sábado, 31 de outubro de 2015

Parada de 3 dias prejudica usuários do metrô de Fortaleza, Sobral e Juazeiro

Adicionar legenda
Rotina de imprevistos é o que os usuários do metrô de Fortaleza, linhas Sul e Oeste, do Juazeiro do Norte e de Sobral enfrentam frequentemente. Demora dos trens, lotação, paralisações por problemas na rede ou de mau funcionamento são algumas das causam que fazem os 23 mil passageiros por dia, somente da Capital, reclamarem e questionarem o sistema. 

Agora, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) suspendeu a circulação do modal por três dias - entre sexta (30) e segunda-feira (2). Aos domingos, o transporte já não funciona. No total, são 495 mil usuários por mês, somando os três municípios, que dependem dos trens para locomoção.

Metrofor

Em nota, a empresa explica que "considerando a redução do fluxo de passageiros em fins de semana e em grandes feriados, e ainda a ocorrência de duas importantes datas do calendário nacional, a Companhia aproveita os próximos dias para implantar sistemas e realizar manutenções gerais, visando a melhoria constante dos transportes".

Ainda de acordo com o Metrofor, na Capital e no Interior, a pausa operacional acontece em três dias: 30/10, 31/10 e 2/11. Na sexta-feira (30), aconteceu o ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público.

Hoje, será dado prosseguimento à instalação do sistema de telecomunicações, segundo a Companhia. Além disso, em Fortaleza, Sobral e Juazeiro, os veículos passarão por manutenções gerais neste período. Na segunda-feira, será feriado nacional alusivo ao Dia de Finados. "A operação normal será retomada na terça-feira. O domingo não conta, porque o metrô não funciona nesses dias", justifica a nota do Metrofor.

Chuva no Nordeste deve ser 29% da média


Barragem de Sobradinho
A primeira projeção oficial do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico para o mês de novembro não traz boas notícias em termos de afluências e nível de água nos reservatórios. A perspectiva em relação ao submercado Nordeste, aquele que apresenta a situação mais grave neste momento, é a pior. O ONS prevê afluências equivalentes a 29% da média histórica para meses de novembro. Com isso, o nível de água dos reservatórios deve cair do atual patamar de 8,86% para 5,9% no final do mês.

Novembro também não deverá apresentar expansão no volume de água armazenada na região Sudeste/Centro-Oeste, a mais importante do País em termos de reservação. O ONS acredita que, no dia 30 de novembro, os reservatórios terão o equivalente a 27,2% da capacidade. Na quinta-feira, 29, o indicador estava em 27,73%.

O não crescimento do volume de água armazenada é explicado pela previsão de afluências para o mês: a Energia Natural Afluente (ENA) em novembro deve ser equivalente a 92% da média de longo termo (MLT) para meses de novembro.

No Norte, a ENA de novembro deve ser equivalente a 63% da média histórica mensal, e com isso os reservatórios terminarão o mês com o equivalente a 22,8% da capacidade de armazenamento, abaixo da marca de 24,74% de quinta-feira.

A exceção fica por conta da região Sul, onde as afluências devem alcançar 168% da média histórica. Confirmada tal projeção, o nível de água dos reservatórios terminará o mês de novembro com 96,6.

Comissão Gestora decide vazão do Açude Trussu


A disputa por água traduz-se numa verdadeira guerra e esse conflito chegou a Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Um dia depois da reunião da Comissão Gestora do Açude Trussu decidir por votação reduzir a vazão de água de 800 litros por segundo para 200 l/s, produtores rurais convocaram uma reunião extraordinária para tentar rever a decisão anterior.

Na última reunião sobre a locação de água do Açude Trussu ficou decidido que a vazão poderia ser de até 800 litros por segundo, mas a partir de 1º de janeiro de 2016 seria reduzida para 200 l/s. Agora os produtores querem os meses de novembro e dezembro para se adaptar.

"Vamos reduzir área de cultivo irrigado de culturas perenes e o número de bovinos", disse o produtor, João Mauro Linhares.

