras nem salamaleques. Decididamente. A começar pelo letreiro ostensivo que recebe a clientela: “Aqui o freguês nunca tem razão!”. O horário de funcionamento também não é dos mais previsíveis: depende um tanto da animação do proprietário. “Quando dá, a gente abre”, Francelino Tavares explica, sem titubear. “O pessoal, às vezes, vem de outros cantos, já bebeu por aí, quando chega aqui tarde ainda quer ter razão, a gente tem que ficar com o bar aberto até não sei que horas. Não, comigo, não”.
Francelino é o famoso Bigode, que dá nome a um dos bares mais conhecidos da Cidade 2000. E que, apesar do “marketing” muito particular de seu negócio - ou por isso mesmo - não só se tornou muito popular como fidelizou sua clientela. Ao ponto de ter em torno de si uma sofisticada e intrépida fratria: a confraria bigodeana.
O grupo, formado em boa parte por filhos “ilustres” de Quixeramobim radicados em Fortaleza e que tem diretoria constituída, promove festas periódicas que são verdadeiras jornadas etílico-culturais no bairro, a exemplo do Natal e do Pré-Carnaval. Tudo em torno do Bar do Bigode, ou Bar do Bi-Bi, para os íntimos. “Aqui, frequenta do homicida ao ministro”, brinca um dos convivas.. “Esse bar não fica em Fortaleza, ele fica na Cidade 2000”, me explica outro mais apaixonado pelas cercanias.
Bigode não trabalha com comida, prefere “terceirizar” para o bar colado ao seu: o Bar do Nonato - que serve, diga-se, uma feijoada bem interessante. “Eu já vendi comida aqui, mas dá muito trabalho. Eu deixo com o meu colega aí do lado”, ele explica, apontado para o estabelecimento siamês . Coisas de um “marketeiro” que, pelo menos para os interesses da confraria, tem o melhor bar da Cidade. Da 2000 e de Fortaleza.

Texto produzido no site do Jornal "O Povo" 
                                                     FOTOS  VALMIR  HOLANDA
Prefeito de Milhã corta Transporte dos Alunos Universitário
FotosValmir  Holanda

Segundo Denuncias enviadas para nossa redação a prefeitura de Milhã cortou o Ônibus que levava os alunos para a faculdade em Quixadá e Quixeramobim. E agora os alunos estão apé,

Depois das eleições o PrefeitoMunicipal de Milhã cortou o  ônibus que levava os alunos para as faculdades de Quixeramobim e  Quixadá, deixando muitos estudantes sem poder ir para aula e com risco de perder o semestre. Tem um projeto de lei que assegura o transporte aos Universitários. Em reunião com o prefeito para resolver a situação, o prefeito disse que só mandaria o ônibus se cada aluno pagasse 10,00 (dez reais) por dia. Isso é absurdo porque a maioria dos estudantes do nosso município são filhos de agricultores e não tem como pagar este dinheiro. Diante desses fatos os alunos estão perdendo aula, e estão muito preocupados em perder o semestre. O prefeito logo apos as eleições cortou vários dos funcionários e agora ate o ônibus da faculdade. 
Fica a pergunta: O povo tem culpa?

Redação do Ceará Noticias




                                                           FotosValmir  Holanda

Ex-presidiário é executado com quatro tiros na cidade de Quixadá


E-mail

O crime pode ter relação com traficantes ou vingança e devem ser a linha de investigação da Polícia Civil.
Um ex-presidiário foi morto na noite desse sábado,03, na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. A vítima já havia “puxado cadeia” por práticas delituosas, já os autores desse crime fugiram e as investigações da Polícia Civil de Quixadá vão apurar o motivo.
A execução sumária ocorreu por volta das 22h30min, na Rua Autran Moreno, bairro Centro. Dois elementos numa motocicleta vermelha, encapuzados, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra Francisco Heriverto de Souza Nascimento, 27 anos, que residia no bairro Triângulo.
O homem foi lesionado com quatro disparos, dois na cabeça e os outros no tórax, não resistindo os ferimentos veio a óbito no local. O rabecão do IML de Quixeramobim, juntamente com o perito Marcos.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.Mais Informações:Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
                                                                  FOTOS  VALMIR  HOLANDA

PRÉDIO HISTÓRICO SERÁ SEDE DA ACADEMIA DE LETRAS DE QUIXADÁ


 











