terça-feira, 9 de agosto de 2016

Voltou à violência: Jovem é socorrido ao sofrer vários tiros na cidade de Quixadá

Equipes do BPRaio e da Polícia Ostensiva Geral-POG estão em buscas de efetuarem a prisão do acusado.
O silêncio da tranquilidade terminou por volta das 18h00 desta terça-feira, 09, na Rua da Lua, no bairro Campo Novo. Um ex-presidiário tentou matar um jovem de 20 anos, na cidade de Quixadá, na região Central do Ceará.
De acordo com a Polícia Militar, um indivíduo em uma Biz de cor vermelha, armado com um revólver, efetuou vários disparos contra F. I. F., 20 anos, que foi atingindo na cabeça, no ombro esquerdo, nas costas, e na axila esquerda, sendo socorrido por populares ao Hospital Dr. Eudásio Barroso.
Consciente, a vítima informou que o autor dos disparos é o ex-presidiário de 22 anos, que evadiu-se tomando rumo ignorado. O nome não será divulgado para não atrapalhar nas investigações.
Equipes do BPRaio e da Polícia Ostensiva Geral-POG efetuaram diligências no intuito de localizar e prender o acusado, mas até o momento sem êxito.
Revista Central:
Serviço:
9º Batalhão da Polícia Militar em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Presidente Vargas - Campo Novo
Tel. (88) 3445-1047


Motoristas ganham dinheiro fazendo crianças caçarem pokémons

                                                                   Aplicativo foi lançado no Brasil semana passada.
Na última quarta (03), o tão esperado jogo “Pokémon Go” foi lançado no Brasil. Que o jogo seria uma febre, todos já sabiam tendo em vista o que aconteceu em outros países, em que milhares de pessoas estavam conectadas em busca de se tornar um mestre Pokémon.

O que chama atenção é que até mesmo por meio de um jogo, pessoas com visão empreendedora conseguem ir além, e trazer uma renda para si. Um exemplo claro é o designer Rogério Oliveira, que criou em Curitiba um Tour para levar as crianças à caça de Pokémons. A demanda foi gigantesca.

Rogério disse em entrevista que, como este é um jogo no qual é preciso andar pela cidade, isso geraria uma demanda para o acompanhamento das crianças. “Muitos pais não têm tempo ou paciência para isso.” O tour tem duração em média de duas horas e custa R$ 50 por criança.

Outro exemplo é o taxista Anderliton Alcântara de Aracaju. Uma publicação nas redes sociais chamou atenção com a frase “Alcântara TAXI, seu taxista Pokémon”. Anderliton conta que a ideia surgiu após um garoto ser proibido por seu pai de jogar, pois o pai tinha medo por falta de segurança.

Segundo ele, o garoto viu que esta prática já existia nos Estados Unidos. E essa pratica hoje serve de inspiração para muitos motoristas do Brasil e do mundo. O famoso Pokémon Go hoje não é simplesmente um jogo, é uma das peças fundamentais para que outros também trabalhem e se divirtam.

Para jogar é necessário sair de casa e passear caçando os monstros com seu celular. Não se pode ignorar que o jogo atrai certos perigos, como o aumento no risco de assaltos, pessoas que sofreram acidentes, entre outros pontos. Mas por outro lado, o jogo também tem ajudado pessoas a superar a depressão. 

Fonte: iG

Ceará tem 126 municípios em estado de emergência por conta da escassez A situação precisa ser reconhecida pelo Governo Federal para a liberação de recursos em favor das cidades

Os efeitos causados pela seca no Ceará continuam avançando no segundo semestre de 2016. Na mais recente atualização dos municípios em situação de emergência pelo Governo do Estado, mais sete passaram a integrar a lista, totalizando 126 localidades com necessidade imediata de recursos e ações de mitigação da estiagem. O total representa 68,4% de todas as cidades cearenses. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2).

 Com a atualização, Itapiúna, Milagres, Nova Olinda, Nova Russas, Pindoretama, Quixelô e Russas foram declarados como locais em situação anormal provocada pela falta de chuva. O estado de emergência, no entanto, ainda precisa ser reconhecido pelo Governo Federal para a liberação de recursos, o que também garantirá maior celeridade nas ações emergenciais destinadas a essas localidades. 

