quinta-feira, 12 de abril de 2012

MANÍACO da CE > Quatro estudantes confirmam que foram estupradas


Quixadá > Uma semana após ser recolhido para a cadeia pública de Quixadá, alegando ter praticado apenas assaltos, o professor de capoeira Carlos André Mesquita Moraes, 26 anos, conhecido pelo apelido de “Professor Palhaço”, foi reconhecido e denunciado pela prática de estupro. As quatro vítimas, todas estudantes, três delas universitárias, na faixa etária entre 19 e 21 anos de idade, reconheceram o maníaco no início desta semana, na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, informou o delegado Marcos Sandro de Lira.
Ainda de acordo com o delegado com certeza devem existir mais vítimas do “Maníaco da CE”, como o professor de capoeira ficou conhecido pelos seus crimes na CE-265. Mas além do trecho ente Quixadá e Ibicuitinga ele também violentou algumas jovens na CE-359, entre as cidades de Quixadá e Ibaretama. O número de denúncias seria maior, entretanto, após a divulgação dos nomes de duas vítimas através da mídia local, envergonhadas, outras mulheres desistiram e não procuraram a Polícia. Nesses casos somente a vítima, ou seu responsável legal, pode decidir se deseja representar judicialmente contra o autor do crime.
Veja mais clicando aqui > Assaltante sim, estuprador não.
* Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/
FOTOS  VALMIR

Estiagem: Falta planejamento e ação

A escassez das chuvas no Ceará em 2012, especialmente no Sertão Central poderá representar uma das maiores secas dos últimos tempos.

Infelizmente, ao longo dos anos o governo não tem sido capaz de implantar programas que possibilitem aos produtores rurais nordestinos enfrentarem sem traumas, as intempéries da natureza, no caso do nordeste, ocasionadas pelas secas que constantemente são registradas na região.


Falta planejamento, ação, e vontade política para resolver essa situação secular, que em outros países com as mesmas características climáticas já não é mais problema, as ações implantadas aqui são apenas pequenos paliativos.


“Garantia Safra”
O programa garantia Safra é um exemplo de paliativo ineficaz, por melhor que seja a intenção não resolve o problema, além de um valor que não é capaz de manter uma família com dignidade, sua abrangência está muito longe de cobrir a demanda.


Em Madalena

No município de Madalena, que tem base econômica na agricultura familiar, existia até o ano passado 3725 cadastrados no programa Garantia Safra, já este ano, após “reavaliações” do MDA, esse número caiu para 1998.

Pecuária

A pecuária é outro setor e componente importante na economia de Madalena e nos demais municípios da região, e não pode ficar renegada a segundo plano, o segmento está sofrendo diante da escassês d'água, pouca pastagem, e ração caríssima.

Separar o "joio do trigo"

É importante que o poder público possa está voltado para os anseios daqueles que verdadeiramente produzem, e neste momento são os que mais sofrem, os oportunistas que geralmente se apresentam nesses momentos falando em nome dos produtores não poderão prevalecer diante das vítimas reais da estiagem.
                         FOTOS  VALMIR



Agricultores familiares do assentamento da reforma agrária, denominado de “Nova Cajazeiras”, localizado no município de Capistrano, região do Maciço do Baturité, contabilizam perca na safra de milho, em decorrência da falta de chuva. O assentamento é composto por cerca de 23(vinte e três), famílias, distribuídas em 500 (quinhentos) hectares e cada agricultor semeou área de 05(cinto) hectares de milho hibrido.    


De acordo com o presidente da associação comunitária do assentamento “Nova cajazeiras”, agricultor “Chico Mole”, os prejuízos na agricultura já ultrapassam os 50%. “Mesmo com a volta das chuvas, nossos plantios estão comprometidos e pelo visto, esse ano não vamos fazer alimento para nós e também para os animais”, declarou Chico Mole.


O presidente da Ematerce engrº agrº José Maria Pimenta acompanhou equipe da TV Globo, que foi até o assentamento, para produção de reportagem, que mostrará a real situação dos agricultores. Ainda na comitiva, as presenças do Gerente Regional da Ematerce no Maciço do Baturité engrº agrº Olegário Rocha e o chefe do escritório da Ematerce em Capistrano engrº agrº Ailton Silveira.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce de Quixeramobim-CE.
FOTOS   VALMIR



Nesta quarta-feira, dia 11 de abril, o presidente da Ematerce engrº agrº José Maria Pimenta, fez uma visita ao Posto Avançado da Ematerce na cidade de Capistrano, região do maciço do Baturité. Naquela cidade, manteve reunião de trabalho, que contou com as presenças do Gerente Regional do Maciço do Baturité engrº agrº Olegário Rocha, gerente do posto engrº agrº Ailton Silveira e agentes rurais, que atuam no município.
No encontro de trabalho, o presidente procurou se inteirar junto aos extensionistas, da real situação do município de Capistrano, no tocante as chuvas e o acompanhamento da situação da perca da safra agrícola. Durante a reunião foram abordadas providências necessárias para manter o homem do campo informado e também assistido, nesse momento de apreensão e extrema dificuldade, que vive o setor rural com a irregularidade das chuvas.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em  Quixeramobim-CE.
FOTOS  VALMIR

Flagrantes de imprudências nas CE’s do Sertão Central cearense

Já perto de Solonópole, oito motociclistas conduzindo motos sendo sem capacetes.

