quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

PRESENTE DE NATAL - DETRAN VAI PERDOAR MULTAS DE ATÉ MIL REAIS


Imagem da Internet - Domínio Público - Ilustração Caminhão Mixto Século XX

O Detran - Departamento Estadual de Trânsito, órgão do governo do Ceará vai conceder perdão (remissão) da dívida de multas aplicadas pelo Órgão no valor de até R$ 1.000,00 (Um Mil Reais), relativos aos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, por pessoa física. A iniciativa está sendo recebida pelos proprietários de veículos com multas a pagar, como um presente de natal.

Segundo o órgão, para obter o benefício, que consta na Lei Estadual 15.838/15, de 27 de julho de 2015, o interessado deverá comparecer à sede do DETRAN, na Avenida Godofredo Maciel, 2900, bairro Maraponga, em Fortaleza ou acessar o site central.detran.ce.gov.br, impreterivelmente até o dia 30 de dezembro de 2015. O valor que ultrapassar R$ 1.000,00 pode ser parcelado.

Crisanto Teixeira - Jornalista e Historiador. 

Ventos fortes derrubam árvore sobre veículos no Centro de Quixadá

IMG-20151217-WA0017

Ventos fortes derrubaram uma árvore na Rua José Jucá, no Centro da cidade de Quixadá, na tarde desta quinta-feira, 17. Os ventos fortes acompanham as nuvens carregadas sobre esta região do Estado. A árvore caiu sobre uma motocicleta e sobre um caminhão. Houve apenas danos materiais. Confira as fotos da galeria a seguir. |

Nuvens de chuva sobre Quixeramobim trazem alegria e esperança de inverno melhor

A população do Sertão Central do Ceará está muito contente com o que vê quando olha para o céu. Há tempos que não se viam nuvens carregadas anunciando chuvas nesta região. Ontem, dia 16, até uma neblina suave caiu sobre o solo seco, especialmente no Distrito de Quixeramobim 
As sinalizações de chuva são suficientes para trazer alegria e para encher de esperança o coração dos sertanejos. Nas fotos a seguir, é possível observar nuvens sobre Quixeramobim na tarde desta quinta-feira, 17. Confira. volta a
chove em Quixeramobim   Fotos Valmir

Falta de água e incerteza de repasses federais levam prefeito de Aurora (CE) ao desespero

GovPI
"Estou desesperado". Essa foi expressão usada pelo prefeito de Aurora (CE), José Adailton Macêdo, na tentativa de traduzir a situação enfrentada na região, que sofre com severa seca há quatro anos, e agora tem de encontrar uma saída para levar água a comunidades agrícolas para consumo humano. A aflição do gestor é complementada por problemas com os programas da Saúde.

Com a saudação: está tudo ruim, o prefeito iniciou sua entrevista à Agência de Notícias da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele relatou que a prefeitura contava com o apoio de cinco carros pipas para levar água às áreas rurais e o serviço foi paralisado nesta terça-feira, 15 de dezembro, por falta pagamento há três meses. "Isso aqui hoje está uma calamidade, e infelizmente eu não sei o que fazer porque para alugar carro pipa o Município não tem recursos", disse Macêdo.

"A falta de água afeta cerca de cinco mil famílias diretamente. São cinco rotas abastecidas pelos carros pipas, o que significa dizer que vários sítios tem o abastecimento de cisternas", calculou o prefeito. Com o cancelamento da distribuição de água pelo exército, ainda segundo o prefeito, haverá apenas dois carros pagos com recursos próprios para atender toda a demanda.

Ao explicar melhor a situação, o gestor contou que ao todo são sete rotas, e delas cinco tiveram abastecimento cancelado hoje. "Já pedi apoio a senador e deputado, porque eu não tenho como resolver este problema e a nossa população não pode ficar sem água", contou o gestor. Ele disse também que já entrou em contato com o exército, responsável pela ação, e a informação foi: "o Ministério da Integração não repassou os recursos".