A emergência é decretada na ocorrência de prejuízo público que, diante de uma situação anormal, compromete parte da receita líquida anual da cidade. Para esta decisão, o Estado considerou a irregularidade das chuvas e o registro de elevadas temperaturas, o que vem comprometendo o armazenamento de água e causando problemas ao abastecimento para o consumo humano e animal desde o ano de 2012, diminuindo, assim, o padrão de qualidade de vida da população.

De acordo com o decreto estadual, diante do cenário crítico, "confirma­se a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos Municípios atingidos, mediante articulação com todas as setoriais do Governo Estadual, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC)".

Região Metropolitana 

Além do Interior do Estado, mais afetado pela seca, a situação crítica também atinge localidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como os municípios de Cascavel, Caucaia, Pacatuba e São Luís do Curu. Como estratégia de combate à escassez de água, o governo estadual apresentou, no fim de julho, um plano de convivência com a seca no Estado do Ceará. O documento prevê a economia de 20% na oferta de água do sistema integrado de abastecimento da RMF, por meio da redução em 20% no abastecimento de água para as indústrias e o aumento da tarifa de contingência, dentre outras ações. 

O investimento total para garantir a segurança hídrica será de aproximadamente R$ 64,1 milhões. O Governo do Estado ainda prevê medidas como o combate à redução de perdas de água, construção de poços, análise de vazão e qualidade dos equipamentos e instalação de adutoras de água tratada.

Medidas 

O documento apresenta uma série de medidas para tentar reduzir os gastos de água, dentre eles o aproveitamento do Volume Morto do Pacajus; aquisição de dois conjuntos de motobomba reservas para Estação de bombeamento do Pacoti Auxiliar; aproveitamento do Maranguapinho para Maranguape (em negociação com Companhia Siderúrgica do Pecém ­ CSP); aproveitamento do Sistema Cauhipe para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) ­ (em negociação com CSP); aproveitamento do Aquífero Dunas para o CIPP (em negociação com CSP); instalação de Bombeamento Orós ­ Lima Campos.

Além disso, os reservatórios do Estado são o principal indicativo da situação hídrica atual. De acordo com balanço da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 153 açudes monitorados 125 estão com volume inferior a 30%. O menor volume encontra-­se na bacia da região do Baixo Jaguaribe, com apenas 0,25%. O açude Castanhão, principal responsável pelo abastecimento da cidade de Fortaleza, encontra-­se com apenas 7,69% de seu volume acumulado.

Apesar de preocupante, o cenário atual é menos grave do que o enfrentado no primeiro semestre do ano passado. Segundo informações da Defesa Civil do Estado, de janeiro até 24 de junho de 2015, 139 municípios haviam sido reconhecidos pelo Governo Federal como em situação de emergência. Já no mesmo período de 2014, 176 cidades se encontravam nesta condição.

FIQUE POR DENTRO 

Governo autoriza transferência entre açudes

No último dia 27 de julho, o Açude Castanhão passou a contar com o auxílio das águas do Açude Orós, localizado em Limoeiro do Norte, no Centro Sul do Ceará. A ação deve durar pelos próximos seis meses e visa dar suporte ao Castanhão para que a água chegue à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O cenário a vigorar no segundo semestre de 2016, na distribuição de água nas Bacias do Jaguaribe, mostra o Orós liberando uma vazão média de 11,5m³/s para o Rio Jaguaribe até o Açude Castanhão. Desse total, 4m³/s será encaminhado até o mês de setembro. Depois, até janeiro de 2017, a liberação sobe para 16m³/s. Com esse cenário, o Orós atingirá 9,9% de sua capacidade até o fim do período. O reservatório mantém pouco mais 26% da capacidade. Contando com a água do Orós, o Castanhão irá operar com vazão de 15 m³/s.  

Diário do Nordeste

Mesmo com atuação do La Niña, Ceará deve ter pouca chuva em 2017

TERÇA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2016



Apesar de haver a possibilidade de atuação do fenômeno La Niña ocorrer em setembro, outubro e novembro deste ano, meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) estão cautelosos em relação a previsão de chuvas para o próximo ano. De acordo com os estudos, mesmo que o fenômeno ocorra, ele não deve se prolongar. O La Niña é o principal aliado para registros de chuvas no Ceará.

Em entrevista ao Tribuna Bandnews Primeira Edição, o meteorologista da Funceme Davi Ferran explicou que a previsão é de que, a partir de maio de 2017, o fenômeno já tenha deixado a região Nordeste. Com isso, diminui a chance de uma quadra chuvosa acima da média.

No entanto, somente em janeiro, será possível gerar um prognóstico mais definitivo. Ainda de acordo com a Funceme, condições de neutralidade como essa ocorrem desde 1950. Desses, no Ceará, houve seca em 12 anos.

Fonte: Tribuna do Ceará

AMTQ registra dois acidentes com motoqueiros feridos em Quixeramobim

Foto  site “O Sertão é Notícia”,
A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim registrou dois acidentes de trânsito nesta segunda-feira, 08. O primeiro ocorreu por volta das 12h30min, na CE 060, km 204, em frente ao Açude Pompéia.
Segundo informações da AMTQ, o acidente envolveu duas motocicletas, sendo uma Honda / CG 150 Titan, de placa HYH 3699, e uma Honda CG 125 Fan, de placa NUU 5166, todas com inscrição de Quixeramobim.    Uma equipe de Samu que fazia transferência de um paciente para Fortaleza parou no local e prestou os primeiros atendimentos enquanto outra ambulância veio ao local e socorreu o condutor de uma das motos para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto.de Quixeramobim
Outro acidente foi registrado por volta das 18h30min na CE 060, km 203. Segundo informações repassadas pela ao AMTQ  o condutor da motocicleta Honda CG 150 Fan, de placa OIO 1914, seguia pela rodovia quando foi surpreendido por um jumento que atravessou a via, vindo a ocasionar o acidente. O mesmo foi socorrido pelo Samu com escoriações pelo corpo. . O site O SERTÃO É NOTÍCIA  

Carro desgovernado invade casa em Quixadá


Na noite desta última segunda-feira, 08, um motorista que dirigia um Fiat Uno de cor branco perdeu o controle do automóvel e invadiu a casa de uma moradora do bairro Mutirão, em Quixadá. A residência ficou seriamente avariada.

No momento do acidente, a proprietária da residência assistia televisão quando o carro entrou pela varanda da casa, destruindo a parede e derrubando o portão. O motorista do automóvel e a dona casa devem entrar em consenso devido os danos materiais. Ninguém ficou ferido.

Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação com informações e foto do Diário do Sertão Central

Homem é assassinado a tiros enquanto trabalhava no centro de Russas

U

Um funcionário da Cagece foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira (09), em pleno centro da cidade de Russas.A vítima, identificada apenas por 'Louro da Cagece', idade não informada, era funcionário terceirizado da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece, e segundo populares ele encontrava-se realizando um serviço na Travessa Tabelião Santiago, entre a Padre Raul Vieira e a igreja de são Sebastião, quando dois meliantes de moto, armados de revólver teriam estacionado e disparado várias vezes contra a vítima. Louro veio a óbito de imediato no local. Os indivíduos logo após o crime fugiram tomando rumo ignorado.A Policia foi acionada para fazer o isolamento do local, até a chegada da Perícia e do Rabecão. Patrulhas da Polícia também seguem em diligências no intuito de localizar e prender os responsáveis por este crime



Motociclista colide com jumento na CE 060, em Quixeramob


Foto: Ilustrativa
Uma colisão entre uma motocicleta e um jumento deixou duas pessoas feridas por volta das 18h30min de ontem, 08.

Segundo a Polícia Militar, a colisão ocorreu na CE 060, nas proximidades de uma Igreja evangélica situada às margens da rodovia, em Quixeramobim.  Os dois ocupantes da motocicleta, não identificados, foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Regional Dr. Pontes Neto. O estado de saúde de ambos é desconhecido.

Devido a colisão o animal acabou morrendo.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Criança morre ao tentar capturar pokémons no RS


O  corpo de um menino de 9 anos foi localizado na noite de segunda-feira (8) no rio Tramandaí, na cidade de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A polícia informou que a criança caiu na água ao tentar caçar pokémons do jogo "Pokémon Go". A vítima foi identificada como Arthur Bobsin e estava acompanhada de um amigo, que conseguiu se salvar.

Fenômeno mundial desde o lançamento em julho, "Pokémon Go" é um game gratuito para smartphones em que os jogadores precisam andar pelas ruas de sua cidade para encontrar as criaturas a serem capturadas. Com a função GPS, os jogadores são avisados se há alguma criatura nas proximidades.

De acordo as informações da Brigada Militar do Rio Grande do Sul repassadas à Polícia Civil, por volta das 15h Arthur e o amigo foram até um terreno baldio próximo à casa de um deles para pegar um barco de fibra usado por pescadores da região.

Eles chegaram a entrar no rio Tramandaí com o barco, que virou perto da margem. Os garotos caíram na água e um deles desparaceu. Ainda de acordo com a polícia, relatos iniciais apontam que os dois não estavam acompanhados de nenhum adulto. As buscas por Arthur começaram ainda na tarde desta segunda, mas foram suspensas no início da noite. O corpo foi encontrado por volta das
20h. (Do G1)

Rafaela Silva, a dona do primeiro ouro do Brasil na Rio-2016


“Falavam que eu não podia estar lutando porque lugar de macaco era na jaula”. As duras palavras ouvidas por Rafaela Silva são doloridas como um ippon recebido. E demonstram sua grandeza e poder de superação quatro anos após ser desclassificada dos Jogos de Londres-2012 em razão de punição por aplicação de um golpe considerado ilegal. Ontem a resposta ao racismo do qual foi vítima depois da derrota na última Olimpíada teve um brilhantismo único. A menina nascida na Cidade de Deus — comunidade do Rio que fica a poucos quilômetros do Parque Olímpico da Barra, conhecida por um filme que fala sobre violência — conquistou sua medalha de ouro na categoria até 57kg do judô.

“Foi bem difícil em Londres. Pensei em desistir. Minha família, meus amigos e minha coach me fizeram não desistir do judô. Não posso ligar pra esses comentários. Meu ícone no judô é o Teddy Riner (judoca francês há seis anos invicto e com seis títulos mundiais além de um ouro e uma prata olímpicas) e ele é negro como eu. Hoje só posso provar que consigo estar entre os melhores”, diz com a voz e o olhar de quem parece nada temer.

A vitória por waza-ari sobre Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, na final foi o desfecho de uma volta por cima que vai além do que sofreu nos Jogos de Londres. Independente do ouro, o primeiro do Brasil na Rio-2016, Rafaela é símbolo de empoderamento de raça e de gênero. A menina que gostava de soltar pipa ao lado dos meninos sofria com os garotos que lhe tomavam sua linha e o único par de chinelos que o pai lhe podia comprar. Inquieta, ela sentia que não poderia ficar levando sempre para casa os pés descalços e o desaforo.

Tudo isso a tornou agressiva, característica lapidada no judô que começou a praticar aos oito anos. No Instituto Reação, criado pelo sensei Geraldo Bernardes e o ex-judoca medalhista olímpico de bronze Flávio Canto, ela aprendeu a canalizar o ímpeto. E se tornou judoca profissional.

“Eu tinha uma agressividade diferente que foi transferida para o esporte. Dentro da comunidade, eu era a menina no meio de tantos meninos e tinha que brigar com alguém para não mexerem nas minhas coisas. Cresci me superando”, explica.

O sentimento após os Jogos do Rio-2016 é oposto aos que teve em Londres-2012. Agora medalhista de ouro e com apenas 24 anos, Rafaela tem pelo menos mais um ou dois ciclos olímpicos pela frente. E o sonho vai muito além de ampliar a recém-iniciada coleção de medalhas em Olimpíadas.

“Poder servir de exemplo pra essas crianças da comunidade. Eu tenho o sonho de tornar o sonho delas realidade também. Meu exemplo de superação serve de exemplo para essas crianças. Se tem uma pessoa que poderia representar a comunidade sou eu. Vim aqui e representei. Espero que possam vir outras pessoas da comunidade para fazer o mesmo”. (Do O Povo Online)

Trio é preso com arsenal, munição e animais silvestres no interior do Ceará


Três homens foram presos no domingo (8) com armas, munição e animais silvestres no município de Caririaçu, no interior do Ceará. Com o trio, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) apreendeu uma mala contendo cerca de R$ 22 mil.

Segundo a polícia, as prisões aconteceram após um dos suspeitos ser abordado em uma motocicleta com um revólver. O homem levou os agentes a uma residência, onde encontraram diversos animais da fauna silvestre presos em gaiolas.

Além de três espingardas socadeiras, uma espingarda calibre 20, uma espingarda calibre 28 e um revólver calibre 32, além de cartuchos intactos e recarregáveis e acessórios para recarga. Na casa foram presos os outros dois homens. Um deles confessou que era o dono das armas e que utilizava o armamento para caçar animais.

Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, juntamente com o material. Eles irão responder, na medida de suas participações, por porte ilegal de arma de fogo e por crimes contra a fauna brasileira. (Do G1-CE)