domingo, 3 de novembro de 2013

Cadê a chuva? Açude fogareiro está com 19.91% de sua capacidade

 

A preocupação com a falta de água nos municípios do Sertão Central a cada dia que se passa torna-se maior. A equipe de reportagem do Sistema Maior de Comunicação fez um levantamento sobre a situação dos reservatórios de Quixeramobim e região.  

O açude Fogareiro, que é o principal reservatório do município e um dos maiores do estados, segundo dados divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH)está com apenas 19.91% de sua capacidade. No açude são liberados, por segundo, 380.00 litros de água, através de turbinas que perenizam os rios Pirabibú e Quixeramobim, este último, que deságua na Barragem de Quixeramobim, reservatório que abastece a sede do município e está com 71.68% de sua capacidade. O açude Fogareiro faz parte da bacia hidrográfica do Banabuiú e sua capacidade total é de 118.820.000 de metros cúbicos. Ainda em Quixeramobim, o açude Pirabibú, no Distrito de Damião Carneiro, apresenta o índice de acúmulo de água mais baixo do município: 2,99%.

Situação crítica

A equipe de reportagem conversou com Eudes Bezerra, responsável pela coleta dos dados para monitoramento do açude. Segundo Eudes, se não chover até o mês de janeiro é possível que o total da capacidade do reservatório alcance de 13 a 12 por cento e, alertou que se isso acontecer: “A situação dos moradores da bacia do Açude Fogareiro vai ficar difícil”.

Para se ter uma idéia da situação, no dia 02 de outubro o volume de água do reservatório era de 22.42%, já neste dia 31, ficou em 19.91%, tendo perdido 2.51% de água, só no mês de outubro. Em janeiro, o nível do Fogareiro era de 36.18%, ou seja, já perdeu 16,27%, quase a metade do volume registrado no início do ano. A queda no nível de água é preocupante. As autoridades continuam alertando a população para conter o desperdício de água. 

Cristiano Goés, coordenador de Gestão e Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), afirmou que a situação é bastante séria: “Vamos torcer para que tenhamos um bom inverno, porque isso vai facilitar muito o trabalho da gente. Nós temos quase 500 projetos de abastecimento d’água em curso. 150 estão em processo de execução ou licitação e até dezembro estaremos recebendo os outros 350 e para alguns deles nós precisamos ter manancial de água e não temos. A SDA ainda está perfurando 395 poços, mas muitas vezes não encontramos água. Perfuram 50, 60, 100 metros e nada”, disse.

O açude Banabuiú, no município homônimo, fechou o mês de janeiro com 46.94% de sua capacidade. Dez meses depois, em outubro, o açude acumula apenas 30.77%. O Patú, em Senador Pompeu, um dos principais reservatórios do Sertão Central e que também pereniza o Rio Quixeramobim, foi um dos que conseguiram uma considerável recarga este ano, contando atualmente com 42.36% de sua capacidade. O açude iniciou 2013 com pouco mais de 43%, índice que chegou a cair para 35, até acumular no mês de julho mais da metade de sua capacidade (53.6%).

Acompanhe os dados referentes ao atual nível de água acumulado nos demais açudes que compõem a Bacia Hidrográfica do Banabuiú:
Umarí – Madalena: 3.4%
Capitão Mor - Pedra Branca: 45.9%
Trapiá II – Pedra Branca: 25.04%
Cedro – Quixadá: 6.75%
Pedras Brancas – Quixadá: 29.17%
Cipoada – Morada Nova: 5.09%
Poço do Barro – Morada Nova: 9.48%
Curral Velho - Morada Nova 79.43%
Monsenhor Tabosa (Em Monsenhor Tabosa): 24.75%
São José I – Boa Viagem: 20.11%
Vieirão – Boa Viagem: 20.5%
São José II – Piquet Carneiro: 2.56%
Serafim Dias – Mombaça: 20.83%
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Múmia descoberta tem parentes bem vivos na Áustria!