Ao repetir diversas vezes seu desespero por não saber como resolver o problema, o prefeito contou como a notícia de que o governo só vai repassar metade dos recursos da alta complexidade da Saúde, e no final do mês, o deixou ainda mais desanimado. "Nós temos nosso compromisso. Temos 13.º, folha de pagamento, fornecedores. E como fica a nossa situação"? questiona. "O governo não tem problema se não repassar, mas nós temos problemas se não pagarmos os médicos, enfermeiros e dentistas", contou o gestor municipal.

Ele destacou ainda que além do recurso federal repassado ser insuficiente para fazer as políticas públicas de Saúde, "a proposta de reduzir a 50% fica vexatório para a gente administrar".

Ao final de sua entrevista, o prefeito faz menção ao trabalho desenvolvido pela CNM. "Na situação em que se encontra esse país, quem ainda nos abraça e nos defende, é a CNM. Às vezes procuramos órgãos federais que fecham as portas para a gente", finalizou o gestor ao agradecer a Confederação pelo apoio prestado.
Postado por Lindomar Rodrigues às 08:39:00 Nenhum comentário: Links para esta postagem Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Oi entra com Habeas Corpus para tentar restabelecer o acesso ao WhatsApp
Na noite de quarta-feira, 16, a Oi impetrou um Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo na tentativa de reverter a decisão que obrigou as operadoras a tirar o WhatsApp do ar no Brasil inteiro.

O Habeas Corpus foi impetrado em nome do presidente da operadora, Bayard de Paoli Gontijo, segundo o qual a medida é desproporcional e ilegal - na visão do executivo, o Marco Civil da Internet isenta provedores de serviços de telecom da responsabilidade sobre atos cometidos por terceiros.

No documento, repercutido pelo Conjur, o presidente da Oi afirma que a ordem de bloqueio não pode ser cumprida pela operadora uma vez que a empresa considera tudo isso ilegal. O problema é que, como foram notificadas, as operadoras precisam cumprir a determinação para não cometerem outro crime, o de desobediência.

Até o momento, a Oi foi a única operadora a tentar brigar contra a decisão. As demais, conforme informado pelo sindicato da categoria, decidiram cumprir a medida sem contestações: "O SindiTelebrasil esclarece ainda que as prestadoras não são autoras e não fazem parte da ação que resultou na ordem judicial."
Postado por Lindomar

Cidade do Rio Grande do Norte será abastecida com água do mar a partir de 2016


O RN começará a fazer uso da água do mar para abastecimento até o final do ano de 2016. De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, a ideia inicial é implantar o projeto piloto de dessalinização de água do mar, sob execução da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) no município de Macau, na região salineira do estado.

A captação da água será feita através de grandes tubos, com três quilômetros de extensão, que bombeiam a água até a usina responsável por toda a etapa de processamento de dessalinização da água. “A grande vantagem é que essa usina é móvel e pode ser transportada para qualquer lugar de acordo com a necessidade”, explicou.

Segundo ele, após passar pelo processo 50% da água do mar resulta em água doce pronta para o consumo e os outros 50% em concentrado salino. “Vamos estudar junto com o Idema a maneira mais adequada para o descarte dessa rejeito. Ou vamos descartar para uma salina, para que seja reaproveitado na produção do sal ou diretamente nos canais onde as águas são descartadas no mar”, adiantou. (Do Portal NoAr)

Bloqueio do WhatsApp: mais de um milhão de brasileiros aderem ao aplicativo Telegram


A decisão da Justiça de bloquear o WhatsApp no Brasil por 48 horas beneficiou outros aplicativos de mensagens instantâneas. O Telegram, por exemplo, por meio de sua conta no Twitter, informou que mais de um milhão de usuários brasileiros aderiram ao aplicativo. Em apenas quatro horas, o Telegram conseguiu 500 mil novos usuários.

