quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SECA PROVOCA RESTRIÇÃO NA ATIVIDADE ECONÔMICA DE QUIXERAMOBIM


Quixeramobim possui a maior bacia leiteira do estado do Ceará, que está ameaçada pela seca - Foto Crisanto Teixeira  


Após três séculos de existência, Quixeramobim enfrenta uma de suas maiores crises. O momento é de reflexão e da soma de esforços para evitar a quebra total do segmento produtivo. Em 1712, o colonizador, português Antônio Dias Ferreira instalou a Fazenda de Criar Gado, denominada de Santo Antônio do Boqueirão, o que viria anos mais tarde se transformar, no que é hoje, a cidade de Quixeramobim, geograficamente pertencente a região do sertão central do Ceará. 

Ilustração - Cidade de Quixeramobim no Sertão Central do Ceará - Imagem da Internet Domínio Público


Com a fazenda, teve inicio a principal atividade econômica do Quixeramobim, passando anos mais tarde para o binômio: "Boi e Algodão", com o criatório bovino associado a cultura do algodão, uma junção de propósitos, e de união, entre os reinos vegetal e animal, que por mais de cinco décadas transformou o município no maior produtor de algodão de sequeiro do Nordeste brasileiro.   


Quixeramobim Se Especializou na Produção de Leite Que Movimenta Sua Economia - Foto Crisanto Teixeira


Porém, na metade do século XX, o Brasil sem querer, importou dos Estados Unidos uma praga que dizimou a cultura do algodão, o 'Bicudo', um inseto muito pequeno, más que provocou estragos gigantescos, assim, inviabilizando a atividade da cotonicultura na região do sertão central. Inúmeras usinas de beneficiamento de algodão fecharam, enquanto os agricultores, por conta do alto custo de produção, desistiram da cultura do algodão, outrora, o 'Ouro Branco'. 


Empresário Luiz Girão - Imagem da Internet - Domínio Público


Nesse mesmo período, chega a Quixeramobim, uma empresa com a determinação de alavancar a produção de leite e assim, manter vivo o sonho iniciado em 1712, com a chegada do colonizador. A frente desse projeto estava o empresário Luiz Prata Girão, o Luizinho da Betânia. Muitos investimentos foram feitos, a partir da produção e incentivo do alimento volumoso do rebanho, a introdução do carro do leite, responsável por trazer a produção do sertão para a cidade e a melhoria genética do rebanho bovino, voltada para a corrente leiteira.



Com a instalação do Laticínios Betânia a economia do sertão central ganhou impulso de grande destaque, gerando emprego e renda para milhares de pequenos, médios e grandes agropecuaristas. O sucesso foi tamanho, que o Quixeramobim passou a contar com a maior bacia leiteira do estado, com uma produção média de até 160 mil litros de leite por dia. As agro-industrias familiares, que trabalham com o produto, 'leite in natura', cresceram e com elas melhorou a qualidade de vida, fortalecendo a economia, assim fixando o homem e a mulher no campo, reduzindo drasticamente o êxodo rural.





O Vaqueiro Aboiador Luiz Monteiro, Simbolo da Cultura do Boi no Sertão Central - Foto Crisanto Teixeira


Chegamos no século XXI e as incertezas surgem, ante a possibilidade de sucessivas secas, o que diminuiu a oferta de água para o consumo humano, animal e a produção. Estamos atravessando o ano de 2015, já no período crítico, os b-r-o - b-r-o-s...! Para os mais antigos e experientes agricultores, é nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro que as coisas ficam mais difíceis, pois faltam água e alimento para a manutenção dos animais e até para os humanos. Também conhecida como a época da escassez, quando a porca torce o rabo, adágio popular!   


Quase 100% dos Açudes de Quixeramobim e do Sertão Central Secaram - Foto Crisanto Teixeira


Hoje, a situação é das mais críticas, Quixeramobim conta com cerca de 80 mil habitantes, sendo que na zona rural está a nossa galinha dos ovos de ouro, a produção de leite. Porém, na maioria das fazendas não tem água para a manutenção da atividade produtiva e até para salvar o rebanho. A água se transformou em artigo de maior desejo, não só na zona rural, bem como na cidade. Já alcançamos quatro anos de invernos irregulares e de pouca chuva. 



Carro-Pipa é a salvação dos moradores da cidade e do sertão de Quixeramobim - Foto Crisanto Teixeira

Com as reservas se exaurindo, o agropecuarista que quiser salvar sua fazenda e o rebanho, tem que apelar para promessas ao santo de devoção, pedindo chuva, como alternativa de salvação do sertanejo. Enquanto isso, muitos desses já desacreditado na súplica cearense, estão se valendo de poços profundos na tentativa de encontrar água subterrânea, e assim, de forma sofrida não assistir a derrocada de sua atividade, que fora construída com anos de luta e dedicação. A água passou a ser a principal necessidade primária dos agricultores e pecuaristas.

Agricultores e Pecuaristas Já Utilizaram Até o Mandacaru Para Alimentar o Gado - Foto Crisanto Teixeira

Assim, não restando outra alternativa, centenas de empreendedores rurais estão dando o seu jeito. Agricultores Familiares e Pecuaristas estão no mesmo barco, ou seja, sofrendo com a falta d'água. Segundo o presidente da Associação dos Agropecuaristas do Sertão Central - Francisco Carlos Eloy, se o governo não socorrer os produtores, os prejuízos serão incalculáveis, pois a maioria do rebanho bovino vai morrer de fome e sede. Carlos Eloy disse ainda, que muitos dos pequenos e médios fazendeiros estão vendendo seu rebanho, para não vê-los morrer de fome, assim aumentando os prejuízos no campo.    

Geólogos realizam estudo para encontrar água na Fazenda Descanso em Quixeramobim - Foto Crisanto Teixeira   


O agropecuarista José Maria Pimenta Lima, ao vê acabar a água de sua fazenda, mandou cavar um poço profundo, e assim, vê atendida a necessidade do precioso líquido na Fazenda Descanso, no município de Quixeramobim. "Estamos assistindo a derrocada da atividade produtiva no campo, por conta das sucessivas secas; aqui na fazenda os dois açudes secaram, um poço cavado há mais de vinte anos secou e assim, ficamos sem água; para não vê os animais morrerem estava comprando água, mais estava muito caro pagar o caminhão-pipa, e assim, resolvi investir mandando cavar um novo poço; ainda bem que, com o apoio da tecnologia,  encontramos o que é vital para a vida de todos, a água", disse Zé Maria Pimenta.


Crisanto Teixeira - Jornalista e Historiador.

APOIO CULTURAL - DR. MÁRCIO PIMENTEL

700 AGÊNCIAS BANCÁRIAS CONTINUAM FECHADAS NO CEARÁ



Imagem Ilustrativa da Internet - Domínio Público  


O Procon Fortaleza emitiu nesta quarta-feira, 14, recomendação ao Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará para que não realize quaisquer tipos de bloqueio ou que impeça o livre acesso dos consumidores aos caixas eletrônicos, enquanto perdurar a greve da categoria. A recomendação administrativa também orienta que o Sindicato comunique aos seus filiados sobre as medidas.

O órgão de defesa do consumidor recebeu denúncias do bloqueio ou dificuldade de acesso às agências, que estaria sendo realizado pela categoria grevista. Caso seja identificada o não cumprimento da recomendação, o Procon pode tomar medidas cabíveis para garantir os direitos e normas contidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ação Judicial


Tramita na 11ª Vara Cível ação judicial com pedido de liminar contra a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e mais sete instituições financeiras que prestam serviços na capital.

O Procon requer à Justiça que não haja prejuízo financeiro aos clientes que tenham contas a pagar durante o período de greve, bem como salários, transferências ou depósitos a receber. Caso a liminar seja concedida, os bancos poderão pagar multa diária de R$ 100 mil por descumprimento da ordem judicial. O Procon também pediu uma indenização coletiva, pelos danos já causados aos consumidores, no valor de R$ 5 milhões.



No pedido de liminar, o Procon também solicita que a Justiça determine a prorrogação dos boletos vencidos durante o período de paralisação por, no mínimo, 72 horas, a contar do término da greve. Nesse caso, os bancos não poderiam cobrar juros, multas e demais encargos financeiros, desde o início do movimento grevista. Correntistas que tenham cheques devolvidos durante o período de greve, também estariam isentos de cobrança de qualquer taxa, tendo em vista que os clientes sofrem impedimentos intermitentes para realizar depósito bancário.

SERVIÇO
Reclamações
Procon Centro - Rua Major Facundo, 869
Procon Messejana - Unidade do Vapt Vupt - ao lado do Terminal de Ônibus
www.fortaleza.ce.gov.br/procon - no link Atendimento Virtual

Cadáver acorda no necrotério momentos antes de sua autópsia começar



Um homem acordou no necrotério minutos antes de sua autópsia começar, depois que um médico se enganou e o declarou morto. O paciente de 45 anos foi encontrado em uma estação de ônibus em Mumbai, Índia, antes de ser declarado morto por um médico que checou seu pulso. O erro só foi descoberto quando porteiros de um hospital viram o “cadáver” respirando no necrotério.
Dr. Rohan Rohekar teria dito à equipe para levar o corpo direto para o necrotério, apesar disso ser contra as regras do hospital, que exigem que “cadáveres” sejam mantidos por duas horas para um caso de voltarem a viver. Homem de 45 anos acordou no necrotério minutos antes de sua autópsia começar, depois que um médico se enganou e o declarou morto. Dr. Rohekar rasgou uma certidão de óbito quando soube que o homem estava vivo.
Uma investigação foi aberta para apurar os fatos e possivelmente culpar o médico por negligência.

Luiz Carlos Miele morre no Rio


O produtor musical, ator e diretor Luiz Carlos D'Ugo Miele, de 77 anos, foi encontrado morto em sua casa em São Conrado, Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (14). Bombeiros do quartel da Gávea foram acionados para uma ocorrência no local, mas Miele faleceu após sofrer um mal súbito, antes da chegada dos militares.

Segundo Vania Barbosa, empresária e amiga de Miele e da família, a esposa do artista o encontrou caído no chão do escritório na manhã desta quarta e chamou os bombeiros, que constataram o óbito ao chegarem em seu apartamento, em São Conrado. Segundo ela, o mau súbito que acometeu o diretor pegou parentes de surpresa.

“Aparentemente ele não tinha nenhum problema de saúde”, contou ao G1. Às 11h, o corpo seguia no apartamento. (Fonte: G1)

Colisão entre moto e carro deixa vítima fatal em Senador Pompeu

Um acidente de trânsito registrado na tarde desta segunda-feira, 12, deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida no município de Senador Pompeu. A colisão entre os dois veículos ocorreu no KM 19, da BR-226, no distrito de Bonfim.
A vítima fatal foi identificada como sendo João ribeiro, 28 anos, que pilotava uma moto Yamaha de placa OSH 7469, com inscrição de Senador Pompeu. Durante a colisão frontal com o veículo Uno Way, de placas OCK 8046, também de Senador Pompeu, o passageiro da moto sofreu fratura exporta em uma das pernas.
Uma equipe do Núcleo de Pericia Forense de Quixeramobim esteve no local e um laudo técnico será emitido para apontar as causas do acidente.