Segundo dados da Cogerh, o reservatório chegará com 20,7% de sua capacidade em 1º de janeiro de 2016, caso seja mantida uma vazão de 200 litros por segundo; e ao nível de 20% com liberação de 500 litros por segundo. "Esses dados estão corretos, somos uma empresa transparente, séria", disse Raimundo Lauro Nogueira Filho, gerente regional da Cogerh.

O agrônomo e presidente da ONG Rio Jaguaribe, Paulo Maciel, foi um dos que defenderam a proposta de vazão mínima, 200 l/s, que venceu por 11 votos a 9, na reunião da Comissão Gestora da barragem, na última quinta-feira.

Votação da Câmara dos Deputados reabre debate sobre porte de armas


As mudanças aprovadas no Estatuto do Desarmamento por uma comissão especial da Câmara, nesta semana, trouxeram à baila o debate sobre o controle de armas no Brasil, assunto intrinsecamente ligado à violência urbana e tema de um referendo realizado há dez anos.

Com o apoio das fábricas de armas e de uma chamada “onda conservadora” sob o comando do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), parlamentares aprovaram alterações na lei que, na prática, a descaracteriza completamente da maneira em que foi aprovada e abre caminho para aumentar a circulação de armas no País.

O estatuto estipulou requisitos mínimos para a compra de armas, maior controle sobre a venda de munições, proibiu o porte para civis, estabeleceu renovação periódica do registro, tipificou o crime de comércio ilegal de armas, entre outros pontos.

Na comissão da Câmara, parlamentares aprovaram um texto que, entre outros pontos, reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas, amplia a validade do porte de três para dez anos, autoriza pessoas processadas ou investigadas a ter e portar armas, além de estender o porte para outras autoridades, como deputados, senadores, guardas de trânsito e oficiais de Justiça.

Entre os 54 deputados da comissão especial (incluindo titulares e suplentes), 11 deles - 20% - tiveram suas campanhas eleitorais bancadas pela indústria das armas.

Para as mudanças passarem a ter validade, contudo, o projeto ainda terá um longo caminho em Brasília. Agora, ele deve ser submetido ao plenário da Câmara. Se aprovado, vai para o Senado. Se não houver modificações lá, segue para a presidente da República, que pode sancionar ou vetar o texto. Fonte: O Povo

Caminhão carregado com gesso tomba na CE-060 e mata motorista


Local do acidente (Foto: Miséria)
Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã deste sábado (31). Trata-se do caminhoneiro Pedro Henrique Nascimento Lima, 26 anos, que transitava na CE 060 na altura do KM 40, nos limites do município de Barbalha.

O caminhão, um Mercedes Benz 1620 Trucado de cor vermelha e placas HXN-1627, inscrição de Cariús, estava carregado de placas de gesso. Ainda não se sabe o que motivou o acidente, como conta o Capitão Vieira Junior do Corpo de Bombeiros.

“Foi uma fatalidade, uma vida que foi tirada, por um problema que não conseguimos identificar. Se foi algum problema no veiculo ou com o próprio motorista. O fato é que ele estava numa condição muito difícil. Tivemos que usar muitos equipamentos, chegamos ao ponto de acharmos que ia precisar até de um guincho  ou muque. Infelizmente ele já estava sem vida, mas vamos dar um mínimo de dignidade para essa vitima a partir de agora”, disse o Capitão.

Vieira Junior faz um alerta sobre o acesso na Chapada do Araripe. “Essas ladeiras são grandes muito íngremes, as pessoas devem tomar cuidado, principalmente quem anda em veículos de grande porte como caminhões. É preciso seguir as orientações dos fabricantes dos caminhões. Neste tipo de situação geralmente ao chegar à parte alta da ladeira deve-se parar o caminhão, deixar resfriar um pouco o sistema de freio e esperar alguns minutos, ai sim se efetua a descida com segurança”.