O aplicativo de origem russa tem um avião de papel como logo e o azul como cor predominante. Semelhante ao Whatsapp, o app é ideal para quem procura uma ferramenta que atua como o famoso bate papo. Uma vantagem do Telegram é o uso de stickers, figurinhas similares aos emoticons. Uma função importante dessa ferramenta é que o Telegram tem todas as suas conversas criptografas, dificultando que suas conversas sejam acessadas por outras pessoas. Um ponto negativo é que não é possível realizar chamadas telefônicas através do aplicativo. O Telegram Disponível para PC, Android, iOS e Windows Phone. (Do O Povo Online)

Governador destaca momento histórico no início da série de promoções de policiais e bombeiros militares

"Estamos resgatando historicamente uma injustiça que existia. É um reconhecimento ao trabalho de cada um de vocês. Esta promoção de 8.891 praças, oficiais, é um momento histórico, um momento de resgate de vida". Essas foram palavras do governador Camilo Santana nesta quarta-feira (16), na cerimônia que marcou o início da série de promoções de policiais Routrae bombeiros militares de todas as regiões do estado. Cerca de 10 mil pessoas marcaram presença no Centro de Eventos do Ceará para prestigiar os mais de três mil profissionais de Fortaleza e Região Metropolitana que foram promovidos, um anseio antigo das duas corporações.

A cerimônia foi marcada por muita emoção. Militares foram acompanhados de familiares, muitos deles com filhos pequenos trajados com fardas iguais às dos pais. Responsável pela criação da lei que regulamenta as promoções no Estado, garantindo a ascensão na carreira militar, o governador dividiu o momento de alegria com os mais de três mil promovidos, parabenizando pessoalmente a maioria deles. "O que falo pra vocês que fazem a segurança pública do Ceará é para nos unirmos cada vez mais. É RRR MG 8036um trabalho de guerreiros, em que muitas vezes uma esposa vê o marido saindo de casa e não sabe se ele volta por causa do perigo. Saibam que vocês têm em mim um parceiro para dialogar com muita transparência", disse.

Camilo Santana também destacou que a criação da lei foi uma iniciativa prioritária no seu governo, coroando o fim do ano de 2015 com as promoções. "Eu entrei na vida pública para servir. Caminhei o Ceará quase todo durante a minha campanha, conversei com militares e havia uma grande reclamação, uma injustiça com os militares. Nos reunimos e eu prometi publicamente que criaria uma lei de promoções. A primeira ação que fiz como governador empossado foi chamar o secretário Delci Teixeira para criar a lei. Hoje estamos concretizando um sonho. Ouvi palavras de um soldado que há 20 anos esperava por ser promovido. Estamos falando de histórias de vida. Não é uma simples promoção, é uma segurança da corporação, pois todo ano haverá promoção", disse.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, destacou o empenho do governador para que essa demanda antiga das corporações se tornasse realidade. "Para mim é uma satisfação muito grande estar presente nesse momento histórico pois em nenhum momento, em nenhum Estado, houve uma situação como essa de o Governo beneficiar tantos servidores da segurança pública. É claro que para chegar a esse ponto foi um longo caminho, prevaleceu a vontade do governador de recuperar a credibilidade da tropa da Polícia Militar e dos Corpo de Bombeiro. Em todo esse processo várias pessoas foram importantíssimas, as associações de classe, os deputados, mas acima de tudo o grande nome dessa lei é o Camilo Santana em nome da sua disposição, vontade", disse. (Da Ascom)

Polícia registra triplo homicídio, sequestro e assalto dos correios em Pedra Branca

A população do município de Pedra Branca está assustada com a onda de violência que ocorre naquele município. Nos últimos dias três pessoas foram assassinadas levando a população a clamar ainda mais por segurança. O tiroteio que deixou três pessoas mortas ocorreu na tarde dessa terça-feira, 15, próximo da Escola Elza Gomes, no bairro Vila do Padre.
De acordo com o Portal de Noticias-CE, duas das vitimas são menores, identificados como Francisco Felipe da Silva, conhecido como "Filipim", 17, Davi Feitosa da Silva, 17, e o comerciante Francisco Pereira da Silva, 65 anos, que foi vítima de bala perdida. Segundo a polícia os alvos eram os adolescente, mas o comerciante estava sentado na calçada do seu estabelecimento, quando foi atingido.  A Polícia Civil de Pedra Branca já começou a investigar o caso, mas também não tem detalhes dos autores, sabe-se que, são dois homens, os quais fugiram em uma motocicleta.
Outro crime ocorrido foi na madrugada desta quarta-feira, 16, quando a gerente de uma agência dos Correios foi sequestrada, e teve sua família feita refém durante o roubo do estabelecimento. A ação, conhecida como “sapatinho”, só foi denunciada por voltadas 10 horas quando as vítimas foram libertadas.
Segundo a polícia, a casa da família localizada no município de Boa Viagem, foi invadida durante a madrugada, e a gerente foi levada até a agência que trabalhava por volta das 7 horas da manhã desta quarta-feira.  A quantia roubada ainda não foi informada. 
Com informações do site Revista Central. 

Funceme registra chuvas em 23 municípios do Ceará


No Ceará, foi registrada chuva em 23 municípios até as 7h desta quinta-feira (17), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).  As maiores foram em Palmácia, com 31,8 milímetros, seguido de Paraipaba (18 mm) e São Gonçalo do Amarante (16,6 mm). Fortaleza também amanheceu com chuva - o posto de precipitação do Pici marcou 7,2 mm. As precipitações aconteceram nos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, São Benedito, Ipu, Guaraciaba, Cariré, Frecheirinha, Icapuí, Jaguaribe, Maracanaú, Fortaleza, Pacajus, Maranguape, Horizonte, Paraipaba, São Gonçalo Do Amarante, Itapajé, Senador Sá, Martinópole, Meruoca, Palmácia, Redenção e Quixeramobim.
Em Viçosa do Ceará , na Serra da Ibiapaba, a chuva foi percebida nos três postos do município: Manhoso (14 mm), Lambedouro (13 mm) e Viçosa do Ceará (12,4 mm) ficaram entre as dez maiores precipitações do estado.



Previsão do tempo

Ao longo desta quinta-feira, a Funceme prevê eventos de chuva em todas as regiões do estado. Conforme imagem de satélite das 8h30, há nuvens sobre todo o Ceará. Essa nebulosidade se deve à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12 km de altura) que atua na região Nordeste do Brasil, sistema típico de pré-estação chuvosa.


Para sexta-feira (18), a previsão é de eventos de chuva em todas as regiões cearenses no decorrer do dia. Já para o sábado (19), ao longo do dia, a previsão é de nebulosidade variável, com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões. (G1)

Governador espera repasse do Governo para custear HRSC: “Novo Ministro pediu para aguardar até o início do ano que vem”

Em entrevista ao programa Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, o governador Camilo Santana (PT), afirmou que o grande entrave para o não funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) está no fato do Governo Federal não ter iniciado o repasse de 50% do valor para custeio da unidade.

A intenção do Governo é abrir o Hospital somente após o Governo Federal pactuar os 50% dos recursos: “É obrigatoriedade dele repassar para o Estado e isso até agora estou aguardando, porque depois que você abre o equipamento, ninguém pode mais fechar. Então havia um compromisso do ex-ministro Arthur Chioro de agora em dezembro abrir o Hospital, mas com o novo Ministro (Marcelo Castro) ele pediu para aguardar até o início do ano que vem. Tenho acompanhado as decisões dos problemas dos financiamentos da área da saúde no Brasil. É esperar que o Congresso vote o orçamento para 2016”, disse Camilo.

No próximo dia 28 deste mês, completará um ano desde que o então governador Cid Gomes esteve em Quixeramobim para realizar uma solenidade de entrega simbólica do equipamento.

Chove em Quixeramobim


De ontem pra hoje choveu em vários municípios cearenses segundo a Funceme. Em Quixeramobim foram 4.0mm no Distrito de Manituba.

Acompanhe a lista com as 10 maiores precipitações no Estado:

Palmácia (Posto: Chacara Pedro Henrique) : 31.8 mm

Palmácia (Posto: Palmacia) : 31.0 mm

Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 18.0 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 16.6 mm

Tianguá (Posto: Tiangua) : 15.4 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 14.0 mm

Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 13.0 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Lambedouro) : 13.0 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 12.4 mm

Senador Sá (Posto: Salao) : 12.0 mm