sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Acidente com ônibus escolar deixa uma jovem morta e dez feridos na CE-040

Um ônibus que transportava estudantes de Aquiraz para Fortaleza colidiu com um caminhão na manhã desta sexta-feira, 16, no km 16 da CE-040, no Eusébio. O acidente aconteceu por volta das 6h10min. De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma jovem morreu no local e mais dez pessoas ficaram feridas. O veículo transportava 36 pessoas. A empresa que fazia o transporte dos alunos é ligada à Secretaria de Esporte e Juventude de Aquiraz.

De acordo com fontes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ouvidas no local, a vítima é a estudante de Psicologia Stefany Teixeira de Almeida, de 21 anos. Conforme o motorista da carreta, Davi Alves de Sousa, o veículo estava parado desde as 5h30min por conta de uma falha mecânica. No momento da colisão, o caminhão estava parado no acostamento enquanto o pai de Davi, Francisco Sousa, se encontrava embaixo do veículo realizando reparos. Ele foi atingido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio pelo filho.

A PRE dá conta que o ônibus escolar vinha a 60 km/h. Após a colisão, o motorista Francisco Rafael Gomes sofreu uma tentativa de linchamento por parte da população, mas a Polícia impediu a ação. Ele foi levado à Delegacia Metropolitana do Eusébio, onde foi ouvido. Segundo o titular da delegacia, Fernando Cavalcante, o motorista pode responder na Justiça dependendo do resultado da perícia.

Sete feridos foram encaminhados para o Instituto José Frota (IJF) e duas para a UPA do Eusébio, incluindo o pai do motorista. Uma das estudantes recusou atendimento médico e acabou indo para a casa de uma prima. Pessoas com ferimentos mais leves foram atendidas no local e liberadas na hora. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), quatro ambulâncias, três carros de bombeiros, cinco viaturas da PRE e dois carros da Autarquia Municipal de Trânsito do Eusébio agiram no local.

O trânsito na região ficou congestionado e agentes de trânsito estavam no local. As vias começaram a ser liberdas totalmente por volta das 9h40min, logo após o ônibus ser rebocado.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que além do resgate das vítimas, o Corpo de Bombeiros realizou a lavagem da área do acidente que ficou suja de óleo. "As circunstâncias do fato serão analisadas e será emitido laudo pericial que apontará as causas do acidente. Os dois condutores foram conduzidos a Delegacia Metropolitana do Eusébio, onde realizaram o teste etílico que deram negativos para ingestão de álcool", conclui a nota. (Do O Povo Online)

Rio Salgado, que abastece o Castanhão, registra primeira cheia do ano; veja vídeo



O Rio Salgado, localizado em Lavras de Mangabeira, registrou a primeira cheia do ano. Após as últimas chuvas na Região do Cariri, as águas escorrem pelo leito do rio, que é um dos afluentes do Rio Jaguaribe e abastece o maior açude do País, o Castanhão. As imagens são do portal Aurora Notícias.

Por isso a importância das chuvas no Cariri e nos Inhamuns, pois as águas abastecem as bacias do Salgado e Jaguaribe, além de permitir que os açudes de Orós e Castanhão recarreguem. Atualmente, o volume de água no Castanhão é de 2,1%.

Além de abastecer os açudes, a tímida cheia do rio atraiu pescadores ribeirinhos em busca de peixe. No local, há também uma grande concentração de plantas aquáticas, devido ao excesso de nutrientes, nitrogênio e fósforo, ocasionados pela poluição decorrente dos esgotos industriais e doméstico. Lixos e entulhos também são encontrados no leito do rio. (Do O Povo Online)

6 municípios registram precipitações acima de 100 mm; Água invade casas e rompe barragens


Seguindo a tendência dos últimos dias, o Ceará voltou a registrar, entre esta quarta (14) e quinta-feira (15), fortes chuvas em todas as suas regiões, informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para se ter uma ideia da intensidade das precipitações, seis municípios do Estado já apresentaram volumes acima de 100 mm nas últimas 24 horas, superando tranquilamente o valor máximo do último levantamento, que não passou de 96.6 mm.

Pelo menos 136 municípios já apresentaram chuvas até às 9h40 desta quinta-feira, sendo o principal destaque o município de São Luís Do Curu, no Litoral do Pecém, com um volume de 131 mm. A região, inclusive, foi a que registrou a maior intensidade de precipitações, tendo em vista que também contou com o segundo maior volume para o período, em Irauçuba (124 mm), onde foram registrados diversos alagamentos, inclusive dentro de residências da cidade.

Barragens também romperam com o volume de água. Como tem ocorrido neste mês, o Litoral Norte do Estado também concentrou um grande volume de chuvas. Entre esta quarta e quinta-feira, por exemplo, três municípios da região registraram volumes acima de 90 mm. Foram eles:

Amontada (119.0 mm)
Miraíma (100.3 mm)
Santana Do Acaraú (97.0 mm)

Funceme registra 31mm de chuva na sede de Quixeramobim


Na tarde desta quinta-feira, 15, a Funceme registrou 31mm de chuva na sede do município de Quixeramobim. A chuva que durou pouco mais de 20 minutos trouxe, em alguns pontos da cidade, problemas no escoamento de água.

No Centro, nas Ruas Tabelião Lafaiete e Travessa Doth, registraram pontos de alagamentos. A principal causa desses transtornos é a falta de locais de escoamento da água que se junta em um só ponto. Moradores reclamam ainda da falta de manutenção em bueiros, que facilitam no esvaziamento do acúmulo de água.

Chuvas na região
Quixadá (sede) - 36.0mm
Ac. Pedras Brancas - Quixadá - 2.3mm
Açude Tigre - Solonópole - 31.0mm

Monsenhor Luiz Orlando, coordenador Diocesano de Pastoral é encontrado morto em Quixadá


Arquivo: Site Sertão Alerta
O Mons. Luiz Orlando de Lima, coordenador Diocesano de Pastoral foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira, 16, na Casa Paroquial da Igreja de São Francisco, no Bairro Alto São Francisco, em Quixadá.

O blog Quixeramobim Agora apurou que Mons. Orlando, como popularmente era conhecido, foi encontrado na Casa Paroquial caído ao chão já sem vida. A Polícia foi acionada, bem como o Bispo da Diocese de Quixadá, Dom. Ângelo Pignole, que acompanha os trabalhos periciais.

Monsenhor Luiz Orlando de Lima tinha 56 anos, e foi ordenado padre em 08 dezembro de 1985. Atualmente além de ser coordenador Diocesano de Pastoral também era Capelão da Capela da Misericórdia, em Quixadá.
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Hoje é Dia Nacional do Repórter!

O Dia Nacional do Repórter é comemorado anualmente em 16 de fevereiro no Brasil.

A data homenageia os profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público. Parabéns a todos os repórteres