quinta-feira, 4 de julho de 2013

DA SÉRIE: OBRAS INACABADAS – GINÁSIO DE ESPORTES DA JUREMA!

Ginásio de Esportes Inacabado na localidade de Jurema - Foto Crisanto Teixeira

Construção iniciada no meio do nada, mais especificamente dentro do matagal, na localidade de Jurema, Distrito de Damião Carneiro. Nesse lugar encontra-se mais uma obra inacabada no município de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará. O que era para ser uma praça de esportes polivalente, não passa de um projeto frustrado para a comunidade, que sonha em ter seu espaço público para a prática esportiva. A obra foi financiada com recursos do Tesouro Nacional através do Ministério dos Esportes. Percebemos que está muito longe da obra ser concluída, pois além de faltarem importantes itens da construção civil, como serviços de alvenaria, acabamento, piso, banheiros, ainda está longe também da construção das redes de energia elétrica e de abastecimento d’água.

A obra está no meio do matagal e não tem redes elétrica e de água - Foto Crisanto Teixeira

Percebemos que existe uma descontinuidade em obras no município de Quixeramobim. As mesmas foram iniciadas meses antes da eleição municipal de 2012, o que a época trouxe uma expectativa muito grande para as comunidades eleitoras da Comarca, não deixando de ser uma jogada politica, no afã de conquistar a simpatia do eleitorado, pelo menos é o que deixa transparecer. Como veículo de imprensa livre, sem canga nem cangalha e sem mordaça, sugerimos aos órgãos fiscalizadores que apurem essas irregularidades e informem ao cidadão os reais motivos do descaso. Compete essa ação fiscalizadora à: Câmara Municipal de Quixeramobim – TCM Tribunal de Contas dos Municípios – PF Polícia Federal – MP – Representante do Ministério Público Estadual e ao TCU – Tribunal de Contas da União.


Crisanto Teixeira – Jornalista.

QUIXERAMOBIM ESPERA COLHER SAFRINHA DE MILHO E FEIJÃO




O município de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, amanheceu a quarta-feira, dia 03 de julho, com o tempo nublado, confirmando as previsões da meteorologia para o estado. Por volta das 13 hs, ocorreu chuva fina em algumas localidades das zonas urbana e rural. Segundo a Funceme, ainda poderão correr chuvas localizadas nas regiões litorânea, serrana e do sertão até meados de julho. A esperança reina no seio de agricultores e pecuaristas do Ceará, aqueles que fizeram o plantio dos legumes nos meses de abril e maio desse ano, bem como os criadores, com ênfase aos produtores de leite, que compõem a maior bacia leiteira do Ceará. Somente o Quixeramobim é o responsável atualmente pela produção diária, de cerca de 110 mil litros do produto in natura.

Enquanto isso, o preço de alguns produtos agrícolas está tendo redução no seu preço de comercialização. Entre eles o feijão nosso de cada dia; há três meses o produto era vendido no comércio de Quixeramobim por até R$ 8,00 o quilo. Hoje, esse mesmo produto é possível comprar por até R$ 2,50 o quilo. De acordo com levantamentos da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará, apesar da seca verde, ainda há a esperança de que tenhamos uma safra regular de feijão e uma safrinha de milho e sorgo forrageiro nos municípios de Quixeramobim, Iguatú e Quixelô. Para o presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, as chuvas caídas nos meses de maio e junho trouxeram um grande alívio para a segurança alimentar.


Crisanto Teixeira – Jornalista.

163 mil pré-adolescentes devem ser vacinadas contra HPV no Ceará


A partir de 2014, meninas de 10 e 11 anos serão protegidas contra quatro variáveis do papilomavírus (HPV), responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. A vacina será distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, no Ceará, a meta é imunizar  80% do público-alvo formado por 163.058 pré-adolescentes.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.