segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Novo prognóstico da Funceme prevê chuvas abaixo da média até maio, no Ceará



De acordo com a Funceme, nova previsão mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado


A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%, afirmou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (24) em coletiva de imprensa.

De acordo com o órgão, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. A fundação revela que a situação ainda é preocupante, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só na Região do Cariri houve precipitações em torno da média.

Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, este é um sinal de melhoria em relação à previsão dada no mês anterior, mas ainda não dá uma margem confortável de precipitação. "Mesmo que as chuvas fiquem em torno da média em todo o Estado (diferente do que está sendo previsto), elas não estarão produzindo subsídio suficiente para os principais reservatórios de água do Estado", disse Eduardo Sávio, afirmando que 51 reservatórios do Estado estão com menos de 10% de abastecimento hídrico total, e outros 106 estão com menos de 30% da capacidade máxima.

Ainda conforme a previsão divulgada nesta segunda-feira, a chance de a quadra chuvosa ficar em torno da média é de 40%, e de ficar acima da média é de apenas 20%. De acordo com a metereologista Deise Morais, a Funceme prevê a quadra chuvosa abaixo da média no Estado devido aos números previstos para a Região Sul do Estado, que tem previsão de 45% de chuvas abaixo da média.

O  prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações. Indagado sobre a esperança do agricultor do Estado em chuvas mais abundantes, o presidente da Funceme afirmou que o órgão se pocisiona de maneira cética e fala somente com base nos dados coletados, mesmo que o desejo fosse de comunicar um inverno abundante no Estado.

De acordo com o presidente da Funceme, as chuvas causadas até agora são causadas por um vórtice e não pela Zona de Convergência Intertropical, fenômeno que normalmente é responsável por 70% das precipitações no Estado durante esse período. Eduardo Sávio frisou, ainda, a possibilidade da chegada do fenômeno El Niño, que esquenta as águas do Pacífico e pode diminuir ainda mais as chances de precipitação no Estado em 2015.

Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.

Combate à Seca

Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), afirma que as ações de combate a seca continuarão em todo o Estado. O secretário afirmou que mais de mil carros-pipa estão abastecendo o Ceará e que 170 mil cisternas estão funcionando para garantir o abastecimento em diversas cidades do Estado.

Segundo o secretário, 121 mil agricultores estão cadastrados no programa Garantia-Safra e irão receber um benefício de R$ 850 caso 50% da safra seja perdida. cerca de está tentando liberar uma linha de crédito específica para a perfuração de poços. As maiores preocupações são com o nível dos reservatórios hídricos e com a agricultura.

Quadra chuvosa abaixo da média era esperada em janeiro

Na primeira previsão de 2014, a Funceme divulgou que havia 40% de chance da quadra chuvosa ficar abaixo da média. Conforme a avaliação anunciada em janeiro deste ano, a probabilidade de chover acima da média era de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média.

Fonte: Diário do Nordeste

Lula manda recado: "Dilma precisa mudar"

O ex-presidente Lula tem dito a interlocutores que a presidente Dilma precisa mudar em 2015, em um eventual segundo mandato, de acordo com a Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, Lula teria afirmado nas duas últimas semanas a interlocutores que a atual equipe econômica está com o prazo de validade “vencido” e que a presidente precisará não só de uma nova composição na área, mas também corrigir a política econômica para fazer o país voltar a crescer com taxas na casa dos 4%. O ex-presidente também teria dito que Dilma precisa aprender a vender o Brasil no exterior e melhorar a relação com os empresários brasileiros, que aumentaram o tom das críticas contra o que consideram um estilo intervencionista da presidente. Apesar da avaliação de que Dilma está “divorciada” dos setores político e empresarial, Lula acredita na reeleição da sucessora e nega qualquer chance de assumir o lugar de sua ex- ministra.

Homem cai em caldeira com água fervendo e morre após oito dias internado em Quixadá, no Ceará


1901334_395347307278674_1910277185_n
No dia 11 de fevereiro, uma tragédia se abateu sobre uma família no município de Quixadá. Walter Lázaro da Silva, 38 anos, operário em uma fábrica de beneficiamento de algodão, sofreu um acidente terrível. Um cano por onde passava água fervendo se rompeu e a força da água jogou Lázaro para dentro de uma caldeira com água fervente. No momento do infortúnio, a temperatura da água na caldeira estava entre 300 a 400 graus Celsius.

Embora a caldeira estivesse quase vazia, a vítima do acidente, por causa da dor extrema, fez diversos movimentos na água, expondo muitas partes do corpo à fervura. De acordo com informações da família, Lázaro sofreu queimaduras graves nas duas pernas, no braço direito e parte do tronco. Ele foi socorrido por colegas ao Hospital Eudásio Barroso, onde teria recebido tratamento completamente inapropriado.

