terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Mesmo abastecido por carro-pipa, Prefeitura de Quixeramobim gastará dinheiro com propaganda


seca_em_QuixeramobimEm pleno ano eleitoral, gastar em propaganda pode trazer retornos positivos, especialmente para o prefeito que buscará a sua reeleição.
O município de Quixeramobim passa por sérios problemas, especialmente na área da saúde e de abastecimento de água potável para os moradores, mesmo assim, o prefeito municipal Cirilo Pimenta resolveu abrir processo licitatório para outra finalidade, promoção.
A licitação sob o nº 011/2015/2015 deixa os moradores revoltandos, quando o prefeito quer simplesmente abrir os cofres públicos para gastar com veículos de comunicação. Tudo isso, em pleno ano eleitoral, o que fato pode até ser visto como mecanismo eleitoral.
O objeto é a contratação de comunicação interna, assessoria de imprensa e relações publicas planejamento, estudo, criação, execução e distribuição de campanhas de marketing em mídia, que tenham afinidade com o campo de atuação da prefeitura.
O prefeito pretende investir na elaboração de plano de relacionamento com a mídia, tais como jornais, rádios, TVs, revistas, blogs e sites, destinados ao Gabinete do Prefeito, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e pasmem, até a Secretaria de Agricultura e Recurso Hídricos. A abertura do pregão será no dia 29/01/2016, às 08h30min.
Em pleno ano eleitoral, gastar em propaganda pode trazer retornos positivos, especialmente para o prefeito que buscará a sua reeleição.                                                                                                                                           Revista Central:

GOVERNO DO CEARÁ CORTA VERBAS PARA O CARNAVAL 2016


Já está em vigor o decreto do governador do Ceará, Camilo Santana, que proíbe a realização de despesa pública por órgãos estaduais ou de repasse de recursos para eventos festivos relacionados ao Carnaval 2016.

A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (14). É o segundo ano consecutivo que a medida é adotada pela gestão estadual.
Segundo o decreto, o objetivo é "priorizar a realização de gastos públicos que se destinem a áreas com problemas recorrentes no âmbito estadual, de atendimento emergencial, afetando mais diretamente a vida da população cearense", sem detalhar os setores.

A vedação, ainda conforme o decreto, não se aplica a despesas relacionadas a atividades do Sistema de Incentivo Estadual de Cultura (Siec). Uma das ações que segue o Siec é o Edital Carnaval do Ceará 2016.

Por meio da Secretaria da Cultural do Estado (Secult), o Governo do Estado disponibiliza R$ 1.127.600,00 para apoio a projetos de todo o Ceará, recursos a serem destinados aos proponentes das modalidades programação carnavalesca, maracatu, escola de samba, bloco, cordão e afoxé.

Ministério Público
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que as prefeituras de Tauá e Pacajus evitem gastar verba pública com festejos de Carnaval. Os pedidos de promotores têm como base a dificuldade das cidades em pagas os custos municípais.

Medida em 2015
No ano passado, o governador também assinou decreto suspendendo o repasse de verbas de patrocínio e apoio para qualquer evento festivo relacionado ao Carnaval aos municípios do Ceará.


A decisão, segundo o Governo do Estado, se baseou na previsão do tempo para a quadra chuvosa de 2015 divulgada pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o órgão, a possibilidade de chuva acima da média é de apenas 9%.

Do G1 CE

Casal é fuzilado na zona rural de Morada Nova



Casal é fuzilado na zona rural de Morada Nova01Um assassinato misterioso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (18), na zona rural do Município de Morada Nova (163Km de Fortaleza). Um casal foi encontrado morto por moradores da localidade de Lagoinha. Uma jovem e, supostamente, seu namorado, foram executados a tiros.
Os corpos foram localizados por moradores daquele lugarejo logo cedo da manhã. A garota vestia apenas um short  jeans azul e uma blusa de malha vermelha.  Já o homem estava vestido apenas com uma calça jeans também azul.
Segundo a Polícia, os dois foram atingidos por vários tiros ali mesmo onde os corpos foram deixados, afastando, assim, a hipótese de uma “desova”.
A identificação completa dos mortos ainda não foi realizada. Sabe-se apenas que a garota se chamava Deiviane e o rapaz era conhecido como Diwan.
Outro duplo
Já na cidade de Camocim, no litoral Oeste da Capital (373Km de Fortaleza), dois jovens foram mortos, a tiros, no começo da madrugada desta segunda-feira. O duplo homicídio ocorreu na porta de uma residência  no bairro Boa esperança, na periferia.
O jovem Antônio Sousa Ximenes, de 24 anos de idade; e seu sobrinho, Álvaro de Sousa Ximenes, 15 anos, foram  executados com vários tiros de pistolas. Os assassinos são dois homens que apareceram no local em uma motocicleta.
A Polícia não tem, ainda, pistas dos criminosos nem sabe o que motivou as mortes.
– Jornalista Fernando Ribeiro

