domingo, 1 de abril de 2012

Em visita a Madalena, deputado André Figueiredo afirma que irá denunciar buraqueira na BR 020

O deputado federal André Figueiredo (PDT), esteve na última sexta-feira 30, no município de Madalena, prestigiando a solenidade de entrega de certificados aos jovens que participaram do programa Primeiro Passo, projeto implantado pelo governo do estado em parceria com o município.

Na oportunidade, o deputado André Figueiredo, que estava na companhia do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, externou sua indignação com a situação na qual se encontra a BR 020, no trecho Fortaleza/Madalena.


De acordo com o deputado, não justifica a buraqueira existente atualmente no trecho, tendo em vista que a pouco tempo atrás a via passou por uma recuperação, André afirmou que ao retornar a Brasília irá fazer  pronunciamento denunciando a situação, e a péssima qualidade das obras que foram realizadas pela empresa responsável.
                                       FOTO  VALMIR

Fortaleza vence Icasa em jogo difícil no PV

Tricolor de Aço agora se prepara para mais um difícil compromisso pelo Estadual.
A equipe do Fortaleza encontrou dificuldades, mas venceu o Icasa neste domingo por 2 a 0. Apesar do domínio territorial, a formação leonina desperdiçou várias chances de gol ao longo do jogo, o que tornou a partida dramática na reta final. Geraldo abriu o placar aos 40 do primeiro tempo, e Jailson fechou o marcador ao apagar das luzes, com um belo gol aos 46 da etapa final. O destaque negativo da partida ficou por conta da arbitragem infeliz de Joaquim Webesther, o que terminou gerando muitas reclamações da equipe tricolor.

Tricolor de Aço agora se prepara para mais um difícil compromisso pelo Estadual, na próxima quarta feira (04), no PV, contra o Tiradentes, quando o técnico Nedo Xavier mais uma vez terá que mudar a equipe, já que Ciro Sena e Esley completaram a série de três cartões amarelos e desfalcam o Leão nesse confronto.


Mais detalhes em instantes...
                                             FOTO  VALMIR

Ceará vence o Itapipoca por 3 x 0 e segue na ponta da tabela

Com a vitória, o Ceará chegou aos 45 pontos na tabela do Estadual 2012.
O Ceará entrou em campo para enfrentar a equipe do Itapipoca, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Cearense 2012, e venceu. Mostrando um bom futebol, o time de Porangabuçu venceu a equipe mandante por 3 x 0.

O primeiro tempo começou com o Ceará balançando as redes. Logo aos dois minutos Felipe Azevedo cruzou pelo lado esquerdo e Heleno apareceu livre para finalizar. A bola ainda desviou na zaga antes de entrar e o volante alvinegro fez o seu primeiro gol na temporada.

Na sequência, Victor chutou de fora da área, mas a bola bateu no travessão e ficou nas mãos de Fernando Henrique. Com o 1 x 0 no placar, o Vozão ficou mais tranquilo em campo e Felipe Azevedo tentou ampliar em chute de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 32 minutos, Felipe Azevedo recebeu no lado direito, limpou a marcação e cruzou para Mota. O camisa 9 do Vovô cabeceou para o fundo do gol e fez 2 x 0.  Aos 41 minutos, Felipe Azevedo balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Seis minutos depois, Mota recebeu de Paulo Sérgio, limpou a marcação do goleiro Eufrásio e chutou, mas a zaga do Itapipoca tirou em cima da linha, fechando o placar da etapa inicial.

No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto, com os dois times chegando bem ao ataque. Aos dois minutos, Eusébio ajeitou para Mota, que chutou forte e viu o goleiro Eufrásio fazer boa defesa. Na sequência, Raiff arriscou, mas Fernando Henrique defendeu.

Aos nove minutos, Juca, que entrou na vaga de Everton, mandou para o gol, mas a arbitragem anulou, assinalando impedimento. Aos 15 minutos, Felipe Azevedo fez grande jogada individual, mas antes de finalizar, o goleiro Eufrásio se antecipou e defendeu. Dois minutos depois, o jogador alvinegro deu lugar ao atacante Romário.

Aos 27 minutos, Romário teve boa chance de marcar. O atacante alvinegro recebeu de Paulo Sérgio, driblou o marcador e chutou forte, mas a zaga afastou o perigo. Três minutos depois, Chapadinha finalizou de dentro da área, mas esbarrou na grande defesa de Fernando Henrique.

Aos 38 minutos, Reina deu lindo passe para Romário. O camisa 18 do Vovô driblou o goleiro, que fez a penalidade e foi expulso. Na cobrança do pênalti, Romário bateu com força no canto direito e fez 3 x 0, fechando o placar do jogo.

Com a vitória, o Ceará chegou aos 45 pontos na tabela do Estadual 2012 e se mantém na liderança. Agora, o Vovô se prepara para o duelo diante do Crateús, que vai acontecer na próxima quinta-feira, 05/04, no estádio Presidente Vargas (PV).

