terça-feira, 6 de outubro de 2015

Morre ex-deputado Mauro Sampaio, mentor da estátua de Pe. Cícero


Faleceu nesta terça-feira, 6, o médico e político cearense José Mauro Castelo Branco Sampaio, aos 88 anos. Ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Mauro é um dos líderes históricos mais importantes do Ceará. Entre as principais obras deixadas durante sua atuação política, estão a estátua do Padre Cícero, o estádio Romeirão, que leva seu nome; e a instalação da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.

Segundo informações do blog do jornalista Flávio Pinto, Mauro Sampaio havia sido submetido a uma cirurgia em 19 de setembro para tratar de um câncer. O médico permaneceu internado durante 17 dias em São Paulo, mas não resistiu ao tratamento.

O velório e sepultamento de Mauro Sampaio devem acontecer em Juazeiro. O corpo do médico está previsto para chegar à cidade na quarta-feira, 7. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), decretou luto de três dias na cidade. As sessões da Câmara Municipal de Juazeiro foram suspensas hoje. (Fonte: O Povo Online)

Guaribas: Agricultor é assassinado na zona rural de Quixeramobim


Um assassinato chamou atenção de populares da comunidade de Guaribas, no Distrito de Manituba, no final da tarde desta terça-feira, 06, zona rural de Quixeramobim.

Testemunhas afirmaram que o agricultor Raimundo Pereira Prudente, 65 anos, estava próximo da capela da comunidade conversando com dois vizinhos quando dois homens em uma motocicleta, ainda não identificada chegaram ao local. O garupeiro efetuou três disparos de arma de fogo contra o agricultor, mas segundo informações repassadas à Polícia Militar, apenas um disparo teria atingido a vítima.

Familiares e amigos afirmaram que Raimundo era uma pessoa bastante pacata e não tinha envolvimento em 'richas' ou intrigas. A Polícia Civil deve investigar as motivações do crime.
Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Perdido em Quixeramobim: Argentino faz malabarismo e tenta ganhar dinheiro para voltar pra casa


 
Nos últimos dias a notícia de que um Argentino está desaparecido no Ceará vem chamando a atenção das autoridades do estado. Em Quixeramobim um conterrâneo de Maradona se encontra a mais de uma semana pelas ruas da cidade. Segundo o mesmo, seu nome é Ignácio Santiago Palácio, 32 anos. Em conversa com a nossa reportagem ele disse que veio durante a copa do mundo para o Brasil e foi assaltado no Rio de Janeiro, onde levaram todos os seus documentos. Depois do ocorrido ele resolveu sair andando pelo país vindo parar no Ceará.
Com uma caixa contendo objetos de circo, Ignácio faz malabarismo e apresentações com um violão para conseguir dinheiro. “Já passei por Fortaleza, Jericoacoara, Quixadá, e várias outras cidades. Com essa minha arte vou ganhando um dinheirinho que dá pra comprar algumas passagens e comida”. Ignácio disse que onde passa é levado para a delegacia devido acharem que ele é Leonardo Ludicello, que está desaparecido a 2 meses no Ceará. “Aonde eu chego me confundem com esse meu conterrâneo que está desaparecido, eu só quero trabalhar e ganhar um dinheirinho para comprar uma passagem e voltar a Buenos Aires, quando descobrem que não se trata dele, me liberam, deveriam mandar pelo menos me levarem pra casa”, completou sorrindo e brincando.
No começo da tarde desta terça-feira, 06, Ignácio foi levado para a Delegacia Civil de Quixeramobim. Segundo informações repassadas para a reportagem do site “O Sertão é Notícia”, o mesmo seria encaminhado para Fortaleza e entregue as autoridades para ser enviado de volta a Buenos Aires. A expectativa dele é que se não der certo ser levado para Fortaleza, o mesmo consiga até a proxima semana uma passagem pra São Paulo, onde entrará em contato com a embaixada da Argentina.  “Eu gostei muito de Quixeramobim, o povo é muito bom, e todos sempre quiseram me ajudar”, comentou Ignácio que disse que em breve voltará para passear na terra de Antônio Conselheiro.
O site "O Sertão é Notícia" se colocou a disposição para ajudar a conseguir a passagem. Ignácio informou que está conseguindo um bom trabalho para o dia das crianças e com isso vai se deslocar até a capital paulista.  . O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Água Nas Torneiras: População deve ficar atenta ao calendário de distribuição de água em Quixeramobim



O Comitê Municipal da Seca e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) divulgaram nesta terça-feira, 06, o calendário semanal de liberação de água nas torneiras para os bairros da sede urbana de Quixeramobim.
Segundo informações divulgadas no site da prefeitura, o calendário de divisão de bairros iniciou nesta segunda-feira, 05, com os sistemas de abastecimentos que compreendem as áreas dos bairros Maravilha e Jaime Lopes.
Segundo a coordenadora do Comitê Municipal da Seca, Valéria Nógimo, “a população devem ficar atenta, pois pode ocorrer da água chegar em alguns locais  e não ter pressão para subir para a caixa de água, chegar apenas nas torneiras que estejam instaladas na parte de baixo da residência”.
Outra informação é que nas ruas e locais onde não chegarem água nas torneiras nos dias do calendário, a população deve comunicar o Comitê da Seca, que funcionam no polo da UAB em horário comercial, para que no dia seguinte sejam destinados caminhões-pipa para este locais.

Acompanhe a programação dessa semana:

06.10 (terça-feira): Centro, Duque de Caxias e Antônio Cisnando
07.10 (quarta-feira): Luis Almeida e Edmilson Correia de Vasconcelos
08.10 (quinta-feira): Monteiro de Moraes, José Aurélio Câmara e Salviano Carlos
09.10 (sexta-feira): São Joaquim e Alto do Boqueirão
10.10 (sábado): Maravilha e Jaime Lopes
11.10 (domingo): Centro, Duque de Caxias e Antônio Cisnando

Esperança: Canos para construção da Adutora Pedras Brancas/Quixeramobim começam a chegar


Foto: Paulo Ferreira - Reprodução Facebook
O Gerente do Escritório Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Paulo Ferreira, concedeu entrevista ao Sistema Maior de Comunicação no final da manhã desta terça-feira, 06, onde comunicou que as primeiras cinco carretas carregadas com os tubos para a construção da adutora do açude Pedras Brancas para Quixeramobim já descarregaram e que  agora será iniciado o processo de montagem dos tubos.
Foto: Paulo Ferreira - Reprodução Facebook

Outras carretas deverão chegar entregando o que falta para a construção dos 60,1 quilômetros de tubos necessários para transportar água do Açude Pedras Brancas, localizado entre os municípios de Quixadá e Banabuiú para Quixeramobim
.Paulo Ferreira 

BB, BNB e Caixa aderem à greve em Quixeramobim


Os clientes que necessitarem utilizar dos serviços de atendimento nas agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, em Quixeramobim, terão que aguardar.

Teve início nesta terça-feira, 06, mais uma greve - por tempo indeterminado - dos bancários em todo o Brasil. Apenas a parte externa, onde ficam localizados os caixas eletrônicos funcionam.  Os clientes podem recorrer também à internet banking, agências dos correios, lotéricas e correspondentes bancários.
Na manhã de hoje, 06, idosos e principalmente pessoas residentes na zona rural se aglomeraram nas portas das agências bancárias. Muitos não tinham tomado conhecimento da greve ou tinham a esperança de que a mesma não se efetivasse.
: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação