terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Açude pedras brancas que abastece Quixadá e Quixeramobim está com apenas 5,22% de sua capacidade

Açude Pedras Brancas  (foto: RC/setembro/2017)
Os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), distribuídos em 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,38 bilhões m³ (7,41%).
Atualmente, o volume de água das bacias está distribuído: Litoral (37,90%), Alto Jaguaribe (6,47%), Coreaú (52,35%), Metropolitanas (17,23%), Serra da Ibiapaba (20,08%), Médio Jaguaribe (2,57%), Salgado (9,04%), Acaraú (17,39%), Banabuiú (2,37%), Sertões de Crateús (0,26%), Curu (9,28%) e Baixo Jaguaribe (0,94%).
No ano de 2017 já foi registrado um aporte total de 1.445,8 milhão m³. No dia 21 de dezembro não houve aporte.
Na região, o açude pedras brancas, que abastece as cidades de Quixadá e Quixeramobim está com apenas 5,22% de  sua capacidade máxima. Mesmo diante dessa, não há por parte da Cagece e das prefeituras campanhas educativas visando à conscientização dos consumidores.                                     Uma chuva desse fim de semana animou os sertanejos, mas a situação é drástica e precisa de atenção de todos. A seca castiga a região Central do Ceará.
RC/

Dedim Gouveia é acusado de agredir instrumentista com microfone em Boa Viagem


Durante uma festa realizada nesse domingo, 24, em Boa Viagem, um dos integrantes da banda do sanfoneiro Dedim Gouveia foi agredido pelo próprio músico. Conforme o instrumentista, a agressão aconteceu a golpes de microfone, após Gouveia, segundo informações, não gostar da forma como o músico tocou no show.

Denilson Félix, como foi identificado a vítima, relatou que, geralmente, ele e Dedim revezam os blocos do show: “Eu fiz a introdução para ele entrar, só que ele não lembrava a letra. O baixista falou a composição para ele no ouvido. Eu continuei a tocar e ele já veio me agredindo”, explicou.

A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal de Boa Viagem, onde foi medicada e feitos os procedimentos curativos. Denilson ainda relatou que, outro motivo que pode ter influenciado a agressão, poderia ser seu pedido de saída da banda, feito há 15 dias. “O réveillon seria meu último show”. (Do Repórter Ceará)

Polícia registra homicídio à bala na zona rural de Quixeramobim

A polícia registrou um homicídio à bala nesta segunda-feira, 25, na zona rural de Quixeramobim. O crime ocorreu por volta das  19h10min, na localidade de Paus Brancos, cerca de 45 km da sede do município.
A vítima foi identificada como sendo um agricultor de 24 anos, conhecido como Carlos Nascimento.  Segundo informações repassadas pela polícia , a vítima apresentava nove perfurações sendo quatro nas costas, três na cabeça, uma na boca e uma na virilha. Populares informaram que três indivíduos chegaram em duas motocicletas ao local atirando na vítima. Após os disparos os mesmos se evadiram por uma estrada que dá acesso ao Assentamento Nova CanaãUma viatura realizou diligências na região, mais os autores do delito não foram identificados nem localizados. 

Lei traz novas regras para compra de produtos pela internet


Já está em vigor a Lei 13.543, que traz novas exigências para a disponibilização de informações sobre produtos em sites de comércio eletrônico,. Pela norma, sancionada na semana passada pelo presidente Michel Temer, o preço dos produtos postos à venda nos sites têm de ser colocados à vista, de maneira ostensiva, junto à imagem dos artigos ou descrição dos serviços. Segundo a lei, as fontes devem ser legíveis e não inferiores ao tamanho 12.

A norma inclui essas exigências relativas às vendas online na Lei 10.962, de 2004, que disciplina as formas de afixação de preço de comerciantes e prestadores de serviços. Entre as obrigações gerais de empresas estão a cobrança de valor menor, se houver anúncio de dois preços diferentes, e a necessidade de informar de maneira clara ao consumidor eventuais descontos.

A Lei é um detalhamento do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990), que também versa sobre requisitos a serem seguidos pelos vendedores, como a disponibilização de informações corretas e claras quanto aos produtos, incluindo preço e características.

Benefícios
O Ministério da Justiça argumenta que a lei será um importante instrumento para facilitar a busca de informações pelos consumidores nesse tipo de comércio. “Hoje em dia temos dificuldades de conseguir essas informações porque há produtos em sites ou plataformas sem preço. Isso já era vedado pelo Código de Defesa do Consumidor, e essa lei veio para deixar tais obrigações mais claras, garantindo o direito à informação de quem compra”, afirmou a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do ministério, Ana Carolina Caram.

Para a supervisora do Procon de São Paulo, Patrícia Alvares Dias, a Lei é positiva. “Os consumidores estão tendo dificuldade, porque, em sites de comércio eletrônico, em geral, há as características do produto, mas dados sobre o preço não são apresentados com tanto destaque.”

Expansão
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), 25,5 milhões de pessoas fizeram compras pela internet no primeiro semestre deste ano. Apesar do número representativo, a entidade ressalta que as transações são concentradas nos dois principais centros urbanos do país: São Paulo foi responsável por 35,5% das vendas e o Rio de Janeiro, por 27,6%.

De acordo com a consultoria Ebit, o comércio eletrônico no Brasil no primeiro semestre do ano cresceu 7,5% em comparação com o mesmo período no ano anterior, com faturamento total de R$ 21 bilhões.

Reclamações
O consumidor que encontrar uma situação em que o preço do produto não está apresentado de maneira clara e em destaque, ou que a fonte seja menor do que o tamanho 12, deve acionar órgãos de proteção e defesa como os Procons, o Ministério Público e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Os sites que estiverem violando artigos da lei podem ser multadosm, ou até suspensos.

Reforma não será aprovada se retirar direitos, diz Eunício


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), disse ontem que a reforma da Previdência não será aprovada, no próximo ano, retirando direitos de trabalhadores e aposentados. Polêmica, a matéria precisou ser adiada para fevereiro do ano que vem após o governo do presidente Michel Temer (MDB) não conseguir os votos suficientes para aprovar a pauta na Câmara dos Deputados.

“O que eu tenho dito é que a reforma da Previdência não terá condição de ser aprovada retirando direitos de trabalhadores, direitos de aposentados”, declarou ao O POVO. O senador emedebista, no entanto, afirmou que a matéria ainda está sendo discutida em comissão especial e ainda vai ser pautada na Câmara.

“(A Proposta de Emenda à Constituição) ainda está na comissão da Câmara. Ninguém sabe o que a comissão vai propor. Não sabemos o que a comissão vai apoiar. Aquilo que for proposto depois vai para o plenário da Câmara. Se aprovado, o texto vai para o Senado, que vai ter um amplo debate”, continuou o senador cearense.

Questionado se ainda haveria espaço para recuo do governo em pontos específicos da proposta, Eunício declarou que “não é matéria fácil nem pacífica” e que, “quanto mais próximo da eleição, mais difícil é a aprovação”. O senador disse ainda que é esse “o sentimento” que tem colhido entre os parlamentares nas casas legislativas.

Em Brasília, interlocutores próximos do presidente têm defendido que a matéria retira privilégios e que não atinge a população mais pobre. Na semana passada, por exemplo, o vice-líder do governo, deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), alegou que o adiamento da votação da reforma da Previdência foi “estratégico” para o governo Temer. Com campanhas publicitárias, o Palácio do Planalto espera convencer a opinião pública e conseguir cerca de 40 votos para obter maioria qualificada. (Do O Povo Online)

Funceme: Confira previsão do tempo para os próximos dias


Conforme divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão do tempo para esta terça-feira, 26, é de nebulosidade variável, com possibilidade de chuvas isoladas na região Centro-Sul do Estado e na serra da Ibiapina. Nas demais áreas, é previsto céu parcialmente nublado no decorrer do dia.

Para esta quarta-feira, 27, o órgão previu a possibilidade de chuvas isoladas na região Sul e na região Jaguaribana no decorrer do dia. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro.

Para o dia 28, quinta-feira, a Funceme divulgou boletim ressaltando a possibilidade de chuvas isoladas no Sul do Estado e, nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia. (Do Repórter Ceará – Foto: José Avelino Neto)