sábado, 13 de outubro de 2018

Baixo nível hídrico de açudes e reservatórios preocupam especialistas, diz Funceme


Os açudes do Ceará estão com apenas 16% de sua capacidade e preocupam especialistas, segundo o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio. Eduardo foi à Brasília nesta quarta-feira, 10, tratar de planos de alocação do São Francisco e de seca para a Região Nordeste.

O presidente da Funceme reforça que algumas regiões estão com situações bem críticas. “Em média estamos com 16% . Algumas regiões estão críticas. O setor de recursos hídricos está atendo, monitorando aí as cidades que tem ainda reserva para o atendimento a sua população e aquelas que estão com o horizonte mais próximo de cidade. As situações e as ações estão sendo mapeadas para garantir o atendimento de água para essas populações”, finalizou.

Prognóstico de chuvas para 2019
Sobre o prognóstico de chuvas para 2019 no Ceará deve ser estudado somente no mês de dezembro.

“No exato momento nós temos uma situação próxima a neutralidade no pacifico equatorial. Nós temos que continuar monitorando para vê como é que vai ser essa evolução dessas temperaturas até o final do ano e inicio do próximo. E aí é o momento pra gente fazer qualquer prognostico quanto a quadra chuvosa do próximo ano”, afirmou.

Eduardo explica que as chuvas no Ceará dependem da situação dos oceanos. Particularmente no Pacífico Sul e o Atlântico Equatorial. “Estamos sempre sistematicamente acompanhando a situação dos oceanos exatamente porque eles é que regulam o clima da nossa região. No particular o Pacífico Equatorial e o Atlântico Equatorial. Eles são muito importantes para as chuvas que acontecem aqui no nordeste”. (Do Repórter Ceará com informações do G1-CE)

Haddad recebe carta de “apoio e apreço” de integrantes do PSDB


O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, recebeu uma carta de “apoio e apreço” de integrantes do PSDB, durante um almoço, nesta quarta-feira (10), em São Paulo. Ele confirmou que pretende conversar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O presidenciável disse que não está autorizado a divulgar os nomes do PSDB que participaram do almoço, mas afirmou que todos estão empenhados em garantir a tranquilidade do país e, em especial, do processo eleitoral neste segundo turno. “[Estamos] conversando com todas as forças que queiram conter a barbárie, essa escalada [de violência] no país”, disse. “Vamos prosseguir no sentido de estabelecer protocolos de civilidade em proveito do futuro do Brasil.”

O candidato deve viajar hoje para Brasília para uma série de encontros políticos amanhã, incluindo representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o presidente nacional do PSB, João Carlos Siqueira.

“Nós estamos paulatinamente recebendo apoios. Eu não estou autorizado ainda a divulgar [quem participou], mas já entregaram uma carta de apoio importante, querendo propor uma mediação para conter escalada da violência no nosso país", frisou o candidato. "Parte significativa do PSDB está muito preocupada com o que está acontecendo", acrescentou.

Agressões
Em tom de preocupação, Haddad lamentou a agressão contra uma jovem de 19 anos, em Porto Alegre, que usava uma camiseta crítica ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Ela fez um boletim de ocorrência em que relata ter sido atacada com um canivete e teve as costas marcadas com uma suástica (símbolo nazista).

“Tem que ser posto um fim isso. Já houve uma morte com 12 facadas, uma pessoa queridíssima, conhecidíssima em Salvador,  e agora esse novo evento”, ressaltou o candidato, lembrando do assassinato do mestre de capoeira e compositor Romualdo Rosário da Costa, 63 anos, conhecido como Moa do Katendê, na segunda-feira (8).

Apoio
Após o almoço com os tucanos, Haddad a candidata a vice na chapa, Manuela d’Avila, candidata tiveram uma reunião com representantes de sete centrais sindicais. Na reunião, receberam um documento em que as entidades listam as prioridades, como o compromisso com a revogação da reforma trabalhista e da Emenda Constitucional 95, que define um teto de gastos públicos.

O documento foi assinado pelos representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), que já apoiavam o petista no primeiro turno, além da Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Nova Central Sindical, que ficaram ao lado do candidato Ciro Gomes (PDT), e Intersindical, que apoiou Guilherme Boulos (PSOL).

“Neste momento que afunila a disputa tem dois lados, um lado do desenvolvimento e outro do atraso. Não podemos ficar em cima do muro", disse Miguel Torres, da Força Sindical. "Tiramos uma pauta, uma nota conjunta mostrando a necessidade de romper os ataques que o movimento sindical tem sofrido”, completou. (Da Agência Brasil)

Morre o técnico e ex-jogador Argeu dos Santos




Morreu na madrugada desta quinta-feira, 11, o técnico e ex-jogador Argeu dos Santos. Ele lutava contra um câncer de próstata. Ele tinha 63 anos e chegou a se afastar do futebol entre 2014 e 2015 por problemas decorrentes de uma hérnia de disco, anormalidade na próstata e uma ferida na perna.

