quarta-feira, 22 de julho de 2015

Crise hídrica contribuiu para mudanças de hábito como, por exemplo, fechar a torneira ao escovar os dentes



Apesar da situação alarmante, 23,2% dos entrevistados admitiram que não 
alteraram em nada os seus hábitos para economizar água / Foto: Shutterstock
Em um período preocupante de escassez de água, a população brasileira tem tentando alterar alguns hábitos para contribuir de alguma forma com a economia da principal fonte de vida. 

Por conta da crise hídrica, 56,5% dos brasileiros disseram ter encurtado o tempo de banho segundo uma pesquisa encomendada pela Consul e realizada pelo Instituto Ipsos. Na região Sudeste, que desde o ano passado sofre cada vez mais com a crise de água, esse número aumenta: 68,7% dos entrevistados declararam ter diminuído os minutos embaixo do chuveiro. 

Outra mudança de hábito foi percebida durante a escovação: 45,1% dos pesquisados fecham a torneira na hora de escovar os dentes; no Sudeste, o número sobe para 53,9%.

Apesar da situação alarmante, 23,2% dos entrevistados admitiram que não alterasse em nada os seus hábitos para economizar água. 

Limpeza de casa 

A pesquisa também investigou o uso da água durante a faixa doméstica. No Centro-Oeste, por exemplo, 44,3% disseram que reutilizam a água da máquina de lavar para outros fins, como lavar o chão.  

Já 15,4% estão enchendo baldes com água já utilizada para dar descarga nos banheiros, enquanto 12,6% afirmam reutilizar a água do banho. 

Com relação à limpeza de automóveis, 13,1% disseram não lavar mais o carro com tanta frequência – um número ainda baixo diante da situação crítica que o país está vivendo. 

A pesquisa foi realizada no período de 20 a 30 de Abril. Foram entrevistadas 1.200 pessoas, sendo 566 homens e 634 mulheres com idades entre 16 e 60 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil e todas as classes sociais.

Fonte: Band Notícias

Sepultamento de Luiz Costa Filho ocorre na tarde de hoje, 22 Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Quixeramobim

Resultado de imagem para quixeramobinense Luiz Costa Filho

O sepultamento do escritor quixeramobinense Luiz Costa Filho ocorre às 17 horas, de hoje, 22, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Quixeramobim. Luiz faleceu ontem, 21, em Fortaleza....O velório está sendo realizado na Casa de Antônio Conselheiro, à Rua Cônego Aureliano Mota, no Centro..

Quarta-feira, 22 de julho de 2015 O dia hoje





Em 11 de Julho de 1911, nascia formalmente o Município de Juazeiro do Norte. Ainda hoje tem idiota que acha que Juazeiro seria alguma coisa na vida sem o Padre Cícero Romão Batista, meu Padim e Protetor.



Postado por pompeumacario

Casal de ladrões invade casa para assaltar, mas é surpreendido por policiais femininas

Fortaleza - Polícia 01

Um casal de assaltantes levou azar ao tentar atacar mais uma residência na periferia de Fortaleza.
Armados, os ladrões invadiram uma casa no bairro Granja Lisboa, na hora do almoço. No imóvel estavam quatro mulheres. Os criminosos, porém, não contavam com uma desagradável surpresa para eles… As quatro jovens que almoçavam tinham acabado de sair do trabalho e iniciavam o período de descanso.
Eram quatro policiais militares femininas, todas destacadas no Ronda do Quarteirão e que haviam se conhecido na época do concurso para o ingresso nas fileiras da PM, em 2012. Se tornaram amigas e também colegas de farda.
O casal de assaltantes anunciou o ataque. “Perdeu! Perdeu”, gritou a adolescente de 15 anos, que comandava os ataques da dupla e foi reconhecida como a mais violenta dos dois. Mas ontem, ela se deu mal.
As policiais agiram com rapidez e dominaram os ladrões
As policiais agiram com rapidez e dominaram os ladrões
Ao perceber que seriam assaltadas, as jovens militares prontamente reagiram, sacaram suas pistolas e renderam os criminosos. Tiros foram disparados, mas ninguém ficou ferido.
Na delegacia do 32º DP (Bom Jardim), para onde o casal foi levado, a adolescente confessou que já foi apreendida outras vezes e disse que o revólver que usava nos assaltos havia encontrado no lixo. A Polícia não acreditou.
Reconhecidos o comparsa dela era Francisco Anderson Macieira Neri, 24 anos, dono também de uma extensa ficha de crimes.
Quando os dois bandidos chegaram na delegacia, logo foram, reconhecidos por mais uma vítima, um morador do Bom Jardim que havia sido atacado no dia anterior. “Eles botaram um revólver na minha cabeça e disseram: “perdeu”! O homem teve que entregar sua motocicleta, que foi recuperada após os ladrões terem sido detidos pelas policiais do Ronda.
Policiais do 17º BPM informaram que há dias vinham recebendo denúncias de que um casal, sempre utilizando uma motocicleta, vinha praticando assaltos nas ruas, residências e pontos comerciais dos bairros que compõem o “Território da Paz” (Bom Jardim, Granja Portugal, Canindezinho, Siqueira e Granja Lisboa).