Os índices de acidentes nas estradas continuam elevados, se comparados com o valor da vida humana. Mesmo que apenas uma vida seja tirada, já se caracteriza uma disparidade e uma perda irreparável. A vida humana, para muitos, desvalorizou-se de tal maneira, de não mais zelar-se por ela, quando se está ao volante.
A reportagem do portal Revista Central foi à cidade de Solonópole, no Sertão Central cearense, saindo de Quixadá, passando pela CE-060 a popular rodovia do algodão e logo após a rodovia Padre Cícero –CE 153. Os registros da falta de consciência no volante são assustadores. Com a falta de fiscalização os condutores usam e abusam de alta velocidade, mesmo com muitos animais nas vias.
São comuns nos veículos de comunicação, flagrantes absurdos de imprudência nas estradas, provocados por motoristas (de várias modalidades) sóbrios e conscientes dos seus atos, deixa a população apreensiva e faz pensar se esses motoristas não estariam atentando, conscientemente, contra a própria vida, não se importando nem um pouco no destino de outras vidas que irão se cruzar à sua, em um iminente e possível acidente trágico e também fatal, dado o estado emocional ou psicológico (alterado) em que você se encontra.
Já perto da cidade de Solonópole, uma cena chamou a atenção, oito motociclistas conduzindo motos sendo sem o uso do capacete, item indispensável e que tanto protege a vida dos condutores, mas a consciência passou distante.
Imprudência, negligência são os fatores decorrentes do pouco valor que se dá à própria vida e não infrações de trânsito. Punição, quando for o caso, não deveria ser por direção perigosa ou infrações semelhantes, mas, por atentado à própria vida e a de terceiros.
Se os condutores são imprudentes com a vida alheia, mas o que dizer quando os passageiros também são? Uma foto mostra exatamente, uma cena do desrespeito consigo mesmo, seis homens em cima da carroceria de um caminhão carregado de objetos, todos sem nenhuma proteção, qualquer tombo os quatros possivelmente não teriam tempo de se segurarem, um deles ainda estavam com uma perna por lado de fora do veiculo.
 Durante o percurso um condutor circula com uma criança e com uma mulher, em sua cabeça estava apenas um chapéu, o que não protegeria nada em uma queda. Além da gravíssima infração de conduzir motocicleta sem capacete, ainda trazia uma criança e uma mulher, infração por excesso de passageiro.


Confira alguns registros:
 Revista Central.






FOTOS  VALMIR

CÂMARA APROVA LEI SECA MAIS RIGOROSA!


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) texto que endurece a Lei Seca e aumenta as ferramentas para que a polícia comprove a embriaguez dos motoristas. O texto aprovado ainda precisa passar por votação no Senado e só depois segue para sanção presidencial.
O principal ponto do texto é a ampliação das possibilidades de provas, consideradas válidas no processo criminal, de que o condutor esteja alcoolizado. A lei atual ficou enfraquecida pela decisão tomada no fim de março pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a embriaguez só poderia ser comprovada pelo teste do bafômetro ou por exame se sangue. Na prática, muitos motoristas se recusam a realizar os exames.
Segundo a versão aprovada pelos parlamentares, não será mais necessário que seja identificada a embriaguez do condutor, mas uma "capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência".
Pelo texto, a comprovação dessa condição poderá ocorrer por "teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito". O texto também prevê o chamado direito à contraprova - ou seja, caso o condutor não concorde com os resultados destes testes, poderá solicitar que seja realizado o teste do bafômetro, por exemplo.
Os deputados retiraram do texto a menção expressa à possibilidade do uso de fotos como evidência, mas, segundo assessores do Ministério da Justiça, uma imagem ainda pode ser utilizada como evidência caso o juiz assim entenda.
O projeto manteve os teores alcoólicos limitados pela lei. A multa está prevista para quem for flagrando dirigindo com qualquer teor de álcool no sangue. Já o crime de conduzir o veículo embriagado só é constatado por uma concentração igual ou superior a 0,6 gramas de álcool por litro de sangue.
Uma novidade do projeto é a previsão de que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamente os testes para verificar quando o motorista estiver sob o efeito de qualquer "substância psicoativa". Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a proibição de se dirigir sob o efeito destas substâncias, mas não trata da fiscalização.
Multa dobrada

O projeto aprovado pelos parlamentares ainda dobra o valor atual da multa para quem for pego dirigindo com qualquer teor de álcool no sangue. A punição, que hoje é de R$ 957,70, passa para R$ 1.915,40 - e esse valor é dobrado novamente caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Outra mudança de última hora foi a previsão de que o recolhimento de um veículo, caso seja necessário, só poderá ser feito por serviço público ou licitado pela regra do menor preço. Hoje, o funcionamento desta regra varia de estado para estado.
'Vácuo legal'

Para o relator do projeto, deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), o texto foi uma resposta direta à decisão do STJ. "Há um vácuo legal, jurídico, em que as provas ficam sujeitas à submissão do condutor", disse ele. De acordo com o deputado, o texto sintetiza o conteúdo de outros 24 projetos que tratam do mesmo assunto.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Congresso para apoiar a votação do projeto. Segundo o ministro, os dados coletados pelo ministério apontam que o número de pessoas que admite beber antes de dirigir caiu após a aprovação da lei original. Ele também alertou para o número de internações hospitalares causadas por acidentes automobilísticos.
"Apertar a lei seca e apertar a fiscalização da lei seca pode salvar vidas no nosso país e pode reduzir também o número de pessoas que ficam com deficiências físicas ou outros tipos de deficiências em decorrência de acidentes de carro ou de moto", disse o ministro.

Com informação do G1.
          fotos  valmir