Desde 2015, Argeu lutava contra problemas de saúde. A informação foi confirmada por uma amiga próxima da família. O velório acontece às 8h no Ginásio Joaquim Domingos Neto, do Horizonte Futebol Clube. O enterro será no Cemitério Municipal de Horizonte, na cidade homônima da Região Metropolitana de Fortaleza.

Argeu foi um dos maiores zagueiros da história do futebol cearense. Além de ter jogado no Vasco da Gama, Ceará, Fortaleza e Ferroviário, o atleta passou, como treinador, por vários clubes do futebol local, conseguindo vários acessos e levando outros a finais de turno e campeonato, como Horizonte e Guarany de Sobral.

Biografia

Argeu dos Santos iniciou a carreira como jogador em 1972 pelo Vasco da Gama. Zagueiro técnico e de boa velocidade e marcação forte, logo chegou ao time titular ajudando o clube carioca a conquistar o título brasileiro de 1974.

Após passagens pelo Vasco, Campinense e América de Natal, Argeu foi contratado pelo Ceará no início dos anos 1980 onde junto com Lula Pereira formou uma das maiores duplas de defensores do Alvinegro de todos os tempos. Ajudou a conquistar o certame local de 1980, 1981, 1984 (marcou três gols no certame e foi destaque) e 1986. Após atuar pelo time Alvinegro, Argeu tem uma rápida passagem pelo Central de Pernambuco e Fluminense de Feira de Santana.

Nos anos de 1991 e 1992, Argeu se tornou ídolo do Fortaleza depois das conquistas do cearense. O atleta ainda vestiu as camisas do Ferroviário, Moto Club, Tiradentes/CE, 4 de Julho e encerrou a carreira no Quixadá em 1994.

Como treinador, Argeu dos Santos ficou conhecido como o “rei do acesso”, por ajudar muitos clubes do Interior a realizar conquistas. Trabalhou como técnico no Quixadá, Fortaleza (vice-campeão cearense), Ferroviário, Uniclinic, River do Piauí, Boa Viagem, Maranguape, Crateús, Central de Pernambuco, 4 de Julho, Botafogo/PB e Horizonte (3º lugar do cearense 2008). À frente do Horizonte neste ano foi escolhido o treinador do ano pelos cronistas.

Fato interessante na sua carreira de treinador é que logo em 1997, Argeu foi convidado pelo então presidente do Fortaleza, Oswaldo Azim, a substituir o treinador Salvador Barbosa que, inclusive havia ganho o primeiro turno do certame daquele ano para o Leão após quatro anos. Não conquistou o título, mas realizou bom fim de campeonato.

Um dos seus maiores trabalhos como treinador foi com o Horizonte em 2008. Com ele no comandado, o Galo realizou uma das suas melhores campanhas no certame local. Com um time formado por Jefferson, Izaquiel, Gilmak, Eusébio, Júnior Cearense, Raul, Léo Jaime e Stênio, dentre outros, o Horizonte chegou a decidir o 2º Turno com o Fortaleza.

Primeiro jogo da final saiu 3 a 1 para o Fortaleza. Simão, Paulo Isidoro e Erandir marcaram para o tricolor. Raul descontou para o Horizonte. No segundo o Galo venceu por 1 a 0. Gol marcado de pênalti pelo goleiro Jefferson. Na decisão nos pênaltis deu Tricolor pelo placar de 5 a 4. Em 2013, decidiu o Estadual com o Ceará, pelo Guarany de Sobral. Empate nas duas partidas. 1 a 1 em Sobral e outro 1 a 1 na Arena Castelão. (Do Repórter Ceará com G1-CE / Foto: Kid Junior)

Galinha de 1 metro é vendida por R$ 74 mil em leilão


Em Jaguariúna, cidade distante 128,3 km da capital paulista, uma galinha de 1,04 metro de altura foi vendida por R$ 74 mil em um leilão de aves gigantes. As informações são da Agência Estado.

A compra ocorreu no último dia 29 de setembro, e o recorde de preço entre fêmeas da raça índio gigante foi confirmado nessa terça-feira, 9. A galinha Betina da Diamante foi adquirida pelo criador Ademir Melauro, de Franca, distante 296,1 km de Jaguariúna.

De acordo a Associação Brasileira de Criadores de Índio Gigante (Abracig), para ser considerado um "gigante", o macho precisa medir pelo menos 1 metro e pesar 4,5 kg, enquanto a fêmea deve ter no mínimo 85 cm e pesar 3 kg.

Segundo ainda a Agência Estado, Betina é filha de outro recordista, o galo Voodoo da Diamante, que mede 1,26 metro, a maior altura já alcançada por um galo índio. (Do O Povo Online)