quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RIO QUIXERAMOBIM > Aguapés dão sinal de alerta ambiental


Quixeramobim > A poluição do rio Quixeramobim é um dos destaquespés, como é conhecida popularmente essa espécie vegetal aquática que invadiu o espelho d’água num trecho do afluente nesta cidade do Sertão Central alertam para o grave problema de poluição ambiental. Uma demonstração clara da transformação dos nossos rios em esgotos a céu aberto. Veja a reportagem aqui > Pesquisa aponta nível de poluição em rios do Interior do Estado.

Funceme prevê chuvas abaixo da média no Ceará até abril Instituição emitiu nesta terça-feira (21), o prognóstico oficial para a quadra chuvosa no Estado



 A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará em 2014 é de 40%. A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril foi anunciada nesta terça-feira (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Com a previsão, o órgão faz um alerta para a possibilidade de aseca ser prolongada em 2014.Para chegar à previsão, a Funceme usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso.
De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, revela a tendência de chuva nas regiões do Estado e ressalta que “o detalhamento do prognóstico mostra uma tendência de chuva abaixo da média na região centro-sul do Estado e em torno da média no Noroeste do Ceará”. Eduardo também  faz um alerta, pois mesmo que haja chuva em torno da média não é garantido que os reservatórios sejam abastecidos.

Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.
A atualização deste prognóstico será feita na próxima reunião climática que será promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte  (Emparn) na segunda quinzena de fevereiro.

Estado se prepara para a seca

Diante da previsão de chuva abaixo da média no Estado, a Funceme enviou, ainda em dezembro de 2013, um relatório para o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará. Desde então, órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e aDefesa Civil desenvolvem ações no combate a estiagem.

O secretário Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário) afirma que o governo está dando continuidade a todas as ações de combate a seca e estas serão ampliadas para minimizar os efeitos da estiagem. O secretário também garante que as perfurações de poços continuarão e programas como o Água para Todos e o São José III serão ampliados.

Fonte: Diário do Nordeste