Assessoria de Imprensa  / Foto: Kid Júnior/Agência Diário
                                                   FOTO  VALMIR

Espirro maligno: Guarnição frustra fuga de preso na cadeia de Quixadá

O preso ficou inconformado com a sua tosse e ainda pediu remédio aos agentes.
Um preso quase que ganha “liberdade” na base da fuga neste fim de semana na Cadeia Pública da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. Foi frustrada a fuga do detento F. T. O. S., que responde por tráfico de drogas, o mesmo após o recolhimento dos detentos de sua ala, feita por um Agente Penitenciário, se escondeu dentro de uma cisterna, localizada no pátio interno, o elemento sabia que o local daria a acesso ao muro, o Cabo Menezes que estava de sentinela em uma das guaritas do presídio percebeu a esperteza do sujeito, momento que o detento começou a espirar ao sentir a temperatura do reservatório d’água, ao ouvir o barulho o policial pediu apoio ao restante da Guarnição, quando constataram a presença do detento.
O traficante foi retirado e conduzido a sua cela, o fato foi comunicada as autoridades competentes.
A Cadeia Pública de Quixadá encontra-se com cerca de 160 presos, sendo que a sua capacidade máxima seria apenas para menos de 100, o que compromete com a estrutura de segurança.
Maiores InformaçõesCadeia Pública do Município de Quixadá
Rua Rui Maia – Centro
Contatos: (88) 3412-5786
             FOTO  VALMIR

"A LEI SECA ACABOU, ESTÁ SEPULTADA"



Abaixo, o respeitável Operador do Direito, esmiuça o porquê desse entendimento, dessa conclusão:

"Essa decisão do Superior Tribunal de Justiça de que somente o bafômetro e o exame de sangue podem atestar a embriaguez do motorista significa o sepultamento da lei seca. Como a legislação já fala que eu não preciso fazer bafômetro ou exame de sangue contra a minha vontade, e apenas isso pode atestar minha embriaguez, acabou a lei seca. A decisão é gravíssima, pois todos poderão recorrer, e fatalmente vão ganhar na Justiça. Quem tiver o mínimo de informação vai saber que não precisa fazer bafômetro e, assim, a lei seca vai acabar na prática.


A decisão do STJ era esperada, era a decisão mais justa do ponto de vista de legalidade. A culpa reside totalmente na má redação da lei, que só considera o tipo penal de acordo com a quantidade de álcool no sangue. Assim, a única forma de se punir alguém por beber e dirigir é fazendo o bafômetro ou o exame de sangue. A grande falha da lei é ter determinado a concentração de álcool por litro de sangue. Se não tivesse escrito esse 0,6 grama por litro, não teríamos esse problema.


O que é preciso agora é mudar a lei, estamos colhendo assinaturas para isso. Temos 300 mil assinaturas, falta 1 milhão de assinaturas para poder levar o projeto ao Congresso. Não é deixar que o policial tenha o poder de fazer um exame que ateste a embriaguez do motorista - ele obviamente não tem formação para isso. Mas os médicos do Instituto Médico-Legal poderiam, sim, fazer isso, sem a necessidade do bafômetro. Essa lei precisa ser mudada e logo".


Há alguns dias, instado que fui a me posicionar a respeito do tema, proferi opinião no Jornal O POVO (veja aqui e compare).


Fica a minha reflexão:
NO BRASIL, A LEI SECA ESTÁ SEPULTADA, A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO MAIS PRESENTE DO QUE NUNCA E OS ASSASSINOS DO VOLANTE SEGUEM IMPUNES...
                              FOTO  VALMIR

Fabrico de Medicamentos falsos não dá prisão




Qualquer pessoa pode fabricar medicamentos falsos em Portugal, sem que por isso vá presa, a menos que se prove que o consumo desse fármaco teve consequências graves para a saúde, e isso é difícil, reconhece o Infarmed.

Se um comprimido, em vez de ter aspirina, tiver cianeto, é um problema e um risco enorme, mas não é suficiente dizer que pode matar, para criminalizar o fabricante. É necessário haver uma consequência para a saúde e conseguir provar a causa/efeito”, exemplificou o vice-presidente do Infarmed, para ilustrar a dificuldade em penalizar os falsificadores de medicamentos.

Em entrevista à Agência Lusa, Hélder Mota Filipe afirmou que a legislação portuguesa, à semelhança da de outros países, dificulta a criminalização de quem faz contrafacção de medicamentos, um negócio muito mais rentável do que o tráfico de droga.

“É muito difícil provar esse risco, a não ser que morra alguém ou que fique altamente debilitado, e mesmo assim é preciso provar que não há inequivocamente dúvida nenhuma de que aquela situação resulta só e apenas da utilização do medicamento. Tudo o resto é difícil de criminalizar”, afirmou.

