quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Governo Federal reconhece situação de emergência em 176 cidades do Ceará


O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quarta-feira (12) a situação de emergência, por procedimento sumário, em 176 municípios do estado do Ceará, em decorrência da seca. Além desses, municípios de cinco estados também tiveram o decreto de emergência reconhecido.

Nos estados da Bahia, de Minas Gerais e São Paulo foram registrados problemas de estiagem e seca. O decreto inclui as cidades Campo Alegre de Lourdes (BA), Pintópolis (MG), Santo Antônio do Jacinto (MG), Ubaí (MG) e Santa Rita do Passa Quatro (SP).

Já no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso e no Paraná, o decreto foi concedido em razão de vendavais, granizos e enxurradas e inclui os municípios Planalto da Serra (MT), Arroio do Tigre (RS), Barros Cassal (RS), Montauri (RS), Palmeira das Missões (RS), Unistalda (RS) e Ampére (PR).

Com o reconhecimento em âmbito federal, a prefeitura desses municípios fica apta a pedir e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos emergenciais.

A União também autorizou hoje o repasse de R$ 111,7 mil para o município de Abdon Batista, em Santa Catarina. A prefeitura terá prazo de 180 dias para a execução das obras para restabelecimento de serviços essenciais e, após esse período, 30 dias para apresentar prestação de contas final.

As fortes chuvas que ocorreram em Santa Catarina em junho deste ano afetaram mais de 460 mil pessoas, com prejuízos que ultrapassam R$ 519 milhões no estado. Segundo a Defesa Civil, duas pessoas morreram (em Guaramirim e Mafra) devido aos temporais e 28 ficaram feridas. As portarias do Ministério da Integração foram publicadas no Diário Oficial da União e entrou em vigor nesta quarta-feira.

Veja a matéria também no site: Agência Brasil

Capitão da PM é executado por bandidos em assalto em Quixadá

Após buscas realizadas na casa de um suspeito, policiais civis e militares
 encontraram a arma usada pelos acusados e a roubada do militar
A Polícia continua à procura de duas pessoas suspeitas de terem participado da morte de um capitão da Polícia Militar, ocorrida na manhã de ontem, na Rua Benigno Bezerra, no bairro Alto São Francisco, em Quixadá (167 Km de Fortaleza). De acordo com informações prestadas na sede do 9ºBPM (Quixadá), a vítima, identificada como Joaquim Soares Leite, 64, foi alvejada com um tiro na cabeça, depois de travar uma luta corporal com um assaltante. Durante as buscas aos atiradores, um dos suspeitos, também foi morto em um tiroteio.
Conforme a Polícia, o capitão Soares estava em uma mercearia, que costumava frequentar, por volta das sete horas, quando dois homens chegaram ao estabelecimento e anunciaram o roubo. Ele teria reagido e acabou ferido por um tiro, na altura da nuca. Conforme a equipe da Delegacia Regional de Quixadá, a arma que Soares portava, teria sido levada pelos suspeitos.
Adolescente
As Polícias Civil e Militar se mobilizaram e iniciaram buscas aos três supostos assaltantes. Um deles foi encontrado, no bairro Campo Velho. Ao avistar as patrulhas da PM, o rapaz, identificado como Ermilson Nogueira de Souza, 15, tentou fugir pelos telhados das residências, mas foi baleado e detido. O suspeito foi encaminhado ao Hospital Microrregional Eudásio Barroso, mas não resistiu.
Os outros envolvidos na ação que culminou na morte do capitão, ainda estão sendo procurados. Conforme levantamentos preliminares feitos pela delegada Anna Cláudia Nery, o adolescente morto era cúmplice dos outros dois que entraram na mercearia e abordaram o capitão.
Segundo testemunhas, a pessoa que atirou é um adolescente. Além dele, um adulto de 20 anos teria dado apoio à ação. Os dois estão sendo procurados. Na casa de um dos suspeitos, os policiais encontraram a arma do policial militar e um revólver que teria sido usado no crime.
A Polícia tem indícios para acreditar que o objetivo principal do trio era levar a arma de Soares. O plano, inclusive, segundo as primeiras investigações, era para ter sido colocado em prática, anteontem, mas os acusados teriam adiado para ontem. Após o tiroteio, o oficial chegou a ser socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu na unidade de saúde local.
Comando
Do último dia quatro até ontem, três policiais militares foram assassinados no Ceará. O primeiro caso aconteceu, em uma farmácia, no Centro do Crato, na Região do Cariri, quando o sargento Franciê Rodrigues Lopes, 36, reagiu a um assalto e acabou morto; o segundo foi o do soldado André Carvalho, no último domingo, executado após atender uma ocorrência de tumulto, em Mulungu, no Maciço de Baturité; e o último o do capitão vitimado em Quixadá.
O comandante geral da PMCE, coronel Lauro Prado de Araújo Carlos, disse que a Corporação está enlutada com os últimos acontecimentos e pede paciência e prudência aos policiais. Ele lamentou as mortes dos três militares, aos quais considerou como "profissionais excelentes e comprometidos".
Segundo o coronel, Joaquim Soares trabalhava no setor administrativo do 9ºBPM, na Guarda Patrimonial, após ter sido revertido e voltado a integrar os quadros da PM. "Ele dedicou sua vida inteira à defesa da sociedade. Foi para a reserva remunerada, mas acabou sendo revertido e reintegrou nossas fileiras. Estava na ativa novamente".
Lauro Prado afirma que a morte está sempre muito próxima do ofício de um policial e é necessário saber lidar com isto. "Faz parte da nossa vida atuar em ocorrências em que podemos falecer. Infelizmente, pode nos acontecer a qualquer hora. O que digo sempre aos PMs é que não deixem de exercer a função deles, porque foi o que escolhemos para nós. Temos um dever para cumprir, sob a pena de sermos responsabilizados por omissão", declarou Prado.
Sobre as possíveis retaliações por parte da Polícia, ocorridas em Crato e Mulungu, o comandante da PM disse que todos os casos estão sendo investigados. Na duas cidades aconteceram mortes subsequentes às dos militares. "Não podemos afirmar que aconteceram retaliações, em nenhum dos casos. Isso está sendo apurado e estamos buscando os autores. Se algum PM estiver envolvido, será responsabilizado. Não compactuamos com estas medidas. Se deixarmos de cumprir a lei, estaremos nos igualando aos marginais".

(Do Diário do Nordeste)

Anvisa aprova registro de novo medicamento para tuberculose




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (13), o registro de uma nova associação de fármacos para o tratamento da tuberculose no País.
O novo medicamento traz a combinação de rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol, indicado para tuberculose pulmonar e extra pulmonar, na fase inicial intensiva do tratamento. 
O esquema básico com quatro substâncias favorece a maior adesão ao tratamento por parte do pacientes. A combinação também evita o aumento da multirresistência da doença e possibilita maior conforto ao paciente, devido à redução do número de comprimidos a serem ingeridos por dia.
O registro do novo medicamento é resultante de uma parceria público privado entre os laboratórios Farmanguinhos e Lupin Limited.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, sendo uma enfermidade curável. Anualmente, são notificados cerca de seis milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.
O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença.
O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
(Da Assessoria de Imprensa da Anvisa)

Chefe do crime organizado é transferido para o Ceará


E-mailImprimirPDF
O réu Adauto (Baixim) responde vários processos por assalto e tráfico de drogas, e foi preso pela Polícia Federal Sergipana.
Na noite desta segunda-feira (10.11.14), os inspetores Nipônico Bezerra e Dos Anjos, do serviço de inteligência da delegacia municipal de Jucás, cumprindo determinação do Juiz da 2ª Vara de Iguatu, realizaram a transferência do réu Crys Adauto Oliveira da Cruz – vulgo Baixim, que se encontrava preso na Penitencia da cidade de Aracaju/SE.
Segundo o setor de inteligência de Jucás, Adauto conhecido por “Baixim”, responde pelo crime de associação para o tráfico em Iguatu, nos autos do processo nº 31262-27.2012.8.06.0091, ele e mais nove réus, entre eles, o iguatuense Rogério Vieira De Souza (Rogério Canário), ambos investigados na “Operação Tornado” desenvolvida pelo NAIP (Núcleo de Inteligência), presidido pelo delegado Agenor Freitas de Queiroz, e Coordenado pelo Inspetor Nipônico Bezerra.
O réu Adauto (Baixim) responde vários processos por assalto e tráfico de drogas, e foi preso pela Polícia Federal Sergipana, entre os estados de Sergipe e Bahia, com aproximadamente, meia tonelada de (500 kg) de maconha para serem distribuídos no Ceará e Pernambuco.
Revista Central 

COMOÇÃO em QUIXADÁ > Multidão acompanha sepultamento de capitão PM assassinado

  •  
  •  
    • Sepultamento Capitão Soares 13.11.14 (1)
      [enorme cortejo percorreu algumas das principais ruas e avenidas de Quixadá para acompanhar no fim da manhã desta quinta-feira, 13, o enterro do capitão da Polícia Militar (PM) Joaquim Soares Leite, de 64 anos no Parque Nova Jerusalém, na periferia da cidade. Além dos familiares e de centenas de amigos, equipes do Comando Tático Rural (Cotar) também foram ao parque fúnebre prestar as últimas homenagens ao capitão Soares.
      Antes, o corpo do militar da reserva foi velado no 9º Batalhão da Polícia Militar, onde trabalhava na guarda patrimonial. Apesar do clima de comoção muitos não escondiam a revolta com a morte de capitão Soares. Ele foi vítima de um latrocínio, roubo seguido de morte, no início da manhã desta quarta-feira, 12, em Quixadá. Os criminosos, Francisco David Rodrigues, 20 anos, vulgo “Deivinho” e um comparsa, identificado pelo apelido de “Lazim”, continuam foragidos.
      Sepultamento Capitão Soares 13.11.14 (6)Sepultamento Capitão Soares 13.11.14 (4)Sepultamento Capitão Soares 13.11.14 (5) 

    Ações policiais nas ruas de Quixadá impressionam populares

    14589_10205387307345754_3429351350799551254_n

    A Polícia Militar, incluindo grupos especiais do Cotar e outros agentes, alguns à paisana, efetuam desde cedo ações pelas ruas de Quixadá, no Sertão central do Estado.
    Pessoas e veículos estão sendo revistados, locais específicos estão sendo averiguados. Acontece uma verdadeira varredura, especialmente no Centro da cidade. As ações tem chamado a atenção de populares, que dificilmente veem cenas do tipo.
    Um helicóptero da Polícia Militar sobrevoou a sede do município auxiliando as equipes em terra. Um detalhe curioso é que, quando a aeronave pousou no campo do estádio Abilhão, um grupo de jovens que haviam escalado os muros do local começaram a gritar que “quem manda em Quixadá é o PCC”. Os militares apontaram os rifles na direção deles, que acabaram empreendendo fuga.
    Desde ontém, a polícia realiza buscas pelos dois acusados de assassinar o Capitão da PM, Joaquim Soares leite, 64 anos. Não se sabe ainda, porém, se as ações policiais pelas ruas da cidade possuem relação direta com este crime.
    Ainda durante a manhã desta quinta-feira, informações não oficiais dão conta de que, na Avenida Plácido castelo, dois indivíduos foram presos a bordo de uma motocicleta Honda Biz carregada de drogas.Mais informações sobre estas ações serão dadas assim que a polícia enviar seu relatório diário à imprensa  //// | DestaquesNotícias ////