quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Cidades do Sul do Ceará aumentaram reserva de água em 15%, diz Cogerh. Em Abaiara, agricultores adiantam plantações para 2014, afirma secretário.




Do G1 CE
As chuvas de pré-estação no Ceará foram suficiente o armazenamento de água em açudes da região Cariri, no Sul do Ceará, que recebeu as maiores precipitações neste mês de dezembro. Em algumas cidades, as chuvas suspenderam a Operação Carro-Pipa.
As cidades de AbaiaraMissão Velha e Milagres tiveram açudes de pequenos porte cheios após sete dias seguidos de chuva, de 15 a 21 de dezembro. No Crato, segunda maior cidade da Região Cariri, as chuvas somaram 97 milímetros, o suficiente para aumentar em 15% a reserva hídrica da cidade, segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos.
Em Abaiara, as chuvas de pré-estação suspenderam as atividades da Operação Carro-Pipa, que leva água às cidades mais prejudicadas pela seca. Segundo o secretário de agricultura de Abaiara, parte dos agricultores da cidade aproveitam as primeiras chuvas para arar a terra a fazer plantio de feijão.
De acordo com a Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas de pré-estação ocorrem devido a um fenômeno meteorológico diferente do evento que ocasiona as chuvas da estação chuvosa no Ceará, entre maio e junho.
“Durante o período chuvoso, entre fevereiro e maio, o sistema meteorológico que atua no Ceará é outro, a Zona de Convergência Intertropical. Se chover bem em janeiro e fevereiro, não significa que teremos uma quadra chuvosa boa”, explica o meteorologista Raul Fritz, da Funceme.

Solonópole Agricultor é assassinado enquanto agredia esposa



Mais um assassinato no Sertão Central, desta vez no município de Solonópole, distante cerca de 103 km de Quixeramobim. O agricultor Francisco Natalípio de Almeida, 31 anos, foi morto com três disparos de arma de fogo na noite desta quarta-feira, 25, no distrito de Pasta, naquele município.

A Polícia informou que Francisco estava agredindo sua mulher quando um desconhecido se aproximou e efetuou os disparos que atingiram as costas, a cabeça e o tórax do agricultor. Conforme um policial militar plantonista do destacamento daquele município, nenhum popular quis informar o nome do autor do crime. Disseram apenas que a vítima era ex-presidiário e respondia por um homicídio.
 Com informações do Diário Sertão Central

Ladrões fazem arrastão e roubam motocicletas em série na zona rural de Quixeramobim

  
A falta de uma segurança na zona rural de Quixeramobim vem preocupando a cada dia devido à migração de criminosos para o interior do município.
Na manhã desta quarta-feira, 25, a polícia registrou uma série de roubos a motocicletas em uma estrada carroçável que da acesso ao distrito de Nenelândia. As primeiras vítimas foram localizadas na localidade de Logradouro, distrito Sede Rural. Naquele local segundo a polícia foram roubadas duas motocicletas, sendo uma Honda CG 125 de cor prata e placa OIM 0833 e uma Honda CG 125 de cor vermelha e placa OIH 2029. Segundo as vítimas, a ação foi praticada por quatro indivíduos, sendo que um deles estava armado com uma arma de fogo tipo revólver. Após conversar com as duas vítima, a polícia seguiu em diligência naquela localidade e comunidades vizinhas e localizou outra vítima na localidade de Marajó, à quinze Km, da sede deste município. A terceira vítima teve sua motocicleta, uma Honda NXR 150 Brós de cor preta e placa NVF 6436.
Durante a b