sábado, 6 de agosto de 2016

Tragédia em Quiterianópolis:D-20 capota deixando 04 mortos e vários gravemente feridos



Um acidente na zona rural de Quiterianópolis deixou quatro pessoas mortas e seis gravemente feridas. O fato aconteceu por volta das 22h desta sexta-feira (05), na CE 187, à altura da localidade Bandarro, Zona Rural do município.
As vítimas estavam numa picape D20 e voltavam de uma convenção partidária, na sede do município, e seguiam em direção a região da Vila de São Francisco. Um dos pneus do carro estourou, o motorista perdeu o controle e o veículo capotou. Alguns passageiros foram arremessados para fora do carro.
As vítimas fatais foram Francisca Lopes do Nascimento, conhecida como Cirene, 36 anos, e Jane Cleia Silva, residentes na localidade Areias. A terceira e quarta vítima foram identificadas apenas como Ednardo e “Boré”, respectivamente. Os dois rapazes residem na localidade Barreiros.
Os corpos foram trazidos para o Hospital e Maternidade Quitéria de Lima, onde aguardam a chegada do rabecão da Perícia Forense para conduzi-los ao Instituto Médico Legal de Tauá.
De acordo com informações do Hospital, entre os pacientes transferidos para Crateús, três estão em estado muito grave e três com estado de gravidade média.
Força-tarefa
Uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviço tiveram que montar uma força-tarefa para receber as vítimas do acidente. Uma multidão lotou o hospital da cidade para acompanhar a chegada dos corpos e os feridos.
O que se via era a correria dos profissionais,o desespero de amigos e familiares das vítimas e o olhar atento da população curiosa que queria acompanhar o socorro às vítimas. Até carros particulares de amigos do prefeito foram utilizados para transferir os pacientes, em estado grave, o mais breve possível.
A equipe de atendimento foi composta pelos médicos Pedro (plantonista), Priscila Figueiredo, Kamila Roriz, Karina Roriz, e pelo médico e prefeito José Barreto e sua esposa Juliana Abreu.
Também compuseram a equipe os enfermeiros Emanuela Canuto, Gleicy Fernandes, Rafael Figueiredo, Lucivânia Sousa (Vaninha), Leila Costa, Terezinha, Luiza Lira, Naldinha, Nilza, Antônio Luiz, Rosimeire Vieira, Maria de Jesus, Arlene, Neivanilde, Meire, Alair, Alaiton e Paloma.
Repórter Cícero Lacerda



Show de luzes e mistura de ritmos dão o tom da abertura da Rio 2016

Como haviam adiantado os diretores criativos da cerimônia de abertura, projeções e luzes foram os principais recursos tecnológicos utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos. As projeções no chão do Maracanã criaram efeitos muito aplaudidos pelo público, como o voo do 14 Bis sobre o Rio de Janeiro, a transformação da floresta em um país tomado por plantações e grandes cidades e os traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer no caminho da "Garota de Ipanema" Gisele Bündchen.       


Os diretores criativos do espetáculo Daniela Thomas, Andrucha Waddington e Fernando Meirelles  haviam anunciado que o recurso seria a grande aposta da cerimônia, devido a limitações impostas pelo estádio do Maracanã.
   

Ao contrário das aberturas anteriores, o Maracanã não é um estádio olímpico (não tem pista de atletismo), o que reduz o espaço disponível. O estádio também tem muitos lugares no nível do campo, o que impede que palcos elevados sejam montados para que equipamentos e acessórios possam ser retirados dos subsolos e escondidos depois. Para completar, o Maracanã tem portas de menos dois metros de altura, o que inviabiliza a entrada de grandes alegorias ou estruturas.
       

Todas essas dificuldades se somam ao orçamento reduzido da cerimônia do Rio. O valor não foi divulgado, mas, segundo os seus organizadores, é bem menor que das edições anteriores. O produtor executivo da cerimônia, Marco Balich, disse que Atenas foi marcante por ter sido clássica, Pequim teve uma abertura grandiosa, Londres fez uma festa inteligente e o Rio seria lembrado por uma cerimônia descolada. "É a festa mais legal em que eu trabalhei", disse ele, que também produziu a abertura dos Jogos de Inverno de Socchi, na Rússia.
O público cantou junto com energia e se levantou no momento mais animado da festa, quando o cantor Jorge Ben Jor interpretou seu clássico País Tropical. O Rap da Felicidade, com seu conhecido verso "Eu só quero é ser feliz" foi outro momento em que a plateia do Maracanã participou. O voo do 14 Bis ao som de Samba do Avião também foi muito aplaudido.
     
