quinta-feira, 10 de maio de 2018

Camilo Santana sobre Ciro Gomes: “Representa a esperança de um país melhor”

Em entrevista ao Sistema Maior de Comunicação na tarde desta quarta-feira, 09, o governador Camilo Santana, comentou dentre diversos assuntos, relacionados ao cenário político estadual e nacional. Camilo que é do Partido dos Trabalhadores (PT), revelou que tem dialogado com os partidos da base e que segundo ele “esse é o caminho”, ao lembrar de sua reeleição.

Sobre o cenário nacional, o governador revelou que a situação ainda é muito indefinida e conturbada. O gestor falou sobre Ciro Gomes: “Não tenho dúvida que representa a esperança de um país melhor”.

Sobre Lula, Camilo disse ser injusta sua prisão: “Tem essa situação do Lula, que infelizmente está preso. Na minha opinião de forma injusta”. (Do Repórter Ceará - Foto: Brian Dutervil)

Aos 84 anos, morre o cantor de brega José Ribeiro

Resultado de imagem para Aos 84 anos, morre o cantor de brega José Ribeiro
Nesta quarta-feira, 09, faleceu o cantor de brega José Ribeiro, aos 84 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante. O artista deu entrada no Hospital Municipal de Pindoretama por volta das 11h30min, após desmaiar.

A equipe médica chegou a realizar procedimentos de reanimação, mas ele não resistiu e faleceu às 11h40min. A morte do artista foi confirmada pela unidade hospitalar. O cantor tinha mais de 40 anos de carreira. Entre suas músicas de sucesso estão o brega “A Beleza da Rosa”, gravado em 1972, “Na porta da cozinha” e “Bom dia, meu amor”. (Do Repórter Ceará com O Povo Online)


Bancos podem ter horário especial em dia de jogo do Brasil na Copa




O Banco Central publicou circular, nesta quarta-feira (9), para regulamentar o funcionamento das instituições bancárias durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia 2018, que será disputada entre os dias 14 de junho e 15 julho.

A atuorização - que vale para bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e as caixas econômicas - prevê que as agências poderão alterar o horário de atendimento ao público, mas deverão garantir funcionamento mínimo de quatro horas ao longo do dia, uma hora a menos do que as cinco horas obrigatórias exigidas para os dias úteis. Além disso, as agências ficam dispensadas do cumprimento do horário ininterrupto de funcionamento, conforme as normas em vigor. Nesse caso, os bancos podem, por exemplo, abrir antes das partidas, fechar no início dos jogos e reabrir as portas após o término das disputas.  

O Brasil estreia na Copa contra a Suíça, no dia 17 de junho, um domingo, às 15h, no horário de Brasília, pelo grupo E da competição. A segunda partida será contra a Costa Rica, no dia 22 de junho, sexta-feira, às 9h. O jogo de encerramento da fase de grupos será no dia 27, contra a Sérvia, às 15h. Se chegar às semifinais ou à grande final, no dia 15 de julho, o Brasil ainda poderá jogar outras quatro vezes. A definição das datas dos confrontos das fases seguintes dependem da posição do país na fase de grupos.

O Banco Central determinou que as instituições financeiras deverão informar, com antecedência mínima de dois dias úteis, o horário de atendimento nos dias de jogos da seleção. Os informes deverão ser afixados nas dependências das próprias agências. (Da Agência Brasil)

Municípios do Sertão Central receberão 1º sistema de adutoras


O governo estadual definiu que o Sertão Central será a primeira região a receber o Sistema de Adutoras previsto no Projeto Malha D’ água, iniciativa a longo prazo que deve construir mais de 4 mil quilômetros de adutoras no Estado. Nessa etapa inicial, serão investidos US$ 140 milhões, de um total de US$ 200 milhões financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), destinados as obras de ampliação da infraestrutura hídrica e de saneamento. O Estado foi autorizado a formalizar o empréstimo, conforme publicação do Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 08.

De acordo com o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, o projeto visa a redução da vulnerabilidade hídrica em municípios do interior do Estado, nas áreas urbanas e rurais. O primeiro equipamento partirá do Açude Banabuiú, atendendo a nove localidades: Banabuiú, Solonópole, Jaguaretama, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca.

“São as cidades que mais têm sofrido com a seca. Mesmo com todos os investimentos feitos no passado, percebemos uma vulnerabilidade nessa região, que só não entrou em colapso por causa da intervenção do Governo do Estado”, afirma.

