domingo, 25 de janeiro de 2015

Superlotação compromete a beleza de Canoa Quebrada

1


A forte ocupação, gerada pelo turismo de três décadas, torna visível uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso, evidência de uma óbvia disputa por espaços. Na praia, as barracas competem com as falésias enquanto as ondas da maré alta banham o que tem pela frente; na vila, pousadas, restaurantes e vendedores ambulantes competem pelo real cambiado de dólar e euro; nas dunas, bugueiros “legais” e “piratas” brigam em uma das atividades turísticas mais rentáveis; no ar, pilotos de parapente disputam espaço aéreo e o dinheiro do turista, ao ponto de haver voos triplos até em tempos de ventos fracos.
O atendimento desordenado gera falhas que comprometem os serviços. Carros se chocam nos morros de areia, voadores caem do céu e as ruas secundárias à Broadway (poucos chamam Rua Dragão do Mar) viram cenário escuro de assaltos. Sem ser diferente de outras vilas e cidades, nada disso é tão frequente comparado à quantidade de pessoas que passam por lá, mas tudo se torna evidente por se tratar de Canoa Quebrada.
Regulamentação
As medidas de regulação do espaço e dos serviços, quando surgem, têm primeiro o descontentamento dos regulados. Os presidentes e demais líderes das associações, então, são considerados os primeiros vilões. Quando os bugues trafegavam de qualquer jeito sobre as dunas, acidentes eram muito frequentes. Os próprios mantenedores da atividade perceberam a necessidade de criar uma associação para capacitar e limitar os permissionários. Mas paralelos aos 65 associados existem outros que há vários anos tentam entrar na atividade.
Os não cadastrados são considerados piratas nas dunas e reclamam de corporativismo da Associação de Bugueiros. “Somos todos pais de família que queremos trabalhar. Porque eles podem e nós não”, reclama Ulisses Sousa, que se admite “pirata”.
Responsabilidade
Beto Andrade, presidente da Associação de Bugueiros, aponta que os acidentes são causados, em geral, por turistas e bugueiros sem permissão. “O sujeito trabalha de qualquer jeito, cobra um valor inferior ao mercado, põem em risco a vida dele e dos turistas. Se acontece um acidente, quem responderá?” Indaga Beto. Para o bugueiro Wagner dos Santos, as dunas devem ser preservadas. “Se não houvesse limite de veículos credenciados, não ia caber tanto carro nas dunas e o risco seria maior”.
Situação parecida, mas em estágio ainda anterior, ocorre com os voos livres de parapente. As abordagens de venda de voos para quem sobe e desce as falésias são apenas o primeiro estágio de uma competição que segue, ainda, no espaço aéreo. Em distâncias curtas uns dos outros, pilotos sobrevoam barracas e falésias. Mesmo com vento fraco, eles arriscam-se também em voos triplos.
No dia 18 de janeiro, a reportagem flagrou a queda de um parapente com três pessoas a bordo. Dois turistas de São Paulo, pai e filha, ficaram feridos. O piloto Jerônimo Saunier teve uma fratura na região da bacia. A Prefeitura de Aracati suspendeu os passeios até que a atividade seja regularizada.
“Se cobramos que algum serviço seja feito corretamente, dentro de certos parâmetros, somos vistos como vilões e às vezes não entendem que estamos pensando isso para o bem delas, afirma Ruy Lima, dono de pousada e líder na Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), cujo presidente é Luís Nogueira. “Quando uma coisa dá errado em um segmento, afeta toda a Canoa, então o que pensamos é para o bem comum”, afirma Luís.
De acordo com levantamento da Associação, no ano de 2006, havia 45 pousadas em Canoa Quebrada, com 1.030 leitos. Neste ano, já são 105 pousadas e 3,8 mil leitos.
Canoa inchada
Nas principais datas da alta estação, há lotação de 100% dos quartos. Ainda mais nas ruas: durante o Réveillon, registrou-se cerca de 100 mil pessoas na vila. Representa 20 vezes a população fixa, de aproximadamente 4,5 mil pessoas. A maioria tendo o turismo como fonte de renda, uma economia que teve início com as barracas de praia. As atuais 23 estão irregulares por ocuparem Área de Preservação Permanente (APP), uma disputa no campo jurídico entre empresários e o Ministério Público que durou até 2013.
Há três meses venceu o prazo dado pelo Tribunal de Justiça do Ceará para que as barracas sejam removidas da área considerada de risco. Era uma luta antiga envolvendo ambientalistas e pessoas da comunidade que apontavam os danos causados atuais e futuros. A problemática só foi oficialmente levantada depois que houve desmoronamento em uma falésia, em 2009, deixando três pessoas feridas.
Diário do Nordeste


14ª Copa Pirabibú chega a sua final neste domingo no Carneirão

Neste domingo, 25 de janeiro, o Estádio Álvaro de Araújo Carneiro, o Carneirão, receberá as finais da 14ª Copa Pirabibú. Às 13h45min ocorrerá a primeira decisão. Disputam o título de campeão da Categoria Sub as equipes do Flamengo do Belo Monte e Fortaleza, da Boa Sorte.

O campeão desta categoria levará o troféu em nome do “Seu Gambá (Em memória)”, e o vice o Trófeu “Taxiquinha”, desportistas quixeramobinenses que prestaram e prestam, respectivamente, um importante papel no esporte local.

Já às 14h45min ocorrerá a decisão da categoria aspirante, com o jogo entre Fortaleza do Alegre e Flamengo do Belo Monte. O campeão levará o Troféu “Chico Carneiro” e o vice o Troféu “Lídio” (Em memória ao ex-atleta e dirigente esportivo).
A final da categoria principal ocorre às 16 horas, com as equipes do Flamengo do Gancho, que representa o Bairro da Maravilha, contra o Gama de Placas, que representa o Distrito de Uruquê. O troféu do campeão leva o nome de “José Patrício” e o vice de “José Soares (Em memória)”

A entrada é gratuita. A coordenação da copa, que tem à frente o departamento esportivo da Rádio Campo Maior AM 840, sob o comando do repórter Erivelton Barbosa e Edson Nogueira, comunicou que haverá sorteio de brindes para os torcedores que totalizam cerca de R$ 1 mil em prêmios, dentre eles, um TV 14” e muitos outros ofertados por empresas locais.

O campeonato teve início no mês de novembro do ano passado com 24 equipes e cerca de 480 atletas do município e região. A primeira fase da disputa ocorreu nas mais diversas comunidades da zona rural e sede urbana.
Em 14 anos de disputa, esta será a primeira final que contará com times que não são do Distrito de Damião Carneiro, em Quixeramobim ou de Cacimba Nova, em Madalena. Foram uma vitória do Botafogo da Canafístula, cinco vitórias do Guarani de Algodões, uma do Corinthians do Rancho, uma do Vila Nova, da localidade de Agrovila do São Vicente, um do Misto do Riacho da Cruz, todos do distrito, e quatro vitórias da equipe da Cacimba Nova, do município de Madalena.

A coordenação convida os torcedores a fazerem a grande festa do esporte amador de Quixeramobim e segundo informou Erivelton Barbosa, o time do Flamengo do Gancho está preparando um “Bandeirão” que promete ser a maior do futebol de Quixeramobim. O jogo da categoria principal será transmitido ao vivo pela Rádio Campo Maior AM 840, dentro do Programa Tarde Esportiva.

O campeonato conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Secretaria de Esporte, além do médico Dr. Carlos Roberto Mota Almeida, do ex-secretário Idelbrando Rocha e do ex-prefeito Edmilson Júnior.

 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

EM SENADOR POMPEU > Suspeito de chefiar tráfico é assassinado dentro de carro

r


Um homem de 32 anos, identificado como Vagner Daniel Marques, foi assassinado a tiros na noite deste sábado, 24, em Senador Pompeu. Segundo a Polícia, o crime ocorreu por volta das 21h30, próximo ao Centro da cidade. A vítima seguia num automóvel Fiat Punto de cor azul quando foi surpreendida por dois homens numa motocicleta vermelha.
Conforme informação de populares, Daniel, como era mais conhecido, foi alvejado pelo garupeiro da motocicleta vermelha com pelo menos três tiros. Ele ainda foi socorrido com vida por uma equipe da Polícia Militar ao hospital de Senador Pompeu, onde morreu ao receber os primeiros socorros.
A respeito da vítima a Polícia informou que era suspeito de chefiar o tráfico de drogas na cidade. O trabalho de investigação ainda está sendo realizado pela equipe da Polícia Civil, mas Daniel havia adquirido o automóvel novo, ano 2011, recentemente e estava construindo uma casa, mesmo sem ter nenhuma profissão e nem fonte de renda conhecida.
Na manhã deste domingo, 25, a equipe da Polícia Militar deu continuidade à varredura na cidade, à procura dos criminosos. Os policiais acabaram encontrado quatro motocicletas abandonadas, duas delas com inscrição deste município e outras duas com inscrição de Quixeramobim. Uma das motocicletas pode ter sido a utilizada no homicídio de Daniel pois possui as mesmas características da usada no crime.

Publicado   por  

PERIGO no TRÂNSITO > Acidentes e prisões por embriaguez aumentam no Sertão Central


Acidente Califórnia - Ana Paula Sá (4)
Faltando praticamente três semanas para a maior festa popular do Brasil, o carnaval, o número de acidentes envolvendo veículos automotores e motocicletas começa a aumentar nas cidades do Sertão Central. Senador Pompeu, Quixeramobim e principalmente Quixadá, se destacam. Conforme dados dos órgãos de segurança pública, apesar de poucos registros com vítimas fatais, mais de 100 acidentes já ocorreram na região, a maioria com motociclistas.
Um dos últimos acidentes ocorreu neste sábado, 24, no fim da madrugada um motociclista sofreu uma queda na Av. Armando Lins, em Pedra Branca, na saída para a cidade de Boa Viagem. O condutor sofreu apenas escoriações. Era o quarto acidente com motocicletas registrado nas últimas 24 horas no Sertão Central. Para a Polícia, uma demonstração da continua imprudência sobre duas rodas.
Ainda neste sábado, na rodovia CE-060, nas proximidades da localidade de Califórnia, na zona rural de Quixadá, dois automóveis colidiram. O impacto foi tão violento que os veículos ficaram parcialmente destruídos. De acordo com informações de populares os ocupantes de um deles sofreram ferimentos, leves. Como ocorreram apenas danos a Polícia Militar não foi acionada para o local.
Não bastasse isso muitos se arriscam, praticando manobras perigosas. O estudante Osvaldo Freitas de Sousa Filho, 25 anos, foi preso na noite deste sábado no Centro de Quixadá, em frente à praça José de Barros, quando além de conduzir uma motocicleta em alta velocidade estava realizando acrobacias arriscadas. Ele foi solto após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mas a motocicleta ficou apreendida.
Além desses casos, a embriaguez ao volante também voltou a se acentuar na região neste início de ano. Na circunscrição do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) já foram registradas cinco ocorrências dessa natureza. Segundo a Polícia, a mais grave delas envolveu um defensor público da cidade de Quixadá, José Walter de Araújo. O delito ocorreu em Quixeramobim, na noite do dia 13 passado. Embriagado, atropelou um casal numa motocicleta. O defensor foi preso em flagrante e solto após pagar fiança de R$ 1.000,00.
Foto > Ana Paula Sá



Em Quixadá, mototaxista reage a assalto e sofre lesões a faca no rosto




Na noite deste último sábado, 24, um mototaxista de 66 anos, identificado pela polícia apenas pelas iniciais M.D.S, foi alvo de uma tentativa de assalto ao transportar um passageiro em sua motocicleta Honda Pop de placas OSC-3035.
Durante o trajeto, o passageiro sacou uma faca e anunciou o assalto. A intenção era levar a moto do trabalhador. A vítima, no entanto, reagiu ao assalto e entrou em luta corporal com o bandido, conseguindo, inclusive, tomar-lhe a faca. Apesar disto, o resultado final não foi bom e poderia ter sido ainda pior. Segundo a polícia, o mototaxista acabou sendo lesionado a faca no rosto e levou um chute na boca, resultando na perca de alguns dentes.
Uma composição policial socorreu a vítima da tentativa de assalto ao hospital Eudásio Barroso, onde o homem foi medicado e liberado em seguida. Os militares passaram a fazer diligências na tentativa de capturar o bandido, porém, não lograram êxito.
A Polícia Militar recomenda seriamente aos cidadãos a que não reajam a assaltos, sob risco grave de ter a própria vida ceifada.

Operação Carro Pipa: Defesa Civil entregará senhas de fevereiro nesta segunda e terça-feira


Imagem da Internet
A Defesa Civil de Quixeramobim entregará nos dias 26 e 27 de janeiro, as senhas da “Operação Carro Pipa”, referente ao mês de fevereiro. Segundo informações do site oficial da Prefeitura de Quixeramobim, os representantes das comunidades devem comparecer a partir das 08 da manhã na Universidade Aberta do Brasil (UAB), para sacarem suas senhas.

Com as distribuições das senhas, a expectativa da defesa civil é que várias comunidades tenho o problema da falta d’água minimizado, já que a única água hoje existente é a oferecida pela Operação.

Mais Informações:

Entrega das senhas da “Operação Carro Pipa”.

Dias: 26 e 27 de janeiro, segunda e terça-feira, respectivamente.

Defesa Civil – Quixeramobim

Universidade Aberta do Brasil – (UAB)

Telefone: 3441-4415 - 0800 61 61