Fonte: Blog do Jornalista Fernando Ribeiro


Fugitivo da Justiça de Jaguaretama (CE) troca tiros com a PM em Fortaleza e acaba morto


Um fugitivo da Justiça de Jaguaretama (CE) identificado como José Iran, trocou tiros com a polícia na tarde de ontem (21) em Fortaleza e acabou sendo morto com disparos de arma de fogo na cabeça.

O fato foi registrado na rua Estudante Jucá, no bairro Serrinha. A vítima já tinha passagens pela polícia e o caso está sendo investigado.
Postado por Lindomar Rodrigues

MMA promove debate sobre resíduos tóxicos



 Participantes conhecerão possibilidades de descontaminação e eliminação dos poluentes, além de experiências internacionais.
O Ministério do Meio Ambiente realiza, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nesta terça e quarta-feira (21 e 22/07), no Hotel Gran Bittar, em Brasília, o encontro Técnicas e Tecnologias de Tratamento e Destinação Final de Bifenilas Policloradas (PCBs) e Outros Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).
O evento reunirá os setores público e privado, além de pesquisadores e organizações não governamentais interessados em melhorar a gestão, eliminação e processos de destinação de PCBs (substância química utilizada, principalmente, em equipamentos elétricos) e demais POPs, como aqueles que foram utilizados como agrotóxicos, além de prevenir riscos à saúde e ao meio ambiente associados a estes compostos.
DESCONTAMINAÇÃO
O encontro promoverá importante debate com vasta exposição das possibilidades de descontaminação e eliminação dos PCBs. Trará experiências de outros países da América Latina como, por exemplo, o México. “É uma grande oportunidade de ampliar conhecimentos e trocar experiências para seguirmos o nosso caminho de eliminar esses poluentes até 2028, como preconiza a Convenção de Estocolmo, da qual somos signatários”, explica a diretora de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Letícia Carvalho.
O evento abordará técnicas de destruição e transformação irreversível (tratamentos químicos e térmicos), tratamentos de POPs em baixas concentrações, licenciamento e transporte desses compostos e outros aspectos relacionados a esses poluentes.
SAIBA MAIS
Por suas propriedades termicamente estáveis e de alta resistência elétrica, os PCBs compostos se tornaram amplamente usados como fluidos dielétricos em transformadores e capacitores, fluidos hidráulicos, retardadores de fogo e isolantes térmicos. Além disso, estão presentes em graxas, lubrificantes, tintas e pesticidas.
As bifelinas policloradas são classificadas como poluentes orgânicos persistentes (POPs), que se caracterizam pela alta persistência no meio ambiente, bioacumulação, capacidade de ser transportado a longas distâncias e efeitos adversos à saúde ou ao meio ambiente (PCBs são consideradas agentes carcinorgênicos).
Os POPs estão entre as substâncias mais perigosas que o mundo pretende eliminar. No Brasil, estima-se que ainda haja uma quantidade expressiva destas substâncias a serem eliminadas e que devido à má utilização ou gestão, podem ter sido lançados no meio ambiente.
Para conhecer a programação do encontro sobre Técnicas e Tecnologias de Tratamento e Destinação Final de Bifenilas Policloradas (PCBs) e outros Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) clique aqui.
Serviço:
Data: 21 e 22 de julho (terça e quarta-feira)
Horário: 8h30 às 18 horas
Local: Hotel Grand Bittar - Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 5 Bloco A

 Por: Rafaela Ribeiro – Editor: Marco Moreira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - (61) 2028.1165

Morre escritor quixeramobinense Luis Costa



O escritor quixeramobinense, Luis Costa Filho, 69 anos, irmão do arquiteto e compositor Fausto Nilo, faleceu na noite desta terça-feira, 21, na cidade de Fortaleza.

Luis Costa estava internado há vários meses no Hospital da Unimed. Nascido em 09 de março de 1946, escreveu obras como “Lá em Quixeramobim”, “Quixeramobim dos meus tempos” e “Quixeramobim aos olhos de Luiz Costa”, e realizou resgate fotográfico “Quixeramobim da Nossa História”, se tornando um grande estudioso da Terra de Antônio Conselheiro. Descendente de uma prole de quatro irmãos, sendo seus pais Luís Costa e Hilda Frutuoso Costa, lançou seu primeiro livro em 1985 com o título “Lá em Quixeramobim”.

Segundo informações repassadas por familiares à reportagem do site “O Sertão é Notícia”, o corpo será velado na “Casa de Antônio Conselheiro”, onde funciona a Secretária de Cultura de Quixeramobim. O enterro está previsto para acontecer às 17 horas no Cemitério Nossa Senhora do Carmo em Quixeramobim                                                                                                                                                                                                                                                                                                    O Sertão é Notícia”