Além do Capitão Vieira Junior, a ação contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Estadual com o Cabo Sydney e os Soldados Fábio e Bonfim. Fonte: Site Miséria

Asteroide de 300 metros passará raspando pela Terra

Asteroide de 300 metros passará raspando pela TerraUm asteroide com cerca de 300 metros vai passar raspando pela Terra em pleno Dia das Bruxas. Não vai bater, mas isso não quer dizer que não seja um baita susto.
O objeto foi descoberto apenas 21 dias atrás, por um projeto de monitoramento instalado na Universidade do Havaí e financiado pela Nasa.
Na prática, isso significa que, se o astro designado pela sigla 2015 TB145 estivesse mesmo em rota de colisão, quase não haveria aviso prévio para tentar evitar o impacto ou mitigar os efeitos.
Com estimados 320 metros (o tamanho exato ainda não é conhecido), ele não seria capaz de extinguir a humanidade (o que matou os dinossauros tinha mais de 10 km de largura). Mas poderia causar sérios danos em escala local.
Compare-o com o meteoro que atingiu a região de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013. Naquela ocasião, o bólido tinha apenas 30 metros (um décimo do atual), e sua explosão na atmosfera foi capaz de danificar cerca de 7.200 edifícios e ferir mais de mil pessoas.
Essas colisões com pouco ou nenhum aviso obrigam à pergunta: os atuais esforços para monitoramento de asteroides são suficientes para proteger a Terra?
“Nossos sistemas ainda estão sujeitos a falhas”, destaca Cristóvão Jacques, astrônomo que lidera o Observatório Sonear, em Oliveira (MG), e é o maior descobridor de asteroides próximos à Terra no Brasil.
“Um problema é o pouco investimento no hemisfério Sul”, diz o pesquisador. “Hoje apenas dois ou três projetos de busca amadores fazem esta cobertura no Sul.”
Isso significa que metade da abóbada celeste, visível apenas no hemisfério austral do planeta, tem dificuldades de cobertura.
E, mesmo na metade norte, ainda há problemas. “Existem épocas em que alguns observatórios fecham, por questões meteorológicas.”
O Pan-STARRS-1, no Havaí, que descobriu o 2015 TB145 no dia 10, às vezes fecha por conta de furacões ou tempo ruim.
PERTO, MAS NÃO TANTO
Felizmente, a aproximação máxima do objeto, que deve acontecer às 15h01 (de Brasília), não o trará a mais que cerca de meio milhão de quilômetros da Terra – aproximadamente 30% mais longe de nós que a Lua.
Parece longe, mas, em termos astronômicos, é um “quase”. A ponto de transformar a má notícia em boa. Com a proximidade, será possível usar radar para mapear o astro, e assim estudá-lo melhor do que se costuma fazer com asteroides distantes.
Usando antenas de rádio espalhadas entre os Estados Unidos e Porto Rico, os pesquisadores da Nasa esperam revelar a forma exata e traços da superfície do objeto, que pode até acabar se revelando não um asteroide, mas um cometa.
“A órbita dele é muito alongada com uma alta inclinação para baixo do plano do Sistema Solar”, disse Lance Benner, no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa. “Uma órbita incomum dessas, assim como sua velocidade de encontro cerca de 35 km/s levanta a questão de se ele pode ser algum tipo de cometa.”
Se for esse o caso, o 2015 TB145 provavelmente é um objeto que já esgotou seu suprimento de material volátil (gelo) e se tornou um núcleo cometário inativo, contendo apenas agregados rochosos.

Dados da Nasa mostram que seca no Brasil é pior do que se pensava


Novos dados de satélite mostram que a seca no Brasil é pior do que se pensava, com o Sudeste perdendo 56 trilhões de litros de água em cada um dos últimos três anos, disse um cientista da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) nesta sexta-feira.

A pior seca do país nos últimos 35 anos também tem levado o Nordeste brasileiro, região maior, mas menos povoada, a perder 49 trilhões de litros de água a cada ano nos últimos três anos, comparando com os níveis normais, afirmou o hidrólogo da Nasa, Augusto Getirana.

Os brasileiros estão bastante conscientes da seca, dado o racionamento de água, blecautes e reservatórios vazios em partes do país, mas esse é o primeiro estudo que documenta exatamente a quantidade de água que tem desaparecido dos lençóis de água e reservatórios, disse Getirana.

"É muito maior do que eu imaginava", disse Getirana à Thomson Reuters Foundation. "Com as mudanças climáticas, isso vai acontecer com mais e mais frequência."

O sistema da Cantareira, que fornece água para 8,8 milhões de moradores de São Paulo, tinha, por exemplo, menos de 11 por cento da sua capacidade no ano passado, segundo autoridades locais.

A pesquisa de Getirana, publicada nesta semana no Journal of Hydrometeorology, tem como base 13 anos de informações dos satélites Recuperação da Gravidade e Experimento Climático (Grace, na sigla em inglês) da Nasa, que circulam a Terra detectando mudanças no campo de gravidade causadas pelos movimentos da água no planeta.

O país não tem uma falta de água absoluta, afirmou o pesquisador. O problema é que as regiões muito povoadas, particularmente o Sudeste, dependem de aquíferos e reservatórios locais, que não estão sendo reabastecidos devido à seca.

Teoricamente, a água pode ser transportada de outras partes do país para cidades afetadas, disse ele, mas os custos financeiros e logísticos seriam enormes.

As novas informações de satélite devem representar um chamado de alerta para os políticos gerenciarem melhor a água e atuarem em relação às mudanças climáticas para lidar com a crise, declarou Getirana.

Os dados não permitem que os pesquisadores façam previsões de quanto tempo a seca vai durar, disse ele, acrescentando que os níveis de água continuaram a cair nos últimos meses.

El Niño intenso pode trazer chuvas intensas ao Ceará


Estação de Pluviometria de Quixeramobim
O ex-presidente da Ematerce, agrônomo José Maria Pimenta, realizou uma pesquisa na Estação de Pluviometria de Quixeramobim, que há 138 anos faz a medição das chuvas no Ceará.

Pois bem: esse levantamento apurou que, de 1877 até este ano de 2015, registrou ao todo 134 El Niño, o fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico e esfria as do Atlântico, provocando enchentes na região Sul e seca no Nordeste brasileiros.

Desses 134 casos, 15 foram de alta intensidade; 11 de moderada intensidade; e 8 de fraca intensidade.

Agora, atenção, porque a pesquisa trouxe um detalhe importante e interessante, que renova a esperança dos nordestinos: em 50% dos casos em que o El Niño foi de forte intensidade, as chuvas no Ceará também foram de alta intensidade.

Eis aqui três exemplos:
Em 1940, a pluviometria registrada na Estação de Quixeramobim alcançou 1.101 milímetros.
Em 1973, o registro das chuvas equivaleu a 1.573 milímetros.
Em 1982, em pleno El Nino de alta intensidade, a pluviometria registrada em Quixeramobim alcançou 816 milímetros.

Assim, de acordo com José Maria Pimenta, os cearenses devemos renovar a fé em Deus e nas virtudes da natureza. Fonte: DN

Aneel mantém bandeira vermelha para o mês de novembro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30), que a bandeira tarifária válida para o mês de novembro continuará sendo de cor vermelha. A bandeira vermelha implica um acréscimo de R$ 4,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em todos os Estados, exceto Amapá e Roraima, que ainda não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Desde o início do ano, o custo de energia está mais caro para o consumidor. A bandeira vermelha representa a existência de condições mais adversas para a geração elétrica no País. Há, ainda, a bandeira amarela, quando a cobrança adicional é de R$ 2 50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, e a bandeira verde, sem custo adicional.

O sistema de bandeiras tarifárias, implementado com o intuito de alertar o consumidor a respeito do custo corrente de geração, além de dividir com ele esse custo, já passou por duas correções de valores desde o início do ano. O valor adicional cobrado na bandeira vermelha foi estabelecido inicialmente em R$ 3 para cada 100 kWh. A partir de março, três meses depois do início da cobrança, o preço foi elevado para R$ 5,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos com bandeira vermelha. Em setembro, o valor implícito na bandeira vermelha caiu para R$ 4,50 a cada 100 kWh consumidos.

