segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Historiador traz as riquezas do cemitério São João Batista

Redação Web - TV Diário

Muitos cemitérios do mundo fazem parte do roteiro turístico por sua cultura, última morada de personalidades e história. Cemitério São João Batista merece sua visita
O São João Batista foi inaugurado em 15 de abril de 1866 para substituir o cemitério de São Casemiro que ficava no local onde está construida a estação João Felipe. 
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Na cidade de Boa Viagem um jovem sofreu tentativa de homicídio

Em Boa Viagem, Rodrigo da Silva dos Santos, 23, foi lesionado a faca e transferido para Fortaleza. O eletricista Anderson Torres Soares Pinto, 20, foi preso acusado do crime ainda com a arma.
Serviços:
9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

Destacamento Policial de Ibaretama
Rua Vereador Armando Queiroz, 34 - Centro
(88) 3439.1102
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
Contato: (88) 3441-0302
Destacamento da Polícia Militar de Mombaça
Tel: (88) 3583-29 99

Delegacia Civil de Pedra Branca
Rua Antônio Frutuoso Duarte, 185 - Centro
Contatos: (88) 3515-1599

Em Ibaretama, jovem sofre perfuração no pescoço e


homem_ferro_na_boca
Na localidade de Lajedo, distrito de Oiticica, Ibaretama, populares encontraram deitado no matagal, Delmares Moreira Ferreira, 23, foi lesionado com uma barra de ferro no pescoço, quando foi socorrido ainda estava com o objeto no pescoço, transfixando a boca.
A vítima foi conduzida ao Hospital Dr. Eudásio Barroso, após a retirada do objeto e teria dito que o acusado foi o seu primo “Eugênio”.
Na localidade de Lajedo, distrito de Oiticica, Ibaretama, populares encontraram deitado no matagal, Delmares Moreira Ferreira, 23, foi lesionado com uma barra de ferro no pescoço, quando foi socorrido ainda estava com o objeto no pescoço, transfixando a boca.
A vítima foi conduzida ao Hospital Dr. Eudásio Barroso, após a retirada do objeto e teria dito que o acusado foi o seu primo “Eugênio”.
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Rua Tenente Cravo - Campo Velho
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Delegacia Civil de Pedra Branca
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REALIZAM A MARCHA DA MACONHA, MÁS NÃO PROTESTAM CONTRA A CORRUPÇÃO




Imagem da Internet

Ontem (25/05), na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, cerca de duas mil pessoas promoveram uma marcha pela cidade, com a finalidade de pedir ao Governo e ao Congresso Nacional, a legalização do uso da maconha. Com faixas, cartazes, apitaço e muita apologia ao uso da maconha - droga psicoativa (cannabis), manifestantes de cabeça feita, ocuparam por mais de duas horas as ruas, com apelos os mais diversos, a favor da medida governamental, assim como está acontecendo no Uruguai.

Por outro lado, uma camada da sociedade mais consciente de seu papel como cidadão, faz um contra-ponto, em relação a disposição dos manifestantes, que vão pras ruas defender o uso de uma droga, mas não tem o mesmo fervor para lutar contra os atos de corrupção no Brasil, onde bilhões de reais do povo brasileiro está sendo objeto da pratica da roubalheira em todos os nives, e em todas as esferas. Cabe uma avaliação critica da sociedade em relação a essa discrepância.

Crisanto Teixeira - Jornalista.

Mototaxista é assassinado com cinco tiros: no Conjunto Esperança em Quixeramobim


A manhã desta segunda-feira, 26, foi marcada por mais um crime contra a vida em Quixeramobim. O homicídio aconteceu por volta das 11horas, na Rua Sebastião Felix, localizada no Conjunto Esperança.
Segundo informações apuradas pela equipe de jornalismo, o mototaxista identificado inicialmente por Francisco Evandro Feitosa, de aproximadamente 30 anos, encontrava-se na calçada do Mercantil “O Maninho” quando foi alvejado com disparos de arma de fogo.
A Polícia realiza diligências na tentativa de identificar a autoria do crime, bem como os motivos do assassinato.

: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

MAIS DE 10 MIL CANDIDATOS PARTICIPARAM DO CONCURSO DA PMQ


Imagem da Internet


Atendendo as expectativas dos organizadores do concurso público realizado pela Prefeitura de Quixeramobim, mais de 10 mil candidatos participaram neste domingo, 25, do exame de seleção para cargos em diversas áreas. As provas para ensino fundamental e médio foram realizadas no período da manhã e para o nível o superior, à tarde. As provas de cada turno tiveram três horas de duração. Nenhum incidente foi registrado com candidatos. Hotéis e Pousadas tiveram lotação de 100%, enquanto os bares e restaurantes do centro da cidade ficaram lotados após as provas. Houve engarrafamento em alguns cruzamentos. Pessoas de várias cidades do Ceará vieram para fazer a prova! Os organizadores ainda não informaram o percentual de faltosos ao certame.

Hoje, dia 26, haverá divulgação dos gabaritos. Os candidatos que se sentirem prejudicados terão amanhã, 27 e depois, 28, para ingressarem com recurso administrativo online. No dia 10 de junho a organização do concurso divulgará o resultado dos recursos e do resultado preliminar das provas de múltipla escolha. No dia seguinte, 11 de junho, haverá recebimento de recurso administrativo contra o resultado preliminar das provas de múltipla escolha. A divulgação dos classificados para a prova de títulos sairá no dia 12 de junho, após as 16 horas.  

A qualquer momento será divulgado o gabarito das provas, no link abaixo:
http://www.fcpc.ufc.br/index.php/component/content/article/134-info/279-concurso-publico-prefeitura-municipal-de-quixeramobim

Com informação: http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/servico-publico/oncurso-publico-mais-de-10-mil-candidatos-realizam-provas-em-quixeramobim/

Alex Pimentel - Jornalista. (redação)

Placa atual só dura mais 15 anos e pode dar lugar a “RG do carro”

Implantado em 1990 para substituir o padrão de duas letras e quatro números das antigas placas amarelas, o atual sistema brasileiro de identificação de veículos já vê uma nova data de expiração surgindo no horizonte: 2030.
De acordo com dados e projeções do órgão máximo do trânsito brasileiro, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), além de cálculos que levam em consideração variáveis como o crescimento maior ou menor de nosso mercado automotivo, se nada mudar na legislação e — principalmente — no ritmo das vendas anuais de automóveis no Brasil, 15 anos é a sobrevida máxima para o conjunto alfanumérico de três letras e quatro algarismos.
A conta é a seguinte: as três letras e os quatro números permitem um total de 175.742.424 combinações (excluídas as 0000, que não são permitidas no país). Segundo o Denatran, 81.600.729 foram utilizadas até o fim de 2013. Restam 94.141.695.
O Brasil já teve três sistemas de identificação de veículos antes do atual, todos usando placas fixadas à carroceria. O primeiro, de 1901, tinha até cinco dígitos e o prefixo A (aluguel) ou P (particular). Foi substituído, 40 anos depois, por uma sequência de dígitos, que podia ser dividida em duplas e conter de três a sete caracteres, dependendo da frota do Estado. Em 1969 foi adotada a combinação de duas letras e quatro números, cujas regras eram um convite à confusão: os Estados podiam atribuir prefixos às cidades, mas os que tinham mais de 676 delas (limite das combinações alfabéticas) tinham problemas; uma troca de cidade obrigava a uma troca de placa; e, por fim, veículos de Estados diferentes podiam ter a mesma combinação. Já o sistema atual vale para todo o território nacional.
Mas, se não usamos nem metade das combinações nos 24 anos de vigência do atual sistema, por que não temos garantidos mais uns 25 anos pela frente? O ponto-chave é que o número de emplacamentos de veículos acelerou na última década, com crescimento médio de 9,29% ao ano, e passou a devorar as combinações alfanuméricas muito mais rapidamente.
Um exemplo: em 2003 as vendas somaram 2,3 milhões de unidades; nos últimos quatro anos, rondaram a faixa de 5,5 milhões, ou 140% a mais (a conta inclui todo tipo de veículo motorizado). Assim, mesmo que o mercado automotivo fique estagnado nas próximas duas décadas, a “autonomia” das atuais placas não passaria de 17 anos a contar de 2014, esgotando-se exatamente em 2030.
Se o cenário se mantiver como o de um mercado em contínua expansão, com crescimento na casa de 2% em 2014 (baseado nas projeções da Anfavea, a associação das fabricantes nacionais) e média de 5% nos próximos anos, o esgotamento viria ainda mais cedo, daqui a 12 anos — em 2026, o ano em que, nessa projeção, o Brasil atingiria a impressionante marca de 10 milhões de veículos emplacados num único ano.
O Código de Trânsito Brasileiro não permite a reutilização de placas. Mesmo que um carro saia de circulação, sua combinação de letras e números não será reaproveitada em outro veículo.
O UOL também questionou o Denatran sobre eventuais planos para substituir o atual modelo de identificação veicular. O órgão estima “entre 15 e 20 anos” de sobrevida para o atual sistema e afirma que os estudos ainda são incipientes — mas diz que a ideia é que se utilize tecnologia que permita agregar, num único sistema, placa de identificação, numeração de chassis, documento do veículo e identificação do motorista. Uma prévia do que pode decorrer disso é o Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática dos Veículos), chamado pelo colunista Fernando Calmon de “RG do carro”.
Por meio de uma etiqueta eletrônica instalada no parabrisa ou vidro traseiro, e de antenas espalhadas em pontos estratégicos das cidades, o carro passaria a emitir dados em tempo real a uma central, possibilitando, entre outras ações, a identificação rápida de veículos roubados e/ou de circulação irregular (por exemplo, com multas e impostos atrasados).Com esse sistema de vigilância, também seria possível detectar infrações em tempo real, evitar que veículos em situação regular sejam parados desnecessariamente numa blitz, gerir com mais agilidade o tráfego nas vias das grandes cidades, ter maior controle sobre quais veículos saíram de circulação, e até mesmo permitir a entrada em estacionamentos ou a passagem pelas cancelas de pedágio sem que o motorista pare o carro (tipo um “Sem Parar estatal”).
Na teoria, tudo funciona — mas na prática há uma série de entraves, burocráticos e técnicos, que vêm postergando a implantação do projeto, tornado público em 2006 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e que deveria estar em pleno funcionamento já este ano — servindo inclusive como mais um legado da Copa do Mundo.
Uma suposta falta de infraestrutura e a predileção de algumas autoridades por outra resolução do Contran, que determina a instalação de rastreadores via GPS em todos os carros e motocicletas zero quilômetro (também sofrendo com adiamentos constantes, o mais recente para 2016), deixaram o Siniav em segundo plano, sem qualquer previsão para entrada em vigor. (O Denatran garante que ele continua em pauta.)
PROJETO EM XEQUE
Nas conversas com UOL, a assessoria do Denatran ressaltou que não enxerga o Siniav como um “substituto” das atuais placas de identificação, e sim como um sistema complementar. Entretanto, é o projeto que mais se ajusta à intenção do órgão de reunir todas as informações do veículo num único banco de dados.
É justamente por isso que já causa polêmica. Em 2010, por exemplo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o projeto no STF (Supremo Tribunal Federal), alegando que o sistema viola o direito constitucional à privacidade, por rastrear a localização do veículo o tempo todo. Procurada por UOL, a OAB informou que a Adin foi impetrada por membros da gestão anterior (o presidente à época era Ophir Cavalcante; hoje é Marcus Vinicius Furtado Coêlho).
Para o consultor automotivo Paulo Garbossa, é compreensível alguns setores se mostrarem contrários à ideia. “Como colocar a mão no fogo por quem vai ter acesso a todas essas informações? Se os dados ficassem protegidos, só acessíveis com o aval do condutor, tudo bem, mas não é o caso. Isso assusta um pouco. Só acho um projeto válido se essas questões jurídicas forem desembaraçadas”, argumenta.
Além desse aspecto, Garbossa aponta para o risco de o sistema intensificar a chamada “indústria da multa”. “O monitoramento permite saber a velocidade instantânea do veículo nas vias. Se o agente considerar que o motorista fez um trajeto acima da velocidade máxima das vias por onde passou, pode penalizá-lo mesmo sem qualquer flagrante”, adverte.
Outro especialista do setor automotivo, Fernando Calmon  tem opinião um pouco mais branda a respeito. Apesar de concordar com as ressalvas de Garbossa, ele acredita que o Siniav é um projeto com mais vantagens que desvantagens. ”Sua implantação custa bem menos que a dos rastreadores via GPS, porque só demanda a instalação dos chips e das antenas, e oferece uma possibilidade muito maior de serviços para facilitar a vida tanto do proprietário quanto do poder público”, compara.
Para Calmon, o país já teria, sim, condições de utilizar o sistema em ampla porção de seu território. “Se instalarmos uma antena em cada posto de Polícia Rodoviária, já cobrimos uma parte considerável. É claro que seria mais complicado em regiões muito distantes, mas é melhor ter um bom controle na maior parte do país do que não ter em quase nenhuma, que é o que acontece hoje”, pondera.
Com Siniav ou não, é importante se preparar. É bem provável que, daqui uns 20 anos, seu automóvel esteja interligado a uma grande rede de troca de informações em tempo real, servindo até como um “dedo-duro” automático. Se então haverá, ou não, um lugar para as tradicionais placas, só quem viver é que vai ver.
Fonte: UOL

