sábado, 6 de agosto de 2016

'Diagnóstico difícil', diz médica sobre casos de trombose após uso de pílula


O caso de saúde de uma estudante de Botucatu (SP) teve grande repercussão na internet nesta semana, depois que a jovem divulgou que teve trombose cerebral por usar pilula anticoncpcional. Segundo a médica ginecologista e obstetra Laila Kimie Yamashita, casos desses tipos são difíceis de prever. “É um diagnóstico difícil de fechar. Boa parte das mulheres que não têm histórico descobre a predisposição quando acontece algo. É complexo, não existe um exame que possa ser feito para prevenir”, destaca.

Na mensagem que postou no seu perfil em uma rede social, Juliana Bardella, de 22 anos, contou como tudo aconteceu e ressaltou que não apresentava histórico de saúde que aumentasse os riscos de sofrer uma trombose.

“Não tenho histórico familiar, não sou fumante, e os exames de sangue estavam normais, não tinha predisposição a ter trombose”,  diz  na postagem. E entrevista ao G1, a estudante também confirmou isso. “Eu não imaginava, levo uma vida boa, me cuido, minha família nunca teve caso. Foi um susto muito grande.”

A publicação foi feita na terça-feira (2) e teve uma repercussão impressionante. Até este sábado (6), o post tinha quase 80 mil compartilhamentos e mais de 175 mil comentários. A jovem ficou surpresa com a repercussão, mas, feliz porque o objetivo era fazer um alerta. “De jeito nenhum eu esperava esta repercussão. Esperava repercutir com o pessoal da faculdade, no meu círculo de amigos. Mas acho que é importante, eu fiz uma crítica e é importante para as mulheres se cuidarem. Eu mesma me negligenciei e fiquei feliz em falar sobre o assunto." (Do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário