quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Auditório da Escola Profissionalizante de Quixeramobim - Foto Crisanto Teixeira

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira, na cidade de Quixeramobim, encontro regional com a finalidade de mobilizar técnicos visando atingir a meta de vacinação, contra a febre aftosa, com a participação de entidades vinculadas a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário – SDA: Ematerce e Adagri, além da Conab, Secretarias Municipais de Agricultura, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Patronal, bem como, agentes comunitários de saúde e educadores que atuam nas regiões do sertão central e maciço do Baturité.

Antônio Amorim Secretário Adjunto da SDA fala aos presentes - Foto Crisanto Teixeira
Presentes ao encontro o secretário adjunto da SDA engenheiro agrônomo Antônio Amorim, gerente de defesa e sanidade estadual da Adagri Joaquim Sampaio, gerente do Geate Ematerce Cláudio Matoso, gerente regional da Ematerce no sertão central Albani Rangel Rolim, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Quixeramobim Cirilo Vidal, entre outros. De acordo com relatório que contém os dados da campanha de vacinação em sua segunda etapa, em 2012, atualizado, hoje, 22/11, a cobertura vacinal atingiu 18,19% do rebanho do estado que é de 2.715.465 cabeças de gado bovino. A campanha teve inicio em primeiro de novembro e ficará encerrada em 30 de novembro de 2012.
Técnicos do Sertão Central e Maciço do Baturité no encontro - Foto Crisanto Teixeira











Ainda de acordo com o relatório, na região do sertão central os municípios que apresentam melhor cobertura vacinal, pela ordem, são: Piquet Carneiro 37% - Deputado Irapuan Pinheiro 32% - Milhã 29% - Senador Pompeu 26,5% - Quixeramobim 25% - Mombaça 23% - Quixadá 20% - Pedra Branca 18% - Solonópole 16% - Banabuiú 10,5% - Choró 7,5 e por último Ibaretama com 2,5% do rebanho vacinado. Para o gerente do escritório regional da Ematerce no sertão central, Albani Rangel Rolim, a região possui o maior rebanho, além de possuir a maior bacia leiteira do estado, e tem o compromisso e a responsabilidade de melhorar esses índices até o final da campanha.
Antônio Amorim pede o engajamento de todos à Campanha - Foto Crisanto Teixeira
Por outro lado, o secretário adjunto da SDA Antônio Amorim, conclamou a união de todos com a finalidade de que, ao final da campanha, que deverá acontecer dentro de oito dias, aconteça uma melhora significativa dessa cobertura vacinal, importante para o estado atingir a mete preconizada pelo Ministério da Agricultura, e com isso, o estado passar para a condição de livre da aftosa com vacinação. “Sabemos que estamos atravessando uma das maiores secas dos últimos anos, que levou a morte de muitos animais, concorrendo para a baixa estima do criador, além da falta de atendimento regular pela CONAB com a venda do milho para alimentar o rebanho, bem como haver a resistência do criador em vacinar o gado que está muito magro; mas, esperamos que todos estejam mobilizados até o último dia da campanha, para que possamos obter o resultado esperado”, finalizou Amorim.


Veterinário Francimar Saldanha - Foto Crisanto Teixeira
`Presente ao encontro o médico veterinário Francimar Saldanha, assessor da Secretária de Agricultura do Município de Quixeramobim, ao se manifestar, disse que não há motivo para o criador se preocupar em vacinar o gado que está magro, como diz a letra da musica do Luiz Gonzaga, “as vacas estão só o couro e o osso”; segundo o veterinário, ao vacinar deve ser observado um manejo correto, ou seja, não estressar o animal, ter carinho e cuidados com as vacas mais fracas, fazer a desinfecção do local onde será aplicada a vacina, tanto pelo uso da pistola, como aparelhos tipo seringas; que a cada dez animais vacinados deve ser trocado de agulha. No comércio de Quixeramobim uma dose da vacina está custando a importância de R$ 1,40 (Um Real e Quarenta Centavos), menor preço do estado. Vale ressaltar que se o criador não vacinar o rebanho, terá de pagar uma multa que gira em torno de R$ 14,00 (Quatorze Reais), por animal, acrecido do valor da vacina. Quem não pagar a multa e não vacinar está impedido de movimentar o rebanho, vender, ou participar de exposição, além de ser inscrito na divida ativo do estado.

Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional de Ematerce em Quixeramobim-CE.

MULHER É BALEADA PELO CUNHADO EM QUIXADÁ

A  2ª Companhia do 11º Batalhão Provisório da Policial Militar registou uma tentativa de homicídio à bala na cidade de Quixadá. A vítima não relevou a motivação do crime.

De acordo com as informações do relatório policial, uma jovem de 18 anos, natural de Quixadá foi lesionada por um disparo de revólver calibre 38, que transpassou o braço esquerdo, ficando alojada acima do peito esquerdo. O crime foi consumado no bairro Renascer e tem como acusado o cunhado da vítima, Anderson Monteiro da Costa, que mora próximo a sua casa. A Polícia procura o autor do crime.

Ainda em Quixadá, ocorreu um roubo a uma motocicleta no distrito de Juá, a vítima foi um agricultor. O mesmoinformou que trafegava em uma motocicleta Honda Fan, de cor preta e placa NVD-5932, quando foi abordado por dois elementos, que estavam em uma motocicleta, um deles armado de revolver. Os criminosos ainda amararam a vítimaantes de efetuarem fuga.

MATÉRIA PÚBLICADA NO PORTAL REVISTA CENTRAL
                    FOTOS  VALMIR  HOLANDA

FATALIDADE: CRIANÇA DE TRÊS ANOS MORRE ATROPELADA EM QUIXERAMOBIM





Um atropelamento no final da tarde desta quarta-feira, 21, deixou uma criança de três anos de idade morta na cidade de Quixeramobim.

O caso aconteceu por volta das 17h15min, na Rua Afonso Ismael de Santana, no bairro Jaime Lopes. A vítima foi identificada com sendo Antônia Gabriela Barbosa Nunes, de apenas três anos de idade. Segundo informações da polícia, um motorista de 35 anos, que reside em Maracanaú-CE, dirigia um veículo Kombi de placas HYR 6982 , com inscrição de Maranguape, quando veio a se envolver neste acidente. O motorista procurou a polícia e informou que parou o automóvel para pedir informações e quando saiu ouviu gritos de populares. O mesmo chegou a frear a Kombi e ao descer avistou a criança em baixo do automóvel. 

Populares presentes juntamente com o condutor retiraram a vítima e conduziram de imediato para o hospital no próprio automóvel. A garotinha ainda chegou com vida, mas veio a óbito logo em seguida. Transtornado, o condutor foi conduzido para a Delegacia Civil de Quixeramobim, juntamente com o automóvel para prestar esclarecimentos. Uma testemunha, que mora próximo no local do acidente confirmou a versão do motorista. Segundo ela era comum esta criança correr pela Rua, “foi uma tragédia, poderia acontecer com qualquer um que passasse naquele local, a criança é muito pequena e ninguém viu ela na frente do carro, foi algo muito rápido”, confirmou. Segundo ela o motorista prestou todo o socorro possivel más mesmo assim a criança veio a falecer. 

No último domingo a população de Quixeramobim realizou uma caminhada para lembrar as vítimas de acidentes detrânsito no município. Segundo dados da AMTQ, já são 13 óbitos registrados em conseqüência do trânsito no  ano de 2012 em Quixeramobim.

MAIS INFORMAÇÕES        
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100(88) 3441-0302
Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
(88)3441-1533

POR FERNANDO IVO              FOTOS  VALMIR  HOLANDA