Revista VEJA mostra condutores de Canindé conduzindo motocicletas sem capacetes



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Os nordestinos são os principais consumidores de motocicletas no país. Nas concessionárias cearenses, treze motos são vendidas a cada hora.
Em 1950, o sanfoneiro Luiz Gonzaga cantava que no sertão de Canindé, no Ceará: “Artomove lá nem se sabe, se é home ou se é muié. Quem é rico anda em burrico, quem é pobre anda a pé." Seis décadas depois, a população de Canindé até sabe o que é automóvel, mas quem faz sucesso mesmo por lá é a motocicleta.
Graças ao aumento do poder de compra da classe C, o Nordeste se tornou a região onde mais se vendem motos no país. De cada cem novas motocicletas vendidas, 35 rodam pelas ruas e estradas nordestinas. No Ceará, líder regional em emplacamentos, treze novas motocicletas são compradas a cada hora – e a parcela de consumidores que mais cresce é a feminina.
A preferência pela moto é explicada não apenas pelos preços mais acessíveis do que o dos carros, mas também porque este tipo de veículo consegue trafegar com maior facilidade por vias e estradas de terra, ainda muito comuns em todo o Nordeste.Tanto no sertão quanto na região metropolitana de Fortaleza, as cenas se repetem. Ao mesmo tempo em que pilota a moto, uma mulher carrega um notebook numa das mãos. Uma mãe dirige o veículo espremida entre duas filhas. Condutoras mais corajosas levam até três passageiros na garupa.
Em São Gonçalo do Amarante, distante 55 quilômetros da capital, a vigilante Luciana Garcia, de 31 anos, trafegava sem capacete. “Aqui não tem fiscalização e o caminho em que vou passar é bem tranquilo”, justifica Garcia.
As irmãs Eveline, de 26 anos, e Everlânia Freitas, de 20 anos, moradoras de Canindé, também não parecem estar muito preocupadas com a segurança. “Não tenho habilitação, mas uso a moto sempre que preciso. Para que vou andar trinta minutos, se posso chegar a um lugar em cinco?”, pergunta Everlânia.
“Tenho uma filha de 3 anos e já caí de moto com ela. Daquela vez, ela estava na minha frente. Agora, só ando com a bichinha agarradinha atrás de mim”, diz Eveline. Seja como for, no sertão de Canindé e em todo o Ceará, ninguém mais quer andar a pé.