A partir da autorização do financiamento, explica Teixeira, a Pasta inicia a negociação junto ao Bird para o empréstimo, ao mesmo tempo em que devem ser iniciados os estudos de viabilidade técnica e ambiental para viabilização da obra. Um trâmite, que segundo estima o secretário, deve durar cerca de um ano e meio para a conclusão.

Em sua totalidade, o Projeto Malha D’ água prevê a construção de 4.306 quilômetros de adutoras a partir dos 34 reservatórios mais resistentes à seca. O sistema terá 305 estações de bombeamento e atenderá 6,2 milhões de pessoas em 178 municípios. A vazão estimada é de 16,5 m³ de água por segundo. A partir das estações, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deve distribuir a água tratada dentro do padrão de potabilidade para o consumo as localidades cearenses.

A expectativa é que todas as bacias hidrográficas do Ceará estejam interligadas, garantindo assim o abastecimento cada vez mais próximo das comunidades. A estratégia visa, ainda, otimizar o uso dos carros-pipa. “Detectamos que toda a nossa infraestrutura hídrica vem de açudes médios e pequenos, açudes com adutoras para atender a sede municipal e distrital, e numa seca de seis anos essas reservas não suportaram. Então concluimos que precisávamos de um sistema de adutoras mais robusto, partindo de reservatórios maiores”, pontua Teixeira. (Do Repórter Ceará com informações do Diário do Nordeste)

Ceará enfrenta CRB no primeiro jogo das quartas de final do Nordestão




Exatos 42 dias depois de terminar a primeira fase do torneio com a melhor campanha dentre os 16 times participantes, o Ceará volta a jogar pela Copa do Nordeste na noite de hoje, às 21h45min, no estádio Rei Pelé, em Alagoas, contra o CRB. A fase agora é quartas de final e o sistema de disputa é mata-mata. Portanto, o Vovô precisará do máximo de atenção na partida para tentar trazer um resultado favorável para o jogo da volta, daqui a duas semanas, no Castelão.

Na pior das hipóteses, o Alvinegro precisa ao menos balançar a rede adversária hoje, já que no Nordestão o gol marcado fora de casa faz a diferença. A ambição do Ceará, porém, é bem maior, já que o time vem confiante pelo empate contra o Corinthians em pleno Itaquerão e a escalação deve ser mantida. O próprio técnico Marcelo Chamusca disse antes de viajar para Alagoas que mudanças só aconteceriam em caso de problemas físicos.


Duas novidades vão estar no banco de reservas. Juninho Piauiense e Douglas Coutinho foram relacionados para as vagas de Hyuri e Reina. O primeiro não pode jogar porque chegou ao clube após o prazo final de inscrições para a competição — assim como o atacante Éder Luís, que ainda não foi no banco nem pela Série A — e o segundo permanece em recuperação de lesão.

O Vovô vai encontrar um CRB em recuperação, vindo de três vitórias consecutivas, duas delas pela Série B do Brasileiro, que fizeram o time regatiano saltar da zona de rebaixamento para a 11ª colocação. “Graças a Deus as coisas estão voltando ao normal. Estamos voltando a vencer. Esperamos fazer um grande jogo diante do Ceará, para que continuemos no mesmo ritmo”, declarou o atacante Neto Baiano, que será titular no jogo.

Para hoje à noite, o técnico Júnior Rocha não poderá contar com o zagueiro Flávio Boaventura, que cumpre suspensão de dois jogos imposta pela STJD, e o atacante Bruno Paulo, inscrito fora do prazo. Em compensação, o meia atacante Diego Rosa, que havia sido poupado contra o Sampaio Corrêa e o zagueiro Edson Borges voltaram a treinar e estão relacionados.

Avançar para as semifinais da Copa do Nordeste é algo que o CRB não conseguiu desde a reformulação do torneio, em 2013, portanto, para os alagoano o aspecto do ineditismo pode servir como fator motivador. Já em Porangabuçu a conquista da orelhuda foi estabelecida como meta do Ceará desde o primeiro dia da pré-temporada.

O duelo de 180 minutos entre o alvinegros e alvirrubros que começa hoje vai definir o adversário do Bahia na fase semifinal do Nordestão. O tricolor baiano desbancou o Botafogo-PB nesta fase, com uma vitória e um empate. (Do O Povo Online)