O momento da entrada das delegações também arrancou muitos aplausos. Grandes delegações, como a americana, a francesa e a britânica levantaram mais a plateia, mas países como Cuba, Palestina e Haiti também foram bem aplaudidos. Com a primeira olimpíada em seu continente, países da América Latina como México, Paraguai, Peru e Uruguai foram calorosamente recebidos. A pequena delegação de Tonga chamou atenção com seu porta-bandeira sem camisa e com o tronco coberto de óleo. O lutador de taekwondo Pita Nikolas Taufatofua fez a plateia gritar quando sua imagem apareceu no telão do estádio.
     
Ex-metrópole do Brasil Colônia e terra de ancestrais de muitos brasileiros, Portugal fez um dos desfiles de maior destaque, com muitos aplausos, mas superados pelos recebidos pelo Time Olímpico de refugiados. O Brasil encerrou o desfile ao som de Aquarela Brasileira e fez tremer o estádio do Maracanã com gritos e palmas. (Da Agência Brasil)

Maioria da imprensa internacional elogia abertura da Rio 2016

A imprensa internacional acompanhou com atenção a cerimônia de abertura da Rio 2016, que foi comentada em tempo real nos principais sites de notícias do mundo. Na maior parte deles, a festa rendeu elogios.

O argentino El Clarín disse que o Rio vibrou com uma festa cheia de música, cores e esporte. “A cerimônia de abertura foi uma exibição à altura da Cidade Maravilhosa. Havia ritmo e beleza em cada passo no estádio do lendário Maracanã”, avalia a publicação.

O norte-americano The New York Time disse que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro chegou “como um salve” após todas as crises, políticas e econômicas, que o país enfrentou durante a organização dos jogos. Segundo a publicação, a festa disfarçou “as feridas por algumas horas e deixou os brasileiros celebrarem tudo”.

O jornal francês Le Monde chamou a cerimônia de inovadora e destacou que a abertura foi marcada por uma celebração da música brasileira. O jornal citou que o presidente interino do Brasil Michel Temer, ao falar no evento, foi recebido por vaias de uma parte “importante” do estádio do Maracanã. Na página de cobertura ao vivo da BBC inglesa, o veículo se referiu à cerimônia como um “show espetacular”.

O inglês The Guardian destacou que há um contraste interessante entre a abertura da Rio 2016 e dos jogos de Beijing em 2008 e em Londres, em 2012. As duas cerimônias anteriores abordaram a história dos países-sede, enquanto no Rio a mensagem passada é de que “é preciso fazer algo sobre o meio ambiente ou podemos não ter muitos Jogos Olímpicos para celebrar no futuro”.

'Diagnóstico difícil', diz médica sobre casos de trombose após uso de pílula


O caso de saúde de uma estudante de Botucatu (SP) teve grande repercussão na internet nesta semana, depois que a jovem divulgou que teve trombose cerebral por usar pilula anticoncpcional. Segundo a médica ginecologista e obstetra Laila Kimie Yamashita, casos desses tipos são difíceis de prever. “É um diagnóstico difícil de fechar. Boa parte das mulheres que não têm histórico descobre a predisposição quando acontece algo. É complexo, não existe um exame que possa ser feito para prevenir”, destaca.

Na mensagem que postou no seu perfil em uma rede social, Juliana Bardella, de 22 anos, contou como tudo aconteceu e ressaltou que não apresentava histórico de saúde que aumentasse os riscos de sofrer uma trombose.

“Não tenho histórico familiar, não sou fumante, e os exames de sangue estavam normais, não tinha predisposição a ter trombose”,  diz  na postagem. E entrevista ao G1, a estudante também confirmou isso. “Eu não imaginava, levo uma vida boa, me cuido, minha família nunca teve caso. Foi um susto muito grande.”

A publicação foi feita na terça-feira (2) e teve uma repercussão impressionante. Até este sábado (6), o post tinha quase 80 mil compartilhamentos e mais de 175 mil comentários. A jovem ficou surpresa com a repercussão, mas, feliz porque o objetivo era fazer um alerta. “De jeito nenhum eu esperava esta repercussão. Esperava repercutir com o pessoal da faculdade, no meu círculo de amigos. Mas acho que é importante, eu fiz uma crítica e é importante para as mulheres se cuidarem. Eu mesma me negligenciei e fiquei feliz em falar sobre o assunto." (Do G1)

Motoqueiro fica ferido após colisão com Hilux em Quixeramobim

A polícia registrou um acidente de trânsito por volta das 16h40min desta sexta-feira, 05. O acidente aconteceu na CE 060, denominada Rodovia do Algodão, à altura do KM 204, próximo ao Terminal Rodoviário.
Segundo informações repassadas pela PM, o condutor de uma motocicleta Honda POP, de placa PNO 0138, com inscrição de Quixeramobim, sofreu fratura no fêmur da perna esquerda, após colidir na traseira de uma Hilux de placas não identificadas. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto de Quixeramobim pelo Corpo de Bombeiros. 
O site O SERTÃO É NOTÍCIA