Revista Veja destaca praças de Iguatu como locais de encontro prazerosos para população Tweet


A passagem da Expedição VEJA por Iguatu (CE) foi curta, de apenas treze horas. Mas a cidade chamou a atenção por um motivo: em nenhum outro ponto do nosso trajeto encontramos tantas praças tão bem cuidadas em tão pouco espaço.
A praça infantil, por exemplo, estava repleta de crianças às 21 horas deste domingo. O espaço tem vários tipos de brinquedos, além de estátuas de personagens infantis (incluindo super-heróis) e um mini-castelo.
Uma quadra abaixo, famílias tiravam fotografias em outra praça, que abriga uma fonte luminosa e um palco para apresentações artísticas. Em um dos lados da Praça da Matriz, a cem metros dali, era quase impossível encontrar uma mesa em um dos restaurantes locais. No lado oposto, dezenas de adolescentes se reuniam em grupos.
Treze praças de Iguatu foram restauradas nos últimos anos. A maior parte delas ganhou iluminação, uma nova pavimentação de pedras portuguesas e esculturas modernistas. A prefeitura não arca sozinha com a gestão dos espaços: a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município, por exemplo, é responsável pela manutenção de uma delas, no centro de Iguatu.

Tristeza e revolta: Idosa morre e velório acontece em cima de uma tábua, em Quixadá


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Nossa equipe conseguiu falar com o prefeito João Hudson que prometeu resolver imediatamente o problema.
Dor e revolta no velório de uma idosa de 89 anos de idade, vítima de um câncer. Ela faleceu por volta das 18 horas deste domingo, 25. Como a família é hipossuficiente e nem pagava plano funerário, necessitava de um caixão doado pela Prefeitura de Quixadá, mas os familiares alegaram que não conseguiram.
Maria Ducarmo Fernandes da Silva, 89 anos, morreu no Hospital Dr. Eudásio Barroso, em seguida foi colocada na “pedra” daquele nosocômio. Mesmo sem caixão, a família foi obrigada a levar o corpo para sua residência. Desesperada e sem condições para pagar um carro, a filha ia levar o corpo em um mototaxista, mas a direçao do hospital mandou levar em uma ambulância após a família suplicar. Ao chegar, a anciã teve que ser colocada em uma rede como nas décadas passadas.Amigos e vizinhos, percebendo o sofrimento dos quatro filhos, entre ela, a doméstica Nilzete Fernandes da Silva, 35 anos, conseguiram uma tábua e um véu para berço, assim foi improvisado. “Minha mãe não merecia esse tratamento tão indigno, somos pobres, mas merecíamos ao menos respeito”, disse chorando a filha por não ter condições de ofertar um funeral merecido para sua querida mãe.
O velório fora dos padrões da dignidade da pessoa humana chamou a atenção de moradores da área denominada de Mutirão do Campo Velho.
Nesta segunda-feira, 26, populares mantiveram contado com o portal Revista Central pedindo auxilio. Nossa equipe conseguiu falar com o prefeito João Hudson que prometeu resolver o problema. A secretária de Assistência Social Juvenina Calixto, explicou que a licitação realizada para aquisição de caixão está sub-judice, mas também prometeu ajudar.
Ao saber que sua mãe seria sepultada em um caixão, a filha chorou e disse que a imprensa era hoje o único meio de proteção da sociedade. O portal Revista Central lamenta profundamente e se colocada sempre a disposição da população, sendo esta a sua função social                                                                                                                                              .O portal Revista Central 


Carreata anuncia proximidade dos festejos de Padroeiro

Em um ato de fé e devoção, fiéis participaram na tarde do último sábado, 24, em Quixeramobim, de uma carreata onde percorreram as principais ruas da cidade para divulgar a Festa do Padroeiro Santo Antonio.

Foto: Claudio Eloi



Ao final da carreata, o Pároco Pe. Junior Rebouças realizou a benção dos veículos participantes. Os festejos iniciam oficialmente no próximo sábado, 31, e se estendem até o dia 14.
Foto: Claudio Eloi
O Barracão de Santo Antonio será aberto no dia 30 de Maio, quando há o encerramento do mês mariano e o início dos festejos do Santo Padroeiro, data em que a imagem de Santo Antonio descerá do altar e ficará mais próxima dos fiéis.