Familiares informaram que a equipe do Hospital Eudásio Barroso apenas jogou água na vítima. A enfermeira teria se recusado a limpar as feridas, dada a gravidade do caso. A própria esposa da vítima teve de realizar o procedimento. Não havia nenhum tipo de medicamento capaz de amenizar o sofrimento de Lázaro, que gritava com dores angustiantes. A família da vítima informou a este site que a equipe médica estava em total desespero, completamente despreparada para atender ocorrência do tipo.

Tragicamente, a equipe do Hospital Eudásio Barroso enfaixou o corpo inteiro da vítima, procedimento que foi fortemente repreendido pela equipe médica do Centro de Queimados do IJF, em Fortaleza, para onde Lázaro foi transferido. A transferência dele, aliás, foi outra dificuldade. As ambulâncias do SAMU estavam à serviço das pessoas que foram assistir um jogo do Quixadá Futebol Clube, no Abilhão, que acontecia no mesmo dia. O motorista da única ambulância, já sucateada, à serviço do Eudásio Barroso, recusou-se a fazer a viagem até a capital cearense, pois, segundo ele, os pneus do veículo não estavam em condições de realizar o percurso. Apenas depois que familiares ofereceram os pneus de um carro particular é que o motorista resolveu realizar o percurso. “A ambulância que estava a serviço do Hospital não tinha condições nem de carregar animais feridos com segurança, muito menos pessoas. Tivemos de fazer uma verdadeira arruaça para conseguir um serviço que deveria estar à disposição de qualquer cidadão”, conta um parente da vítima.

No IJF, Lázaro recebeu tratamento no Centro de Queimados. Ele resistiu por oito dias, durante os quais alternava entre momentos de lucidez, dor extrema, desmaios, convulsões e alucinações. Infelizmente, uma infecção generalizada, decorrente do diabetes, ceifou a vida de Lázaro.

Monólitos Post 

Maconha pode frear a disseminação do HIV

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Mulher e criança morrem em colisões de motos em Lavras da Mangabeira, no Ceará



Uma mulher de 35 anos e uma criança de apenas 11 morreram em consequência de colisões de motocicletas na noite deste sábado em rodovias estadual e federal que cortam o município de Lavras da Mangabeira. Por volta das 23h30min, na BR-230 perto da ponte que liga o centro de Lavras ao Bairro Além Rio, morreu Adriana Mirtes Gonçalves Lima, de 35, que residia na Rua José Gonçalves, 142 (Bairro Cruzeiro), naquele município.

Outras duas vítimas foram socorridas para o Hospital São Vicente Férrer no caso os estudantes do Distrito de Amaniutuba Jair Rodrigues Gomes da Silva, de 16, residente no Sitio Alazão, e Francisco Anderson Taveira Vituriano, de 18 anos, que mora na Rua Raul Barbosa. Anderson pilotava a moto Honda CG 125 Fan de cor preta na direção do centro quando bateu na lateral de outra moto que viajava no mesmo sentido e, também, iria fazer o contorno. Adriana se acompanhava de um rapaz não identificado.

Antes, por volta das 19 horas no km 44 da Rodovia Padre Cícero à altura da entrada para o Sitio Flores (Distrito de Mangabeira) a uma distância de15 kmpara o centro de Lavras, já tinha sido registrado um acidente, mas uma das vítimas só morreu na madrugada deste domingo no hospital. O estudante José Carlos Ferreira Belo, de 11 anos, residia no Sítio Varas e era filho de Donizete Belo, de 52 anos, que trafegava na garupa de uma moto Honda 125 Fan de cor preta e placa HYS-6011, inscrição do Ceará.

Esta era pilotada pelo agricultor e seu companheiro Francisco Gomes Garcia, de 55 anos, não habilitado e residente no Sitio Flores. A colisão foi contra uma Honda CG 125 Fan de placa HXZ-1817, inscrição do Ceará, guiada pelo pedreiro Manoel Filho do Nascimento, de 24 anos, residente na Rua Joda Dias, 514 (Tiradentes) em Juazeiro. Ele conduzia a esposa Rejane Rafael dos Santos Nascimento, de 25 anos, e o filho do casal Italo Rafael, de 4 anos.

Ao tentar fazer a manobrar para entrar na estrada carroçável que em direção ao Sitio Flores, foi colhido transversalmente pela moto pilotada pelo agricultor. As duas crianças sofreram fortes pancadas na cabeça e Zé Carlos morreu após conversar bastante, inclusive com os policiais que estiveram no Hospital São Vicente. O pedreiro fraturou a bacia e Donizete Belo foi socorrida inconsciente ao hospital.

Miséria

Homem é espancado até a morte em praça pública de Iguatu



Um homem de 34 anos morreu após ser espancado na Praça da Av. José Montenegro, no bairro Alto do Jucá, em Iguatu. 

O crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 24, por volta das 3h50. A vítima, identificada por Patrício Alves da Silva sofreu vários socos e pontapés na cabeça e no abdômen, vindo a óbito no local.

O acusado do homicídio foi preso poucos minutos depois pela Polícia Militar, em sua residência no bairro Vila Neuma. Adriano Soares do Nascimento, de 23 anos, disse para a polícia que tinha uma rixa antiga com a vítima, e ao vê-lo no local do crime, o agrediu até a morte.

O acusado foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, onde vai prestar depoimento.

Iguatu Notícias

Acidente de motos próximo ao Terminal Rodoviário de Canindé com vítima em estado grave

No final da manhã desta segunda-feira, 24, duas motos vinham da Avenida                                                                                             São Francisco na mesma direção e ao entrarem na Avenida                                                                                       Luciano Magalhães, nas proximidades do Terminal                                                                                                       Rodoviário de Canindé, quando o motoqueiro                                                                                                                José Weber Freitas Alves foi tentar a ultrapassagem,                                                                                                                                     a motociclista Francisca Maryanne da Silva de Sousa, de 32 anos,                                                   fez o retorno e, então, aconteceu a colisão. 

Francisca Maryanne, residente à rua Paulino Barroso, foi atendida no Hospital Regional                                                         São Francisco e transferida para  IJF de Fortaleza, em razão da gravidade dos ferimentos.

José Weber, residente no bairro Cachoeira da Pasta, não é habilitado, mas prestou toda                                            assistência à vítim local e repassou informações para a polícia e familiares de Maryanne acerca do acidente. 

Jovem é estuprada por cinco homens no município de Solonópole

crime_LINHA

Após ser abusada sexualmente pelos cincos indivíduos, teve seu chip de celular roubado e foi deixada no local
 

Uma mulher foi abusada sexualmente por cinco homens no município de Solonópole, no Sertão Central cearense. A jovem passou momentos de terror quando foi raptada pelos criminosos ao retornar de uma festa.


De acordo com as informações do 9º Batalhão da Polícia Militar em Quixadá, quando ficou sabendo a vítima estava próximo ao hospital. A mulher denunciou que vinha de motocicleta de uma festa no km 12 da CE-375, em companhia de um casal de amigo, quando foram abordados por cincos indivíduos em duas motos.

A mulher descreveu ainda que os estupradores mandaram o casal ir embora, ficando somente ela. Em seguida foi levada para uma estrada carroçável próximo ao local, onde rasgaram suas roupas intimas e passaram a abusar sexualmente e ameaça-la de morte com um canivete (arma branca) caso gritasse.
 
Após ser abusada sexualmente pelos cincos indivíduos, teve seu chip de celular roubado e foi deixada no local.  Quando saíram à jovem foi para a rodovia e conseguiu pegar uma carona para cidade.
A Polícia Civil de Solonópole vai investigar o caso  e o que chama a atenção é que os amigos parece que nada fez ou mesmo manteve contato com a autoridade policial. A mulher foi levada ao IML de Quixeramobim para exame.
 

Motorista perde controle de ônibus e derruba poste em Avenida de Quixadá

onibus_poste_placido_castelo

A Polícia Civil deverá instaurar inquérito policial para averiguar se o ônibus está regular e se teria condição para fazer esse tipo de passeio.
This list is not complete along with drugs may talk with Imdur cialis daily. provides accurate and independent info on in excess of , drugs, over-the-counter medicines and natural products here see mild burning or tingling with all the tablet within your mouth online.
Um passeio jogo quase termina em uma grande tragédia para um time de futebol amador do distrito de Cipós dos Anjos, pertencente ao município de Quixadá. Na noite deste domingo, 23, um ônibus retornava da localidade de Laranjeira, Banabuiú, quando o condutor perdeu o controle e bateu em um poste da rede de emergia.
De acordo com as informações policiais, o motorista Evandro Freire disse que ocorreu um problema mecânico na barra da direção. O sinistro foi na Avenida mais movimentada da cidade, a Plácido Castelo e no momento nenhum veículo passava pelo local.
Na colisão quatro pessoas ficaram feridas com os estilhaços da vidraçaria do ônibus, um passageiro identificado apenas pela alcunha de “Jacaré”, cujo é um dos jogadores da equipe ficou preso as ferragens.
Equipes do Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros resgataram as vítimas e socorreram para o Hospital Dr. Eudásio Barroso. Ninguém corre risco de morte.
A Polícia Civil de Quixadá deverá instaurar inquérito policial para averiguar se o ônibus está regular e se teria condição para fazer esse tipo de passeio.
Confira a cobertura do repórter Chico Javali (fotos) ( vídeo)