6791361192219353-t640
O famoso homem do gelo pode ter morrido há 5,3 mil anos, mas a múmia tem parentes bem vivos na Áustria! Conhecido também como a Múmia do Similaun, o homem de gelo foi descoberto nos Alpes em 1991 e foi considerado, a princípio, como um alpinista ou um soldado que morreu na Primeira Guerra Mundial.
Somente após pesquisas mais aprofundadas é que foi descoberto que a sua existência datava de 3.300 antes de Cristo e que ele havia morrido, provavelmente, com uma flechada e uma batida na cabeça aos 46 anos de idade.
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Medicina Legal, da Universidade de Innsbruck, encontrou 19 homens relacionados com a múmia, usando amostras de DNA retiradas de 3,7 mil doadores de sangue da região do Tirol, no oeste da Áustria.
“Há partes do DNA humano que são geralmente herdadas de forma inalterada. Nos homens, elas se localizam nos cromossomos Y e, em mulheres, na mitocôndria. Eventuais alterações surgem devido às mutações, que são então herdadas de forma ainda mais intensa”, disse Walther Parson, cientista que liderou o estudo, ao Austrian Times.
A equipe de pesquisa já está se associando com parceiros na Suíça e na Itália para organizar um estudo semelhante a fim de determinar se há mais parentes do homem de gelo nas localidades próximas aos Alpes.
A múmia está atualmente em exibição em um museu especialmente construído em Bolzano, na Itália, onde os visitantes podem vê-la em uma sala refrigerada. Um arco, flechas e um machado de cobre estavam entre os pertences encontrados com o corpo congelado na época da descoberta.
O estudo do corpo do homem de gelo revelou que ele tinha a doença de Lyme, tinha uma dieta carnívora e predisposição para doenças cardíacas. Além disso, foi constatado que ele era da ilha de Sardenha, mas os pesquisadores não sabem o que ele estava fazendo nos Alpes e por qual motivo ele foi morto.

Fonte Austrian Times, Phys Org International, Business Times,Baixaki

Máquina do relógio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, de Icó-CE.




A Igreja é de 1709, mas o relógio veio um pouco depois!

(foto: Angelim do Icó).

NOTA DO BLOGEIRO: 

Em nossa famosa Coluna da Hora, no centro da urbe, também tinha um relógio, ainda da gestão Aldo Monteiro. 

Funcionou por um período e depois parou. Hoje, aquele “marcador de horas” encontra-se em lugar incerto e não sabido. Têm notícias Angelim de Icó?

Seria bom a gente procurar o seu paredeiro. Como em Icó, quase tudo pode, quem sabe (ele) está funcionando em alguma residência das ruas largas da cidade.

Caminhão tanque capota na Estrada Quixeramobim / Madalena


                                                                                     Foto: osertaoenoticia.com  
A polícia registrou na manhã deste domingo, 03, um capotamento na CE 265, estrada que liga a cidade de                                                                                                Quixeramobim a Madalena.

Segundo informações colhidas pela reportagem do site “O Sertão é Notícia”, o acidente ocorreu por volta das 10h30 no km 195 da rodovia, na localidade de Ferros, divisa entre os dois municípios. Informações passadas pela polícia dão conta de que o motorista do caminhão tanque de placas EKH 2816, com inscrição de São Paulo, seguia sentido a cidade de Quixeramobim carregado com óleo vegetal, quando o mesmo perdeu o controle em uma curva vindo a capotar. O motorista sofreu escoriações pelo corpo e foi socorrido por populares para o hospital regional de Quixeramobim. O corpo de bombeiros foi acionado para o local onde foi necessário fazer um resfriamento do matéria, já que com o forte impacto o tanque veio a se abrir derramando todo o óleo no local do acidente.
Reportagem: REDAÇÃO


Quixadá - Voo Livre 2013 (7)
Quixadá - Voo Livre 2013 (1)Quixadá > Começou a temporada internacional de voo livre em Quixadá. Dezenas de pilotos, brasileiros e estrangeiros, começaram a chegar ao Hawaii do voo livre, como esta cidade do Sertão Central, situada a pouco mais de 160Km de Fortaleza, ficou conhecida no mundo dos esportes radicais pelos ventos fortes e as ótimas correntes térmicas de ar nesta época do ano para voos de parapentes e asas delta. Até o fim de dezembro mais de 300 pilotos de diversos países, principalmente da Europa, estarão decolando da rampa do Urucum em busca da quebra de suas próprias marcas e de recordes mundiais.
Conforme os organizadores do Meeting Fly Quixadá, abrindo a temporada, os pilotos, na maioria estrangeiros, permanecerão em media duas semanas em Quixadá. Eles aproveitam a estrutura da organização para decolarem com segurança. Contam com interprete, orientação nas decolagens, monitoramento virtual de todos os voos e serviço de resgate após percorrerem a maior distância possível cruzando o céu dos sertões do Nordeste.
Quixadá - Voo Livre 2013 (25)Além do Meeting e do Open, Quixadá também recebe este ano o X Ceará, considerado a competição pioneira no Ceará e no Brasil, onde durante anos seguidos vários pilotos superaram os recordes mundiais. A conquista desses recordes, de vários pilotos da Europa, como a Alemanha, Polonia, França, Portugal, Suiça, Austria, e até os Estados Unidos e o Japão, consagrou Quixadá como um dos melhores lugares do planeta, explicou o empresário Antonio Almeida, um dos organizadores da disputa internacional realizada desde 1992.
Veja a reportagem completa na edição do Diário do Nordeste deste domingo > Temporada para quebra de recordes é aberta em Quixadá.  
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.

ESPORTES RADICAIS > Sertão Esporte Aventura retornará em 2014

IQuixadá > A partir do próximo ano a capital do voo livre, Quixadá, voltará a contar com uma das competições mais radicais do mundo, o Sertão Esporte Aventura. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quixadá, Rosier Alexandre, juntamente com o secretário municipal de Participação Popular Esporte e Juventude, João Luís Alencar, mais conhecido como Janjão, estão reelaborando o modelo da competição, aberta, em várias modalidades, dentre elas motocross, bicicross, off-road, canoagem, corrida de orientação, montanhismo, arvorismo e inclusive voo livre.

Segundo Rosier Alexandre, até o fim do ano o projeto de reestruturação e revitalização da competição estará pronto. Além de colocar Quixadá novamente no cenário nacional de esportes de aventura, o circuito especial deverá alavancar novamente a economia local. O planejamento deverá atender os três anos seguintes da atual administração e ainda servir de suporte para a gestão posterior, assegurando a consolidação do evento no calendário de atividades oficiais do Município.
Coincidentemente, neste domingo, dia 3,  após sete anos, Quixadá volta a receber uma competição de motocross. O circuito foi montado às margens do Açude do Eurípedes, no parque ecológico Lago dos Monólitos, ao lado da antiga pista de competiçoes. As provas, em diversas categorias, tem início previsto para as 13 horas. O espaço é aberto ao público. A Copa Quixadá de Motocross é uma realização da Prefeitura de Quixadá com patrocínio da Motocedro e apoio de diversos patrocinadores.
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.

Faroeste dos Monólitos: Usuário de crack é executado de forma violenta em Várzea da Onça

Varzea_onca_usuario
Francisco Edson era usuário de drogas há mais de 15 anos, tinha uma esposa e um filho. O crime pode ter ligação direta com o narcotráfico.

a Onça. Dois crimes no intervalo de uma semana, enquanto isso sobe para 46 homicídios no município de Quixadá em 2013.