Matéria relacionada
Padroeiro: Quixeramobim se prepara para festejar Santo Antonio

 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Cinco armas apreendidas pela PM após duas mortes na Grande Messejana


Dentro do automóvel usado pela quadrilha, os policiais apreenderam cinco armas de fogo, sendo duas pistolas e dois revólveres. (Foto: Divulgação)
Duas pessoas morreram durante um tiroteio, ocorrido no Curió, na Grande Messejana, após um bando ter invadido o bairro, em um táxi, para matar um desafeto. De acordo com a Polícia, cinco pessoas que ocupavam o automóvel Chevrolet Meriva, registrado como táxi, teriam ido ao local para executar um jovem, que ainda não foi identificado. Além dele, um dos integrantes do bando acabou morto.
Conforme o capitão Cleonardo Mesquita, do Ronda do Quarteirão de Messejana, a população acionou a Polícia dando conta dos disparos e de que uma pessoa estaria morta em via pública. Ao chegar lá, a patrulha RD-1069 realizou alguns levantamentos preliminares e conseguiu pistas que levaram ao paradeiro do táxi.
Uma perseguição foi iniciada e o veículo foi abordado no Conjunto São Bernardo. “Quatro pessoas, incluindo uma garota de 16 anos, desceram do carro e jogaram cinco armas no chão. Eles se renderam, sem apresentar nenhuma reação. Nos aproximamos e percebemos que tinha uma pessoa deitada no banco de trás do carro. Foi aí que vimos que o jovem estava morto”.
Segundo o capitão Cleonardo, o suspeito que acabou lesionado, teria sido vítima de um ´fogo-amigo´, ou seja, foi ferido por um comparsa, quando entrou na linha de tiro, no momento em que eles começaram a atirar no inimigo deles, ainda no bairro Curió.
“Quando viram que tinham ferido o alvo, mas também um comparsa, colocaram ele dentro do veículo e tentaram socorrê-lo, mas não houve tempo. O tiro no abdome foi fatal”.
Capturados
Os quatro ocupantes do veículo foram capturados, inclusive o taxista, José Roberto de Oliveira Sousa, 51. Ele, José Alfredo Lima de Oliveira e Francisco Elder Alves da Silva, foram conduzidos ao 30ºDP (São Cristóvão), onde foram ouvidos e autuados.
José Roberto disse que havia sido feito refém pelos suspeitos das mortes, mas o capitão Cleonardo disse que ele portava várias munições nos bolsos. Elder Silva confessou que teria ido ao Curió para matar seu desafeto. Segundo ele, o motivo da execução seria vingança, mas não disse qual fato anterior teria culminado no atentado.
Os dois adolescentes que estavam dentro do veículo, uma garota de 16 anos e um garoto de 17, foram encaminhados à Delegacia da Criança do Adolescente (DCA). Um auto de apreensão em flagrante foi lavrado contra eles. Com o bando, a Polícia aprendeu cinco armas, sendo três revólveres, calibre 38; e duas pistolas, calibre 380.
As cinco armas foram entregues às autoridades policiais que realizaram os procedimentos nas delegacias.
 Diário do Nordeste

Turistas não verão nova família do real


Corte no orçamento do Banco Central (BC) e atrasos nos lançamentos impediram a substituição total de cédulas antigas pelas novas notas da segunda família do real. Os turistas que vierem ao Brasil para assistir à Copa do Mundo têm, portanto, grande possibilidade de sair do País sem conhecer o novo modelo da moeda brasileira, principalmente as notas de menor valor.

A ideia inicial do governo era trocar todas as cédulas pelas novas, com tamanho diferente dependendo do valor, antes do Mundial. Seria uma forma de mostrar aos estrangeiros que, duas décadas depois de criado, o real se consolidou como uma "moeda forte". Também se evitaria confusão para os turistas de adaptação a dois modelos distintos de notas do mesmo valor.

Só nas olimpíadas

A expectativa, porém, é de que quase 100% das cédulas da antiga família só sejam substituídas antes da Olimpíada de 2016. Como foram lançadas por último, as notas novinhas de R$ 2 e R$ 5 são as mais difíceis de se encontrar. Hoje, a chance de pegar uma cédula da segunda família do real de R$ 2 é de três em dez vezes e a de R$ 5 deve ser recebida em quatro de dez tentativas.