Conheça a história da menina de seis anos com coração "fora" do peito


Menina russa viajou até aos Estados Unidos à procura de tratamento médico
Com seis anos e sorridente como tantas outras crianças, a roupa de Virsaviya Borun esconde o segredo que tem colocado a vida da criança em risco desde o dia em que nasceu. Ela sofre de Pentalogia de Cantrell, uma doença de causa desconhecida identificada em 1958. Este problema congêénito é muito raro – apenas 5,5 casos por cada um milhão de pessoas – e afeta um bebê ainda no período de gestação, tornando-se visível na altura do nascimento.

Com diferentes níveis de gravidade, esta é uma doença que pode afetar, entre outros, o esterno ou a parede abdominal. No caso desta menina, afetou o coração, cujos batimentos cardíacos são visíveis a olho nu, já que o coração se encontra saliente, escondido apenas por uma fina camada de pele, segundo o Daily Mail.

Virsaviya viajou com a família até aos Estados Unidos à procura de tratamento médico especializado, na cidade de Boston. Nesta fase, ela aguarda por uma cirurgia e a mãe é porta-voz de uma página no site de crowdfunding YouCaring, onde apela para doações.

No texto em que se conta a história da menina, realça-se que Virsaviya gosta de animais, de pintar e de dançar. E, também, que é uma raridade crianças que sofrem deste problema chegarem aos seis anos de idade.

FONTE: Notícias Minuto a Minuto


População Apavorada: Bandidos voltam a atacar e roubam outra motocicleta na vila de São Miguel

Uma moto Honda uma Bros de cor vermelha, placa OSV 6011, ANO 2012/2013 foi tomada de assalto ontem, 29, por volta das 22hs, na sede do Distrito de São Miguel, zona rural de Quixeramobim.

 Dois bandidos que trafegavam armados também em uma moto Honda Bros de cor preta abordaram a vítima, um rapaz de 26 anos, tomaram o veículo e fugiram rumo à localidade de Lagoa Cercada.

A moto tem um adesivo de uma maçã branca na frente. Qualquer informação sobre o paradeiro do veículo poderão ser repassadas para a Polícia através do telefone 190. Será mantido o sigilo da fonte.

Tumulto e Morte: Homem é assassinado dentro da cadeia pública de Senador Pompeu

Um homem de 27 anos identificado como sendo Antonio Carlos Leite Filho, vulgo “Pilinha”, foi morto dentro da cadeia pública de Senador Pompeu por volta de 11h30min desta quarta-feira, 30.
O assassinato ocorreu durante um tumulto dentro da unidade prisional. Segundo informações colhidas pela reportagem do site “O Sertão é Notícia”, Carlos foi morto com golpes de cossoco e fortes pancadas na cabeça. Ele foi preso nesta semana acusado de matar o eletricista Marivaldo Martins de Sousa. A polícia civil de Senador Pompeu deverá investigar o homicídio                                                O site O SERTÃO É NOTÍC

Dificuldade:Prefeito de Quixeramobim diz que Hospital Dr. Pontes Neto poderá fechar as portas para atendimento

Que o quadro de saúde em todo o Brasil não está nada fácil, disso a população já tem ciência, mas o agravamento da situação financeira tem se tornado algo ainda pior e refletido cada vez mais nos serviços públicos prestados à população.

O Hospital Regional Dr. Pontes Neto de Quixeramobim, que funciona como unidade de atendimento secundário e hoje atende toda a região Centro do Estado, chegou ao seu limite. Segundo o prefeito Cirilo Pimenta, o que município recebe de recursos não dá para manter a unidade.

“Fiz uma proposta ao secretário. Ele assume o hospital e dou R$ 500 mil pra ele. Quixeramobim recebe R$ 1,2 milhão de FPM e R$ 700 mil de ICMS. Tenho que pagar folha, manter serviços, escolas, botar água na casa das pessoas. O que o município recebe não paga o hospital. Então, vamos fechar o hospital e os pacientes vão de ambulância para Fortaleza”, disse o prefeito em entrevista a um blog da capital. Atualmente, conforme o gestor, a Secretaria Estadual da Saúde repassa apenas R$ 230 mil para a unidade.

Em contato com a reportagem, o vice-prefeito Tarso Borges que tem acompanhado de perto os trabalhos no Hospital, afirmou que já há data para que a unidade cancele os atendimentos: 10 de novembro.


: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação