domingo, 24 de janeiro de 2016

domingo, 24 de janeiro de 2016 Segundo Funceme Chuvas banham mais de 80 municípios do CE neste domingo

Por mais um dia consecutivo em janeiro, boa parte das cidades cearenses registrou chuvas, na manhã deste domingo (24). Com última atualização às 08h35, o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta precipitações em 87 municípios.

O maior volume registrado foi em Guaraciaba do Norte, com 79 milímetros. Ererê e Iracema também verificaram bons volumes, com 68 mm e 58 mm, respectivamente, entre a noite do sábado e a manhã de hoje. Ao longo do dia, a Funceme prevê "nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses".

No sábado, 84 cidades já haviam registrado chuvas no Estado.

Confira infográfico com as 5 maiores chuvas deste domingo:  

Maiores chuvas do domingo (24)

GuaraciabaErerêIracemaCatundaSolonópoleGraçaPereiro010203040506070



Fonte: Diário do Nordeste

Carteira Nacional de Habilitação GRÁTIS em 2016 no Sest Senat. Confira as cidades.


Vagas remanescentes Sest Senat foram abertas mais uma vez para Primeira Habilitação gratuita 2016, Sest Senat publicou no site que há 6.735 vagas para cursos CNH Social 2016 para categoria B e Inserção de Novos Motoristas para categoria C, D e E, para serem preenchidas por pessoas que precisam de habilitação para inserção no mercado de trabalho como motorista em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e outros.
Habilitação gratuita 2016 Sest Senat está com inscrições abertas novamente para que todas as vagas que sobraram sejam preenchidas. Estão sobrando vagas porque nem todos os candidatos inscritos tinham os requisitos necessários, veja se você pode se candidatar em um dos cursos dos projetos Sest Senat.
Requisitos dos candidatos que querem ser motorista com CNH B 2016:
Ter de 18 a 27 anos, saber ler e escrever e esses podem ser pessoas que já tinha iniciado no projeto antes, quem á participou do projeto mas não compareceu na unidade ou não foi chamado ou mesmo foi reprovado no curso, pessoas que desistiram do curso mas apresentaram comprovante que não podiam continuar e quem já possui habilitados na categoria A.

Em Iguatu, Bombeiros buscam adolescente que mergulhou no Rio Jaguaribe e está desaparecido

Em Iguatu, Bombeiros buscam homem que mergulhou no Rio Jaguaribe e está desaparecido
Local onde o homem realizou o mergulho. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
O Corpo de Bombeiros de Iguatu foi acionado na tarde deste domingo,24, por volta das 1430min. onde foram informados que um adoelscente de 15 anos mergulhou no Rio Jaguaribe, precisamente na localidade da passagem entre a Penha e o Gadelha. Até o momento não foi divulgado a sua identificação.
Segundo o Capitão Irá o homem está desaparecido a quase duas horas, “ enviamos a nossa equipe para o local e teve início as buscas pelo jovem que mergulhou no Rio Jaguaribe e não mais retornou”, afirmou o militar em entrevista para o portal Iguatu.net.
A nossa reportagem também registrou o início de uma “brincadeira” que pode acabar em tragédia, o salto de jovens na Ponte Demócrito Rocha, algo que é constante em cada cheia do Jaguaribe e que precisa ser evitado.
A nossa reportagem está acompanhando o trabalho de buscas ao homem desaparecido e em instantes novas informações. Acessem o www.radioliberdadeam.com, www.iguatu.net e www.alexsantana.net e www.pinheirinho.net para ouvir a programação da Rádio Liberdade 870AM e acompanhar as reportagens sobre a cheia do Jaguaribe ao vivo.
Atualizado as 15h31   IGUATU NER
De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, vórtice ciclônico, característico da pré-estação chuvosa, pode render chuvas intensas em janeiro, como ocorreu no ano de 2004Cotidiano

“Nós não queremos ser Deus, apenas tentamos antecipar o que pode acontecer”. Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, Raul Fritz, de 53 anos, é supervisor da unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ele, que afirmou não querer tomar o lugar de Deus nas decisões sobre o clima, começou a trabalhar para a Funceme em 1988, ainda como estagiário, pouco após uma estiagem que se prolongou por cinco anos no Estado, entre 1979 e 1983.
 
Os anos de prática e a especialização em meteorologia por satélite conferem a Fritz a credibilidade necessária para, por meio de mapas, equações numéricas e o comportamento da natureza, estimar se chove ou não no semiárido cearense. Ele compôs, portanto, a equipe de meteorologistas da Fundação que, na última quarta-feira, 20, previu 65% de chances de chuvas abaixo da média entre os meses de fevereiro e abril deste ano prognóstico que, se concretizado, fará o Ceará completar cinco anos de seca.
 
Em entrevista ao O POVO, ele detalha o parecer, define o sistema climático cearense e comenta sobre a conflituosa relação entre a Funceme e a população, que sustenta o hábito de desconfiar de todas as previsões do órgão, principalmente porque, um dia após a divulgação do prognóstico, o Estado foi tomado de susto por uma intensa chuvarada.

O POVO - Mesmo com o prognóstico desanimador de 65% de chances de chuvas abaixo da média entre os meses de fevereiro e abril, o cearense tem renovado a fé num “bom inverno” devido às recentes precipitações influenciadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Há a possibilidade de esse fenômeno perdurar?
 
Raul Fritz - Sim. Esse sistema que está atuando agora apresenta maior intensidade em janeiro. Ele pode perdurar até meados de fevereiro, principalmente pelas circunstâncias meteorológicas atmosféricas que a gente vê no momento.

OP - Por que o VCAN não tem relação com a quadra chuvosa?
Raul - A quadra chuvosa é caracterizada pela atuação de um sistema muito importante para o Norte e o Nordeste, que é a Zona de Convergência Intertropical (ZCI). É o sistema que traz chuvas de forma mais regular para o Estado. O vórtice é muito irregular. Tem anos em que ele traz boas chuvas, tem anos em que praticamente não traz.

OP - O senhor consegue lembrar outra época em que o VCAN teve uma atuação importante em relação às chuvas?
Raul - Em 2004, houve muita chuva no período de janeiro. Em fevereiro também tivemos boas chuvas, mas, principalmente, em janeiro, ao ponto de encher o reservatório do Castanhão, que tinha sido recém-construído. Mas, os meses seguintes a esses dois não foram bons meses de chuva, então é possível a gente ter esse período de agora bastante chuvoso, seguido de chuvas mais escassas.

OP - O que impulsiona o quadro de estiagem
no Ceará?
Raul - Geograficamente, existem fatores naturais que originam um estado climático de semiaridez. É uma região que tem uma irregularidade muito grande na distribuição das chuvas, tanto ao longo do território como no tempo. Chuvas, às vezes, acontecem bem num período do ano e ruim no seguinte, e se concentram no primeiro semestre, principalmente entre fevereiro e maio, que a gente chama de ‘quadra chuvosa’. Aí tem a pré-estação que, em alguns anos, se mostra boa. Aparenta ser o caso deste ano.

OP - A última seca prolongada no Ceará, que durou cinco anos, ocorreu de 1979 a 1983. Estamos, atualmente, seguindo para o mesmo quadro. O que é capaz de interromper esse ciclo?
Raul - O ciclo geralmente não ultrapassa ou tende a não ultrapassar esse período. A própria variabilidade climática natural interrompe. Poucos casos chegam a ser tão extensos. É mais frequente de dois a três anos. Mas, às vezes, podem se estender a esses dois exemplos, de cinco anos seguidos de chuvas abaixo da média. Podemos ter, também, alguma influência do aquecimento global, que, possivelmente, perturba as condições naturais. Fenômenos como El Niños intensos contribuem. Quando eles chegam e se instalam no Oceano Pacífico, tendem a ampliar esse quadro grave de seca, como é o caso de agora. Esse El Niño que está atuando no momento é equivalente ao de 1997 e 1998, que provocou uma grande seca.

OP - É uma tendência esse panorama de grandes secas intercaladas?
Raul - Sim, e é mais frequente a gente ter anos com chuvas entre normal e abaixo da média, do que anos acima da média.

OP - A sabedoria popular, na voz dos profetas da chuva, aposta em precipitações regulares este ano. Em que ponto ela converge com o conhecimento científico?
Raul - O profeta da chuva percebe, pela análise da natureza, que os seres vivos estão reagindo às condições de tempo e, a partir disso, elabora uma previsão de longo prazo, que é climática. Mas, essa previsão climática pode não corresponder exatamente a um prolongamento daquela variação que ocorreu naquele momento em que ele fez a avaliação. Se acontecer, ele acha que acertou a previsão de clima. Se não, ele considera que errou. Mas, pode coincidir que essa variação a curto prazo se repita e se transforme em longo prazo. Aí é o ponto em que converge. A Funceme tenta antecipar o que pode acontecer num prazo maior, envolvendo três meses a frente. É um exercício muito difícil.

OP - Geralmente, há uma descrença da população em torno das previsões da Funceme. Como desmistificar isso?
Raul - A previsão oferece probabilidades e qualquer uma delas pode acontecer, mas, a gente indica a mais provável. São três que nós lançamos. Acontece que a população não consegue entender essa informação, que é padrão internacional de divulgação. Acha que é uma coisa determinística. Que, se a Funceme previu como maior probabilidade termos chuvas abaixo da média em certo período, acha que já previu seca. Mas, a mais provável é essa mesmo, até para alertar às pessoas com atividades que dependem das chuvas e ao próprio Governo a tomarem precauções, se prevenirem e não só reagirem a uma seca já instalada.

OP - A Funceme, então, também se surpreende com as ocorrências de menor probabilidade, como o VCAN?
Raul - Sim, porque esses vórtices são de difícil previsibilidade. A ciência não conseguiu chegar num nível de precisão grande para ter uma previsão confiável para esse período (de pré-estação chuvosa). De qualquer forma, nos é exigido dar alguma ideia do que possa acontecer. É um risco muito grande que a Funceme assume. A gente sofre críticas por isso. Por exemplo, a gente lançou a previsão de chuvas abaixo da média, aí no outro dia vem uma chuva muito intensa. As pessoas não compreendem, acham que essas chuvas do momento vão se prolongar até o restante da temporada. Apesar da crítica da população, que chega até a pedir para fechar o órgão, a gente fica feliz com a chegada
dessas chuvas.

Frase
“A gente lançou a previsão de chuvas abaixo da média, aí no outro dia vem uma chuva muito intensa. As pessoas não compreendem, acham que essas chuvas do momento vão se prolongar até o restante da temporada”
 
Raul Fritz, meteorologista da Funceme Logo Portal O POVO Online

Quixadá: Motorista tenta desviar de buracos na pista e acaba caindo em cratera de aterro

1463096_883521585095104_8706987445310252858_nNa tarde deste domingo, 24, o motorista de um carro tentou desviar de buracos na Avenida Jesus, Maria e José, na saída de Quixadá para Fortaleza, nas proximidades do Fórum Desembargador Avelar Rocha, mas perdeu o controle do veículo e saiu do asfalto, indo parar dentro de uma cratera produzida por um aterramento. | Destaque Home, Notícias