segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ceará tem 5.987 linhas por antena de celular

Nos Estados Unidos, essa proporção é de 1.000 linhas por antena 

O Ceará é o sexto estado brasileiro a apresentar a maior concentração de linhas por antena de telefonia celular. Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo mostra que, para cada antena instalada no Ceará, estão 5.987 clientes/linhas. O Ceará é um dos estados onde a Operadora TIM foi obrigada a suspender a venda de chips em função da baixa qualidade dos serviços.

Quanto menor a proporção clientes/antena, melhor o sinal dos telefones. Nos Estados Unidos, essa proporção é de 1.000 linhas por antena. Em 2002, o Brasil tinha uma cobertura de 2.418 linhas por cada antena, mas, em 10 anos, a média subiu para 4.618 linhas por antena.

A Bahia com 6.768 clientes aparece em primeiro lugar no ranking – relação de clientes por antena, em seguida estão os estados do Maranhão (6.674 clientes/antena), Amapá (6.505), Rondônia (6.349) e Pará (6.244).O Rio Grande do Sul, de acordo com os levantamentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem a melhor cobertura de antenas, com menor número de clientes (3.514) por antena.

Propaganda na TV


                    



 
Candidatos preparam programas eleitorais 


Os candidatos ao cargo de prefeito da Capital cearense já estão se preparando para, no próximo dia 21 de agosto, colocarem no ar suas propostas e tentarem convencer o eleitor quem é o melhor para governar Fortaleza, através da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Para isso, a coordenação das campanhas já garantiram profissionais especialistas em produzir programas voltados para a eleição.

A maioria dos candidatos preferiu dar oportunidade aos profissionais locais para a confecção dos programas eleitorais. Produtores e marqueteiros cearenses foram os mais procurados pelos candidatos à Prefeitura de Fortaleza para produzirem um material que prenda o eleitor na frente da televisão e do rádio para ouvir as ideias que os prefeituráveis têm a oferecer para a Capital do Estado.

A produção desses programas é um detalhe importante do processo eleitoral, é tanto que começam a ser confeccionados logo no início da campanha, com a captação de uma série de imagens externas, aproveitando eventos de campanha realizado pelos próprios postulantes neste ano. Agora, os candidatos se preparam para gravar seus programas nos estúdios.

O início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, para alguns, marca o começo de uma nova etapa na campanha. Em matéria veiculada no último dia 24, coordenadores de campanha e candidatos pontuaram que a propaganda eleitoral no rádio e na televisão é importante para divulgar a imagem dos prefeituráveis visto que esses meios de comunicação dão a oportunidade do candidato falar para a milhões de fortalezenses.

A campanha do candidato petista Elmano de Freitas (PT) decidiu contratar o marqueteiro Duda Mendonça para ficar responsável por toda a parte de comunicação. Foi o mesmo profissional responsável pela última campanha da prefeita Luizianne Lins (PT), em 2008.

Gravar

De acordo com o coordenador geral da campanha de Elmano, Antônio Carlos, já há toda uma estrutura montada para as gravações dos programas do petista. Segundo Antônio Carlos, já foram coletadas imagens externas, mas somente no início de agosto é que o candidato deverá começar a gravar no estúdio.

Enquanto isso, a campanha do tucano Marcos Cals (PSDB) preferiu optar pelos profissionais da terra. A produtora contratada foi a Terra Filmes, responsável pela produção dos programas que devem ir ao ar no rádio e na televisão. Conforme a assessoria do candidato, já foram feitas as imagens externas e nos primeiros 15 dias do próximo mês, o candidato irá gravar no estúdio da produtora.

Na segunda-feira, 30, o candidato deverá fazer o lançamento do site oficial da campanha, das redes sociais e do jingle que deverá ter como conceito o fato do candidato representar a "verdadeira mudança" para a cidade.

Estreia

Na campanha de Moroni Torgan (DEM), a empresa responsável pelos programas do democrata é a ON 3, de Fortaleza, que já possui estúdio próprio para gravações. Conforme o marqueteiro da campanha, Erivelto de Sousa, o candidato Moroni Torgan já saiu na frente e iniciou a gravação do programa em estúdio. "Já estamos pronto para a estreia. Temos material suficiente para isso", garantiu.

Coleta

A campanha do postulante Heitor Férrer (PDT) também contratou os profissionais que construirão os programas do pedetista para irem ao ar a partir do dia 21 de agosto. Conforme o prefeiturável, o marqueteiro Fabner Utida, de Fortaleza, está no comando. Próxima semana, Heitor Férrer diz que já pretende entrar no estúdio para gravar e que até agora já coletou bastante imagens externas.

No caso da campanha do candidato André Ramos (PPL), foi contratada a empresa Vocalize, também de Fortaleza, para produzir os programas do prefeiturável. Conforme o coordenador de campanha, Laurence Bisol, na próxima semana será iniciada a gravação dos programas em estúdio.

Modestas
Mas há também os que contam com gravações de programas eleitorais mais modestas. Com um orçamento mais limitado do que a maioria dos candidatos a prefeito de Fortaleza, a campanha do candidato Francisco Gonzaga (PSTU) conta com a ajuda da militância do partido e dos amigos para a produção dos programas do candidatos que devem ir ao ar em agosto.

O coordenador da campanha de Gonzaga, Lucas Scaldaferri, informa que toda a produção, desde a parte de concepção dos programas, passando pela captação de imagens e edição dos programas está sendo feita por militantes. Ele explica que a campanha apenas contou com a ajuda de um amigo do candidato, que, por um "preço mais em conta", disponibilizou o estúdio, a ilha de edição e as filmadoras.

Identidade


A campanha do postulante a prefeito de Fortaleza Renato Roseno (PSOL), conforme o coordenador geral da campanha, vereador João Alfredo (PSOL), não será uma "super-produção", mas algo mais simples. João Alfredo informa que a campanha contratou uma produtora de Fortaleza, chamada Nigéria, que já trabalhou em campanhas passadas do PSOL e tem uma identidade com o partido.

Na campanha de Roberto Cláudio (PSB), a produtora responsável será a mesma que trabalhou na última campanha do governador Cid Gomes, em 2010. Sobre a produção dos programas na campanha de Inácio Arruda (PCdoB), só foi informado que eles estão seguindo o planejamento da campanha.

A reportagem tentou entrar em contato com a campanha do candidato a prefeito Valdeci Cunha (PRTB), mas ninguém atendeu os telefonemas. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Postado por: Jornalismo - SMC
Fotos  Valmir

Dois motociclistas morrem em colisões nas estradas cearenses





Dois motociclistas morrem em colisões nas estradas cearenses 


Dois motociclistas morreram em acidentes nas estradas que cortam o Ceará. Na manhã deste domingo, uma colisão entre duas motos deixou o condutor de um dos veículos morto, em Canindé, no Sertão Central. Outro motociclista morreu no choque frontal entre um Uno e uma moto na BR-116, em Brejo Santo, no Cariri. O acidente aconteceu por volta das 18h deste sábado, 28.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Canindé, o acidente ocorreu na CE-257 por volta das 8h30min. Cada veículo levava duas pessoas. Um condutores envolvido no acidente morreu no local. O outro motocilista e dois passageiros tiveram ferimentos graves. A PRE, não soube informar se eles usavam capacetes e para onde os feridos foram socorridos.

Outra colisão frontal, dessa vez entre um Uno e uma moto, na BR-116, em Brejo Santo, resultou na morte do motocilista de 37 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 18h deste sábado, 28. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de ser socorrido. Não há informações se a vítima usava capacete ou se o condutor do carro permanceu no local até a chegada da Polícia.

Plantão
Entre às 7h de sábado e às 7h deste domingo, a PRE registrou 10 acidentes com 10 feridos. Nas BRs, nove pessoas ficaram feridas em nove acidentes contabilizados pelo plantão da PRF. (Fonte: O Povo Online)
Postado por: Jornalismo - SMC
Fotos  Valmir

115 presos são transferidos de presídio no Ceará após rebelião


Imprimir
Cerca de 600 presos se rebelaram e incendiaram 400 colchões, diz polícia. Segundo Sejus.
15 presos foram temporariamente transferidos neste domingo (29) da Penitenciária de Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, para outras unidades, informa a Secretaria da Justiça do Estado do Ceará (Sejus) por meio de nota. A decisão foi tomada após uma rebelião iniciada na tarde de sábado (28) e contida neste domingo. Segundo o major Praciano, comandante da Segunda Companhia de Policiamento de Guarda, a rebelião foi contida sem mortes ou feridos.
De acordo com a Polícia Militar, 600 presos estava "rebelados" e soltos das celas. Os presos incendiaram 400 colchões e depredaram as celas, segundo Praciano. "A unidade estava toda rebelada, em torno de 600 presos soltos. Houve bastante depredação nas celas. A gente conseguiu evoluir com ajuda dos bombeiros sem nenhuma baixa, sem nenhuma lesão, conter a rebelião", diz o major.
Os presos foram transferidos para a Casa de Privação Provisória de Liberdade 1, Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia, Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2 e Instituto Penal Paulo Sarasate
A rebelião
A rebelião foi iniciada na tarde de sábado (28) e contida neste domingo. Segundo familiares dos detentos, os presos reclamavam da falta de água no local e condições precárias no interior da unidade. Os familiares dizem que os detentos estão desde quarta-feira (25) sem tomar banho. Segundo a Sejus, por conta de um problema há dois dias em uma das bombas, os internos passaram a ter água fracionada a três vezes ao dia. "O reparo no completo abastecimento de água já estava sendo regularizado", diz a nota da Sejus.

Com informações do G1 Ceará.
Fotos  Valmir

QuixaBala: Jovem é baleado no bairro Campo Novo


Imprimir
Violência sem trégua na maior cidade da região do Sertão Central cearense.
Os dados da violência só aumentam na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, poucas horas após um homicídio no bairro Campo Novo, a polícia foi acionada novamente dando conta de uma tentativa na mesma área.
Na Rua do Arame 3, um jovem de 19 anos, relatou ter sofrido uma tentativa de homicídio a bala, tendo como autor um individuo identificado apenas como “Nego Aldo”, residente na Rua Reginaldo Lopes, Campo Novo, que segundo a vitima, efetuou um disparo de arma de fogo em sua direção,
Policiais do Ronda do Quarteirão realizaram diligências, mas sem êxito. A vitima foi instruído a comparecer na Delegacia regional de Polícia Civil de Quixadá-DRPC, para registrar o ocorrido.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Fotos  Valmir

MULHERES SEMINUAS FAZEM PROTESTO EM SÃO PAULO



Brasileiras Sara e Bruna, integrantes do grupo Femen, conhecido pelos protestos promovidos em várias partes do mundo, usando mulheres seminuas, participaram de um ato no vão livre do MASP – Museu de São Paulo, localizado na famosa Avenina Paulista, neste domingo, dia 29 de julho de 2012. De acordo com o G1, o grupo reivindicava liberdade para a realização de abortos e melhorias na qualidade do atendimento de saúde pública dedicado as mulheres, pelo SUS – Sistema Único de Saúde, programa de políticas públicas do governo federal. Foto: gabo Morales/Folhapress.
Crisanto Dias Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista
Fotos  Valmir

ÚNICA EMERGÊNCIA PEDIATRICA DO SERTÃO CENTRAL PODERÁ FECHAR POR FALTA DE RECURSOS

No dia 25 de Julho de 2012, uma comissão composta pelo Diretor Geral, Sr. Maciano de Sousa Silva, Diretor Clínico Dr. Mesquita, Gerente de Enfermagem Dra. Jeane Torres e Coordenação de Auditoria Sr. Genízio Holanda, dirigiram-se ao município de Choró-CE onde aconteceria o encontro da Comissão Intergestores Regional – CIR, a fim de apresentar aos gestores de saúde dos dez municípios que compõe a 8ª CRES (Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Quixadá, Quixeramobim, Milhã, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole) a real situação financeira do Hospital Maternidade Jesus Maria José, instituição esta, que há 71 anos presta relevante serviço no campo da saúde a todo o Sertão Central do Estado do Ceará. 

Ao iniciar sua fala Sr. Maciano fez a leitura de uma carta endereçada a Comissão Intergestores Bipartite – CIB que será exposta no 27 de Julho na Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), conforme orientação verbal do Secretário de Saúde do Estado Dr. Arruda Bastos. Dando continuidade a sua fala, frisou que hoje o HMJMJ tem uma dívida no valor de 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), sendo que mensalmente a dívida cresce algo em torno de 130.000,00 (cento e trinta mil reais), argumentou ainda que as glosas de procedimentos em decorrência de uma Programação Pactuada e Integrada – PPI defasada, somado ao baixo valor pago pela tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde – SUS e os constantes atrasos nos repasses financeiros a instituição, via Prefeitura Municipal de Quixadá, são os grandes responsáveis pela atual situação financeira do HMJMJ. Diante do exposto pediu encarecidamente o apoio dos presentes e informou que se nenhuma atitude fosse tomada a Emergência Pediátrica será fechada a partir de 31 de Agosto de 2012 por falta de recurso para manter este serviço que é imprescindível para toda a região. Em complemento a fala do Sr. Maciano, Dr. Mesquita pronunciou-se informando da impossibilidade do HMJMJ continuar a realizar procedimentos de pequena cirurgia, uma vez que a instituição não tem perfil nem estrutura física para estes procedimentos de caráter ambulatorial, tendo em vista a missão do hospital que é atuar de forma resolutiva e humanizada na área hospitalar (internação). Informou aos presentes, dentre estes, a Secretária de Saúde de Quixadá, Dra. Ana Valéria Nepomuceno que a partir do dia 31 de agosto do corrente ano, o HMJMJ não realizará nenhum procedimento relacionado a curativos e pequenas cirurgias que não conste em PPI, sendo os mesmos atendidos de forma eletiva e em horário comercial. Ao se pronunciar, Dra. Jeane enfatizou que o hospital precisa urgentemente de ajuda, ou de fato, serviços serão fechados em curto período ocasionando desemprego de profissionais e principalmente prejuízo incalculável na atenção e acesso a saúde no sertão central. Dando continuidade a explanação sobre a real situação do HMJMJ, Sr. Genízio do serviço de auditoria, expôs informações estatísticas relevantes dos atendimentos realizados, bem como das glosas em virtude da defasagem da PPI atual, que há cerca de dez anos não sofreu nenhum reajuste no tocante ao quantitativo de acesso da população, nem financeiro, embora o contingente populacional seja hoje bem diferente do tempo em que foi elaborada.

Fotos  Valmir