Esta é uma situação que a autoridade do medicamento prevê que mude dentro de dois ou três anos, para quando está prevista a alteração da lei que irá permitir a criminalização da falsificação de medicamentos, que hoje em dia está apenas na esfera da violação da propriedade intelectual.

Portugal assinou em Outubro do ano passado, com outros 12 Estados Membros, uma convenção que criminaliza todos os actos ligados à contrafacção.

“Agora entramos no processo legal de transposição, mas foi um passo importante de que nos orgulhamos bastante, de Portugal ter sido um dos primeiros subscritores da convenção”, afirmou.

Com a nova lei, todos os intervenientes no processo passam a ser criminalizados, desde o falsificador, ao fabricante das embalagens. Fica de fora o consumidor, a menos que se prove que é um interessado no próprio negócio.

Hélder Mota Filipe reconhece, no entanto, que é “difícil chegar aos contrafactores”, se não houver colaboração houver entre as autoridades. E sublinha a importância da parceria entre a polícia, as alfândegas e a autoridade dos medicamentos, que têm conseguido “casos paradigmáticos” de desmantelamento de redes complexas.

“É importante haver uma rede de autoridades montada, porque os contrafactores têm mecanismos de tentar ultrapassar os aspectos legais. O medicamento segue por um conjunto de países, pelo mundo todo, para lavagem da imagem. O dinheiro passa por outro mecanismo diferente. É difícil identificar estas vias”, afirmou.

Quanto à localização das fábricas de contrafacção de medicamentos, “não há países sem risco”, pois qualquer sítio pode ter a sua fábrica.
No entanto, são os países menos regulados do ponto de vista do medicamento, da justiça ou das alfândegas os mais facilmente utilizados para fabrico destes produtos.

“Uma pessoa pode sentir segurança porque um produto veio de Inglaterra, mas esta é só a localização final. Provavelmente passou por outros países e chegou a Inglaterra para dar mais seriedade”, explicou, adiantando que a experiência mostra que a maior parte dos medicamentos falsificados tem origem no Extremo Oriente, muitos deles na China.

Estas fábricas são locais que não garantem boas práticas de fabrico. Nenhum contrafactor gasta milhões de euros para fazer contrafacção, porque é uma prática ilegal e que tem que de ser lucrativa, explicou, sublinhando que “as condições são sempre as piores possíveis, desde que consigam um produto final com um aspecto convincente”.

“Uma imagem que tenho [de uma dessas fábricas] é uma daquelas máquinas à manivela de fazer cimento, que servia de misturadora para dar a cor aos comprimidos. Punham-se comprimidos contrafeitos lá dentro com o corante e dava-se à manivela”, contou.

Diário Digital/Lusa
                                   FOTO   VALMIR

UECE abre inscrição para o Vestibular de 2012.2

Ao todo estão sendo ofertadas 1.558 vagas, sendo 1.158 para os cursos da Capital e 400 para o Interior.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através da Comissão Executiva  do Vestibular (CEV), informa que as inscrições para o segundo  vestibular de 2012  serão realizadas no período de 29/03 a  13/04/2012, exclusivamente pela internet, tanto para os cursos de  Fortaleza, quanto para os cursos das Faculdades da Uece no Interior. Ao todo estão sendo ofertadas 1.558 vagas, sendo 1.158 para os cursos da Capital e 400 vagas para as unidades no Interior do Estado.
Segundo o presidente da CEV, Luiz Eduardo Farias Bezerra, a inscrição via internet será para todos os candidatos pagantes ou isentos. Veja na página eletrônica da UECE o Edital, na íntegra, contendo todas as informações. A primeira fase do certame acontecerá no dia 03/06, no horário das 9 horas às 13 horas, com uma prova de conhecimentos gerais, de  múltipla escolha, e a segunda fase será nos dias 24/06 e 25/06, com  provas específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.
Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o curso e a  língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha. A taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 poderá ser paga nas diversas agências bancárias, através de boleto bancário emitido via Internet  até o dia 13 de abril. O boleto bancário gerado no dia 13 de abril terá vencimento no dia 16 de abril de 2012, último dia que o candidato  poderá pagá-lo. A ficha de inscrição dever ser preenchida através da  Internet. Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento dos campos da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário.
A situação de inscrição do candidato (deferida/confirmada /ou  indeferida/ não confirmada) será disponibilizada no dia 04/05 no endereço eletrônico (www.uece.br/cev). O vestibular de 2012.2 se realizará no dia 03 de junho, domingo, das 9 horas às 13 horas, com uma prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática,  Física, Química e Biologia.  A segunda fase acontecerá nos dias 24/06  e 25/06/, domingo e segunda-feira, respectivamente, com a realização de quatro provas: uma de Redação e três Específicas.
Mais informações:
Página eletrônica da Uece: (www.uece.br/cev) ou pelos telefones 3101.9710 ou 3101.9711.
Assessoria de Imprensa da Uece.
                                                 FOTO  VALMIR

