domingo, 21 de fevereiro de 2016

Nuvem em formato de anjo é vista durante chuvas no Sertão


Nuvem em formato de anjo é vista durante chuvas no Sertão Uma nuvem em forma de anjo chamou a atenção dos moradores de Patos, no Sertão da Paraíba, a 307 km de João Pessoa. Ela se formou acima da parede do açude do Jatobá, na tarde desta quinta-feira (18). A imagem circulou nas redes sociais e ganhou repercussão entre os internautas.
Em um dia em que a maioria dos municípios paraibanos registrou chuvas, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o curioso formato se materializou durante intensas precipitações que atingiram o município sertanejo. Veja abaixo um vídeo de Cícero Araújo (Vitrine Patos) com registro da chuva em Patos.
A internauta zeliaalmeida, usuária do Instagram, ao ver a imagem, disse: “os sinais estão se cumprindo”. As usuárias thaisamarta e tat.paula fizeram questão de divulgar a foto para os contatos da mesma rede social. O internauta janiltonaraujo, por sua vez, foi irônico: “E quem já viu um anjo?”
A interpretação desse tipo de imagem exibida acima é explicada por um fenômeno psicológico chamado de pareidolia, que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma.
Dependendo das figuras observadas, estas podem assumir um aspecto muito subjetivo que varia de observador para observador, ao passo que outras, mais claramente nítidas, possuem uma mesma interpretação ótica em comum entre vários observadores.
De acordo com o meteorologista Alexandre Magno, as chuvas desta quinta começaram na região do Litoral durante a manhã. Pela tarde, chegaram à região de Campina Grande e do Sertão com boa intensidade.
Magno ainda informou que deve chover durante todo o resto de semana em diversos municípios paraibanos.
Portal Correio

Operação-pipa é suspensa e deixa cidades sem água


ESTIAGEM. Programa beneficiava 41 municípios de Alagoas das regiões Agreste e Sertão (Foto: Divulgação)
ESTIAGEM. Programa beneficiava 41 municípios de Alagoas das regiões Agreste e Sertão (Foto: Divulgação)
A Defesa Civil Estadual publicou ontem, no Diário Oficial do Estado, a suspensão da Operação Água é Vida em Alagoas. O programa distribuía água por meio de carros-pipa para municípios afetados pela estiagem que atinge o interior do Estado desde o ano passado.
Conforme publicação do coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Pereira de Melo, a decisão tem como base o não reconhecimento por parte do governo federal da situação de emergência decretada pelas cidades alagoanas beneficiadas.
A Operação Água é Vida beneficiava 41 municípios em Alagoas e contava com a participação de aproximadamente 200 “pipeiros”. O governo federal chegou a aprovar e liberar cerca de R$ 6 milhões.
A Defesa Civil informou que está empenhada em reverter a suspensão em Brasília e que uma equipe deverá ir à capital federal para tentar resolver possíveis pendências.
Em janeiro de 2014, o próprio governo federal havia reconhecido a situação de emergência de quase 40 municípios de Alagoas.
Em 25 de janeiro, a Defesa Civil havia suspendido, até 16 de fevereiro, a Operação Carro-Pipa em 13 municípios do Sertão. O motivo, de acordo com o órgão responsável, foi o grande volume de chuvas na região, que encheu as cisternas instaladas para captação de água.

Fonte:gazetaweb

Polícia registra assalto de motocicleta e de celular nas últimas horas em Quixeramobim

A polícia registrou dois assaltos nas últimas horas no município de Quixeramobim. O primeiro ocorreu nesta sexta-feira, 19, por volta das 16h00min na localidade de Oiticica, zona rural do município. Segundo informações da polícia, dois indivíduos armados de revólver chegaram em uma motocicleta não identificada e abordaram a vítima, uma agricultora de 27 anos. Os criminosos levaram da mesma uma motocicleta Honda CG 150, de cor azul e placa OIO 7425, com inscrição de Quixeramobim.  
Já na sede do município, por volta das 19h150min, o Copom recebeu uma ligação dando conta de um roubo à pessoa ocorrido nas imediações do CENTEC, situado na Av. Geraldo Bizarria, bairro Edmilson Correia de Vasconcelos. Segundo a polícia um indivíduo chegou em uma motocicleta Brós, de cor vermelha, abordou uma vendedora e tomou de assalto um telefone celular da marca Samsung. Após o roubo o mesmo tomou rumo ao bairro Planalto Sabonete. A polícia tenta agora colher informações que levem a identificação e captura destes indivíduos. 
O site O SERTÃO É NOTÍCIA