Os dados são do Departamento de Meio Circulante do BC e computam todo o dinheiro em circulação no País: no bolso das pessoas, nos caixas dos comerciantes e nos cofres dos bancos, por exemplo.

No lançamento dessas novas cédulas, no fim de julho de 2013, o diretor de Administração do BC, Altamir Lopes, admitiu que o corte de R$ 600 milhões do valor para fabricação de dinheiro em 2013 poderia interferir na substituição das notas antigas e a solução seria deixar as cédulas do modelo anterior circulando por mais tempo. "Isso não trará evidentemente falta de dinheiro. O que pode ocorrer é um pouco mais de atraso no recolhimento do dinheiro antigo, do dinheiro em condições um pouco piores. Mas, sem dúvidas, sem perda de segurança".

Projeto de 2003

O projeto para a mudança das cédulas do real começou em 2003 numa parceria entre BC e Casa da Moeda, responsável pela impressão do dinheiro. No início de 2010, quando o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da segunda família do real, o então diretor de Administração, Anthero Meirelles, informou que a previsão para o lançamento das novas notas de R$ 2 e R$ 5 era no 1º semestre de 2012, o que daria condições para que as cédulas fossem totalmente trocadas até a Copa do Mundo.

Menor valorNo entanto, o lançamento só ocorreu um ano depois, no início do segundo semestre de 2013. Agora, o BC espera que todas as notas de menor valor sejam trocadas até meados do ano que vem. Lopes informou que o BC mandou imprimir 75 milhões de cada denominação, o que atenderia às necessidades a princípio. Segundo o BC, circulam atualmente 32 milhões de cédulas novas de R$ 2 e 21,5 milhões de notas de R$ 5. (Fonte: Diário do Nordeste)

Traficantes da Vila Cruzeiro usam cavalos para transportar drogas

Menores na faixa dos 12 anos usam cavalos para levar as drogas Foto: Foto do leitor
Os cavalos na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, deixaram de ser usados para transporte apenas de pessoas. Segundo denúncia de moradores da região, que é pacificada, os animais agora servem para levar drogas do morro para o asfalto.
— Eles colocam as drogas no ânus dos cavalos usando umas trouxinhas. Meninos de 12, 13 anos, alguns filhos de bandidos, usam os bichos há dois meses para levar as drogas. Eles vêm da Vila Cruzeiro e vão para a Rua Uranos (em Bonsucesso), geralmente nas quintas e sextas-feiras. Já tentei falar com policiais, mas não me deram ideia. Não posso ver e ficar calada — conta uma moradora que, por medo de traficantes que ainda vivem na comunidade, não quis se identificar.
Como se não bastasse usar cavalos como mulas do tráfico, os menores ainda maltratam os animais. De acordo com uma voluntária, que também não quis se identificar com medo de bandidos, os animais apanham com frequência:
— Vários moradores me contaram sobre as drogas. Todo mundo sabe. Os meninos batem no animal e o pessoal que vive aqui não pode fazer nada. Quando o cavalo escorrega, descendo a ladeira, eles arrastam. Usam carroça de fachada.

Os cavalos, além de transportarem a droga, são maltratados Foto: Foto de leitor

A voluntária disse que chegou a conversar com um policial, mas ele perguntou como ela ia provar e “não fez nada”.
— Disse que só poderia fazer algo pegando em flagrante, se ele chegasse na hora que o menino estivesse batendo, para poder revistar — completou.
Em nota, o comando da UPP Vila Cruzeiro disse que desconhece o transporte de entorpecente na comunidade. Segundo a polícia, não houve denúncia. Ainda de acordo com a PM, o comandante vai orientar a tropa para ficar atenta à movimentação de cavalos dentro da área de atuação da UPP.
A polícia pede que os moradores façam denúncias através dos telefones 96975-2226 (UPP Vila Cruzeiro), 2334-7595 (Coordenadoria de Polícia Pacificadora) ou 2253-1177 (Disque-Denúncia).
Fonte: Extra