Com 121 anos de fundação, a antiga estação ferroviária estava ameaçada de demolição. Na época, a sociedade civil organizada promoveu movimento para preservar o prédio, que será restaurado FOTO: ALEX PIMENTEL

 Fundada na data do aniversário de Quixadá, no último sábado, a Academia Quixadaense de Letras (AQL) começa suas atividades com mais uma importante conquista para os amantes da cultura deste município do Sertão Central. Conforme seu presidente, o escritor João Eudes Costa, além da posse de seus 20 membros, a Academia ganhou uma sede própria. Os imortais se reunirão na antiga Estação Ferroviária, em uma área nobre da cidade, onde também está situado o Museu Histórico Jacinto de Sousa.

Mas enquanto a Estação não é restaurada, os encontros serão realizados no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na noite do último sábado de cada mês. De acordo com a coordenadora da AQL, Angela Borges, o prédio, considerado histórico, foi conquistado pela Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá (Afaq), e cedido em regime de comodato por 20 anos, por meio de termo firmado com a CFN Transnordestina. "A atual presidente da Afaq, Deyse Façanha, comandou as negociações diretamente com a representante da empresa de transportes ferroviários, Marilia Dalva", explicou Angela. "As chaves do prédio já foram entregues", disse.

Para o presidente da AQL, além de propiciar um espaço cultural muito especial para reuniões de cunho literário e linguístico, o esforço da Afaq comungado à decisão da CFN Transnordestina chega como um alívio para a preservação dos monumentos históricos de Quixadá.

A estação com 121 anos de existência, inaugurada aos 7 de setembro de 1891, estava ameaçada de ser demolida, como ocorreu com a Casa do Agente, em abril de 2008. Na época, a sociedade civil, professores e alunos da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central participaram de uma mobilização com o objetivo de sensibilizar as autoridades. A luta não foi em vão.

Agora, a AQL pretende restaurar a velha Estação, durante anos principal ponto de encontro da cidade e de desembarque de visitantes ilustres como o presidente Getúlio Vargas. Em 1933, ele desembarcou com sua comitiva em Quixadá, numa visita especial.

Além da concessão do prédio histórico, a CFN Transnordestina doou um vagão para a Academia. Também será restaurado e transformado em um espaço de leitura, encontros e exposições. Os escritores pretendem concluir a restauração em seis meses. "Agora será a vez dos Imortais de Quixadá e da nossa sociedade embarcarem no mundo literário, numa viagem ao nosso passado. O primeiro passo foi dado, no auditório da Cúria Diocesana, no último sábado.

Além dele, 20 membros assumiram solenemente suas cadeiras: Bruna Borges Costa, Francisco Carlos Carvalho da Silva, José Nilson Ferreira Gomes, Adail Bessa de Queiroz, Elisângela Martins da Silva Cruz, Maria Angélica Nogueira Bezerra, João Xavier de Holanda, Antônio Clébio Viriato Ribeiro, Maria das Graças Ferreira Lima, Gilnei Neves Neponuceno, Maria Zeneida Costa, Francisco Jades Nobre de Araújo, Marcos Mairton da Silva, Manoel Dias da Fonseca Neto, Sebastião Diógenes Pinheiro, José Anízio de Araújo, Lúcio Gonçalo de Alcântara, Ana Carolina de Holanda Pavão e Antônio Weimar Gomes dos Santos.

Segundo João Eudes, a concretização da criação de uma Academia de Letras na sua cidade é motivo de orgulho para muitos literatos e conterrâneos. Existem poucas instituições dessa natureza no Ceará. Do conhecimento dele, além de Fortaleza, Lavras da Mangabeira, Ipu, Sobral e Crato estão na lista. Quixadá se destacará entre elas. Rachel de Queiroz foi nomeada patrona da AQL. O lema é "Lectura hominem illustrat", do latim, "A leitura ilumina o homem". O brasão bordado na vestimenta especial dos acadêmicos tem como símbolos a Galinha Choca e um livro aberto. A ideia da Academia surgiu do amigo jornalista e radialista Wanderley Barbosa. Não se concebia uma cidade com tantos literatos, não ter uma instituição oficial de cunho literário.

Composição

20 membros integram a primeira composição da entidade de literatos da terra natal da escritora Rachel de Queiroz, que foi membro da entidade nacional

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

MATÉRIA POSTADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


FOTOS  VALMIR  HOLANDA