Alternativos: Motoristas se reúnem amanhã em Ibaretama

Organizador reiterou o ensejo dos motoristas de Ibaretama em trabalharem dentro da lei.
Os motoristas de automóveis utilizados na prestação de serviço de transporte de passageiros de Ibaretama pretendem se reunir neste domingo, 1º de abril, no Centro Cultural da cidade, para discutirem a formação da Associação da categoria, mais conhecida como alternativos. José Batista está disposto a assumir a representação da classe. Ele explicou que João Queiroz, citado na reportagem do Diário do Nordeste, não pode responder pelo grupo em razão de ser comerciante e não atuar neste tipo de atividade.
Batista reiterou o ensejo dos motoristas de Ibaretama em trabalharem dentro da lei. Por esse motivo, na próxima semana, estarão levando à Assembléia Legislativa, uma lista de propostas para regularização da atividade, como já foi publicado anteriormente. Ele aproveita a oportunidade para convidar os motoristas das cidades vizinhas, dentre elas Quixadá, Ocara, Choro e Ibicuitinga, para participarem do encontro. Os interessados poderão colher mais informações através dos fones > (88) 9405.7650 ou (88) 9740 6964.
Com informações do Blog Diário Sertão Central  / Alex Pimentel.
                                     FOTO  VALMIR

Ronda do Quarteirão de Quixadá/Quixeramobim tem novo Comadante

A população estava elogiando bastante o belo trabalho desempenhado pelo capitão Cavalcante.
Assumiu o Comando do XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá/Quixeramobim (Ronda do Quarteirão), o Capitão Antônio George Vidal, em substituição ao grande comandante Adriano Costa Cavalcante. A mudança foi publicada no Boletim Interno do Comando Geral da PMCE.
“Iremos interagir com a comunidade e ampliar nossa rede de ações comunitárias no intuito de solucionar os problemas vivenciados pela a população nas duas maiores cidades do Sertão Central. A meta do Ronda do Quarteirão é a busca de um serviço de excelência, para o bem estar social da população cearense. Assumo o compromisso, juntamente com os policiais do Ronda do Quarteirão, de contribuirmos na redução de ocorrências policiais na área do XVII NPC/Quixadá/Quixeramobim”, disse o novo Supervisor do Ronda do Quarteirão de Quixadá/Quixeramobim.
O capitão Antônio George Vidal ingressou na PMCE em 1994, Bacharel em Segurança Pública e Especializado em Administração Pública pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO). Participou do Curso de Formação de Oficiais, pela Academia de Policiai Militar; Curso Superior de Comando, pelo Corpo de Bombeiros do Ceará; Curso de Conselho Comunitário de Defesa Social, pela PMCE.
Já atuou como Relações Públicas da 6ª/5ºBPM em Fortaleza, Comandante do PPMM de Quixeramobim por duas oportunidades, Subcomandante da 2ª CIA/1º BPM em Quixadá, Comandante do Vale do Acaraú, Comandante do PPM de Morada Nova e Supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário de Canindé (Ronda do Quarteirão).
Recebeu o Título de Cidadão de Quixeramobim, pelos relevantes serviços ao município, Título de Amigo das cidades de Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Cruz e Paramoti e o Título de Honra ao Mérito de Filho da Terra do município de Morrinhos.
O ex-comandante Adriano Costa Cavalcante estava fazendo um elogiado trabalho a frente da corporação, principalmente no tocante aos programas voltados para o combate a drogadição na região.
Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão de Quixadá.

                                                       FOTO   VALMIR

Jovens da Igreja Adventista do 7° Dia de Quixadá doam sangue e aumenta estoque

Jovens fazem parte também do Clube de Desbravadores Terra dos Monólitos.
Promovido anualmente pela Igreja Adventista do 7º Dia, O Projeto “Vida Por Vidas” conta mais de 300 mil doadores na América do Sul. A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas do Sétimo Dia, em 2005, nasceu o Projeto com a proposta de contribuir com os Hemocentros, através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa. Este teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto, o Projeto atraiu a atenção da mídia em diversas regiões por onde ocorreram às doações, inclusive pelo fato de os bancos de sangue terem atingido seus limites de estoque.
Tudo isso contribuiu para que o Projeto fosse conhecido e reconhecido, através da capacidade de mobilização. Desde então, a iniciativa acontece anualmente. É um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém, e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só pra você.
Os doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até quatro pacientes diferentes.
Os Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Quixadá juntamente com o Clube de Desbravadores Terra dos Monólitos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Bairro da Rodoviária, promoveram neste sábado,31, o Projeto no Hemocentro de Quixadá onde foi colhida mais de 40 Bolsas de Sangue.
                                                      FOTO  VALMIR

