sábado, 16 de janeiro de 2016

Motociclista sofre fratura exposta após colidir com animal

Foto: Monólitos Post
Após colidir com um guaxinim no Bairro São João, em Quixadá, o motociclista Anderson Braga Sabino, 22 anos, perdeu o controle do veículo e caiu.

Na queda, o jovem sofreu uma fratura exposta na perna esquerda e foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O sinistro foi registrado na tarde desta sexta-feira, 15.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

'Fatalidade', diz mãe sobre queda de filha de prédio de três andares

A manicure Aline Nascimento, mãe da criança que sobreviveu a uma queda do terceiro andar de um prédio em Fortaleza nesta sexta-feira (15), disse ao G1 que o acidente foi uma fatalidade e que se incomoda com as opiniões de vizinhos sobre a conduta dela em relação à criança.

"As pessoas já começaram a me julgar. A mulher daqui de baixo me chamou de irresponsável. Quando acontece uma coisa dessas, dizem que a mãe é irresponsável, mas não é, de jeito nenhum. Toda fatalidade dessas acontece com todo mundo", afirma. Aline tem 29 anos e é mãe de outros dois garotos. Ela nasceu no Piauí e mora em Fortaleza há cinco anos em uma apartamento de três cômodos que divide com dois irmãos.

Aline Nascimento acredita que a "proteção divina" pode ter salvo a pequena Beatriz, que resistiu à queda de cerca de 12 metros com alguns arranhões na testa. "É porque tinha que acontecer, porque nada acontece por acaso. Foi só Deus mesmo para salvar a minha filha", disse.

Com orgulho em dizer que sua "caçula e única filha renasceu", Aline afirmou que vai tomar precauções para evitar que aconteça novamente algo parecido. "A lição que fica é ter mais atenção com a minha filha." A manicure diz ainda que pretende morar em outro lugar. (Do G1-CE)

Motorista atropela duas crianças em Boa Viagem

O radialista Fabio Mota, de Boa Viagem, publicou em seu perfil na rede social Facebook, um vídeo que mostra o SAMU socorrendo uma criança após a mesma ser atropelada naquela cidade.

Segundo informações, o condutor de um veículo Gol, de cor prata, teria tentado desviar de uma criança e acabou atropelando outras duas, no Bairro Recreio. Logo em seguida, o veículo colidiu com a parede de uma padaria. O SAMU prestou os primeiros socorros e encaminhou os menores para o Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, no Centro da cidade.

Conforme informou o hospital, um dos garotos atropelados estaria com fraturas na perna e teria sofrido uma leve pancada na cabeça. Para que a cirurgia em caráter de emergência fosse realizada, a vítima foi encaminhada para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. O outro sofreu apenas alguns ferimentos leves.

Morre pai do Deputado José Guimarães


Morreu na noite desta sexta-feira, 15, o pai do deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara.
Sebastião Genoíno Guimarães, 94 anos, estava internado há quatro dias em uma UTI na capital cearense e morreu por falência múltiplas dos órgãos. O sepultamento acontecerá neste sábado, 16, às 17 horas, no Distrito do Encantado, no município de Quixeramobim, onde Seu Sebastião morava. Políticos de todo o Brasil deverão comparecer ao sepultamento.  

Plantas da Caatinga podem ajudar a combater Aedes aegypti


Duas plantas comuns na Caatinga – a cutia e a umburana – estão sendo estudadas por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido por terem compostos que funcionam como biopesticidas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da chikungunya. Os testes mostraram que os compostos dessas plantas são capazes de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos, valor de referência para que sejam classificados como eficazes.

O coordenador da pesquisa, Alexandre Gomes, contou que desde 2011 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga vem estudando plantas desse bioma em busca de substâncias com propriedades larvicidas contra o mosquito. “Já sabíamos que os compostos aromáticos, ou terpenoides, reconhecidos a partir do cheiro forte de certas plantas, são inseticidas. Se eu pegar a folha da pitanga e amassar, por exemplo, vou sentir o cheiro da pitanga. O mesmo ocorre com o cravo da índia. Essas plantas têm uma quantidade boa desses compostos chamados terpenóides”, explicou. Os óleos essenciais da cutia e da umburana também são obtidos por meio do sumo da folha. (Da Agência Brasil)