Prisão por roubo de moto na Barra Nova em Solonopole


Hoje, 18/01/2016, por volta das 09h30min Vtr 9022 Abordaram no bar do Antonio Farofa na Av . Vereador Jarbas Pinheiro Bairro Barra Nova um senhor de 30 anos.  O mesmo é acusado (reconhecido pela vitima) de roubar sob a ameaça de uma faca no distrito de Pedra Branca - Banabuiú-CE  a moto Honda CG 125 Fan ano/modelo 2008, preta placa HXZ 5886,  chassi 9C2JC30708R643230, renavam 975801846,  em nome de D.B.C.. Ainda responde a vários Inquéritos e TCO nas comarcas de Caucaia-CE, Jaguaribe-CE, Jaguaretama-CE por roubos, furtos, ameaça, porte ilegal de arma de fogo, fuga de preso, e crimes de transito. No momento da abordagem encontrava-se com a moto Honda CG 125 Fan KS, ano/ modelo 2011/2012, preta, placa OCC4487 – Fortaleza-CE chassi 9C2JC4110CR400994, renavam  355440113. O mesmo não estava de posse de seus documentos pessoais e nem da motocicleta. Perguntado de quem era a moto informou que era de uma pessoa de Fortaleza-Ce. Foi conduzido juntamente com a moto para a Delegacia Municipal de Solonópole-CE para os procedimentos cabíveis.
RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS DO COPOM DO 9º BPM/CPI-SUL DO DIA 18/01/2016, (SEGUNDA-FEIRA), TURNO “A” DAS 19H00 ÀS 07H00

Postado por Junior Costa e Ulysses Sousa

Chove em mais de 150 municípios cearenses nesta terça feira


Chove em mais de 150 municípios cearenses nesta terça-feira
Atualizada às 9h35min
Após semanas chovendo em uma média de 50 cidades, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontou chuvaem 157 municípios cearenses, na madrugada desta terça-feira, 19. A cidade com a maior precipitação foi Paracuru, com 122 mm, seguida de Ipaporanga (110 mm) e São Gonçalo do Amarante (104 mm).

Em Fortaleza, choveu 28 mm, segundo registro do posto de Messejana. A Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) informou que não há registro de alagamentos, mas o semáforo do cruzamento da avenida Alberto Magno com Álvaro Fernandes está sem operação. Agentes foram encaminhados ao local para o reparo.
Outras cidades que estão entre as dez maiores chuvas da madrugada foram: Trairi (82 mm), São João do Jaguaribe (75 mm), Icapuí (75 mm), Mucambo (70 mm) e Crateús (68.5 mm).
Destacam-se ainda as precipitações de Itaitinga (38 mm), Pacatuba (35 mm), Caucaia (34.6mm), Messejana (28 mm), e Pindoretama (26 mm).
A previsão da Funceme para esta terça-feira, 19, é de chuva no centro norte do Estado e, nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Na capital cearense, a Funceme aponta céu parcialmente nublado no decorrer do dia.

COELCE REGISTRA MAIS DE SEIS MIL RAIOS NO CEARÁ EM 2016


O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce registrou, nos primeiros 19 dias do ano, 6.202 raios em todo o Estado do Ceará, um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período de 2015, quando ocorreram 3.906 descargas elétricas.
Santa Quitéria foi o município com maior incidência de raios (421); seguido de Tabuleiro do Norte, com 279; e Independência, com 266 raios. Em 2015, foram registradas 141.316 descargas atmosféricas em todo o Estado, a maioria delas (9.545) no município de Granja.

A Coelce monitora constantemente as descargas atmosféricas no Ceará em seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O sistema identifica o local da queda do raio na rede elétrica e também prevê tempestades, minimizando, consequentemente, o  tempo de atendimento das equipes. Além disso, o monitoramento permite identificar as áreas de maior incidência de raios, otimizando a instalação de equipamentos de proteção da rede elétrica contra descargas.
O Sistema de Monitoramento de Raios da Coelce tem acesso gratuito e ilimitado pela internet (www.zeus.iag.usp.br), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Veja cuidados durante tempestade:

Dentro de casa: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. Evitar consertos de instalações elétricas e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Fora de casa: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.


G1

Acompanhe os registros pluviométricos das últimas horas


Dados extraídos às 08h15min desta terça-feira, 19, pela FUNCEME mostram os seguintes registros pluviométricos em Quixeramobim e região do Sertão Central das últimas 24 horas.
Quixeramobim: 12.4 mm
Santa Helena (Distrito de Damião Carneiro): 60.0 mm
Muxuré Velho: 50.0 mm
Distrito de Lacerda (Quixeramobim): 60.0 mm
Algodões (Distrito de Damião Carneiro): 20.0 mm
Tigre (Distrito de Damião Carneiro): 77.0 mm
Lagoa de São Miguel (Distrito de Damião Carneiro): 15.0 mm
Assentamento Nova Canaã (Quixeramobim): 23.0 mm
São Miguel (Quixeramobim): 15.0 mm
Conforme dados da FUNCEME, a previsão para os próximos dias em Quixeramobim é de mais chuva. Nesta terça-feira, 19, o acumulado deve girar em torno de 34.5 milímetros.

Região
Carnaubinha (Milhã): 21.0 mm
Distrito de Cajazeiras (Madalena): 48.0 mm
Fazenda Várzea Alegre (Madalena): 40.0 mm
Carnaubinha dos Vidal (Madalena): 100.0 mm
Senador Pompeu: 15.0 mm
Açude Pedras Brancas (Quixadá): 13.2 mm
Açude Tigre (Solonópole): 13.0 mm
Ibaretama: 10.0 mm
Fazenda Niteroi (Ibaretama): 9.6 mm
Boa Viagem: 4.0 mm

10 maiores chuvas por municípios no dia:
Paracuru (Posto: Paracuru) : 122.0 mm
Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) : 110.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 104.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 89.0 mm
Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 82.0 mm
São João Do Jaguaribe (Posto: São João Do Jaguaribe) : 75.0 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 75.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 74.0 mm
Mucambo (Posto: Mucambo) : 70.0 mm
Crateús (Posto: Ibiapaba) : 68.5 mm

Matéria sujeita a atualização.