O usuário de drogas Francisco Edson Pinheiro, 31 anos, foi morto de forma cruel supostamente por dois elementos transitando em uma motocicleta. A vítima sofreu uma forte paulada na cabeça, cinco perfurações de faca, atingindo cabeça, costa e pescoço, além de sete tiros que atingiram o braço, clavícula, tórax e barriga.
Francisco Edson era usuário de drogas há mais de 15 anos, tinha uma esposa e um filho. Populares falaram que era uma pessoa trabalhadora. O crime pode ter ligação direta com o narcotráfico.
Mesmo diante de tantos crimes na região, o governador não mandou nenhum policial recém-formado para o interior do Estado.
Clique na opção "Curtir" em nossa página do facebook www.facebook.com
Serviço:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
Tel. (88) 3445-1047
9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

Instituto Médico Legal-IML
Contato: (88) 3441.1418

FORTE CHUVA EM SOBRAL NA TARDE DESTE DOMINGO


Uma forte chuva com 2 horas de duração, neste domingo (03) em Sobral, trouxe além da grata água que há muito não se tinha registro na maior cidade da Zona Norte, transtornos em Ruas, Igrejas e Shopping. Nas ruas alagamentos e algumas árvores caídas. Na Igreja do menino Deus (centro da cidade) o Padre que celebrava a Missa das 17hs, foi surpreendido com um forte relâmpago no momento do homilia, tendo que largar o microfone ao chão continuando a celebração sem som. Já os frequentadores do North Shopping Sobral se assustaram com queda de parte do teto que estava bastante movimentado. A tempestade em Sobral veio com muitos raios e ventos fortes. Com todos os transtornos que venha mais água para nosso sertão que sofre com a ausência de chuvas. 

FORTES CHUVAS NA CIDADE DE SOBRAL


Muita água (chuva) na cidade de Sobral(Ce) no dia de hoje(03), causando transtornos e  prejuízos. Confira nas imagens acima como ficou as ruas da cidade.

Fotos: facebook (Fernado Collet/Notícias de Sobral)

Último Eclipse solar deste ano poderá ser visto no Norte e Nordeste neste domingo


No extremo Norte, a cobertura será de 30% do Sol, será o último eclipse deste ano
 
Eclipse solar parcial visto da Índia (Foto: PAL PILLAI / AFP)

Neste domingo (3) ocorrerá o último eclipse de 2013. Será um eclipse solar híbrido, fenômeno raro que tem diferentes “formas”, dependendo do ponto de observação na Terra. No Norte e Nordeste do Brasil, será possível ver um eclipse parcial.

No extremo Norte, como no Amapá e no Rio Grande do Norte, a cobertura será de 30%. Em outros pontos desta região e da região Nordeste será de 20% ou de 10%. O horário de observação do máximo do eclipse no Brasil depende da posição em que estiver o observador, podendo variar entre 9h10 e 10h do horário de Brasília (veja um mapa com os horários).

Em outras regiões do planeta, observadores poderão ver eclipse total, com o Sol completamente coberto pela Lua, ou eclipse anular, em que o Sol é coberto pela Lua, mas seu contorno continua descoberto.

Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, “com eclipse ou sem eclipse, nunca se deve olhar diretamente para o Sol, mesmo com radiografias ou vidros enfumaçados. Pode-se usar vidros de soldador, ou uma técnica bacana usando uma fresta de luz. Faça um furinho em uma folha de papel e você poderá ver a imagem do Sol eclipsado projetada no chão”.

(Do G1, em São Paulo)

QUIXERAMOBIM CELEBRA FINADOS!


Cemitérios da cidade de Quixeramobim com intensa movimentação - Foto Crisanto Teixeira

A comunidade de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, começou o dia (02/11) celebrando homenagem póstuma a seus entes queridos, data alusiva a finados. O maior cemitério da cidade coração do Ceará, Nossa Senhora do Carmo recebeu grande presença de pessoas que vieram de várias localidades do Ceará e até de outros estados da Federação, para o reencontro com a tradição católica de reverenciar os mortos, nessa data. Por volta das 06 da manhã foi celebrada missa campal no campo santo, em ação de graças e solidariedade humana as almas, encomendadas pelos familiares e amigos.

Velas e orações no interior da Capelinha de Nossa Senhora do Carmo - Foto Crisanto Teixeira  

No interior da Capelinha de Nossa Senhora do Carmo, muitos acenderam velas e fizeram orações. Enquanto isso, no entorno do cemitério aconteceu grande movimentação de ambulantes que comercializando seus produtores, entre velas, fósforos, coroas de plastico, adereços, enfeites, etc. Nas ruas próximas, agentes da Autarquia de Transito orientavam os condutores de veículos automotores, bem como os pedestres. As 19 h na Igreja Matriz de Santo Antônio acontecerá a última missa do dia. Estão se revezando nos atos litúrgicos os Padres José Rebouças e Antônio Garcez.


Crisanto Teixeira – Jornalista.

Policial apaisana apreende menores em flagrante assaltando farmácia em Quixadá

farmacia_feitosa
Os envolvidos no assaltado tinham saído de uma unidade de internamento para menores há poucos dias.
É cada mais presente adolescentes envolvidos no submundo do crime na região do Sertão Central cearense. Em Quixadá, um policial conseguiu evitar que dois menores levassem vários objetos e dinheiro oriundo de um assalto na noite desse sábado,02, em uma farmácia da cidade.
De acordo com as informações do 9º Batalhão da Polícia Militar, dois menores adentraram a “Drogaria Feitosa” e anunciaram o crime. Um policial militar que estava apaisana conseguiu render os infratores e evitar o êxito da ação.
O menor L. S. S., 17 anos, já é bastante conhecido no mundo dos atos infracionais, inclusive tinha saído de uma unidade de menores há duas semanas e com o mesmo estava um revólver cal 38, capacidade para seis tiros, sendo que havia apenas três cartuchos intactos, além de uma trouxinha de maconha. O comparsa P. H. O. S., 17 anos, foi aprendido a quantia de R$ 185,00 (cento e oitenta e cinco reais) em dinheiro, dois relógios de pulso, um celular. O último infrator tinha saído de uma unidade para menores na capital cearense sob acusação de tentar contra a vida de um vigia da Escola Municipal Padre Vicente. P. H. O. S. tinha recebido liberdade há dois dias.
A dupla foi levada a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá e tudo indica que será transferida novamente para um dos abrigos em Fortaleza. O máximo da pena que pode ser aplicada em um menor é de 3 anos.
Clique na opção "Curtir" em nossa página do facebook www.facebook.com
Serviço:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
Tel. (88) 3445-1047
9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

“Chico Bill”: Dono da banda Forró Real morre em acidente

chico_bill
O Forró Real está completando 20 anos e tinha agendado um megashow de aniversário para a próxima quinta-feira (14.
Morreu no início da manhã deste domingo (3) o empresário Francisco de Sales Menezes, o “Chico Bill” – proprietário da banda Forró Real. Depois de sofrer um acidente automobilístico ainda na noite de sábado (2), na Grande Fortaleza. Chico foi levado para o Instituto Dr. José Frota, no Centro da capital, mas não resistiu aos ferimentos.
cinco filhos – todos ligados diretamente ao universo do forró. O velório deve acontecer nesta segunda-feira (4), na casa do empresário, em Caucaia. Já o sepultamento está previsto para o cemitério Parque do Sol Poente, também em Caucaia, segundo a produção do Forró Real.Chico Bill tinha 74 anos e deixa
 
De acordo com a produção, o acidente aconteceu por volta de 21 horas. Chico trafegava pelo Anel Viário e sofreu um acidente próximo à entrada do Parque do Vaqueiro, na rodovia BR-020, em Caucaia. Levado ao IJF, o empresário veio a falecer por volta das 6h. A produção da banda informou que ele estava sozinho.

O Forró Real está completando 20 anos e agendou um megashow de aniversário para a próxima quinta-feira (14), véspera de feriado, no Sítio Real, em Caucaia, para a gravação de um DVD. A produção da banda informou na manhã deste domingo que até a próxima terça-feira haverá uma decisão sobre a apresenta.
Com informações do site Tribuna do Ceará.