PSD realiza encontro regional de ‘olho’ nas eleições municipais em Quixadá

Partido terá vários candidatos a prefeito nas cidades da região do Sertão Central.
Mais um final de semana agitado na área politica, Quixadá recebe a caravana do PSD, o mais novo partido que nasceu grande no Ceará, com 40 prefeitos, centenas de vereadores, segunda bancada estadual, a terceira maior bancada Federal do Brasil e tem um número de pré-candidatos que deverá aumentar substancialmente esta representatividade nos municípios.
Com uma presença maciça de correligionários, militantes, simpatizantes e aliados nas dependências do Balneário Cedro Club foi realizado o encontro do PSD de Quixadá, vários deputados estaduais, secretários de estado, deputado federal, prefeitos, vereadores, juntos com o presidente do partido na terra dos monólitos o jovem médico cardiologista Ricardo Silveira.
O presidente estadual do Partido, Almicir Pinto lembra de grandes nomes da politica quixadaenses entre eles os ex-prefeitos Mesquita e o Everardo Silveira que passou o legado ao filho primeiramente de médico e agora político, salienta que o partido é pautado em cima da honestidade, frisa, “poderíamos esta com muito mais prefeitos e vereadores, mas escolhemos os melhores”. Deputado Federal Domingos Neto reafirma o compromisso com o povo quixadaense que o elegeu, defendera emendas parlamentares para beneficiar seus eleitores e o apoio ao candidato da base aliada para prefeito local, sentaremos e ouviremos as reivindicações, o nome de Ricardo seria muito bom para Quixadá, afirmou Neto.
Ricardo Silveira em seu discurso agradece a presença de Prefeitos da Região, Vereadores, do Deputado Cirilo Pimenta, do Projeto Unidos Por Quixadá, de partidos aliados e simpatizantes a sua pré-candidatura, seu pai presente ao evento recebeu o agradecimento do filho que hoje é um grande médico como o pai e espera ser na política o mesmo, usando de honestidade realizando sempre o bem do Povo de Quixadá. “Com a esperança da promessa de funcionamento do Hospital do Coração, espero que seja a redenção do município e toda região nos casos cardíacos de emergências, podendo assim diminuir sensivelmente a mortalidade cardíaca”. Afirma emocionado Dr. Ricardo Silveira, o médico do coração.
Presentes, os Prefeitos: Dé de Choró, Antônio Sales de Banabuiú, Deca de Ibicuitinga, William de Mombaça; os Deputados Estaduais: Osmar Baquit, Cirilo Pimenta; Federal Domingos Neto, Secretario de Planejamento Eduardo Diogo, Cristiano Goes da SDA, Vereadores de diversas cidades da região, Delegado do Sindicato dos Radialistas do Sertão Central Wanderley Barbosa entre outros presentes a grande festa da democracia.
Para fechar o encontro Social Democrático um grande show de Forró com a Banda Junior e Forro do Gordinho de Ocara, uma banda de dois anos existência onde faz um verdadeiro sucesso por onde passa.

Confira a cobertura por Chico Javali:
                         FOTO    VALMIR

Polícia de MG apresenta suspeito de participar de furto ao Banco Central

Crime em 2005, no Ceará, é considerado maior furto da história do Brasil.
Rubens Ramalho está preso na Penitenciária Nelson Hungria, na Grande BH.

Do G1 MG
1 comentário
Rubens Ramalho de Araújo chegou a BH nesta quinta-feira (29) (Foto: Reprodução/TV Globo)Rubens Ramalho de Araújo chegou a BH nesta
quinta-feira (29) (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Polícia Civil de Minas Gerais apresentou, nesta sexta-feira (30), um homem suspeito de participar do furto ao Banco Central, ocorrido no Ceará em 2005. O crime é considerado o maior furto do país. Rubens Ramalho de Araújo, natural da Paraíba e conhecido como Rubão, está preso na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o delegado Islande Batista, Rubão foi preso nesta quarta-feira (28) na casa dele em Tocantins, sem apresentar resistência. O suspeito foi encontrado pela Polícia Civil de Minas Gerais após cerca de dois anos de investigações, que se inciaram em Uberaba, no Triângulo Mineiro, depois de uma ação chefiada por ele na cidade. Ainda segundo o delegado, contra Rubens Ramalho de Araújo, há 19 mandados de prisão em cinco estados: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba e Tocantins.

Atuação
Além da suspeita de participação no assalto ao Banco Central, Rubão é apontado como chefe de uma quadrilha de assaltos a banco, da qual participariam cerca de 15 pessoas. De acordo com Batista, o grupo faz parte de um movimento criminoso conhecido como “novo cangaço”. Ainda segundo o delegado, a quadrilha chefiada por Rubens Ramalho de Araújo agia principalmente em municípios pequenos do Nordeste. “Eles sitiavam a cidade, rendiam a polícia e assaltavam os bancos”, afirma Islande Batista.

De acordo com a polícia, o suspeito já teria fugido da cadeia ao menos quatro vezes. Segundo o delegado, a polícia tem conhecimento de fugas em Feira de Santana (BA), Arco Verde (GO) e Teresina e Pombal (PI).

Islande Batista informou que, a partir da prisão de Rubão, será dada continuidade às investigações e pretende-se chegar a outros integrantes da quadrilha chefiada pelo suspeito.

Banco Central
De acordo com o delegado, Rubens Ramalho de Araújo teria embolsado R$ 5 milhões no furto ao Banco Central, quantia, segundo Batista, inferior à recebida por outros participantes do crime. O delegado informou que Rubão teria se recusado a passar pelo túnel cavado pelos criminosos e, por isso, teria ganhado uma fração menor do dinheiro partilhado pelos assaltantes.

O maior furto do Brasil ocorreu entre os dias 6 e 7 de agosto de 2005, na sede do Banco Central, no Centro de Fortaleza. Os ladrões alugaram uma casa a 78 metros do banco e chegaram ao cofre por meio de um túnel com cerca de 4 metros.
Dos R$ 164 milhões furtados, foram recuperados cerca de R$ 50 milhões, sendo R$ 30 milhões em bens. A primeira parte do montante foi recuperada 50 dias após o crime, na casa onde morava um dos suspeitos. Ainda em 2005, R$ 418 mil foram encontrados em outra casa em Natal.
A investigação culminou na prisão de mais de 120 pessoas, das quais 37 tiveram envolvimento direto com o crime. Foi preso também o ex-prefeito de Boa Viagem Antonio Argeu, acusado de financiar R$ 100 mil para a execução do furto.
Neste mês, a polícia prendeu um dos condenados de participar do furto ao Banco Central na Via Dutra, perto de Santa Isabel, na Grande São Paulo. De acordo com a polícia, no crime, o homem tinha a função de conduzir as escavações do túnel que levava ao cofre do banco.


                                                          FOTO   VALMIR
Quixeramobim ruas estão ficando ; estreita para trânsito motocicleta


                      FOTO  VALMIR

SILÊNCIO!!!


IMAGEM: Internet
''O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais'' ( Guimarães Rosa)
Eu sou do tempo do silêncio. Tem gente que gosta de barulho e adora a multidão, isso eu respeito, mas sou definitivamente um cara do tempo do silêncio e da tranquilidade (Será que existiu realmente esse tempo?). Dizem que a paz é silenciosa, e convenhamos que de barulhenta já basta a minha cabeça.
Só que o silêncio é mercadoria em falta no mercado, acho que ele anda doente, no mínimo está como os animais e as plantas da Amazônia, num verdadeiro estado de extinção (mas, não tenho certeza disso). Ou pior, quem sabe... Será que o silencio morreu?

Pois bem, onde se encontra o silêncio, você pode me dizer?
O silêncio, a primeira coisa que existiu, já não existe mais?
Durante o dia (e também à noite) no trânsito e nas ruas, as buzinas ecoam, os carros de som esbravejam, os celulares chineses (ou americanos?) tocam feito despertadores a toda hora e por todos os lados. 

Em casa a televisão e o rádio matraqueiam o cotidiano atroz, um liquidificador emite ruídos, uma criança chora. O silêncio não se desmancha. Escafudeu-se. O barulho não me deixa em paz. Então eu explodo:

- Calem-se, calem-se vocês me deixam louco! É um grito que pede silêncio (meio contraditório isso).

Concluo que hoje todo mundo é barulhento e brada com a voz tão amplificada que chateia até quem mora em outra vizinhança, só pra citar o Chico Buarque “o silêncio tá doente do vizinho reclamar” (e como ele reclama!), e não é só o vizinho não, todo mundo grita reclamando alguma coisa (notem que eu estou reclamando pela falta de silêncio), todo mundo grita querendo vender alguma coisa, só não se vende o dito silêncio, eu compraria. Ora bolas, e quem não compraria? O sujeito que primeiro descobrir a fórmula mágica de produzir o silêncio e começar a vendê-lo, será o homem mais rico do universo (Bye, Bey Bill Gates).

Só queria um pouco de silêncio...
Pipipipipipippi... 

Dou-me conta que isso só será possível em uma área completamente isolada do mundo, pois percebo que até as imagens são barulhentas atualmente, elas são luminosas, extravagantes. Será que existe um lugar onde o silêncio seja o único barulho capaz de penetrar o pensamento?Talvez na Lua? Desisto...Fim de crônica.

...Um minuto, por favor...
Definitivamente o silêncio morreu.

FERNANDO IVO

 
Bruno Paulino é Graduando em letras pela Feclesc/UECE. Cordenador do Projeto Papo Cultural promovido pela ONG IPHANAQ e autor do livro "Lá nas Marinheiras e outras crônicas". Escreve aos domingos como colaborador no Blog osertaoenoticia.com na categoria O SERTÃOEM PROSA.

                                              FOTO  VALMIR

SENADOR POMPEU > Bandidos roubam motocicleta e fogem de canoa


Senador Pompeu > Dois assaltantes, um deles armado com um revólver, utilizaram uma canoa para roubar uma motocicleta, de marca Honda, modelo NXR 150 Bros Mix ES, ano 2010, de cor preta, placa NVF 8145. O assalto aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30, na estrada do Sítio Patu, na zona rural de Senador Pompeu. Tão logo foram acionadas pela vítima equipes da Polícia Militar seguiram para o local.
Entretanto, os policiais não imaginavam que após roubarem a motocicleta os criminosos empreenderiam fuga atravessando o Açude Patu numa embarcação aquática, uma canoa. Eles utilizaram outra motocicleta, uma Honda Bros vermelha, sem placa, para praticar o roubo. Quando a viatura e o moto-patrulhamento conseguiram chegar do outro lado do açude, pela estrada, os assaltantes já haviam desaparecido. Continuam sendo procurados pelas equipes da PM.
* Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/

HOSPITAL do CORAÇÃO > Secretário estadual promete agilizar credenciamento do centro cardiológico do Sertão Central


Quixadá > Após conhecer a estrutura do primeiro complexo hospitalar voltado à assistência cardiológica, na manhã desta sexta-feira, 30, o secretário de Saúde do Estado, além de impressionado com a estrutura montada no Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ), ficou sensibilizado com a necessidade de urgência do funcionamento do Hospital do Coração e prometeu empenho para liberação da assistência através do Sistema Único de Saúde (SUS), o mais rápido possível, mas não definiu data específica. Ele estava acompanhado da coordenadora da Célula Regional de Saúde (Ceres), Benedita de Oliveira.
Além de reconhecer o importante auxílio médico, onde mais vidas poderão ser salvas em razão do pronto atendimento, Arruda Bastos ainda destacou que o funcionamento do centro médico vai desafogar o Instituto do Coração, em Messejana. Por esses motivos o idealizador do Hospital do Coração, médico Ricardo Silveira, juntamente com os cardiologistas Adriano Melo e Nogueira Paes, pretende iniciar os atendimentos agora no mês de abril. Contam com o apoio da direção do HMJMJ, Marciano Sousa e Irmã Ana Maria e também de dom  Ângelo Pignoli e do bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin.

ALTERNATIVOS > Motoristas se reúnem amanhã em Ibaretama

Publicado em 31/03/2012 - 7:00 por | Comentar
Categorias: Transito
Ibaretama > Os motoristas de automóveis utilizados na prestação de serviço de transporte de passageiros de Ibaretama pretendem se reunir neste domingo, 1º de abril, no Centro Cultural da cidade, para discutirem a formação da Associação da categoria, mais conhecida como alternativos. José Batista está disposto a assumir a representação da classe. Ele explicou que João Queiroz, citado na reportagem do Diário do Nordeste, não pode responder pelo grupo em razão de ser comerciante e não atuar neste tipo de atividade.
Batista reiterou o ensejo dos motoristas de Ibaretama em trabalharem dentro da lei. Por esse motivo, na próxima semana, estarão levando à Assembléia Legislativa, uma lista de propostas para regularização da atividade, como já foi publicado anteriormente. Ele aproveita a oportunidade para convidar os motoristas das cidades vizinhas, dentre elas Quixadá, Ocara, Choro e Ibicuitinga, para participarem do encontro. Os interessados poderão colher mais informações através dos fones > (88) 9405.7650 ou (88) 9740 6964.

SUPERAÇÃO > Católica de Quixadá promove ações sociais e maratona de futsal


Quixadá > A Faculdade Católica Rainha do Sertão promove neste sábado, 31, mais uma SuperAção, uma série de serviços gratuitos à população carente, com verificação de glicemia, higienização de pele, orientação vocacional, orientação jurídica e outros serviços. O atendimento ao público começa às 17 horas no novo estacionamento da Católica de Quixadá, na Avenida Plácido Castelo, ao lado do Hemoce.
Uma hora antes, haverá o pontapé inicial para a maior maratona esportiva do Sertão Central, a copa 24 Horas de Futsal, promovida pela Faculdade Católica. A competição começa às 16 horas deste sábado e segue até às 16 horas do domingo. Torcedores e amantes do futsal poderão assistir 31 partidas ininterruptas entre equipes de Banabuiú, Choró, Ibaretama,  Itapiúna, Quixeramobim e de Quixadá.
Tags

PEDRA BRANCA > Polícia procura namorado de mulher assassinada


Pedra Branca > Equipes das polícias Civil e Militar de Pedra Branca, na região Centro do Estado, estão à procura do homem identificado pelo nome de Antônio Ulisses. Ele é apontado como suspeito do homicídio da agricultora Antonia Vieira da Silva Martins, 44 anos. Ele foi assassinada a facadas, no pescoço, tórax e braços. O corpo dela já apresentava rigidez quando foi encontrado no início da manhã da última quarta-feira, dia 28. Segundo relatório do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), com sede em Quixadá, Antonio Ulisses era namorado da vítima. Ele foi a ultima pessoa vista, na noite anterior, na companhia da vítima, encontrada morta em sua casa, na localidade de Sítio Mocó, zona rural  de Pedra Branca.

MEIO AMBIENTE > Madalena implanta Conselho Municipal

Madalena > O mais recente município do Centro do Estado a implantar seu Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) é Madalena. A posse dos primeiros membros ocorreu na Casa dos Conselheiros. O engenheiro agrônomo Carlos Flaubert Patrício de Almeida foi eleito o presidente do Condema de Madalena. Na posse, o prefeito Wilson de Pinho enfatizou a importância do Conselho para o desenvolvimento de políticas publicas voltada para o meio ambiente. A iniciativa demonstra a preocupação da terra de Nossa Senhora da Conceição com a necessidade de preservação dos recursos naturais do município e a conscientização ambiental.


HOSPITAL do CORAÇÃO > Visita de secretário de Saúde aguardada com expectativa

Quixadá > O sonho do médico cardiologista Ricardo Silveira está mais próximo de se transformar em realidade. O Hospital do Coração, novo complexo de assistência à saúde do Hospital Maternidade Jesus Maria José, idealizado por ele e criado com o apoio dos cardiologistas Adriano Melo e Nogueira Paes, aguarda apenas o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para iniciar o atendimento à população carente do Sertão Central do Ceará.
Ricardo Silveira e sua equipe, juntamente com a direção do Hospital Maternidade aguardam com expectativa a visita do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, nesta manhã, dia 30, ao Hospital do Coração. Pretendem sensibilizar o representante do Governo para a importância do funcionamento do centro de cardiologia. Veja a reportagem na edição desta sexta-feira, 30, no caderno Regional do Diário do Nordeste ou aqui > Quixadá luta pelo Hospital do Coração.

CIDADE UNIVERSITÁRIA > Vereador anuncia mais uma faculdade em Quixadá


Quixadá > O vereador Welinton Xavier, mais conhecido por Ci, anunciou na manhã desta quinta-feira, 29, na sessão ordinária da Câmara Municipal, a chegada de mais um centro de formação universitária em Quixadá. Ci surpreendeu o público ao divulgar o novo projeto do bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin. Ele está planejando a nova obra juntamente com o empresário José Nilson Ferreira. O novo empreendimento deverá ser anunciado oficialmente em breve. A outra novidade é o retorno da luta pela implantação do curso de medicina na Faculdade Católica Ranha do Sertão. O vereador deu a entender que o bispo benfeitor e a direção da Católica de Quixadá iniciaram diálogo pela concretização do sonho de Dom Adélio.
Diário Sertão Central > (88) 9970 5161 / (88) 8865 6118 ou diariosertaocentral@gmail.com

MORTE na CE-265 > Motorista não tem habilitação

Quixadá > O agricultor José Nes da Silva, 42 anos, alegou para a Polícia que a morte do estudante José Leonardo de Oliveira, 14 anos, foi provocada pelo estouro de um pneu traseiro da camioneta D10 de placas HWE 1960. Quem guiava o veículo era ele. Confessou não ter habilitação para dirigir.  O acidente ocorreu por volta das 11 horas da manhã de ontem, 28, a altura do Km 132 da CE 265, no distrito de Várzea da Onça, em Quixadá. A D 10 foi rebocada para a Delegacia Regional de Quixadá.
O motorista não habilitado disse ainda que seguia para a feira de animais de Quixadá. Essa era a primeira viagem do estudante. Vinha insistindo para conhecer o lugar. Abalado, Nes disse ainda que somente aceitou o pedido após muita insistência do adolescente, o qual estava criando há cerca de três anos. Os pais legítimos do jovem são doentes e não tinham condição de cria-lo. O motorista mora no Setor I do perímetro irrigado de Morada Nova. “Quando o carro deitou ele bateu com a cabeça no asfalto”, acrescentou Nes.
No acidente, além da morte do estudante, a esposa do motorista, uma jovem de 25 anos, sofreu fratura no punho e várias escoriações pelo corpo. Um dos sete animais que estavam sendo transportados para a feira de Quixadá, uma novilha, morreu. O veículo, além de velho, com quase 30 anos de uso, apresenta características de mau estado de conservação, mas somente o laudo da Perícia Forense poderá certificar as reais causas do acidente. Foi o décimo acidente registrado ontem, 28, nas CEs. O único com morte. Veja mais no Diário do Nordeste Online.
A D10 chegou na noite de ontem, 28, na Delegacia Regional de Quixadá 
         FOTO  VALMIR